« Enses, Fogo Baixo e Amigos do Azteca | Capa | Danúbio campeão! »

maio 18, 2007

UNITED COLORS OF ... 'NO SEGUNDA'?

Com as arrebatadoras participações de uma figura que só escreve em maiúsculas, era óbvio que eu não poderia ficar calado, certo?
Ainda mais tendo sido citado por crime de empáfia, arrogância e sei-lá-mais-o-quê. Sou de origem hispânica, logo, empáfia e arrogância nasceram e estarão para sempre comigo.
Bueno, aparenta que o cara já se acalmou um pouquinho, embora esta minha participação possa atiçar todos seus demônios particulares.

Gremista ou Colorado? Quem foi o primeiro racista?
Não sei.

SÓ SEI QUE:

CLUBES DE FUTEBOL do início do século foram fundados (adivinha!!!) logo após a abolição da escravidão, oficialmente considerada como 13 de maio de 1888.
Diz-se que desde 1884 não havia mais pessoa alguma escrava na capital do Rio Grande. Aparentemente, Porto Alegre foi uma das cidades onde mais se fez pelo fim da escravidão.

POIS BEM, há de se considerar que mentalidades vão mudando de acordo com o tempo, com os costumes, com o que vem do estrangeiro, etc. Tudo isto pode ser chamado de 'caldeirão' donde emerge a suculenta cultura de uma sociedade.

ENTÃO, pensem como pessoas, brancas ou negras, recém saídas do antigo regime de trabalho. Ser branco era, muito mais do que ainda é hoje, ser parte da sociedade. Em resumo, poderia-se dizer que, mesmo após o fim do regime, ser branco era sinal de ter tempo livre para o lazer. O esporte, e desde 1903 em Porto Alegre, o futebol, era o lazer preferido de quem tinha tempo livre para desfrutar.

CONSEQUENTEMENTE, durante os primeiros anos, FUTEBOL ERA COISA DE BRANCO. Porque o negro, mesmo fora da senzala, continuava se matando pra sobreviver com alguma dignidade, através de subemprego e sem leis trabalhistas. Seja através dos lendários irmãos Poppe, seja por outro lendário, Cândido Dias da Silva, a introdução do futebol na sociedade se deu através dos brancos cuja última preocupação era de batalhar atrás de dinheiro.

A PARTIR DOS ANOS 10, quando os anarquistas italianos eram os trabalhadores das fábricas por excelência, as greves gerais pressionaram o governo a garantir a minima proteção trabalhista possível para a época. Em 1916, São Paulo explodiu como uma panela de pressão de vidas e sangue foi o preço que o governo e o mercado cobraram para que os operários tivessem mais tempo livre. Para a sua família e também para o futebol, por exemplo.

OS TERRENOS BALDIOS começam a ver proliferarem moleques com bolas de pano, de meia e até alguma bola oficial que algum zagueiro grosso tenha chutado pra fora da Baixada, da Chácara ou da Várzea. Não demora muito para que os brancos dos clubes clássicos de futebol vejam estes talentos brutos ao passar de bonde pela Estrada da Glória, a caminho do treino de sábado na Cascata.

ALGUNS DESTES são escolhidos para participar dos jogos oficiais. Pra camuflar um pouco a cor, diz-se que o cara morou no norte do país e acabou 'pegando uma corzinha'. Ou então o exemplo tão famoso do 'pó-de-arroz', caracterizado no Fluminense mas prática comum em vários dos 'clubes de brancos'.

A LIGA DA CANELA PRETA foi o bastião do futebol negro de Porto Alegre no início do século XX. Os dois maiores e mais tradicionais redutos da afro-descendência da época eram a Ilhota (onde hoje está o Copacabana, o teatro Renascença, a Zero Hora e o ginásio Tesourinha, filho do lugar) e a Colônia Africana (no bairro Rio Branco, os nomes das ruas não deixam mentir - Liberdade, Castro Alves). Clubes amadores pipocavam como sessões de matinê, Rio-Grandense, 13 de Maio, Vasco da Gama, Rio Branco e outros tantos. Estes clubes não eram habilitados pela FRGF a paticipar de forma regular dos campeonatos citadinos. Assim, por iniciativa própria, fundaram a Liga, formada basicamente por clubes fundados por negros, mestiços e brancos pobres.

NOS ANOS 30, com o início do profissionalismo, a Liga da Canela Preta se esvazia. Os melhores jogadores encontram onde jogar, principalmente Cruzeiro, Inter e Nacional. Os clubes da liga desaparecem e, sem os registros da época, é praticamente impossível resgatar este passado histórico dos primórdios do futebol porto-alegrense. Não se sabe sequer os campeões da Liga ao certo.

A NOTA A SER destacada é que Francisco Rodrigues, à época presidente do Rio-Grandense, foi bater à porta do clube dos irmãos Poppe. Aquele mesmo cujos simpatizantes o proclamam de 'clube do povo'. Sim, este mesmo que está na tua cabeça. Vou dar uma pista, é de Porto Alegre. Pois bem, 'seu' Rodrigues achou que seria bem acolhido pelo auto-proclamado 'clube do povo'.

E NÃO É QUE BATERAM a porta na cara do 'véio' Rodrigues. O pessoal do 'clube do povo' fechou a porta pro negro Rodrigues e os seus. Como não foram aceitos, passaram a ter uma certa simpatia por outro clube de Porto Alegre, o principal rival do 'clube do povo'. Sim, aquele 'da burguesia', o 'dos racistas'. A Ilhota foi marcada por este conflito, tendo sido a primeira área pobre de Porto Alegre a ter predominância de torcedores 'racistas'. Engraçado que estes 'racistas' não se importavam que eles mesmos fossem... negros (!?!).

VINTE ANOS DEPOIS, o filho do presidente do Rio-Grandense da Ilhota, o filho do 'seu' Rodrigues - que assistiu seu pai ser humilhado por desconhecidos numa casa em que supostamente seriam bem recebidos - compôs o hino mais célebre de todos os clubes de futebol do país.

Enfim, até a pé eu irei - afinal, a duas quadras de casa não tem como ir de outro jeito mesmo.

Saúdos, Vitor VEC


P.S.: Não dormi hoje e atravessei a madrugada só pra fazer este texto, mas acho que era necessário e que valeria a pena o desgaste.
E pra vocês, valeu a pena ler?


(ok, pessoal, ultrapassamos os 150 comentários, e claramente perdemos totalmente o controle. Vou dar um "pause" aqui, para retornarmos depois. Obrigado pela assiduidade.
-Antena)

Publicado em maio 18, 2007 5:52 AM

Comentários

Cara... Tu é historiador nas horas vagas? =D

Muito bom, mesmo... E te liga, não é querer puxar a brasa pro nosso lado, mas o hino do GRÊMiO tem muito cara de hino... Dos outros clubes mais parecem marchinhas de carnaval... Não sei porque!

No mais, fui pra Montevideo na companhia do Sr. Robson Renato, cantor, compositor e bebedor de vinho de mesa... Gente finíssima. E, diz ele, que era amigo do Bedeu. Este último era gremista. Só no Samba-Balaaaaanço....

Te liga no Seu Robson:

http://www.youtube.com/watch?v=8KTuNutdplE

Obs.: Valeu a pena ler... Gosto de aulas de história...=D

Publicado por: RAMiRO em maio 18, 2007 8:11 AM

O que um leitor precisa fazer para ganhar um texto em sua homenagem? Invejei.

Brincadeira, óbvio. Agora, Vitor, tu como bom conhecedor do futebol que és sabe que este caso, se não foi isolado (e não deve ter sido), certamente ocorreu em menor número em um lado - o mais encarnado, digamos - do que em outro - o mais burguês, por definição própria.

Até 1927, nenhum negro tinha jogado nem no Inter nem no Grêmio. E mesmo a partir daí, foram poucos os negros que jogaram no Colorado. Se não me engano, só a partir do Rolo, em 39, que Abigail, Nena, Tesourinha, Alfeu e talvez outros que eu não me lembre foram contratados pelo Inter.

Tanto isso é verdade que o grande Alcindo, bugre xucro tricolor, era colorado quando novo, em Sapucaia, e teve que ouvir muito do seu velho pai por estar "traindo a raça".

Claro que hoje isso não faz sentido, já que eu tenho um tio criolo que cantava "chora macaco imundo". É feio, mas se vocês gostavam, fazer o que.

Pena que ganhamos o mundo todo e tiveram que abolir a musiquinha...

