« Apenas um vai continuar na briga | Capa | Diário da Patagônia »

junho 6, 2007

O fim do futebol

Ando bastante desanimado com o futebol ultimamente.

Sem dúvida, por isso meus posts por aqui são cada vez mais raros.
Listarei, de maneira mais ou menos aleatória, algumas de minhas aflições.

- É considerado absurdo ver um bom jogador entre 21 e 30 anos atuando no campeonato brasileiro. Com esta idade, qualquer jogador que demonstre algum talento, já está no exterior. Europa, Ásia, qualquer lugar. Nosso campeonato é formado por juniores, mais alguns veteranos, mais alguns jogadores da faixa de idade intermediária, que não são bons suficientes para jogar fora daqui.

- É deprimente, mas torcedores agora vibram conforme a oferta do exterior por jogadores de seu time. Me peguei comemorando a venda milionária do Lucas, o que é profundamente constrangedor. Da mesma maneira, ficamos felizes quando nosso time consegue manter um teto salarial controlado.

- Neste caminho, os grandes vencedores do final do ano serão os clubes com os melhores balancetes contábeis. "São Paulo e Santos apresentaram as finanças mais equilibradas, vejam uma simulação de jogos entre os dois times, utilizando tecnologia de última geração, do Winning Eleven 20".

- De fato, isto já vem acontecendo, com a tendência irreversível de o clube mais endinheirado ser campeão desta naba por pontos corridos. Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo... Quem será o próximo? Torça pelo contador de seu clube.

- Tudo é espetáculo midiático, já sabemos. Mas a tendência é a extrapolação total. Agora, dirigentes de clubes falam sobre a construção de "modernos estádios, inteligentes, com centro de eventos e shopping center". A torcida já é apropriada como parte do espetáculo, faz-se o possível para que apareçam bem na tv, uniformes comemorativos são lançados, bla bla bla. Você é um público alvo.

- Algumas discussões nos comentários aqui do Impedimento também me entristecem. Não quero me estender muito, mas, vocês sabem, algumas coisas são difíceis de entender. Um post sobre a segunda divisão argentina, por exemplo, que descamba para uma discussão grenal. Claro, não faz o menor sentido eu querer que todos pensem como eu, ainda mais sobre futebol, paixão que cega todo mundo. De qualquer maneira, lamento a estupidez de torcedores que tecem comentários completamente descabidos.

- A crônica esportiva nacional é ridícula. É viciada, não no sentido de fumar crack, mas no sentido de não se renovar. Comentaristas gagás ficam atrelados à suas opiniões. Todos já sabem o que aquele imbecil segurando uma fichinha com o logotipo do programa vai dizer. Até entendo o saudosismo dos que viram o 4-2-4 funcionar em 1950, mas não é pela choradeira repetitiva dos "infalíveis profetas do acontecido" que o esquema vai voltar a dar certo.

- A cobertura esportiva nacional é completamente tendenciosa, e não é difícil provar isso. Na noite em que Grêmio e Santos se classificaram para as semifinais da Libertadores, a capa do globoesporte.com colocava o Santos em primeiro plano, matérias sobre a Copa do Brasil em seguida, depois automobilismo, hipismo, Pan, qualquer lixo. Absolutamente nenhuma menção ao Grêmio, exceto na manchete "Santos passa e pega o Grêmio". Tudo bem, isso só faz diferença se houver PODER E GRANA ENVOLVIDOS.

- Então: http://santos.globo.com . Não é piada, é o site oficial do Santos, o que em parte explica o item acima. Lembrando, o presidente do Santos é sobrinho do DONO da CBF. Também explica o fato de o Santos ser o único time da chamada "segunda categoria das cotas televisivas", só ganhando menos que Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, mas mais do que todos os outros times do Brasil. Grêmio, Inter, Cruzeiro e Atlético ficam num terceiro patamar. Meu amigo Alexandre Rodrigues prometeu um texto destrinchando melhor o assunto.

- update: conforme fonte citada, "Santos já tem acordo com a CBF: Zé Roberto e Kléber disputam a Copa América, mas serão liberados para a Libertadores."

- Outro prenúncio da ruína: arbitragem feminina. Não. Porque não. Tenho bilhões de argumentos, mas digo simplesmente: Porque não. Se querem aceitar arbitragem, não vejo motivos para não aceitar jogadoras entre os jogadores. Aliás, um time do MÉXICO tentou fazer isso, FIFA vetou. Vamos lá, então.

