« E lá vamos nós | Capa | Empates embolam tabela da Segundora »
O Paysandu de Belém-PA, conhecido como "Papão da Curuzu", maior conquistador de títulos de futebol do norte do país, está disputando o Campeonato Brasileiro da Série C - em 2005, o clube ainda participava da Série A. Em 2003, a equipe, inclusive, chegou às oitavas de final da Taça Libertadores.
Era sua primeira participação numa competição continental, e o Papão chegou a vencer o Boca Juniors em pleno estádio La Bombonera, com apenas nove jogadores em campo e tendo como figura destacada o atacante Iarley, que marcou o gol da vitória. No entanto, seu maior título é a Copa dos Campeões de 2002. Na finalíssima desta competição, a equipe paraense ganhou do Cruzeiro pelo placar de 4 a 3. Como o Paysandu havia perdido a primeira partida da final, a decisão foi para os pênaltis, onde o Papão ganhou por três a zero. O principal destaque do time, que, com a conquista, garantiu vaga na Libertadores de 2003, era um centroavante muito conhecido dos gaúchos: Vandick, com passagem por Bahia, Flamengo, Esportivo de Bento, XV de Campo Bom e Juventude (pelo qual fez apenas um gol no Brasileirão de 2000), atualmente vereador em Belém do Pará (confiram aqui o perfil do PARLAMENTAR).
Em uma realidade muito diferente daquela gloriosa nos primeiros anos desse novo século, o Paysandu decepcionou mais uma vez neste domingo, 29, e foi derrotado pelo Araguaína-TO, por 2 a 0, pela quinta rodada do Grupo 2 do Campeonato Brasileiro da Série C. O Papão, com essa derrota, foi melancolicamente eliminado na primeira fase, com uma rodada de antecipação.
Após mais este resultado negativo, o Paysandu continua na lanterna do grupo, com apenas um ponto. Já o “Tourão do Norte”, representante do Tocantins, subiu para a segunda posição, chegando aos oito pontos e precisa vencer para confirmar, no próximo domingo, em casa, a classificação para a segunda fase. O adversário será o ANANINDEUA, líder do grupo, com nove pontos.
Gol de Iarley contra o Boca Juniors.
Final da Copa dos Campeões – 04/08/2002
Paysandu: Marcão; Marcus, Gino, Sérgio (Márcio) e Souza; Sandro, Rogerinho, Lecheva (Vélber) e Jóbson; Albertinho e Valdomiro (Vandick). Técnico: Givanildo Oliveira.
Cruzeiro: Jéferson; Maicon (Rui), Luizão, Cris e Leandro; Augusto Recife, Ricardinho, Vander e Jorge Vágner (Jussiê); Lucas (Joãozinho) e Fábio Júnior. Técnico: Marco Aurélio.
Local: Castelão - Fortaleza.
Público: 5.719
Renda: R$ 40.130,00
Gols: Fábio Júnior, aos 8 minutos do 1º tempo, Vandick, aos 11 minutos do 1º tempo, Vandick, aos 21 minutos do 1º tempo, Cris, aos 39 minutos do 1º tempo, Vandick, aos 40 minutos do 1º tempo, Fábio Júnior, aos 6 minutos do 2º tempo, Jóbson aos 11 minutos do 2º tempo.
Obs: Nos pênaltis, Paysandu 3 x 0 Cruzeiro. Jussiê, Vânder e Ricardinho desperdiçaram para o Cruzeiro. Luis Fernando, Vélber e Jóbson converteram para o time bicolor.
Por Daniel Machado, Marcio Santos e Anderson Fonseca
- Correspondentes do Impedimento em Tocantins
_____________________________________________________________________________
Nota: por lerdeza dos editores, o texto foi publicado após a conclusão da última rodada da primeira fase. O TOURÃO DO NORTE venceu o Ananindeua por 3 a 1 e se classificou em primeiro, junto com o Imperatriz, que venceu o Paysandu por 1 a 0.
