« Empate em Avellaneda
Ciclón segue líder isolado |
Capa
| Verifique a classificação indicativa »
Aquilo que já havia anunciado aos sócios, aos mais chegados e aos mais queridos, tornou-se oficial nesta 2a.-feira. Anunciaram minha transferência pro Paraná, terra da lendária lagoa coberta por farinha de mandioca e erva-mate no século XVII.
Como não fui feliz na tarefa de agradar a gregos e troianos, partirei para tentar melhor sorte com curitibanos.
----------##########----------
Escreva mais e melhor
Certo escrito é exemplo típico disto, não consigo 'acertar a mão'. Mas quem foi que disse que tem receita pra isso, assim como o 'bolo da vovó'?
Enfim, o causo é que só vi os comentários depois de bloqueados e continuo impressionado com uma coisa. Como é difícil se fazer entender por todas as outras pessoas que não eu mesmo, incrível!
Leia mais e melhor
Desde a corneta ao título, passando por 'inconsistências históricas e lógicas' - que fizeram o favor de alertar mas, corrigir que é bom, nada - e por um tal de 'revisionismo histórico' e chegando a um 'tu tinha que ser negro pra ver o que é racismo de verdade'. Não é necessário ser cego pra não enxergar. JESUS!
Eu poderia cornetear a todos, A TODOS (como ficou convencionado após um furacão não-atleticano-paranaense) e MANDAR QUE TODOS LESSEM TUDO DE NOVO (vejam como minha preocupação e nervosismo me deixam sem argumentos, me obrigando a MAIUSCULIZAR o texto).
Não o farei, mas a quem fizer o favor de ler novamente, agradeço desde já.
Muito me preocupa o pouco zelo alheio em ler com ATENÇÃO pra não cair em ARMADILHAS DO SEU PRÓPRIO INTELECTO e que a mim acabam sendo imputadas.
PENSEM NISSO!
----------##########----------
A cidade de três clubes médios que me espere
Estou mais uma vez passando uma noite em claro, situação comum agravada pela atual conjuntura de mudança permanente de cidade logo ali na frente.
E possivelmente já começo a ver Porto Alegre com nostalgia, de um tempo lá distante que já passou. Porque a tendência de tudo que é passado é ficar cada vez mais esquecido.
E de tudo o que mais me preocupa são os jogos que não mais verei ao vivo. Desde 85, tenho frequentado assiduamente o Olímpico. E desde 2005, amigos e conhecidos me identificam nos dois maiores estádios da cidade. Entre um e outro, os gastos que tenho não me parecem mais pesados do que a ausência total do futebol daqui.
Sim, porque - os paranaenses que me desculpem - não dá pra ver futebol no Paraná. Chego a imaginar que a torcida do AtlPR, por exemplo, seja pior que a do JU, por exemplo. Pensando bem, acho que vou virar uma espécie de 'secador local' de todos os times de lá, e irei sempre na torcida adversária em todos os jogos que puder. Além de tudo, vocês poderão me identificar facilmente quando os visitantes marcarem golos.
Talvez veja com um pouco mais de simpatia o Coritiba. Seja pelo título histórico de 85, seja pela costumaz freguesia em confrontos com o tricolor. Seja por Rafael, por Lela (figurinha carimbada do álbum da Copa União-87 ou 88), pelo maior estádio COMPLETO da cidade. Seja por estar - Ó, AGORA É A HORA DA CORNETA - na Segunda. O fato é que, pra mim, o Coxa sempre pareceu o legítimo representante de lá nas competições nacionais. Será o clube lembrado em primeiro lugar quando me perguntarem "Futebol em Curitiba?" numa pesquisa de marketing, quando estiver andando pela Boca do Lixo.
----------##########----------
Pra ir embora feliz!
Reina um notório pessimismo em Porto Alegre quanto à chance de ter uma equipe local nas semifinais da Liber. Entendo, mas nem tanto. Por que?
Porque o Defensor já deu mostras da sua valentia, mas também de fragilidade fora de seus domínios. Lembro das partidas decisivas contra Gimnasia-LP e Flamengo. Podendo perder por 3 em La Plata tomou justos 3-0. Situação idêntica no Rio, com o placar desfavorável de 2-0. Assim sendo, se o Grêmio tem conseguido passar com vitórias mínimas, o Defensor tem avançado graças a derrotas igualmente mínimas.