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 8:37 AM

o texto é impecável, apenas escorrega em "o hino mais célebre de todos os clubes de futebol do país".

parabéns.

Publicado por: dante em maio 18, 2007 8:51 AM

Uma aula da história do futebol logo de manhã cedo, excelente texto. Impedimento é leitura de qualidade.

Publicado por: Christian em maio 18, 2007 9:04 AM

Nota 10

Publicado por: Gralha em maio 18, 2007 9:11 AM

Show de bola!
Dante, tu has de convir que ter um hino composto por um ícone da MPB (e negro, por sinal), é uma honra e tanto - e o torna mui célebre também.

Francisco, faça o mesmo que o NO: escreva só em maiúsculas, destile ódio e seja 'nonsense'. :P

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 9:27 AM

Bravo!

Publicado por: Marco em maio 18, 2007 9:27 AM

Tenho algumas divergências que serão expostas em momento oportuno, mas, de fato, um excelente texto. Parabéns múltiplos.

Mas esperem o NO SEGUNDA acordar que a CASA VAI CAIR. dusifhusf

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 9:30 AM

belo texto sobre os primórdios do futebol gaúcho, acho que seria legal tu explorar mais essas coisas.

Ele só não explica porque parte da torcida do grêmio adotou como músicas "folclóricas" coisas como "chora macaco imundo", "macacada filha da puta" ou "ela ela ela, silêncio na favela".

A história não segue uma progressão lógica, e o fato que o grêmio fosse menos racista que o inter no começo do século não absolve o comportamento ____________ (escolham seu adjetivo), de parte da torcida hoje.

não estou dizendo que os gremistas como pessoas num contexto extra campo sejam mais racistas que os colorados, vejam bem, só que como "inconsciente coletivo", sei lá, abraçaram essas coisas.

eu não acho bonito.

abrassssssssssssss

Publicado por: mauricio em maio 18, 2007 9:40 AM

Impedimento também é cultura...

Publicado por: JC em maio 18, 2007 9:44 AM

Muito bom o texto. Prá mostras que neste pais ninguám pode se fazer de santo quanto ao racismo. Gostei também de assumir a empáfia e arrogância. Muiro pior é o cara ser arrogante e "se fazer" de certinho, como certos torcedores porto-alegrenses que não vou dizer de qual clube....rs....
O futebol é a sublimação da gerra. Logo, não tem problema de ser arrogante, presunçoso, etc.. etc..Levar isso a sério é que não dá, como o "caixa alta".
Porém (sempre tem um porém) como gremista eu acho que tá na hora de acabar com este negócio de "chora macaco imundo" e coisas do tipo. Durante o jogo com o Defensor, ouvir o coro da torcida, não me levem a mal, me deixou com vergonha. É no mínimo um atestado de pequenês....

Publicado por: João em maio 18, 2007 9:46 AM

Texto primoroso. Perfeito do goleiro ao ponta esquerda.

Tivesse sido escrito pelo Douglas o EGS já teria tido uns três orgasmos...

Ps. Alguém ai tá ficando tão curioso quanto eu pra conhecer A LATA DO CAIXA ALTA?

Publicado por: Roger em maio 18, 2007 9:48 AM

"E NÃO É QUE BATERAM a porta na cara do 'véio' Rodrigues. O pessoal do 'clube do povo' fechou a porta pro negro Rodrigues e os seus. Como não foram aceitos, passaram a ter uma certa simpatia por outro clube de Porto Alegre, o principal rival do 'clube do povo'."

E o véio Rodrigues foi aceito no outro clube, mesmo tendo simpatia por ele?

Publicado por: Otávio Niewinski em maio 18, 2007 9:58 AM

Consta que Tesourinha foi o primeiro jogador negro no Grêmio na era profissional, depois de sair do Inter. Há quem diga, ainda, que esse foi o momento mais importante da história do Grêmio, quando o clube começou a aceitar jogadores negros e engrenou para formar grandes times na década de 50 e 60.

E a proclamação de Clube do Povo não se deu apenas pela simpatia dos negros, mas também pela adesão histórica dos mais pobres. O Inter não era um clube libertário - até porque futebol era coisa de rico e branco - mas tinha uma abertura consideravelmente maior que o Grêmio para aceitar negros.

Historicamente foi assim: Grêmio era clube de rico, Inter era clube de pobre, logo, do povo. Hoje isto fica muito diluído, embora ainda seja possível encontrar bolsões colorados em vilas e lugares quase miseráveis. É da história do futebol gaúcho, ninguém é superior por isso.

Há uma parcela pequena da torcida do Grêmio que flerta com o fascismo - já vi algumas camisas do DI CANIO presentes na torcida tricolor, por exemplo. É claro que há colorados filhos da puta, nazistas e racistas, mas ao que me parece eles não costumam vincular isso ao clube adversário nem à sua torcida.

No estádio, colorado chamar gremista de GAZELA e ser chamado de MACACO eu acho até bonito. Tinha um grito da 12 que dizia algo como "mexeu com a macacada, se meteu no inferno" ou se deu mal oun sei lá o que. Gosto quando chamam a torcida colorada de macacada, uma clara alusão à suposta pobreza da torcida, afinal nunca reclamo quando consideram o Inter clube do povo. E povo é pobre e maioria dos pobres é negra. E posso estar errado, mas tenho que admitir que até hoje me causa estranheza ver um negro vestindo a camisa do Grêmio. Mas é provável que isso se origine pelos meus preconceitos

E jamais se esqueçam: http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2006/11/post_42.html#more

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 10:06 AM

Excelente texto, e o adendo que eu faria, o João fez perfeitamente.
O mais engraçado de tudo (caixa-alta) é que, quando não tem jogo, tão os colorados e gremistas enchendo a cara juntos, na maior alegria e dizendo: Te considero pacasss....
Ao menos eu sou assim.

Publicado por: Luiz Filipe em maio 18, 2007 10:06 AM

Texto nota 10. Talvez um ou outro desvio histórico, mas a história é sempre contada através do ponto de vista dos vencedores, certo? ehehheeh...
Sugiro uma ida ao site www.ducker.com...uma olhada no vídeo do dia seria interessante para o espírito da quarta-feira...abraço a todos...

Publicado por: Carlos em maio 18, 2007 10:09 AM

Roger: o Vitor escreve muito bem. Foi interessante descobrir essas informações sobre a história do nosso futebol.

Mas entenda que sou MONOGÂMICO, logo, só posso ter orgasmos com um texto escrito pelo Douglas.

laskjldajllajldajl

P.S.: curto quando a torcida do Grêmio usa cantos relacionados à macacada. Provavelmente é porque sou branco, mas me orgulho dessa ligação com os negros. Gritar a plenos pulmões que "sou macaco" ou algo assim é muito bom.

Publicado por: EGS em maio 18, 2007 10:23 AM

Douglas, uma correção:
esperem o NO SEGUNDA voltar do colégio, e a casa vai cair. hgughfoigsgnoiasugnlwews

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 10:24 AM

O texto está primoroso...

já o título...

ayudsgfahsdfujnln

Publicado por: fino em maio 18, 2007 10:30 AM

Uma bela aula de história numa sexta-feira de manhã.

Publicado por: Marcelo Brazil em maio 18, 2007 10:57 AM

Somente um adendo:

O Grêmio é um clube por excelência GERMÂNICO. Os Poppe e outros não foram aceitos no tricolor não por serem negros ou isso ou aquilo, mas simplesmente por não serem de origem germânica.

Detalhe interessante: na primeira reunião de fundação do tricolor quando da hora de decidir as cores que representariam a agremiação, um vivente sugeriu o vermelho. A idéia foi rechaçada de tal forma que o dito foi EXPULSO do clube simplesmente por sugerir tal cor. Detalhe: isto 6 anos antes de SURGIR o SCI.

Publicado por: augusto em maio 18, 2007 10:59 AM

Essa parte eu nunca entendi: o fundador do Grêmio não foi um paulista - não-germânico?

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 11:03 AM

Primeiramente, Poppe é sobrenome alemão. Além disso, Cândido Dias, fundador do Grêmio, só seria germânico se o nome dele fosse "Naiv Tagen"! A História não é tão simples assim. O Internacional levou mais de dez anos para aceitar jogadores de descendência escrava e foi o único clube não só a vetar o ingresso do Rio-Grandense na APAD como a não ceder jogadores para a Seleção - nesse episódio, conhecida como o "Escrete Branco" - que fez um amistoso contra o clube. Além disso, há relatos de jogadores de "coloração não-européia" no Grêmio anteriores ao Tesourinha. O próprio Lara era descendente de índios.