- A participação mexicana na Libertadores é sofrível. Tem cunho estritamente financeiro, já que o futebol mexicano é riquíssimo. Mas o que aconteceu com o América, ao trazer apenas TRÊS reservas para uma SEMIFINAL de Libertadores, é algo que eu só ouvia falar em anedotas de futebol, e não acreditava ser possível.

- A arbitragem brasileira é um horror. Basta comparar às partidas de Libertadores com arbitragem de fora daqui. O jogo flui muito mais, e o cai-cai é inibido não por cartões ou reprimendas, mas pelo "foda-se". Falta, só quando é FALTA.

- A arbitragem brasileira é tendenciosa. Acompanhei estas primeiras rodadas do Brasileirão, e isso fica claro. Num campeonato enfadonho de 38 rodadas, erros como o de Paulo Cesar Oliveira em Botafogo X Grêmio e de Leonardo Gaciba em Paraná X São Paulo ficam diluídos, e ninguém percebe o tamanho da sem-vergonhice. Na única vez que se percebeu, Tinga foi expulso por sofrer um pênalti no Pacaembu. Infelizmente, não é sempre que fica tão clara a palhaçada.

- Vou me abster de comentar as declarações do radialista santista. Ainda sobre o jogo de hoje: há pouco, soube que Amoroso foi suspenso por três jogos pela expulsão contra o Defensor.

- O calendário do futebol na América do Sul é bisonho. Essa Recopa, por exemplo, não faz o menor sentido. Se Sudamericana e Libertadores fossem SIMULTÂNEAS, com os campeões se enfrentando logo após as finais, e não UM ANO DEPOIS, faria sentido. Claro, serei acusado de dizer isso por ser gremista.

- Sem contar a absoluta filhadaputice da CBF, ao convocar jogadores de Grêmio e Inter em época de jogos decisivos. Preciso citar os casos de Paulo Nunes, Daniel Carvalho, e agora Carlos Eduardo?

- Não considerem isso um desabafo, pois não é. Naturalmente, poderia dizer tudo isso em uma mesa de bar, para dois ou três colegas. Mas listar alguns destes pontos - e poderia ficar horas lamentando muito mais -, pode me ajudar a arrumar as idéias, e talvez alguém por aí concorde com algum deles, e tire algum proveito disso. Não sei.

- Se o Grêmio ganhar a Libertadores, ficarei feliz, será divertido. Mas acho que estou cansando do futebol. Ou do que ele está se tornando.

- O futebol é algo novo, para os padrões de tempo de "vida humana em sociedade". Tem pouco mais de 100 anos. E nem percebemos que, assim como as locomotivas à vapor, o futebol pode estar rumando para sua decadência. Ou pior, para uma transformação em algo pasteurizado, previsível, eficiente. Algo como um trem-bala.

apocalypse now,
Antenor Savoldi Jr.

ps: Percebi agora que este é o post número 1000 de Impedimento.

Ironias à parte, um brinde a todos. ;-)

Publicado em junho 6, 2007 12:18 PM

Comentários

camiseta comemorativa ao impedimento, na cove, djá!

Publicado por: zeh em junho 6, 2007 12:50 PM

O América do México trouxe apenas três TITULARES...

O fato da Copa dos Campeões da UEFA ter um hino próprio, é um prenúncio do pior. Eu não tenho dúvidas de que a Europa tem a maior parcela da "culpa" do que ocorre hoje com o futebol sulamericano é do velho continente.

Um estudo feito recentemente descobriu que o futebol é o menos previsível dos esportes coletivos. A liga inglesa foi estudada, nesta pesquisa específica. Mas a previsibilidade vem aumentando, e isso é ruim.

Outro dia eu estava em Santiago do Chile, e vi uma mensagem na frente do Estádio Nacional: "somos socios de un club, no clientes de una empresa". Esta frase se refere ao fato do time da Universidad de Chile ter sido comprado por uma empresa. Isso aconteceu recentemente com o Manchester United, também. Não pode ser uma tendencia, torço para que não seja. Pois isso realmente seria o início do fim.

O dia em que o nosso futebol ficar mais parecido com a NFL, adeus.