Bonito é ver o Sandro Goiano beijando o troféu. Iluminado Sandro.
Publicado por: Gustavo em agosto 6, 2007 1:37 PM
Isso pra mim é triste. É um dos times que fazem falta ao Brasileirão, junto com o Coritiba, Lusa, Guarani, Ponte Preta, Criciúma, etc. Volta Brasileirão com 24 times!
Publicado por: Marcelo em agosto 6, 2007 1:52 PM
o melhor do time era o Jóbson, que desapareceu.
Publicado por: Luís Felipe em agosto 6, 2007 1:54 PM
Como sempre, grande colaboração dos nossos correspondentes em Tocantins.
Valeu, gurizada.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 6, 2007 1:58 PM
O Sandro continua igual, já o Iarley me parece que deu uma envelhecida.
Esse Jóbson é o mesmo do Elifoot II?
E o "papão" merece estar onde está. Times de futebol tem que pensar grande, e não se deixar levar pela camisa do adversário...
http://br.youtube.com/watch?v=phbY1AJwBzw
Publicado por: Araã em agosto 6, 2007 2:08 PM
Paysandu: 1 ponto em 18 disputados. Lamentável.
Enquanto isso, Bahia e Guarani sequem no certame.
Publicado por: Gralha em agosto 6, 2007 2:37 PM
Mesmo vexame dado pela SER Caxias (anti-grenal), que perdeu a vaga pro SSSSSSSPORTIVO!
Publicado por: Gustavo em agosto 6, 2007 3:04 PM
o esportivo, conforme tenho dito, é dos maiores clubes do planeta... acompanhei essa primeira fase e tenho a dizer que... rumo a tóquio, e de tobata!
Publicado por: fernando em agosto 6, 2007 3:15 PM
Coritiba e Lusa devem apodrecer na segundona!
Lusa por não conseguir subir junto com o Grêmio em 2005. Tava com o jogo ganho e se entregou pro Santa Cruz.
Coritiba deve ficar lá, para fazer um Atletiba ano que vem!
Publicado por: Marco em agosto 6, 2007 3:26 PM
Bom Marcelo...rs, a volta do brasileirão com 24 clubes e o velho, mas emocionante MATA-MATA onde o ultimo classificado pode ser CAMPEÃO, não é SANTOS 2003.
Publicado por: Anderson Fonseca em agosto 6, 2007 4:20 PM
Lusa é time de segunda. No máximo pode ser considerado um daqueles que sobem pra cair no ano seguinte (vide Santa Cruz, Fortaleza, América-RN e Náutico).
Achei que isso não tinha discussão.
Publicado por: Gralha em agosto 6, 2007 4:45 PM
Colorados guardam um carinho especial pelo paysandu.
Principalmente esse time de 2002.
Publicado por: André K em agosto 6, 2007 6:03 PM
Colorados guardam um carinho especial pelo paysandu.
Principalmente esse time de 2002.
Publicado por: Anonymous em agosto 6, 2007 6:03 PM
Assim como todos os gremistas tem carinho pelo Criciúma, e a lusitana não pára de girar.
A Lusa sempre foi um time honesto, apesar de ultimamente ter sido abandonada pela sua torcida. Pena. Quando eu era guri, jamais imaginei um brasileirão sem a Portuguesa e o Canindé com aquela iluminação de CANDIEIRO.
Publicado por: Francisco Luz em agosto 6, 2007 6:16 PM
e o Internacional era FREGUÊS DE CADERNO da Portuguesa no Canindé. Inclusive, se não me engano, tomou 3 da Lusa na sua derradeira oportunidade na primeira divisão, com show do Ricardo Oliveira.
Publicado por: Luís Felipe em agosto 6, 2007 6:38 PM
A Lusa pode subir esse ano. E a torcida até tem comparecido.
O Bahia, além de ter o melhor aproveitamento na primeira fase (100%) mais uma vez é o líder em média de público se contarmos as séries A, B e C do Brasileirão.