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 11:25 AM

Poppe é italiano, não alemão - e até por isso o nome, Internacional, em homenagem à Inter de Milano e ao Internacional de São Paulo.

Cândido Dias fundou o Grêmio, mas o ESPORTE em geral era reservado aos germânicos no início do século xx. É só ver as escalações de Grêmio, Maanschaft e Rio Grande, por exemplo.

Lara, até onde sei, era de Uruguaiana. Mas uma coisa é ser descendente de índios, outra é ter negros jogando.

E o episódio de Rio Grandense, lógico que junto com outros fatores, quase levou o Inter a fechar as portas em 1929. O que só mostra que, apesar de ter um negro no time em 27, só perdeu o preconceito de fato em 39.

Mas isso não muda uma única coisa, que o Douglas comentou bem: o Inter sempre foi o time das camadas mais populares, e ainda hoje se percebe isso. Por ser o time dos estudantes, dos feirantes, tinha um caráter mais universal. Isso ficou para a posteridade, junto com o fato de ser o primeiro grande time gaúcho a vencer o preconceito.

E, de mais a mais, essa discussão não tem sentido, já que o primeiro time a ter negros mesmo foi o Guarany de Bagé.

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 11:38 AM

Grande Vitor.

Publicado por: Antenor em maio 18, 2007 11:38 AM

gustavo, acho que ter "um hino composto por um ícone da MPB" é, sim, questão de honra e orgulho [para quem é do clube], mas isso não o torna "o hino mais célebre de todos os clubes de futebol do país".

credito isso à parcialidade de quem escreveu o texto.

[atenção: acho a parcialidade muito bem-vinda, e LOUVO essa qualidade em todas as PAUTAS do impedimento]

não condeno[?], apenas discordo.

Publicado por: dante em maio 18, 2007 11:45 AM

pro roger: não tenho o mínimo interesse em conhecer a lata do caixa alta.

preferiria conhecer o rostinho da izabel. sadfçlas

[lila, não se acanhe: acho que o teu eu já conheço]

Publicado por: dante em maio 18, 2007 11:51 AM

Em SP os corintianos são chamados de gambás e o flamenguistas são chamados de favelados no Rio - a Lila curte muito isso, por sinal - e não é preciso ser historiador pra saber qual a origem desses apelidos.

O "MACACO" pode ter surgido como um xingamento preconceituoso, mas hoje tem outro significado, tanto que os próprios colorados assumiram essa figura, assim como os palmeirenses fizeram com o "PORCO".

Isso faz parte da cultura do futebol e é isso que nos fascina.

Publicado por: Gralha em maio 18, 2007 11:51 AM

Francisco, tens certeza que Poppe é italiano? Podia jurar que é alemão.

Quanto aos negros, para ficar pela "aldeia", em Porto Alegre, o primeiro clube a aceitar descendetes de escravos foi o Americano.

O nome do Inter em nada tem a ver com a Inter de Milão, mas tudo com o Internacional de São Paulo (cidade dos Poppe), fundado por comunistas.

O que fez o Inter se popularizar foi o Rolo Compressor, não por ter negros no time, mas por ser uma máquina de jogar futebol, um esporte popular. O que fez o Grêmio se popularizar foi o timaço da década de 60, dos 12 títulos em 13.

É uma minoria que se preocupa com a cor da pele ou a origem dos jogadores. Em campo, o que importa mesmo é que os gremistas são azuis, os colorados são vermelhos e aquele que tiver vencendo vai chamar mais a atenção.

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 11:54 AM

Nenhuma cor importa quando se tem a oportunidade única de fazer o Juventude vestir SALMÃO! Leitores do Impedimento, uni-vos!

www.juventude.com.br

Publicado por: Caue em maio 18, 2007 1:17 PM

Mas Sanchotene, não é notável, além de óbvio, que a incorporação de negros pelos times lhes proporcionou uma elevação de qualidade? Nesse sentido, não bastasse o mérito de nos embeber de cultura, o texto do Vitor é sensacional.

Vitor VEC, seu arrogante, sem mais elogios, para o teu bem. E igualmente para o teu bem, continua na história, pois é invejável tua memória, e mais, teu apreço pela memória.

Publicado por: Rômulo em maio 18, 2007 1:19 PM

curioso sobre os hinos de grêmio e inter é que o do grêmio é pop e moderno e o do inter é quase parnasiano em seu vocabulário.

Publicado por: daniel feix em maio 18, 2007 1:20 PM

sonhe com golos azuis contra los violetas, Vitor

Publicado por: Rômulo Arbo em maio 18, 2007 1:29 PM

Está se criando uma grande discussão em cima de um fato simples: a questão racista na dupla gre-nal restringe-se ao fato de que sim, o Inter fora mesmo o primeiro clube entre os dois a admitirjogador negro no plantel. É fato. Mesmo que, no inicio, ambos os times, como todos do Brasil existentes à época mantiam esse impedimento em razão do preconceito.
Agora, fato também é que quando o inter começou a usar fogos de artifícios nas entradas e saídas dos jogos, o grêmio dizia aberta e publicamente que isso era "coisa de negrão"... O que ensejou até a famosa faixa pendurada no estádio colorado perguntando se o rival gostava ou estava imitando "negrão", não me recordo agora ao certo, o inteiro teor da provocação, quando passou também a fazer uso de fogos para deleite do publico torcedor....
Acho, assim, a questão muito vaga e obsoleta para Vitor VEC ter perdido horas de seu descanso pra formular um texto para rechaçar esse ponto levantado pelo CAIXA ALTA (de quem não simpatizo a opinião sobre o disídio racista)...
Talvez, quem sabe, porque não detém ( o Vitor VEC) argumentos outros para rebater outras questões suscitadas como o bi-rebaixamento, a "imortalidade" tão glorificada pela imprensa azul, e outros tantos que não lembro agora, realimente lametáveis e incontestes...

saudações coloradas,

Publicado por: lucas em maio 18, 2007 1:41 PM

em tempo: questões essas também suscitadas pelo CAIXA ALTA, diga-se de passagem...

Publicado por: Anonymous em maio 18, 2007 1:46 PM

Duas palavras : Lamartine Babo.

VEC: Sensacional esse inciativa de lidar com agressividade sem noção dando uma aula de história de do futebol. Mais pessoas deveria fazer isso, infelizmente, noção é para poucos.

Gralha, minha relação com essa coisa de favela é muito outra. eu não acho legal nem chato, mas é assim que os torcedores do meu time são conhecidos e brigar pro um troço tão besta é bobeira. E quando se tem uma criação suburbana, chega a ser burro. até porque, pra uma garele bem grande "passou do túnel, é tudo favela". Eu não gosto de vascaíno tirando essa marra. Tipos, muito pro inferno, bande de pábre escroto. (Oi? Parcialidade? MA-GI-NA)

dante: tá tranqüilo. E, me acredite, você não está perdendo nada quando o assunto sou eu. =)

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 1:50 PM

"ela, ela, ela. Silênci na Favela" eu muito ouvi em grenais. Fora os sinais semelhantes ao que o Antônio Carlos fez ao Geovânio.

Sei q a grande maioria dos gremistas não é, mas manifestações de racismo/fascismo/etc volta e meio surgem do mesmo lado do estado.

Publicado por: Bueno em maio 18, 2007 1:57 PM

Caue: SALMÃO liderando...

apoiem essa nobre causa: www.juventude.com.br

Publicado por: JC em maio 18, 2007 2:01 PM

nem tanto né |Bueno, pq todos nós sabemos que a supremacia colorada, que já é sobre todos os grenais, é abertamente superior quando se trata dos classicos peleados no Gigante...
Quanto ao mais, concordo com o nobre comentário

Publicado por: lucas em maio 18, 2007 2:01 PM

Lucas, o Inter também foi o primeiro entre os dois clubes a se recusar a enfrentar um time de negros! Não permitiu o acesso deles na APAD, nem cedeu jogadores para o amistoso contra o Riograndense. Ao contrário do Grêmio, por exemplo. O tempo passa, as instituições mudam e certos valores são descartados. Aconteceu no Grêmio, aconteceu no Inter. Não há racismo institucionalizado mais no futebol. O que há é uma meia dúzia de otários que ainda acredita existir diferentes raças de homens...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 2:02 PM

nem tanto né |Bueno, pq todos nós sabemos que a supremacia colorada, que já é sobre todos os grenais, é abertamente superior quando se trata dos classicos peleados no Gigante...
Quanto ao mais, concordo com o nobre comentário, também já ouvi semelhante alento, entoado da parte "B" do estádio...