Mas voltando ao aspecto pessoal, a tendência é que deva desembarcar em Curitiba em 21 de junho, exatamente o dia seguinte a uma possível decisão da Liber no Olímpico. Seria extremamente agradável e de suma importância sair daqui campeão. Último recuerdo mais glorioso da nossa terra impossível.
Seria interessante ver o título permanecer em Porto Alegre, apenas se deslocando através da Rua José de Alencar entre os dois estádios. Eu me habilito a ir buscar a taça, como bom sócio colorado que paga suas contas em dia com o débito em conta, e entregar nas mãos do capitão Tcheco/Sandro Goiano (?).
----------##########----------
Rima rica, rima pobre
Joguei fora do já citado texto acima considerações acerca dos hinos de futebol do país, pensei que poderia sair da idéia central. Como ninguém entendeu direito mesmo a idéia central, vejo que teria sido melhor deixar lá a corneta sobre Lamartine Babo e outros autores.
Eu iria lembrar que o Lamartine é o mesmo de 'O teu cabelo não nega, mulata', música que, a dias de hoje, escandalizaria a todos os politicamente corretos e faria júbilo aos defensores de uma suposta superioridade racial. Mas prefiro simplesmente lembrar que o cara fez todos os hinos do Rio A RODO. Deve ter sido na virada dos 40 pros 50. Às vésperas de um Carnaval, contrataram-no pra fazer um disco pra agradar a todas as torcidas. Acho que foram DOZE no total. Capaz até do CANTO DO RIO ter um hino de autoria célebre - e que possa ser mais bonito que o aclamado hino do America Carioca -. Cumpriu seu papel de forma excelente, mas excessivamente repetitivo e nem sempre original.
Assim, de forma a tentar iniciar um novo debate, sustento que o Hino do Cinquentenário é o melhor do país. E não tem como ser diferente. Não é o fato de ser obra de autor renomado, mas há elementos que não se pode deixar de exaltar. Preferiria deixar o aspecto musical pra quem entende mais, mas vamos lá:
Refrão que 'pega' - Quase como um 'hit' veraniego do axé baiano, 'Até a pé nós iremos...' é identificável até por fãs do Calypso na fila do 'Ídolos' em Belém do Pará.
Tempo correto - Não é sonolento como o corinthiano, nem acelerado em demasia como o colorado.
Não parece ser uma marchinha de Carnaval - Quesito no qual bate todos os hinos cariocas, de forma massacrante.
Exalta, numa figura, todos os jogadores da sua história - Lara é o craque imortal que soube o seu nome elevar. Mas não só ele como todos os que passaram por aqui, até o Danlaba Mendi, por exemplo.
Não põe o clube acima do bem e do mal - Obsevem que outros clubes são 'o orgulho do Brasil', 'o clube mais brasileiro', 'não podes perder pra ninguém' (logo o Botafogo, que piada!), 'dentre os grandes, és o primeiro', 'o campeão dos campeões'. Já no Grêmio: 'o certo é que nós estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver' e 'aplaudiremos o Grêmio, aonde (sic) o Grêmio estiver'. O que mais se aproxima é o Flamengo: 'Flamengo até morrer eu sou', 'uma vez Flamengo, Flamengo até morrer'.
Os torcedores são parte fundamental do clube - Pra mim, este é o diferencial chave desta análise. Enquanto os outros clubes parecem o Brasil 'deitado eternamente em berço esplêndido' (à base de incentivos fiscais, patrocínios estatais e perdão de dívidas com a União) o hino do Grêmio é o único no qual a torcida desempenha papel relevante, cuja presença é marcante em todas as partes: 'com o Grêmio onde o Grêmio estiver', já mencionado.
Pra fechar, PLAY:
"Até a pé nós iremos,
ver a taça mudar de lar.
E lotar o Japão em dezembro,
ver o Grêmio o Mundo conquistar! (Mais uma vez!!!)"
(Ah, meu estilo livre não empolga adeptos da boa métrica!)
----------##########----------
Voltarei a um silêncio como o que estava recentemente e possivelmente não volto a deixar nada aqui até a hora final. Tenho que aproveitar os últimos dias de Porto Alegre e ver e conhecer tudo que ainda não vi nem conheci na cidade.
Minha barba tá grande o suficiente pra me garantir um empreguinho no feriado de Corpus Christi. Vou lá ganhar uma grana arrastando a serragem e já volto.
Saúdos, Vitor VEC
BRAVO!