Publicado por: Gustavo em junho 6, 2007 12:53 PM

Antenor, concordo com quase tudo, partilho do mesmo sentimento de decepção, e achei brilhante a conclusão: "O futebol é algo novo, para os padrões de tempo de "vida humana em sociedade". Tem pouco mais de 100 anos. E nem percebemos que, assim como as locomotivas à vapor, o futebol pode estar rumando para sua decadência. Ou pior, para uma transformação em algo pasteurizado, previsível, eficiente. Algo como um trem-bala"
mas faço algumas ressalvas:

essa mania de achar q a CBF persegue gremistas (ou sulistas) é meio coisa de teoria da conspiração. o que os santistas tão dizendo da convocação do zé roberto e kleber? ou o são paulo, q já não conta com volantes no elenco, com a convocação do josué? e o corinthians, com a convocação de seus 2 únicos meias de armação (willian e lulinha)?

e a arbitragem erra para todos os lados. é só tentar fugir da mesmice, encarar de forma diferente, e pode-se perceber. todo jogador acha que seu time é mais roubado...

Publicado por: izabel em junho 6, 2007 12:57 PM

Dei um "update" ali, indicando o acordo já existente entre a CBF e Santos para liberar jogadores para as finais.

"O técnico Vanderlei Luxemburgo acha coerente a atitude tomada pela CBF.
- Conversei com o Dunga e já está tudo acertado. Eles não vão prejudicar o Santos - analisa o comandante do Peixe."

Publicado por: Antenor em junho 6, 2007 1:02 PM

perfeito, antena.

e é por isso que, já há muitos anos, e por culpa do VÍCIO NA REDONDA, que é irreversível, venho investindo mais em jogar minhas próprias peladas do que assistir a um jogo meia-boca ou secar o arqui-rival.

Publicado por: dante em junho 6, 2007 1:03 PM

Atitude de Mestre, Dante.

Sempre que posso, jogo um futebolzinho também.
Algo que gostaria de fazer é acompanhar o futebol de várzea aqui de POA, que parece bem organizado.

Publicado por: Antenor em junho 6, 2007 1:06 PM

Assino embaixo, plenamente. Já tinha dito isso num post antigo, mas o futebol virou business, negócio. E todo mundo sabe que esse tipo de coisa, quando vira negócio...foda-se a paixão...A comparação com a NFL é exata...eles lá vendem os times e simplesmente levam pra outro lugar...já pensou um paulista comprando o Flamengo? Ou um gaúcho comprando o Bahia?????
Também ando de saco cheio de futebol, e só me emociono com jogos antigos.
Salu2!
PS: Espero, REZO que esse post não vire discussão grenal...senão pode ser o fim do impedimento tb...

Publicado por: Carlos em junho 6, 2007 1:09 PM

Parabéns Antena. Post digno de atingir essa marca: Número 1000.

Concordo bastante com os seus argumentos, mas só quero evitar que esse sentimento se sobressaia para não perder o amor pelo Imortal. Mas que você tem bastante razão disso tudo eu não duvido.

Publicado por: Guillermo em junho 6, 2007 1:10 PM

Achei um ótimo post para celebrar o de número mil. E não foi de penalti.

Falando sério agora, sobre o primeiro ponto, havia falado isso no post que falava sobre o início do Brasileirão. É uma farsa. Pegaram a Taça São Paulo de Futebol Júnior+Showbol sub-40+jogadores medianos= Brasileirão.

Agora sobre a Recopa, pode soar flauta e talvez me chamem de covarde mais uma vez (embora da outra vez o individuo provavelmente é semi-alfabetizado pra não saber INTERPRETAR o que eu disse), mas essa , na boa, tlípice cora é palhaçada né? Na ZH de hj diz que, se o Inter ganhar poderá colocar uma cora em cima do distintivo que nem o CRUZEIRO, uma vez que este também tem a tlípice coroa: Brasileiro, Copa do Brasil e CAMPEONATO MINEIRO!
Tlípice cora é o que é na Europa. Como não dá pra ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil no mesmo ano, não existirá tlípice cora.

Quanto a arbritagem sul-americana ser melhor que a nacional, há jogos e jogos. Existe muito árbrito localista. E a suspensão do Amoroso diz tudo sobre o STJD da Conmebol né?

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 1:11 PM

Não é a toa que o eixo Rio-São Paulo, sobretudo a parte paulista, nos irrita de pirraça: se os cariocas tem as cretinices da CBF e coligados, "nóis" de SP somos intimados a engolir a imprensa esportiva + cínica do país, especialmente com qualquer outro estado ou desporto. E eu sou paulistano de nascença, antes que me perguntem.