Publicado por: lucas em maio 18, 2007 2:03 PM

Essa é a mais racista de todas e com certeza vcs ja ouviram em grenais;

"Gente pra cá, macaco pra lá, gente pra cá, macaco pra lá"

Publicado por: fino em maio 18, 2007 2:10 PM

Nota:
CAIXA ALTA, parece nome dos vilões do Chapolin. Basta eu ler alguém se referindo a ele que já me vem à memória o Tripa-Seca, o Quase-Nada, o Porca-Solta ou o Poucas-Trancas.

Publicado por: Binho em maio 18, 2007 2:22 PM

Vitor VEC quaaaaase me convenceu.

Mas só sendo negro, ou afro-descendente, como eu e mais uma galera aqui (imagino), para saber o que é racismo de verdade.

O texto é bom. Mas a realidade é bem distante disso.

Publicado por: Giordano em maio 18, 2007 2:23 PM

Como havia dito, a questão de o Inter ser intitulado clube do povo não se deve apenas ao fato de contar com a simpatia da maioria dos negros, mas também por ser preferido pelos mais pobres durante muito tempo, algo que hoje está bastante diluído.

Mesmo que haja fatos isolados - e devem ter havido muitos, já que o esporte era para brancos e ricos -, o Inter teve uma abertura maior a negros antes do Grêmio. Isso bem lá atrás, mas é o que fica.

O nome do cara que instituiu fogos de artiíficio e criou a primeira torcida organizada do estado era Vicente Rao, que também foi o primeiro REI MOMO DE PORTO ALEGRE. rhshs

Houve mesmo essa história de "coisa de negão". Quando os gremistas passaram a usar fogos e criaram uma torcida, ele estendeu uma faixa onde provocava: "Imitando negão, hein?".

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 2:26 PM

O Grêmio teve dirigentes e jogadores luso-brasileiros desde a sua origem, apesar da forte predominância germânica.

Basta lembrar a célebre dupla de jogadores de sobrenome MOSTARDEIRO, que atuou no Gre-nal dos 10x0, em 18 de julho de 1909; ou do Presidente CORREA DE BARROS, de família bajeense, que realizou exitosa gestão em 1925.

Para terminar, trago aos amigos uma crônica do (verdadeiramente) imortal LUPICÍNIO RODRIGUES, com interessantes informações sobre a relação da comunidade NEGRA com a dupla Gre-nal:

"Por Que Sou Gremista.

"Domingo, estive em um churrasco na Sociedade Satélite Prontidão, onde se reúne a ‘gema’ dos mulatos de porto Alegre. Lá houve tudo de bom, bom churrasco, boa música e boa palestra. Mas como nestas festas nunca falta uma discussão quando a cerveja sobe, lá também houve uma, e foi a seguinte:

Uma turma de amigos quis saber por que, sendo eu um homem do povo e de origem humilde, sou um torcedor tão fanático do Grêmio.

Por sorte lá estava também o senhor Orlando Ferreira da Silva, velho funcionário da Biblioteca Pública, que me ajudou a explicar o que meu pai já havia me contado. Em 1907, uma turma de mulatinhos, que naquela época já sonhava com a evolução das pessoas de cor, resolveu formar um time de futebol. Entre estes mulatinhos estava o senhor Júlio Silveira, pai do nosso querido Antoninho Onofre da Silveira, o senhor Francisco Rodrigues, meu querido pai, o senhor Otacílio Conceição, pai do nosso amigo Marceli Conceição, o senhor Orlando Ferreira da Silva, o senhor José Gomes e outros. O time foi formado. Deram o nome de Rio-Grandense, e ficou sob a presidência do saudoso Julio Silveira. Foram grandes os trabalhos para escolher as cores, o fardamento, fazer estatutos e tudo que fosse necessário para um clube se legalizar, pois os mulatinhos sonhavam em participar da Liga, que era, naquele tempo, formada pelo Fuss-Ball, que é o Grêmio de hoje, o Ruy Barbosa, o Internacional e outros.

Este sonho durou anos, mas no dia em que o Rio-Grandense pediu inscrição na Liga, não foi aceito por que justamente o Internacional, que havia sido criado pelo ‘Zé Povo’, votou contra, e o Rio-Grandense não foi aceito.

Isso magoou profundamente os mulatinhos, que resolveram torcer contra o Internacional, e o Grêmio, sendo seu maior rival, foi escolhido para tal.

Fundou-se, por isso, uma nova Liga, que mais tarde foi chamada de Canela Preta, e quando estes moços casaram, procuraram desviar os seus filhos do clube que hoje é chamado o ‘Clube do Povo’, apesar de não ter sido ele o primeiro a modificar seus estatutos, para aceitar pessoas de cor, pois esta iniciativa coube ao Esporte Clube Americano, e vou explicar como:

A Liga dos Canela Preta durou muitos anos, até quando o Esporte Clube Ruy Barbosa, precisando de dinheiro, desafiou os pretinhos para uma partida amistosa, que foi vencida pelos desafiados, ou seja, os pretinhos. O segundo adversário dos moços de cor foi o Grêmio, que jogou com o título de ‘Escrete Branco’. Isso despertou a atenção a atençaõ dos outros clubes que viram nos Canelas Pretas um grande celeiro de jogadores e trataram de mudar seus estatutos para aceitarem os mesmos em suas fileiras, conseguindo levar assim os melhores jogadores, e a Liga teve que terminar. O grêmio foi o último time a aceitar a raça, porque em seus estatutos constava uma cláusula que dizia que ele perderia seu campo, doado por uns alemães, caso aceitasse pessoas de cor em seus quadros. Felizmente essa cláusula já foi abolida, e hoje tenho a honra de ser sócio-honorário do Grêmio e ter composto seu hino que publico ao pé desta coluna."

Abraços tricolores a todos - colorados e gremistas.

Publicado por: Gremista Vigilante em maio 18, 2007 2:27 PM

lila, eu não disse que perderia algo.

o fato é que muito me agrada a educação, especialmente essa endereçada às mulheres, também chamada cavalheirismo.

[ok, mas não se apaixone. dsalçkasdçkadlkçsad]

;]

Publicado por: dante em maio 18, 2007 2:33 PM

Eu leio vocês e quase me convenço que há uma barreira "sócio-racial" praticamente intransponível em Porto Alegre: a elite branca e rica é gremista e a massa pobre e negra é colorada. Tchê, definitivamente, não é onde eu vivo. Eu moro numa cidade em que gremistas e colorados dividem-se pelas mesmas faixas de qualquer categoria classificatória, seja econômica, religiosa, social, regional, sexual (de nascimento ou de preferência), profissional, educacional, etc. Como as pesquisas de torcedores apontam, a única diferença está na faixa etária, atrelada a cada fase de supremacia de um dos clubes. Mas, tudo bem, eu devo viver numa outra Porto Alegre.

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 2:39 PM

Não esqueca, caro Paulo S. que por trás de toda a decisão drástica, o pano de fundo é sempre político... Afirmar, com toda a sombra de duvida, que o colorado foi contra a Federação por causa do racismo, pura e simplesmente, me parece um tanto vago, e, a não ser que o senhor estava lá, à época do ocorrido, vou manter minha convicção de que existiam questões de cunho politico por tras dessa decisão, repito, drástica, que poderia ter ocasionado, como bem ponderado em um post acima, o "fechamento das portas do clube"....

Publicado por: Lucas em maio 18, 2007 2:41 PM

lamartine babo fez hinos pra todos os clubes cariocas, CONTRATADO para tal.

o hino que o lupicínio fez pro grêmio é uma DECLARAÇÃO DE AMOR ao seu clube do coração.

Publicado por: daniel feix em maio 18, 2007 2:48 PM

"Eu leio vocês e quase me convenço que há uma barreira "sócio-racial" praticamente intransponível em Porto Alegre: a elite branca e rica é gremista e a massa pobre e negra é colorada. Tchê, definitivamente, não é onde eu vivo. Eu moro numa cidade em que gremistas e colorados dividem-se pelas mesmas faixas de qualquer categoria classificatória, seja econômica, religiosa, social, regional, sexual (de nascimento ou de preferência), profissional, educacional, etc."