Publicado por: Gustavo em maio 22, 2007 8:12 AM
Todo este post, e até agora tu não respondeu se o radinho sony é um de ondas curtas que tem um teclado de telefone. Assim vou cancelar minha assinatura de Impedimento.
Publicado por: Francisco em maio 22, 2007 8:27 AM
Geremista debandando da capital?
Já vai tarde!!!!
Publicado por: Anonymus em maio 22, 2007 8:40 AM
Gremista debandando da capital?
Já vai tarde!!!!
Publicado por: Anonymous em maio 22, 2007 8:41 AM
Gremista debandando da capital?
Já vai tarde!!!!
Publicado por: Anonymus em maio 22, 2007 8:42 AM
gremista debandando da capital?
Já vai tarde!!!!
Publicado por: Anonymus em maio 22, 2007 8:46 AM
Será o SATÂNICO, disfarçado?
Publicado por: Gralha em maio 22, 2007 8:57 AM
Ölia, Vitor, não sei dos outros, mas me leve NADA a sério e viveremos todos em harmoniosa galhofa. Desde que você não negue que o tralala é a parada MAIS LEGAL em hinos. Escpecialmente, se voc~e çevar em conta que todos os 40 torcedores do América viram o hino ser lançado em 1800 e guaraná de rolha.
E eu curto essa coisa "marchinha" dos hinos do Rio. Mas deve ser porque EU gosto de marchinhas em geral. =)
Publicado por: Lila em maio 22, 2007 9:07 AM
Vec,
Saí de Santa Maria, para Curitiba, em maio de 2004. O que me ocorreu foi uma certa secação pelos times de lá, tanto Coxa, quanto Atlético. Pelo Paraná menos, afinal, lá são poucos os tricolores, mas nunca simpatizei com nenhum.
Todo mundo falava no Caldeirão do Atlético. qunado entrei lá pela primeira vez, CAP 0 x 0 GFBPA, não me pareceu nada assustador. Claro que eu estava acostumado com a Baixada Melancólica, onde o Inter SM se esfolava para tentar voltar a primeira divisão gaúcha.
Bueno, aproveite Curitiba, é uma cidade legal.
Publicado por: Marco em maio 22, 2007 9:23 AM
então tá, né?
se o VEC disse que o hino do grêmio é o hino mais célebre dos clubes do brasil, pronto, é o hino mais célebre dos clubes do brasil, mesmo que ele utilize como argumento coisas como "tempo correto" e "refrão que 'pega'" [nenhum sentido].
boa sorte e muito sucesso em curitiba, VEC.
Publicado por: dante em maio 22, 2007 9:38 AM
Se vc quiser morar perto dos 3 estádios tem como, o dos coxas é que fica mais distante, mas nada que pegando um biarticulado ou um ligeirinho resolva. Se quiser dicas de botecos ...
Publicado por: Pedro Otávio em maio 22, 2007 9:44 AM
Baita texto, quanto aos hinos o do Inter é
mais bonito, mais trabalhado, mais harmonioso, mas o do Grêmio é simples, é marcial é do
Lupicínio e pegou, qualquer criança canta,
quanto a ir prá Curitiba pelo menos os caras
de lá torcem pros time de lá e não os do rio e
são paulo.
Lembro do time do tio Enio campeão brasileiro contra o Bangu, com uma retranquinha amiga, e um
goleiro estilo Rodolfo Rodrigues, como era o nome dele mesmo?
Publicado por: Luiz Fernando em maio 22, 2007 9:46 AM
Tem um bar de um colega que tu será bem recebido. Fica próximo à reitoria da UFPR, na Mal. Deodoro, todos os chamam de "Roxinho" pois era uma casa nessa cor que tudo começou, ai o cara desandou a ganhar $$$$ e hoje o aspecto é outro, mas o apelido do boteco ficou. Como conheço o dono chamo de Bar do Márcio. Já vi algumas partidas na NET com alguns gremistas lá.
Publicado por: Fabricio Grzelak em maio 22, 2007 9:49 AM
É uma lástima ficar distante do amigo, mas espero que tudo corra bem nas Araucárias. E não esqueça de comprar o Paranavaí.
Quanto aos hinos, gosto muito da letra e da melodia do hino colorado. E acho sensacional que o autor Nélson Silva, carioca de nascimento e colorado de coração, tenha escrito a letra sentado num boteco, ouvindo pelo rádio uma derrota do Inter para o Aimoré.