Publicado por: Alan Dias em junho 6, 2007 1:17 PM

Antenor Savoldi está gripado.

Publicado por: Cassol em junho 6, 2007 1:22 PM

Brilhante, Antena. Grande texto. E fico feliz por exatamente este texto ser o post número 1000 do Impedimento (mas não nos perdoarei por não termos conseguido postá-lo antes do gol 1000 do Romário).

Concordo com absolutamente tudo. É pelo futebol estar virando este CHUCHU SEM SAL que nos emocionam, mais do que nunca, coisas como o Rentería ou o Grêmio batendo o Náutico com sete. Ou o Edmundo e o BLÁS PÉREZ. Habemus resistência, ainda. Pouca e pontual, mas há.

Por outro lado, coisas como "Rogério Ceni a Pernalonga concedem autógrafos" são cada vez mais freqüentes, embora na maioria das vezes não sejam tão escancaradas.

Naquele filme "Um domingo qualquer", o personagem do Al Pacino diz: "o futebol americano acabou no momento em que a televisão interrompeu um jogo para passar comerciais". Ou algo do tipo. Verdade mais que absoluta, que pode ser aplicada ao futebol.

Temo muito pelo fim.


Publicado por: Douglas Ceconello em junho 6, 2007 1:22 PM

sobre a crônica esportiva. ela é um lixo mesmo, e não vai melhorar.

cabe a projetos como o impedimento mudar esse pardigma mal humorado, clichezento e ranheta.

acho que vocês estão fazendo isso muito bem e podem vir a fazer muito melhor.

quis aproveitar esse post 1000 pra fazer esse elogio.

abrassssssssssssss

Publicado por: mauricio em junho 6, 2007 1:23 PM

Excelente texto.
Atualmente só acompanho o futebol por aqui. Único lugar onde o respeito pelo esporte e a alegria do futebol ainda persistem em meio à briga de egos e às mentiras que povoam a imprensa esportiva em geral.
Antenor, não perca as eperanças com o futebol. Apesar de tudo, ainda é o esporte que nos leva às lágrimas todo o fim-de-semana.

Publicado por: gus bozzetti em junho 6, 2007 1:31 PM

Hoje, no programa "Jogo Aberto", da Bandeirantes, passaram a maior parte do tempo discutindo se o Marcelinho realmente estaria indo ao Corinthians. Deram ênfase menor à final da Copa do Brasil, e praticamente nenhuma atenção à semi-final da Liber.

Ainda bem que o esporte é muito maior do que tudo isso!

Publicado por: Gustavo em junho 6, 2007 1:36 PM

Sem comentários. Assino embaixo do que foi escrito.

E para quem comentou esse negócio da triplice coroa: nada seria mais quixotesco (ou pifferesco) do que colocar uma COROA acima das SEIS ESTRELAS que já poluem o símbolo colorado. Tomara que alguém dê um paratequieto neste lunático.

Publicado por: Francisco NACIONAL DESDE SIEMPRE em junho 6, 2007 1:48 PM

> naquele filme "Um domingo qualquer", o personagem > do Al Pacino diz: "o futebol americano acabou no
> momento em que a televisão interrompeu um jogo
> para passar comerciais". Ou algo do tipo. Verdade
> mais que absoluta, que pode ser aplicada ao
> futebol.

aqui podemos dizer: "o futebol brasileiro morreu quando os jogos passaram a começar às 9 e 40 por causa da novela".

Publicado por: alexandre r. em junho 6, 2007 1:48 PM

Sem comentários. Assino embaixo do que foi escrito.

E para quem comentou esse negócio da triplice coroa: nada seria mais quixotesco (ou pifferesco) do que colocar uma COROA acima das SEIS ESTRELAS que já poluem o símbolo colorado. Tomara que alguém dê um paratequieto neste lunático.

Publicado por: Francisco em junho 6, 2007 1:50 PM

Só não digo que é o melhor texto que já li aqui porque o minuto a minuto de Inter x Barcelona ano passado é insuperável.

Publicado por: André em junho 6, 2007 1:55 PM

Francisco, paratiquieto em quem?