Como disse, acredito que hoje isto está bastante diluído. Ninguém de bom senso dirá que atualmente o Grêmio é o time dos brancos ricos e o Inter é o time dos sofridos. Ninguém Mas acontece que o passado é muito marcante na caracterização dos clubes e ajuda a construir sua história e identidade. Nenhum mal nisso.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 2:48 PM

Lila: vai dizer, é muito mais legal dizer que é pábre, preta e suburbana do que falar aquelas baboseiras que o são-paulino do Lance fala. Aposto que tem muito colorado que enche o peito pra dizer "AH, EU SOU MACACO".

Lucas: o legal do Impedimento é isso mesmo: criam-se grandes discussões a partir de um único assunto.

Douglas: na minha opinião, essa idéia de que o Inter SEMPRE FOI mais aberto que o Grêmio remete UNICAMENTE ao fato de que o Inter aceitou negros antes do Grêmio. Nunca alguém parou pra analisar por que o Grêmio demorou a aceitar negros ou por que o Inter negou a inscrição do Rio-Grandense. Mas uma coisa é fato: dia desses fui na Restinga e vi um MAR de camisas vermelhas e nem uma tricolor. Todas piratas, ÓBVIO.

Binho: depois do teu comentário podem fechar o Impedimento. Basta! Nunca mais veremos coisa melhor.

Publicado por: Gralha em maio 18, 2007 2:49 PM

ta todo se rasgandinho né dante!

hsuifdjiopsfdjisjiosfdg

atacando até em blogs!

comerá.

Publicado por: fino em maio 18, 2007 2:53 PM

Lucas, assim como havia uma cláusula no contrato de venda do terreno onde a Baixada foi construída proibindo que negros atuassem no Grêmio sob pena do negócio ser desfeito (o Gremista Vigilante postou artigo de lavra do Lúpi, acima, com a história). Não é à toa que o Tesourinha só chega ao clube em 1952, quando o Grêmio já estava de malas prontas para Azenha...

Tu preferes conceder o benefício da dúvida ao clube do teu coração, mas ao Grêmio, não. Como se para o Imortal não houvesse decisões políticas. Será sempre racismo e pronto.

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 2:53 PM

Paulo, todos, acredito, concordam contigo - à exceção, claro, do glorio DR. NO.

O que se fala aqui é da história, de como aconteceu. Eu não conhecia este episódio do Lupicinio, por exemplo, mas isso não muda nada que o Inter foi o primeiro time gaúcho a FAZER SUCESSO E SER CAMPEÃO COM NEGROS.

Hoje em dia, como eu disse, meu tio Gago e minha prima Isadora cantam -cantavam, claro- "chora macaco imundo".

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 2:54 PM

Gralha, isso é relativo. Eu fui à Restinga após a conquista do Brasileiro de 96 pelo Grêmio e era um mar de camisas tricolores e nenhuma do Inter! Em compensação, depois do Mundial, fiquei com a impressão que eu era o único gremista da cidade, mesmo na Encol ou no Parcão...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 2:58 PM

Impedimento: blog que atinge "facinho" mais de 50 comentários por post, com muitos deles maiores do que o próprio post...IMPOSSÍVEL parar de ler...

Publicado por: JC em maio 18, 2007 3:01 PM

O CARA USA DE TODO UM TEXTO PARA ARGÜIR NOTAS UM TANTO QUANTO SEM CONFIRMAÇÃO. CASO CONTRÁRIO:

1º: SE TU CITA O EXEMPLO DO PAI DO LUPICINIO, EU POSSO TE CITAR O LIVRO HISTORIA DOS GRE-NAIS, ONDE TAL OBRA NARRA A IDA DE TESOURINHA P/O GREMIO, FALANDO QUE ELE NÃO DORMIU POR NOITES E MAIS NOITES, COM A CONSCIÊNCIA "PESADA", DE TALVEZ ESTAR "TRAINDO A RAÇA". SE O GAYMIO ERA - E É - UM CLUBE TÃO BONDOSO, CARIDOSO, LIVRE DE PRECONCEITOS, A PONTO DE ANGARIAR A SIMPATIA DO "LÚPI", PORQUE O TESOURINHA ESTAVA TÃO PREOCUPADO?

2ºQUANDO O SANCHOTENE PALHAÇO DIZ QUE POPPE É SOBRENOME ALEMÃO, E NÃO ITALIANO, E QUE O NOME DO INTERNACIONAL NÃO É EM HOMENAGEM À INTERNAZIONALE DE MILANO, BEM COMO ALUDE QUE O S.C.DO POVO FOI CRIADO POR ANARQUISTAS, USA DO ARTIFICIO DA EMPÁFIA, SEM BASE HISTÓRICA, POIS NÃO FORAM ANARQUISTAS QUE FUNDARAM O INTER, EMBORA ISSO ME ORGULHARIA MUITO.

DEPOIS QUE UM GREMISTA DIZ QUE O GAYMIO FOI FUNDADO POR GREMÂNICOS (SEGUNDO ELE EM SUA TOTALIDADE DOS FUNDADORES) E QUE OS POPPE NÃO FORAM ACEITOS PQ NÃO ERAM GERMANICOS, LARGUEI DE MÃO.

E O MAIS ENGRAÇADO (COMO UM TROUXA ME PARODIOU ALI EM CIMA) É QUE O AUTOR NÃO CITA OS FATOS MAIS RECENTES, COMO O PRÓPRIO GRITO DE SILENCIO NA FAVELA CITADO POR ALGUÉM ALI, QUE CONFIRMA PLENAMENTE TODAS MINHAS MANIFESTAÇÕES.

AÍ FICA FÁCIL ACHAR QUE "GANHOU" UMA DISCUSSÃO, VARRENDO PARA DEBAIXO DO TAPETE ARGUMENTOS E FATOS ESSENCIAIS AO DEBATE ( O CASO DO VICENTE RAO É OUTRO FATO).

PORQUE O AUTOR NÃO FALA NADA SOBRE OS ALUDIDOS CANTOS REFERENTES À MACACADA, ONDE EM COMENTARIOS FEITOS AQUI, POR PRÓPRIOS GAYMISTAS, NÃO É DE BOM TOM, CHEGANDO A DEIXAR UM DELES COM VERGONHA.

ROGER MOSTRANDO BEM O NAIPE DA GAYMISTADA, QUERENDO CONHECER ROSTO DE HOMEM. VAI QUERER VER MULHER NA TUA FRENTE, O PUTÃO.

RESUMO DA ÓPERA: EU SOU SEM NOÇÃO, MAS O FIGURA AÍ PASSOU UMA NOITE FAZENDO UM TEXTINHO EM MINHA DIREÇÃO.

OS MEUS COMENTÁRIOS SÃO SEM NOÇÃO, MAS TODO MUNDO DÁ UMA LETRA SOBRE ELES. POR QUE SERÁ? SERÁ PORQUE NÃO É QUE A VERDADE FOI SUSUCITADA. SE VCS GAYMISTAS NÃO SÃO RACISTAS, PQ SE DOERAM TANTO COM AS ALEGAÇÕES?

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:02 PM

É isso aí, JC. Não pare de ler.

Leitores sensacionais. Já pensei seriamente em transformar os comentários em post e postar apenas nos comentários. hshsgsh

"CAIXA ALTA, parece nome dos vilões do Chapolin. Basta eu ler alguém se referindo a ele que já me vem à memória o Tripa-Seca, o Quase-Nada, o Porca-Solta ou o Poucas-Trancas."

"DR. NO"

duddhuasdhuiashdusahdiusd

Desencarnei.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 3:06 PM

AGONIZEI.

ninguém se doeu brow

na real a gente só entra aqui pra zoar...

Publicado por: fino em maio 18, 2007 3:08 PM

Gracias, dios, por impedimento.

TE AMO, DR. NO.

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 3:09 PM

"PQ SE DOERAM TANTO COM AS ALEGAÇÕES?"

asdfljhçfakdjlSH

Publicado por: JC em maio 18, 2007 3:09 PM

NÃO, NÃO SE DOERAM. IMAGINA SE TIVESSEM SE DOÍDO ENTÃO, QUANTOS DESVISO HISTÓRICOS SERIAM NECESSÁRIOS?

BAH, LARGUEI VCS, UMA CAMBADA DE ARRUACEIRO, QUE POR ONDE PASSA MANCHA O NOME DO RS.

PQ O VITOR VEC NÃO FALA DISSO TB? TORCIDA DO GAYMIO, A MAIS MARGINAL.