O hino do Grêmio também é bonito e fácil de pegar, mas acho meio repetitivo. Gosto do hino do Flamengo, do Fluminense e do Palmeiras. Acho lastimável aqueles que colocam datas, como o do Botafogo "desde 1910" ou aquela fiasqueira do "Santos, Santos, goool!". Muito mau gosto. Mas não discutiria com que goste, especialmente se for torcedor.
Publicado por: Douglas Ceconello em maio 22, 2007 9:59 AM
Vai com Deus guri.
E o Sony vai te ser mais útil ainda.
Publicado por: JB em maio 22, 2007 10:03 AM
Todos os hinos são lixo, exceto o Riograndense.
Heh.
Boa sorte lá, Vitor. Espero te ver na Globo em algum jogo contra o Corinthians ou o Flamengo, com um cartaz escrito: "SAUDADE DO PINHEIROS."
Publicado por: EGS em maio 22, 2007 10:18 AM
Diz a lenda que Lamartine Babo compôes os seis principais hinos dos times do Rio numa única noite.
Ia ser lançado um compacto com os hinos dos principais clubes cariocas em 1949 para aproveitar o embalo do grande evento futebolístico do ano seguinte. O escolhido foi o Lamartine Babo, que enrolou os empresários que haviam contratado ele para compor os hinos.
Convidaram ele pra um baile fictício e quando ele chegou lá, claro, não havia nada. Então, ele foi obrigado a compor todos os hinos numa única noite. Ele só fez uma exigência: deixar o hino do América, o clube de seu coração, por último. Então, em uma noita só foram criados os hinos do Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Bangu e, é claro, América. O hino do Bangu acabaria ficando de fora do compacto em questão.
Em 1950, ele também compos os hinos pro São Cristóvão, Bonsucesso, Madureira, Olaria e (sim, é verdade) Canto do Rio.
Publicado por: Marcelo Brazil em maio 22, 2007 10:29 AM
Não acredito que um texto belo como esse gere uma nova discussão, agora sobre "meu hino foi escrito com sangue depois da Intentona Comunista, é melhor que o teu".
Grande Vitor, agora a ponte aérea POA-Curitiba estará mais movimentada. Sugiro que compres o Coritiba, e transforme-o em um clube copeiro, que tu tens as bases.
Publicado por: Antenor em maio 22, 2007 11:03 AM
"... ninguém nos vence em vibração!
vamos, avante esquadrão!
vamos, serás o vencedor!
vamos conquistar mais um tento,
Baêa, Baêa, Baêa!"
pela forma como é cantado, e por encarnar o espírito da torcida, acho o hino do Bahia o mais bonito. acho bem triste que o clube acabou, e é chamado por lá de "Jaía"
o segundo mais bonito, acho que é o REFRÃO do Grêmio. depois fica chato, e poucos não gremistas (ou não sulistas) conhece.
gosto de muitos outros, incluindo os do Rio. Mas talvez essa história de compor em baciada tenha prejudicado algumas passagens como o "ai jesus" no do Flamengo, e o "fascina pela tua disciplina" no Fluminense. Outros são bem horríveis (além de santos e botafogo citados pelo Douglas -concordo- o do SPFC com o "clube bem amado").
Sobre o do Corinthians, não vou argumentar. É tocado em ocasiões de felicidade da torcida, então não consigo dissociá-lo disso. Concordo até que é sonolento mas, pra seguir na argumentação técnica do Vitor, acho fantástico que seja o único Hino composto em tom menor... ou seja, antes do jejum e de toda a fama, o Hino já havia encarnado o espírito de sofredor do corintiano. O cara (lauro d'ávila ou algo assim, ilustre desconhecido) foi um visionário!
Publicado por: Anonymous em maio 22, 2007 11:08 AM
Não dá pra negar que "Até a pé nós iremos..." é o "O elefante é fã de Parmalat..." dos hinos de futebol no Brasil. Do Chuí ao Acre (se bem que tenho sérias dúvidas sobre a real existência do Acre), quem ouve sabe do que se trata.
Publicado por: bruno em maio 22, 2007 11:09 AM
"Não dá pra negar que 'Até a pé nós iremos...' é o 'O elefante é fã de Parmalat...'"
Hahahaha, sensacional.
Publicado por: Francisco em maio 22, 2007 11:32 AM
O comentário do bruno encerrou a discussão!