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 1:59 PM

o texto é muito bom, embora eu discorde de muitos pontos. Acho que a crônica esportiva nacional tem melhorado bastante no que diz respeito à Internet - a cobertura do Globo Esporte.com, por exemplo, é bem mais local do que se pensa. O grande problema são os programas sediados no sudeste e que só falam sobre aquela região, como os que passam na BAND e na RECORD. Isso, porém, é um problema irremediável, que já foi bem mais grave no passado.

Não vou me estender mais no assunto por que todos os pontos que eu questiono não fazem parte do eixo central da discussão: o futebol como negócio, pois esporte já deixou de ser há muito tempo.

Publicado por: Luís Felipe em junho 6, 2007 2:03 PM

No Piffero, se ele quiser mesmo colocar uma coroa no símbolo.

Publicado por: Francisco em junho 6, 2007 2:12 PM

"É considerado absurdo ver um bom jogador entre 21 e 30 anos atuando no campeonato brasileiro. Com esta idade, qualquer jogador que demonstre algum talento, já está no exterior. Europa, Ásia, qualquer lugar. Nosso campeonato é formado por juniores, mais alguns veteranos, mais alguns jogadores da faixa de idade intermediária, que não são bons suficientes para jogar fora daqui."

Pois é, Antenor. Cabou identificação com o clube, os meninos querem ganhar em euro. E fica toda aquela mornice e mediocridade, porque, cá entre nós, futebol fora da América do Sul é chato. Muito chato.

Alguém falou sobre as influências da Europa, eu super concordo e super sou contra essa euripeização do futebol. Quero paixão de volta, JÁ.

Publicado por: Lila em junho 6, 2007 2:30 PM

Se deram conta para pensar, há quanto tempo a Seleção não joga amistosos no Brasil? Quando eu era piá, jogavam em Floripa, Fortaleza, São Luís... tudo bem, eram babas, mas o espetáculo era o que importava, ver o ídolo de perto!!! Hoje em dia, jogam onde pagam mais. Não precisa nem ser o país do adversário, basta que PAGUEM.

Outra coisa: há um claro EXCESSO de jogos e campeonatos que tornam o futebol uma coisa MASSANTE. Recopa disso, Copa daquilo, Torneio de não-sei-o-quê. Por isso, equipes mandam reservas para Semis de Libertadores, Brasileirões, Copa América...

Até a Copa do Mundo, queriam fazer de 2 em 2 anos.

Realmente, o futebol está rumando para os caminhos da NBA: torcidas idiotas cantando DEFENSE! na Europa e estádios vazios no resto do planeta.

Publicado por: Gralha em junho 6, 2007 2:43 PM

Belo post, Antenor. Apesar daquela "flautinha subliminar" a respeito da Recopa (não enganou ninguém hushaush), excelentes colocações.

Lila, o futebol europeu realmente é chato, mas em matéria de emoção (pelo menos por parte dos torcedores), os campeonatos turco e grego não devem quase nada aos sul-americanos.

E quanto a querer ganhar em euro... bem, isso não é exclusivo dos meninos do futebol.

Publicado por: Giordano em junho 6, 2007 2:51 PM

O que a tríplice coroa tem a ver com o assunto? O assunto em questão aqui é a utilidade da Recopa, segundo o que compreendi do excelente texto.
Tríplice coroa é algo meramente midiático, como algumas alcunhas que se dão aos clubes. É a menor das coisas.

Publicado por: Balvé em junho 6, 2007 2:55 PM

Acho que a falta de identificação dos jogadores da base também é uma das causas desta falta de paixão aludida pela Lila.

Embora isto não tenha acabado. Recordo o exemplo de Tevez, que quando do Mundial Interclubes 2003, foi convocado para a seleção sub-20 da Argentina, e teve que demandar uma ação na justiça comum para seguir viagem com o Boca.

Coisas como esta nunca ocorreram e nem ocorrerão mais por estas bandas.

Publicado por: Balvé em junho 6, 2007 3:03 PM

Ao que me consta, os jogos da seleção do Brasil na europa é pra não trazer os 22 jogadres que atuam na europa pro Brasil e depois levar quando tiver vôos, sabe-se la quando. Essa questão vem de longe e arrumaram um jeito pra eles liberem os jogadores. Afinal, o interesse no jogo do Brasil de ontem era tanto que ate um dia antes tinha vendido 20 mil ingressos pra um estádio de 51 mil. E no jogo contra a Inglaterra notava-se cadeiras vazias na inauguração do Wembley.