FOI NO ORLANDO SCARPELLI DESTRUIU TUDO.

FOI NO ESTÁDIO DO CERRO TB.

NO BEIRA NEM FALO NADA, PQ É NOTÓRIO, TEM ATÉ IMAGENS.

SÃO TUDO UMAS BICHA, QUANDO TOMARAM 3 X 1 NO GRE-NAL DE 2004, QUE REBAIXOU VCS, ATÉ O CARRINHO DO PIPOQUEIR A TURBA NEFASTA PEGOU E ATIROU NO GRAMADO.

É POR ISSO QUE EU DIGO: O PALADINO DA JUSTIÇA DIVINA, O ENVIADO PELO ONIPOTENTE - O DEFENSOR - VAI EXORCIZAR O RS, QUARTA QUE VEM.
ATÉ PQ NO PAMPA URUGUAIO VCS JÁ CAÍRAM DO CAVALO.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:14 PM

Como comparação aos casos, não acredito hoje em dia que os leprosos de Rosário sejam unicamente torcedores do Ñuls. Mas provavelmente era assim no início do século passado.

Ou não, já que eu nunca ouvi ninguém falar que tinha lepra de verdade, a não ser na bíblia.

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 3:14 PM

"É POR ISSO QUE EU DIGO: O PALADINO DA JUSTIÇA DIVINA, O ENVIADO PELO ONIPOTENTE"

Adeus, mundo. Sensacional.

Publicado por: Francisco em maio 18, 2007 3:18 PM

E o grito "Silêncio no Chiqueiro"?! É bem pior! Eu bem que preferiria ser um "pobre limpinho" do que viver numa pocilga...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 3:18 PM

E o grito "Silêncio no Chiqueiro"?! É bem pior! Eu bem que preferiria ser um "pobre limpinho" do que viver numa pocilga...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 3:19 PM

NEM FORAM COMUNISTAS QUE FUNDARAM O INTER. O QUE MOSTRA A CONTRADIÇÃO DESSA CORJA. PQ O SANCHOTENE FALA, NÃO SÓ NESSE, COMO EM OUTROS POSTS, QUE ISSO É DISCUSSÃO QUE NÃO TEM SENTIDO, PORQUE A TORCIDA DO GAYMIO NÃO É RACISTA.

MAS AÍ ELE FALA EM POLITICA, DEDUZINDO - DE FORMA EQUIVOCADA, POIS DE GAYMISTA NÃO SE ESPERA OUTRA COISA - QUE O COLORADO FOI FUNDADO POR COMUNISTAS.

SE É POR ISSO, POSSO DIZER QUE O GAYMIO FOI FUNDADO POR NAZISTAS, SEGUINDO O RACIOCÍNIO DO LARÁPIO DO SANCHOTENE.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:21 PM

Não li os comentários, mas acho improvável que ninguém tenha falado em Tupan ou Abelard Jacques Noronha (PRIMEIRO PRESIDENTE DE CLUBE MULATO NO RIO GRANDE DO SUL) aqui nesse post.

depois eu leio o resto, mas espero que ninguém tenha achado pêlo em ovo e declarado o Grêmio como clube de origens não-racistas. Nem dito que o termo MACACO não se refere aos atletas e torcedores negróides do Internacional.

Volto em breve.

Publicado por: Luís Felipe em maio 18, 2007 3:23 PM

"ta todo se rasgandinho né dante!

hsuifdjiopsfdjisjiosfdg

atacando até em blogs!

comerá."

meu melhor amigo. :~~~

valeu, fino!

Publicado por: dante em maio 18, 2007 3:24 PM

Chiqueiro é usado pelos dois lados, Paulo.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 18, 2007 3:25 PM

O GRTIO DE SILENCO NO CHIQUEIRO, SE EXISTIU, SE DEVE A FATOS, POIS ESTÁDIO QUE TREME A PARTE DE CIMA, ESSE É O "ELOGIO".

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:25 PM

"LARÁPIO DO SANCHOTENE"

EVAPOREI.

Publicado por: dante em maio 18, 2007 3:27 PM

O GRTIO DE SILENCO NO CHIQUEIRO, SE EXISTIU, SE DEVE A FATOS, POIS ESTÁDIO QUE TREME A PARTE DE CIMA, ESSE É O "ELOGIO".

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:27 PM

UM APELO: já que o "gralha" disse que o bom do 'impedimento' é que um tema vira polemica e da uma serie de discussões (o que é, sem sombra de dúvidas uma verdade empolgante) fica aqui lançado a qualquer gremista o desafio de me mostra, já que não são racistas, da onde é que vem essa história de IMORTALIDADE, com argumentos CONVINCENTES... pq não é possivel que alguem consiga colocar "imortal" e "segunda divisão" na mesma frase e saí impune... mas isso é pra otra hora...

Paulo S.: Claro que teve racismo dos dois lados, mas não naquele exemplo. repito, é forçoso demais considerar que o inter, como instituição, botaria a prova a existencia do clube em razão do racismo...

aproveito pra lhe convidar a ler o primeiro ponto levantado pelo NO SEGUNDA, sobre a ida do tesourinha pro gremio... aquilo é verdade, também li nesse livro,...

nada melhor do que um negro da época, pra nos contar como REALMENTE era, não é mesmo????

abraço

Publicado por: Anonymous em maio 18, 2007 3:28 PM

Dr. NO continua nos brindando com ódio puro traduzido em letras maiúsculas! O mais malvado do Ensino Médio.

Um verdadeiro arsenal de adjetivos pejorativos.

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 3:29 PM

UM APELO: já que o "gralha" disse que o bom do 'impedimento' é que um tema vira polemica e da uma serie de discussões (o que é, sem sombra de dúvidas uma verdade empolgante) fica aqui lançado a qualquer gremista o desafio de me mostra, já que não são racistas, da onde é que vem essa história de IMORTALIDADE, com argumentos CONVINCENTES... pq não é possivel que alguem consiga colocar "imortal" e "segunda divisão" na mesma frase e saí impune... mas isso é pra otra hora...

Paulo S.: Claro que teve racismo dos dois lados, mas não naquele exemplo. repito, é forçoso demais considerar que o inter, como instituição, botaria a prova a existencia do clube em razão do racismo...

aproveito pra lhe convidar a ler o primeiro ponto levantado pelo NO SEGUNDA, sobre a ida do tesourinha pro gremio... aquilo é verdade, também li nesse livro,...

nada melhor do que um negro da época, pra nos contar como REALMENTE era, não é mesmo????

abraço

Publicado por: lucas em maio 18, 2007 3:29 PM

dante: hahahahhaha

daniel: eu acho o hino do Amperica-RJ, DE LONGE, o mais legal do mundo. Se faz necessário o respeito a um hino que contenha "tralala" na letras. E, na boua, a cor do pavilhão é a cor do nosso coração.

Gralha: muuuuuuuuito melhor. Numa comparação bairristaça, afinal, eu só conheço o subúrbio do ridijãnêro, a gente se diverte muito mais do que o povo da zona sú.

fino: respeito que eu sou moça de família. APESAR de flamenguista. haha

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 3:31 PM

PEJORATIVOS, PERO QUE FALAM A VERDADE. OU ESTOU ERRADO ALI NOS PONTOS CITADOS?

NÃO SÃO MARGINAIS. NÃO DEPREDARAM O BEIRA-RIO. NEM O ORLANDO SCARPELLI. NEM O ESTÁDIO DO CERRO, QUE AGORA ME FUGIU O NOME?

É TU, GUSTAVO, QUE TÁ SEMPRE DANDO UMA LETRINHA, MAS NUNCA COM ARGUMENTOS, SÓ DIZENDO QUE EU SOU DO COLÉGIO, Q NÃO SEI MAIS O Q. VEM PRO DEBATE, E COLOCA TEU PONTO DE VISTA. SE ME XINGARES DE PUTO, LARÁPIO, OU COISAS DO GENERO, NÃO VOU FICAR MAGOADINHO, COMO VCS, GAYMISTAS.
ASSIM COMO NAO FICO MAGOADO COM AS TUAS DESQULIFICAÇÕES ACERCA DA MINHA PESSOA.

E VIVA O INTERNACIONAL, O ÚNICO CAMPEÃO DA FIFA.

DIREITO CANÔNICO - JUSTIÇA DIVINA
JUSTIÇA DIVINA= MESSIAS
MESSIAS= DEFENSOR.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 3:34 PM

América-RJ, eu disse.