(Pra quem perguntou num post antigo se o Grêmio ainda tem a maior média na série A, digo que está em terceiro (5° contando-se os A, B e C). O líder da série A é o Sport...
E com as 3 melhores rendas de público divididas entre 3 nordestinos (Bahia, Sport e Sta Cruz), e mais os argumentos de PAC, distribuição de renda e atrativos turísticos, dá pra pensar melhor a razão de se investir nesses estados para receberem novos estádios.
Publicado por: izabel em agosto 6, 2007 8:44 PM
o Iarley foi contratado pelo Boca inclusive por causa desse jogo, e vestiu a 10 lá!
Mas hoje em dia tá meio na onda de ex-jogador, junto com o Judas Cristian... daí é triste...
Adriano e Porcellis no ataque DJÁ! hehehe
Publicado por: Rudi em agosto 6, 2007 9:24 PM
Ahora nuevo dueño argentino y bostero.
Grande Iarley
Publicado por: Anderson Fonseca em agosto 6, 2007 11:32 PM
Obrigado izabel. Eu tinha perguntado qual era a melhor média de público. Realmente teus argumentos para construirem novos estádios são fortes.
Publicado por: Marco em agosto 7, 2007 9:47 AM
Acho que "eternização do PT no poder" explica melhor a razão de eleger o NE como destino principal de investimentos em novos estádios.
Publicado por: Gustavo em agosto 7, 2007 11:18 AM
Gustavo, eu acho que estádios sempre abarrotados de gente e ser o pólo turístico do país, são razões mais plausíveis.
Publicado por: Vinicius em agosto 7, 2007 1:32 PM
Sem falar que o Pará fica na região norte :D
Publicado por: Vinicius em agosto 7, 2007 1:39 PM
essa de "pólo turístico" é pra matar.
se quisessem MESMO "incentivar" o turismo por lá, poderiam construir e manter algo mais necessário.
ESTRADAS, por exemplo.
Publicado por: dante em agosto 7, 2007 1:47 PM
Não estou defendendo o governo. Aliás, pretendo pedir folga do trabalho quando o Lulla vier divulgar o PAC, só para vaiar.
Eu só quis dizer que não necessariamente tem a ver com o [insira teu xingamento aqui] do governo nordestino a escolha da construção dos estádios.
Publicado por: Vinicius em agosto 7, 2007 1:55 PM
ou quiçá aeroportos, né Dante?
não é pra matar, não... a idéia é entrada de euros e dolares. e vc já tentou ir do RS para Natal? fará agradáveis escalas em São Paulo, Vitória, Ilhéus, Salvador, Aracaju, Recife e, finalmente, chegarás ao seu destino.
Publicado por: izabel em agosto 7, 2007 2:13 PM
é isso, iza.
construir ESTÁDIOS por causa do TURISMO é a maior falácia do mundo.
e na verdade nem precisa construir + aeroportos ou estradas, basta manter BEM os que já existem.
Publicado por: dante em agosto 7, 2007 3:59 PM
Na boa Vinícius. Eleger Natal (cidade de uns 400 mil habitantes) e Maceió (600.000) como possíveis sedes da Copa só pode ser piada.
E, não dá pra negar, se não fosse pelo Nordeste, talvez Lulla nem teria sido reeleito. Portanto, acho que o meu argumento tem algum sentido.
Publicado por: Gustavo em agosto 7, 2007 4:31 PM
Gustavo, a não ser que escolham ambas, acho que faz todo o sentido. Ou tu esperas que uma Copa realizada em um país do tamanho do Brasil aconteça só na metade de baixo?
Não, eu não concordo com a Copa no Brasil.
Publicado por: Vinicius em agosto 7, 2007 9:01 PM
Vinicius: acho que sim. Acho que se esperava que a Copa ficasse somente na metadem, quiçá no terço, de baixo. "e se não fosse o nordeste" ... imagina dizer "e se não fosse o sul-sudeste, o Serra nem seria re-eleito". Nenhum sentido.