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 3:11 PM

Giordano, área de serviço não conta, ok? Todo mundo sabe que poveza é muito mais empolgada do que aristocracia. É só ver o Felipão, que é muito mais empolgado do que qualquer treinador "do estrangeiro".

Eu também quero ganhar em euro, rapaz, mas eu não trabalho com o que, teoricamente, é a minha paixão. Juro, eu queria ganhar em libras pra beber, dormir, comer e ver futebol em estádio. mas isso não acontece, logo, eu fico num escritório o dia todo, lendo o Impedimento =P. Percebeu a diferença de mim, pra por exemplo, o Ronaldo Gordo. Se eu fosse modela e ficasse OBESA não ia descolar dinheiros, o corpo do cara é o instrumento de trabalho e ele fica fazendo merda. Tá achando o quê? Que é Garrincha e Romário e pode cair na noitada traçando geraU e depois jogar? Falta responsabilidade, viu. E tem muito paternalismo por parte dos clubes também, mas isso eu entendo, eles compraram o porquinho, tem que cuidar.

Porque, vou te falar, bicho, tá tudo MUITO ERRADO quando a grande estrela do teu time é o OBINA. Ou o Clayton. CLAYTON, CARA, com aquele cabelo HORRENDO. E quer saber? Eu acho que os SHORTS CURTOS fazem falta. Pronto, falei.

Publicado por: Lila em junho 6, 2007 3:26 PM

shuahsahashuhsausa

Lila fez um enorme nariz-de-cera com a única intenção de clamar pela volta dos SHORTS.

No que se refere ao Clayton, eu entendo muito bem. O pior tipo de jogador: aquele que é muito ruim, mas provoca empatia.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 6, 2007 3:44 PM

1 - o clayton é ruim, mas é bom.

2 - o balvé falou em "falta de identificação dos jogadores da base". um ótimo exemlo foi o &%$#@ do assis levando o filho [?] pro inter.

3 - sobre a "tríplice coroa", nem os colorados dão lá muita atenção pra isso. só os mais lunáticos [a.k.a. piffero]. como disse alguém aí em cima, é meramente midiático. portanto, não fiquem indignados se o inter ganhá-la. é do jogo. sadçlksadklç

Publicado por: dante em junho 6, 2007 3:48 PM

Douglas, tu tá escrevendo errado o link do teu blog pessoal.

Publicado por: Luís Felipe em junho 6, 2007 3:54 PM

Eu acrescentaria o Paulo Pelaipe e o Amoroso como mais dois motivos para o fim do futebol.

Tchê, o Pelaipe é um árduo teste ao meu gremismo...

Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene em junho 6, 2007 3:55 PM

é isso aí, Antenor. O América do MÉX mandou pouco mais de onze pras QUARTAS de final, mas isto só tem relevância informativa, pois o fato é que a Copa foi totalmente desvalorizada.

O post mil é uma bela declaração de amor ao futebol, ainda mais aos apreciadores da melancolia, o meu caso. E que bom se ESTE FUTEBOL acabasse. Começaríamos de novo. Vida longa ao futebol de raiz!

Publicado por: Rômulo em junho 6, 2007 3:55 PM

SUELLEN, você sabe muito bem qual a minha missão de vida. Não se faça de desentendido. Além do mais, MUITO TEMPO que eu não falo sobre esse assunto, dá um desconto, tio.

Publicado por: Lila em junho 6, 2007 3:56 PM

Fui eu quem disse que é meramente midiático. Também não acho que esse argumento da trplíce coroa seja válido. Estou para ganhar a recopa porque o grêmio já a ganhou, e gostaria de alcançar o rival.

Agora, ficar brabinho por causa dessa denominação é lamentável.

Isto faz parte do futebol. Se achas que não é tríplice coroa, pronto, mas inserir esta polêmica no debate é querer começar a famosa discussão de 5ª série.

Publicado por: Balvé em junho 6, 2007 3:58 PM

Peraí, tá precisando mais:

o post foi muito bom, Antenor, mas mais que isso, importante. é importante não esquecer. taí, finalmente encontrei uma finalidade pro nome "impedimento". era um lance pessoal.

que a bandeira aqui seja levantada qdo o futebol ultrapassar as fronteiras do que realmente é.

eu tbm voto na camiseta, pela cove. Impedimento - bandeira do (ou pelo) futebol de verdade.