Alilás, esse é um time que não tem torcedores com menso de 40 anos. Juro.

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 3:36 PM

América-RJ, eu disse.

Alilás, esse é um time que não tem torcedores com menos de 40 anos. Juro.

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 3:37 PM

Lucas, 2a divisão é MORTE? Estás enganado. O Grêmio, além do Palmeiras, Botafogo e Atlético Mineiro, sobreviveram a ela. No caso do Grêmio, inclusive ajudou a reforçar o espírito e inflamar a torcida. O Grêmio voltou da série B muito mais forte.

Um dia talvez o Internacional tenha que passar um ano no purgatório. Esteve muito próximo disso, inclusive. E quando isso acontecer, ele também não vai morrer.

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 3:38 PM

um fato muito relevante está passando batido: quem disse que o pai de Lupicínio não foi aceito por ser negro? Quem disse que o presidente do Internacional à época não tinha divergências pessoais com Francisco e resolveu o assunto dessa forma? Não existe absolutamente nada que comprove ou induza o pensamento de que o Internacional foi racista ao não querer o Rio Grandense no campeonato gaúcho.

Uma hora eu vou ter tempo e fazer um amplo resgate de dados para contestar essa idéia revisionista, mas não será agora.

Publicado por: Luís Felipe em maio 18, 2007 3:38 PM

Dr. NO, não vou te xingar de nada. Respeito pelos outros e saber conviver em sociedade é uma virtude.

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 3:40 PM

AGORA, QUE TU, GUSTAVO, NÃO FALOU NDA SOBRE O ASSUNTO EM VOGA, QUE COM CERTEZA NÃO É A SEGUNDONA, ISSO TU NÃO FALOU. POR QUE?

ACHO Q PORQUE TU SABES QUE TEU TIMECO DE SEGUNDA É UMA AGLUTINAÇÃO DA ELITE RACISTA DO RS. AFINAL, "QUEM CALA, CONSENTE".


Publicado por: NO SEGUNDA - DR. NO em maio 18, 2007 3:43 PM

"VEM PRO DEBATE"

llkjfndkjasbfkabsfblhafnla

IMPOSSÍVEL trabalhar assim...

Publicado por: fino em maio 18, 2007 3:49 PM

NO SEGUNDA - DR. NO em 18.05.2007 às 15:43

dsahuhusahusahusahusahusa

"LARÁPIO DO SANCHOTENE"

dusifhudsif

Todos percebem que NO SEGUNDA tem um senso de humor fantástico PERMEANDO suas críticas?

Síncope, por aqui.

Publicado por: Anonymous em maio 18, 2007 3:52 PM

PRA ENCERRAR, UMA ÚLTIMA PERGUNTA.

EDUARDO BUENO, VILGO PENINHA, EM SEU LIVRO SOBRE O GREMIO, LANÇA INÚMERAS TESES PARA DEFINIR O GAYMIO COMO UM CLUBE "COPEIRO, IMORTAL, E PRINCIPLAMENTE CISPLATINO".

E EM UMA DELAS, DIZ QUE OS TIMES BRASILEIROS NÃO PODERIAM DISPUTAR A LIBERTADORES DA AMÉRICA, POIS A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL FOI UMA FARSA (VERDADE), SE TORNANDO NADA MAIS QUE UM IMPERIO INDEPENDENTE, PERO ESCRAVOCRATA. MENOS O GAYMIO, POIS O GAYMIO NÃO É BRASILEIRO, E SIM URUGUAIO.

PARTINDO DESTE PRINCÍPIO, SE O GAYMIO É URUGUAIO, E OS TIMES URUGUAIOS PODEM JOGAR A LIBERTADORES, UM DOS MOTIVOS É O DE TEREM ABOLIDO A ESCRAVIDÃO, CORRETO?

SE ESTE É UM REQUISITO O GAYMIO, APESAR DE URUGUAIO, NÃO PODERIA JOGAR A LIBERTADORES, POIS NÃO ACEITOU NEGROS EM SEU TIME POR METADE DO SÉCULO?

ENGRAÇADO É ISTO, POIS EMBORA POSSA SER BRINCADEIRA, MUITOS GREMISTAS ALUDIAM ISTO COM TOM DE SERIEDADE. OS TIMES BRASILEIROS NAO PODEM JOGAR LIBERTADORES PQ FAZEM PARTE DE UM PAÍS QUE MANTEVE A ESCRAVIDÃO. SÓ O GAYMIO Q NÃO. NO ENTANTO O GAYMIO NÃO ACEITAVA NEGROS.

CONTRADIÇÕES E CONTRADIÇÕES NA TERRA DA "IMORTALIDADE"

Publicado por: NO SEGUNDA - SATÂNICO (?, NÃO, COM CERTEZA NÃO) DR. NO em maio 18, 2007 3:54 PM

Mas quanto ódio no coração heinhô batista?!
Conheci há umas duas semanas o Impedimento, e, realmente, não dá pra ler só o texto pois os comentários são impagáveis. Acho que discussão de futebol com parcialidade tem que ser divertido, não dá pra levar a mal e "largar de mão". E só pra finalizar, eu acho que o Paladino da Justiça Divina é quem vai cair do cavalo quarta-feira, com direito a estádio lotado cantando em uníssono de novo! Dá-lhe Grêmio!

Publicado por: bruno primo do sanchotene em maio 18, 2007 3:56 PM

O que há de fato é que um clube de negros quis ingressar na APEA e só um clube lhe negou a honra: o Sport Club Internacional. Além disso, os jogadores negros do Inter chegavam a ganhar TRÊS VEZES MENOS que outro com difrente cor da pele. Só começaram a entrar descendentes de escravos nos Eucaliptos porque cansaram de apanhar do Grêmio e precisavam reforçar o time. Meio a contragosto de alguns, com apoio entusiasmado de outros, abriram as portas. Anos depois, o mesmo aconteceu na Azenha, pelas mesmas razões. Além disso, segundo o relato do Lúpi, só haveria negros no clube quando saíssemos da Baixada, sob pena de perdermos o estádio. Logo após a aquisição de um terreno na Azenha, desembarcou o Tesourinha...

Poderíamos ouvir também o relato do primeiro negro a jogar no Inter. Seria muito distinto desse do Tesourinha?!

Já ouvi colorado dizer: "como é bonita a torcida de vocês, cheia de brancos." A vontade de mandar um imbecil, cego e burro, desses longe foi grande...

Ceconello, se o grito é para os dois lados, então está tudo certo.

NO SEGUNDA (FASE), até parece que só existe marginal de azul. Um líder da Popular foi preso com QUINZE explosivos na cueca. Ninguém é santo, infelizmente.

Por fim, a Imortalidade e a Segunda Divisão caberão sempre numa mesma frase, pois são dois lados de uma mesma moeda. Deram o Grêmio por morto duas vezes, mas ele está aí, não?!

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 3:58 PM

Impedimento e liberdade é a melhor das contradições... dá pra rir muito por aqui, e tbm é cultura!

Publicado por: Rômulo Arbo em maio 18, 2007 3:58 PM

desculpaí lila!

só estou dando um apoio moral ao meu comparsa...

e o Dr NO só pode estar metido no movimento estudantil pra disparar uma imbecilidade dessas

"AGLUTINAÇÃO DA ELITE RACISTA DO RS"

Publicado por: fino em maio 18, 2007 4:03 PM

"Paladino da Justiça Divina"

EU PRECISO TRABALHAR, faz isso não gente! AHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHA

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 4:03 PM

EU ME BASEIO EM PROVAS. SE O CARA FOI PRESO, MOSTRA QUE ALÉM DE TUDO, O APARATO ESTATAL É GREMISTA, POIS QUEM DA CAMBADA QUE DESTRUIU O BEIRA-RIO FOI PRESA?

ADEMAIS, EM INTERNACIONAL X FLUMINENSE EM 2005, A POLÍCIA METEU CHUMBO NA TORCIDA DO COLORADO (CUJAS IMAGENS MOSTRAM UM PAI SEGURANDO UMA CRIANÇA, NO MEIO DOS DISPAROS, NADA A VER COM A CONFUSÃO)

JÁ A TURBA NEFASTA, EM 30/07/2006, NÃO TOMOU UM ARRANHÃOZINHO SEQUER, ATÉ INVADIRAM A SOCIAL DO BEIRA-RIO. A PROVA DE QUE O GAYMIO É O TIME DA ELITE E DA IMPRENSA E SÓ TU, SANCHOTENE SAFADO, FICA TE FAZENDO EM NÃO QUERER ADMITIR.