Dante, falei de brincadeira. Não é falácia. É um argumento real.
Também não quero a Copa, porque a razão real de sua realização, e que nunca será mencionada, é a roubalheira desgraçada parando no bolso da corja.
Realmente, os governadores amigos da situação têm mais chances de sediar os jogos. Mas política é isso, né Gustavo? "manter a base aliada", dar resposta a sua base eleitoral. É dada como certa a participação de Salvador (Governador ex Ministro do Trabalho) Pelo menos o tamanho da cidade (em população, a 3° maior do país) ajudam. E é um dos destinos mais visitados por turistas. Alagoas, do Calheiros, amigo de infância de Ricardo Teixeira segundo a Folha de SP, também tava forte no páreo, mas com a atual conjuntura deve ser descartado.
Publicado por: izabel em agosto 7, 2007 10:04 PM
Vinicius: acho que sim. Acho que se esperava que a Copa ficasse somente na metadem, quiçá no terço, de baixo. "e se não fosse o nordeste" ... imagina dizer "e se não fosse o sul-sudeste, o Serra nem seria re-eleito". Nenhum sentido.
Dante, falei de brincadeira. Não é falácia. É um argumento real.
Também não quero a Copa, porque a razão real de sua realização, e que nunca será mencionada, é a roubalheira desgraçada parando no bolso da corja.
Realmente, os governadores amigos da situação têm mais chances de sediar os jogos. Mas política é isso, né Gustavo? "manter a base aliada", dar resposta a sua base eleitoral. É dada como certa a participação de Salvador (Governador ex Ministro do Trabalho) Pelo menos o tamanho da cidade (em população, a 3° maior do país) ajudam. E é um dos destinos mais visitados por turistas. Alagoas, do Calheiros, amigo de infância de Ricardo Teixeira segundo a Folha de SP, também tava forte no páreo, mas com a atual conjuntura deve ser descartado.
Publicado por: izabel em agosto 7, 2007 10:08 PM
O pessol é contra a Copa. Mas se falam em realizá-la querem na sua cidade. Por mim que seja no Nordeste. Mas é bem provável que os estádios estejam muito vazios durante o troneio!
Publicado por: Marco em agosto 8, 2007 12:11 AM
Se a copa for no Nordeste, concerteza vai se a copa das VAIAS porque os idiotas dos nordestinos só sabem torcer para o MENGÃO e o VASCÃO...
Publicado por: Anderson Fonseca em agosto 8, 2007 8:57 AM
Gustavo, geiselrkirschen (é assim?) uma das sedes da última copa tinha 100 mil habitantes.
tamanho da cidade não tem nada a ver, estrutura é o que vale, não estou aqui dizendo que natal e maceió possuem essa estrutura, mas que cidade brasileira possui hoje?
Publicado por: Rudi em agosto 8, 2007 9:27 AM
rudi, a alemanha é do tamanho do estado do rio grande do sul.
Publicado por: dante em agosto 8, 2007 10:32 AM
Anderson Fonseca: voce deve ser filho de nordestino e neim sabe, ou sebe e por isso ta com essa raiva toda... para quem não sabe Natal possui uma populaçao de aproximadamente 800 mil habitantes, uma cidade que possui estrutura para suportar a migração de turistas assim como voce, pois se gosta de futebol, vai querer assistir ao jogos, se não gosta, não sei neim por que ta escrevendo discutindo sobre a copa. Caso Natal ganhe o direito de ser uma das cidades a sediar a copa, um novo estadio sera construido, lembrando que faltam aproximadamente 7 anos, o projeto ja esta em andamento. E não se preocupe, a probabilidade de voce ser assaltado aqui é menor do que a da tua esquina, ai no "sudeste". realmente em macal, não vejo o porque de ser la, ja que existem cidades pelos arredores com melhor estrutura... Mas Natal tem sim condiçoes para tal.
Publicado por: felipe em novembro 26, 2007 12:41 PM