Publicado por: Rômulo em junho 6, 2007 4:10 PM

Li de cabo a rabo o post.

Estás acometido da mesma síndrime de desânimo com futebol que me deu ano passado, só que obviamente muito melhor estruturada e fundamentada, já que entende muito mais do belo esporte bretão que eu.
Mas é inegável: trata-se do desânimo pelo futebol de não conseguir se empolgar nem mesmo quando teu time vai bem.

Relaxa, Savoldi. Quando tu ficar velho e caduco, volta a se emocionar. Vi acontecer com meu pai, é batata. Aposentadoria: vinho todo dia e plantão da Guaíba à noite. Confie em mim.

Publicado por: Hermano em junho 6, 2007 4:34 PM

Balvé loco pro dar o apito inicial...

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 4:37 PM

falando em AGRURAS, estranho convocar o Anderson depois da venda dele ao Manchester (a legislação londrina e de stonehenge diz que jogador pra trabalhar na ilha insossa tem de participar de 75% dos jogos de sua seleçã em dois anos). Tudo bem, mesmo com a convocação, ele não se encaixará exatamente no caso, mas já vai dar pra rolar umas libras e uns pints por fora pra lançar um ENGODO no reglamento.

Sei que o mancebo joga uma bola redonda, mas é inevitável pensar nisso...

Publicado por: fabio em junho 6, 2007 4:52 PM

Lila, concordo plenamente contigo, também não exerço a profissão que gosto, mas enfim...

Se pensarmos no Felipão, ele também se foi "pras Oropa" pra ganhar em Euro. Mas ele merece.

E quanto ao Claiton, ele também já foi o CRAQUE do Inter em outros tempos, te entendo perfeitamente. Mas passou, espero que teu Flamengo também supere essa fase.

Publicado por: Giordano em junho 6, 2007 5:07 PM

"Meu amigo Alexandre Rodrigues prometeu um texto destrinchando melhor o assunto."

o assunto me interessa. aguardarei.


"A arbitragem brasileira é um horror. Basta comparar às partidas de Libertadores com arbitragem de fora daqui. O jogo flui muito mais, e o cai-cai é inibido não por cartões ou reprimendas, mas pelo foda-se."

isso é o que mais me irrita no futebol brasileiro. não só as péssimas arbitragens, mas os péssimos comentaristas de arbitragem que, acho, influwenciaram muito a arbitragem nos últimos anos.


Publicado por: fábio pinto em junho 6, 2007 5:18 PM

>Quando tu ficar velho e caduco, volta a se emocionar. Vi acontecer com meu pai, é batata. Aposentadoria: vinho todo dia e plantão da Guaíba à noite. Confie em mim.

hahahhahahahahha
Se for assim já está bom, Hermano.

Publicado por: Antenor em junho 6, 2007 5:37 PM

Leo insiste em utilizar as técnicas que tanto critica, provocando os debatedores de forma gratuita. Faz parte, mas aqui não negão.

Publicado por: Balvé em junho 6, 2007 5:55 PM

"Relaxa, Savoldi. Quando tu ficar velho e caduco, volta a se emocionar. Vi acontecer com meu pai, é batata. Aposentadoria: vinho todo dia e plantão da Guaíba à noite. Confie em mim."

ahhahahuahua

Hermano muito mestre. A verdade em poucas linhas.

Valeu, Luís Felipe. Já arrumei.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 6, 2007 6:02 PM

bah... larga véio...

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 6:05 PM

bah... larga véio... só tu acha q foi provocação

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 6:07 PM

bah... larga véio...

Publicado por: Léo em junho 6, 2007 6:07 PM

bah... larga véio... só tu acha q foi provocação

Publicado por: Anonymous em junho 6, 2007 6:07 PM

Concordo plenamente com tudo. O futebol virou simplesmente um esporte cínico, e cada vez q eu vejo alguém beijar o distintivo do meu time eu fico de cara...isso devia ser proibido. E um cara que disse q o futebol terminou depois q começaram a colocar a novela no meio...é isso ae...

Publicado por: Carlos em junho 6, 2007 6:30 PM

Também estou de acordo, principalmente com essa palhaçada de Grêmio, Inter, Cruzeiro e Atlético ganharem menos que que os paulistas e cariocas.