"Não dá pra negar que 'Até a pé nós iremos...' é o 'O elefante é fã de Parmalat...'"
Publicado por: Marco em maio 22, 2007 11:42 AM
Boa Viagem!
Pra quem perguntou sobre o goleiro do Curitiba, se não estou enganado se chamava Rafael...vi aquele jogo (bangu x Coritiba) em uma noite pra lá de fria em Bagé, bons tempos...belo jogo, me emocionei com o titio Enio Andrade...bons tempos...como ancião deste impedimento, o nome deve ser esse mesmo...
Abrasssssssssssss
Publicado por: Carlos em maio 22, 2007 11:48 AM
que seja bela a despedida (o melhor seria Grêmio X Boca). se fosse tu, faria uma coleta de amostras nos três estádios, sentiria as vibrações... e, aí, escolheria. nos vemos em campo ainda. abraço
Publicado por: Rômulo em maio 22, 2007 11:54 AM
Torça para o J.Malucelli, ex-Malutron
Publicado por: Zé Carlos em maio 22, 2007 12:07 PM
concordo, antena.
foi isso que o vitor tentou fazer com o "tempo correto" ou "refrão que pega".
acho que o hino mais célebre do brasil ["célebre", não "bonito", "feio" ou "com o tempo mais correto"] é o do flamengo.
Publicado por: dante em maio 22, 2007 2:15 PM
Boa Sorte na terra do leitE quentE no dentE!
Ao menos torça para o Coritiba subir para poder ver o gfpa 3 vezes no ano (mais do que suficiente).
Ou o gfpa cair junto com os outros dois (situação ideal).
Publicado por: Luiz Filipe em maio 22, 2007 3:37 PM
Boa Sorte na terra do leitE quentE no dentE!
Ao menos torça para o Coritiba subir para poder ver o gfpa 3 vezes no ano (mais do que suficiente).
Ou o gfpa cair junto com os outros dois (situação ideal).
Publicado por: Luiz Filipe em maio 22, 2007 3:38 PM
Os de Flamengo e Grêmio são os mais legais porque passam a mesma idéia: "meu time é o melhor porque é meu"
Publicado por: Caue em maio 22, 2007 3:52 PM
VEC, que me dizer do hino do ameriquinha do rio?
"Torcer, torcer torcer,
hey de torcer até morrer, morrer, morrer
pois a torcida americana é sempre assim
a começar por mim..."
Simples... cativante
Ah... os desejos de boa vida na nova cidade, digo pois sei disso, um porto-alegrense que vive em Brasília e sente falta de casa hehhe
Publicado por: Rudi em maio 22, 2007 8:24 PM
VEC, sendo eu o cara que comentou que só sendo negro para saber como é sofrer com o racismo, te digo que deixemos encerrada a polêmica por lá.
Boa sorte na jornada.
Quanto a hinos, quero ouvir o do Defensor amanhã. hauishaushpsdkj
Publicado por: Giordano em maio 22, 2007 10:21 PM
Boa sorte.
Belo texto.
Publicado por: Egon em maio 23, 2007 1:00 AM
Na verdade, Vitor espalhará as raízes do Impedimento e apresentará as chuteiras de trava alta para o resto do país. E será flagrado pelo detector de metais do aeroporto com alfinetes no calção.
Publicado por: Douglas Ceconello em maio 23, 2007 9:24 AM
Revendo argumentos e considerando os comentários, simplesmente o 'refrão que pega' passa a ser o único argumento necessário e suficiente.
Se lá na Bahia, terra do axé, 'Até a pé...' é um 'refrao que pega', então temos a prova cabal que realmente este é um 'refrão que pega'.
Publicado por: Vitor VEC em maio 24, 2007 9:50 PM
bá, mas não precisa apelar pro hino ter um "refrão que pega" na bahia, ["terra do axé" diz tudo...] pra achar que ele é o mais célebre de todos.
sem apelações, por deus. dignidade, dignidade.
Publicado por: dante em maio 25, 2007 9:06 AM
Não. Deixo esse papo de dignidade pro Leao Lobo.
Publicado por: Vitor VEC em maio 30, 2007 1:26 AM
Brother, talvez vc sinta falta é de ficar na grade esperando a alma castelhana atrás de ti. Isso, na Arena da Baixada, com certeza não rola.
Publicado por: Guilherme em junho 5, 2007 11:13 AM