E EU NÃO VI O LOCO COM EXPLOSIVOS, PERO VI A TUA TORCIDA NOJENTA FAZER BARBARIDADES NO ESTÁDIO DO CERRO E NO GIGANTE DA BEIRA-RIO.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 4:03 PM

Lila: o hino do América HUMILHA. Tralalá....

Lucas: me arrisco a dizer que a história da imortalidade parte do hino do clube ("tens imortal tricolor").

Fino: É fato. Ainda vou ser demitido por causa do Impedimento. Se isso acontecer, valerá a pena. hehehehe

Publicado por: Gralha em maio 18, 2007 4:05 PM

"Paladino da Justiça Divina"

EU PRECISO TRABALHAR, faz isso não gente! AHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHA

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 4:06 PM

parem.

eu preciso trabalhar.

Publicado por: dante em maio 18, 2007 4:08 PM

"O APARATO ESTATAL É GREMISTA"

hgshasgahsgasahsahsgahgahsgahaghagshagsahsgahsagsh

Publicado por: Patrick em maio 18, 2007 4:08 PM

Lila, em três semanas esse cargo já foi do Caxias, do Cerro, do Juventude e do São Paulo. Daqui um pouco, ele acerta. O NO SEGUNDA (FASE) está mais soltinho porque o Brasileiro é em fase única e o time dele não corre o risco de ser eliminado...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 4:08 PM

EU ME BASEIO EM PROVAS. OQ VI FOI A TUA TORCIDA NOJENTA DEPREDANDO O BEIRA RIO E O ESTÁDIO DO CERRO.

ADEMAIS, O CARA SENDO PRESO SÓ MOSTRA QUE O APARATO ESTATAL, BEM COMO A IMPRENSA, SÃO SUBSERVIENTES À ELITE GAYMISTA. OU TU PODES ME DIZER TB QUEM FOI PRESO DAQUELA PALHAÇADA DOS BANHEIROS ATÔMICOS?

NO INTERNACIONAL X FLUMINENSE, EM 2005, A POLÍCIA BAIXOU O CHUMBO PRA CIMA DA TORCIDA COLORADA, INCLUSIVE EM UM PAI SEGURANDO UMA CRIANÇA (ME LEMBRO DIRETINHO DESTAS IMAGENS, VÃO NO YOU TUBE E VEJAM).

AGORA, NO GRE-NAL DO DIA 30/07/2006, DO BANHEIRO ATÔMICO, QUEM LEVOU UM ARRANHÃOZINHO NA TURBA NEFASTA, FOI MUITO. A POLÍCIA FEZ CARÍCIA NA GAYMISTADA.

E SE O CARA FOI PRESO EU NÃO VI, PQ ME BASEIO EM IMAGENS. ATÉ PQ MUITA GENTE É PRESA SEM JUSTA CAUSA.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 4:08 PM

Nada direi além de parabéns.

Rumo ao comentário Mil

e ai, Ramiro! como tá???

Publicado por: Menezes em maio 18, 2007 4:09 PM

Lila, em três semanas esse cargo já foi do Caxias, do Cerro, do Juventude e do São Paulo. Daqui um pouco, ele acerta. O NO SEGUNDA (FASE) está mais soltinho porque o Brasileiro é em fase única e o time dele não corre o risco de ser eliminado...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 4:10 PM

Gente, o servidor do insanus tá DANDO ERRO. Vocês vão tirar TODO O PORTAL do ar.

Gralha: se não tivessem metendo a faca em todos os jogos do carioca no Maracanã (porque eu sou acomodada, e daí?), juro que teria ido ao jogos do América SÓ pra gritar tralala. mas acho que beber num boteco freqüentado, em sua maioria, por americanos uniformizados ajuda a curar a dor de cotovelo.

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 4:11 PM

Agora falando sério: é chato esse Defensor heinhô? 1 no gol, 2 volantes de contenção e 8 zagueiros. Tomara que não falte coelho na cartola do Mano.

Publicado por: bruno em maio 18, 2007 4:13 PM

EU ENTENDO O CERTO RECALQUE DA LILA, POIS O MEGÃO TOMOU UMA TUNDA DO PALADINO, E AGORA TÁ QUERENDO DESCONTO NELE ATRÁVES DO GAYMIO.

POIS É, EM FASE ÚNICA QUE TU CAIU PRA SEGUNDONA, NÉ SANCHOTENE NO TERCEIRA.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 4:13 PM

em tempo: o dr NO não tinha largado de mão?

Publicado por: Anonymous em maio 18, 2007 4:15 PM

- talvez gralha, mas a alcunha "clube do povo" veio antes do hino, pro inter, o que também pode ter acontecido ao gremio, não???

- eu, ao contrario, penso que o problema da imortalidade tá na midía gaucha e azul, despontada pela ZH, que tem no seu alto escalão conselheiro ou ex do gremio...

- de mais a mais, olhando a história do gremio, me mostra grande feitos, mas imortalidade...

sugestão do Sanchotene: passar a chamar de imortal galo mineiro, imortal do palestra, fogão imortal não???? foi isso que eu entendi...
imortal=subir da segunda

aula de etimologia básica: ressuscitamento não é sinônimo de imortalidade!!!!!

Publicado por: lucas em maio 18, 2007 4:18 PM

Predito pelo Douglas, acima:
"Mas esperem o NO SEGUNDA acordar que a CASA VAI CAIR"

de fato...

Já é momento de fazer uma enquete, votando no melhor adjetivo emitido pelo Dr. NO. Eu voto em "TURBA NEFASTA"

Publicado por: Gustavo em maio 18, 2007 4:18 PM

Recalque? PALADINO DA JUSTIÇA, se você lesse o Impedimento com alguma assiduidade, ia notar que eu fui a primeira a dizer que o Flamengo não passava das oitavas.

Torcedora sim, mas noção, caramba.

Publicado por: Lila em maio 18, 2007 4:19 PM

Eu voto em:

"AGLUTINAÇÃO DA ELITE RACISTA"

Publicado por: bruno em maio 18, 2007 4:24 PM

BOM, A PROVA MOR DE QUE O APARATO ESTATAL É GAYMISTA É QUE ESTA ENGANDORA PAULISTA É GREMISTA(YEDA)- MOTIVO A MAIS PRA COMPROVAR QUE CISPLATINO O GAYMIO NÃO É POIS O PEÑAROL NÃO É ADMIRADO PELA PAULISTADA - FOI SOMENTE RECEBER O MINISTRO DOS ESPORTES NO OLIMPINICO. E QUANTO AO PROJETO DO BEIRA-RIO ELA NAO COMPARECEU.

MAS É ASSIM, A GOVERNADORA, DA ELITE, É GAYMISTA, QUEREM SEDIAR A COPA, TUDO BEM, MAS O VAI VOLTA, E VAI VOLTAR NA QUARTA QUE VEM, COM O SEGUNDO "TAQUARASSO NA PLEURA" (ADJETIVO EM HOMENAGEM AO RECATADO GUSTAVO).

Publicado por: Anonymous em maio 18, 2007 4:26 PM

ta chega, Dr NO... ta ficando chato já, na boa

www.blogger.com pra ti

cria um blog lá

proletariadocolorado.blogspot.com

Publicado por: fino em maio 18, 2007 4:30 PM

Não, Lucas. Porque só o Grêmio é "Imortal". Assim como o Inter é o "Celeiro de Ases" ou "Clube do Povo". Assim como o Cúcuta é o "Doblemente Glosioso"; o Nacional é o "Bolso"; o Racing é "Academia", etc., etc., etc. Não te preocupes, isso é para os torcedores. Os secadores dão outro apelido, lógico!

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 4:31 PM

Lucas, antes de sair, concluo. Essa tua da ressucitação é típica de quem andou cabulando aula de catequese...

Publicado por: Paulo Sanchotene em maio 18, 2007 4:33 PM

ANOTEM OLIMPINICO PRA ESSA ENQUETE DA SINHÁ MOÇA GUISTAVO, POIS DAÍ TAMBÉM VAI SERVIR DE JUSTIFICATIVA AO CANTO DO SILENCIO NO CHIQUEIRO, O QUAL TANTO "ATIÇA OS DEMONIOS PARTICULARES" DO SANCHOTENE, UM PATIFE.

Publicado por: NO SEGUNDA em maio 18, 2007 4:33 PM

Busca


Categorias

Arquivos