Mas, trocando de assunto, fui assistir ao jogo do Grêmio com amigos gremistas em um bar de São José, na Grande Florianópolis (não agüentaria ficar em casa vendo o Figueirense. É muito pro meu coração). E adivinha quem estava lá? O Dinho! Ele mesmo, agora totalmente careca e bastante barrigudo. O homem que deu uma voadora e levou ou soco no nariz na batalha contra o Válber mostrou-se bastante gentil e atendeu a pelo menos uns 50 pedidos de autógrafos. Dizem que ele veio para Floripa participar do lançamento do bar de um amigo e foi lá assistir com a turma. Rolou até um "Dinho, querido, a Geral está contigo".

E a torcida do Fluminense fez barulho aqui. Detonou bares da região do Scarpelli, encheu até mulheres e crianças alvinegras de garrafadas e só não partiu pra cima dos gaviões com tudo porque um policial solitário sacou uma arma e apontou para os cariocas - algo inimaginável para meu povo acostumado a briguinhas provincianas entre Avaí e Figueirense. Tudo isso foi relatado pela minha namorada, que mora ao lado do Scarpelli e me ligou dizendo chorando que "nunca vou querer ir pro Rio de Janeiro". Deve ter sido foda mesmo.

Nesse exato momento, às 1h06, Floripa arde. As torcidas de Avaí e Criciúma (tem bastante aqui também) dirigem-se para a Avenida Beira-mar Norte para festejar a vitória do Fluminense. Moro perto da Ressacada e a cada 15s passa um carro buzinando e alguém gritando "pau no cu do Figueira!". Secador é foda.

Bem, é isso aí. Boa noite a todos e digam a Renato, o gaúcho, que ele é muito admirado por metade de Florianópolis. Até!

Publicado por: Felipe em junho 7, 2007 1:13 AM

Amigu filipe. Nós vai pra florianonópoli purque a genti uza ternu italianu, i semu chique. Fomus roubadu pela arbitragim, purque um arbitro brasileiru tinha qui apitá oji aqui nas vila belmirus. Eu aprendi a soletra a palavra caza oji, i meu personal stilista mi mandou enfiá as gravata nu cu. Tô pensandu nu açunto.

LUXEMBURGO, VAI TOMAR NO CU!!!!!

Publicado por: Luxemburgo-Carlos faleceu em junho 7, 2007 1:25 AM

Felipe, aqui tá pior, me acredite. Moro EM FRENTE às Laranjeiras e tou desde as 4 da manhã ouvindo a porra do hino do Fluminense intercalado com a narração do gol. Rua fechada e o escambau. Mas, de boua, tricolor é foda, não sabe ganhar e deixa a galerinha toda acordada: é buzinaço, funk, hino, gol, caralho de asas.

Pode deixar, Felipe, dou teu recado ao Renato =P

Publicado por: Lila em junho 7, 2007 1:11 PM

Claiton é o pior tipo de jogador. Joga nada, mas acha que joga muito. É taticamente obediente, o que leva os técnicos a escalá-lo sempre, para desespero da torcida. E o pior: NUNCA se lesiona. NUNCA.

Publicado por: Otávio Niewinski em junho 8, 2007 11:05 AM

ggggrrrrrrrreeemmio

Publicado por: pietro em junho 19, 2007 1:27 PM

Eu sou o pior filho da puta que existe.

Fico querendo achar pêlo em ovo de galinha, alegando que o Simon é colorado, esquecendo-me que quando o Simon apitou o grêmio ganhou 8 de 15 jogos contra o Internacional.

E depois fico reclamando de cometários descabidos no IMPEDIMENTO, bem como criticando os comentaristas da crônica nacional por ficarem atrelados a suas opiniões.

Resumindo:

Sou um palhação, chupador de rola.

Abraços a todos.
Antenor Savoldi jR.

Publicado por: Antenor Savoldi jR. em junho 19, 2007 4:51 PM

A quem passar por aqui e interessar possa:

Estamos de olho nestas atitudes.

Publicado por: Vitor VEC em junho 26, 2007 5:29 AM

Antenor, aparentemente chama-se Julio o cara que 'pixou' aí em cima usando o teu nome. Vê aí quando acordar.

Saúdos,

Publicado por: Vitor VEC em junho 26, 2007 5:47 AM

Talvez seja Ernesto. Enfim, que seja, o nome é o que menos importa.
Até.

Publicado por: Vitor VEC em junho 26, 2007 5:49 AM

Busca


Categorias

Arquivos