« Vaga com as calças na mão | Capa | São Paulo permance na ponta, Flamengo respira e dupla Gre-Nal se segura no apitazo »
Em 1974, depois de subir muito, Jean Marie Faustin de Godefroid Havelange conquistou a cúpula da FIFA. E anunciou:
– Vim vender um produto chamado futebol.
Desde então, Havelange exerce o poder absoluto sobre o futebol mundial. Com o corpo grudado no trono, rodeado por uma corte de vorazes tecnocratas, Havelange reina em seu palácio de Zurique. Governa mais países que as Nações Unidas, viaja mais do que o Papa, e tem mais condecorações que qualquer herói de guerra.
Havelange nasceu no Brasil, onde é dono da Cometa, uma das principais empresas de transporte rodoviário interurbano, e de outros negócios especializados na especulação financeira e na venda de armas e seguros de vida. Mas suas opiniões são muito pouco brasileiras. Um jornalista inglês, do Times de Londres, lhe perguntou:
– O que mais lhe dar prazer no futebol: a glória? A beleza? A vitória? A poesia?
E ele respondeu:
– A disciplina.
Este idoso monarca mudou a geografia do futebol e transformou-o num dos mais esplêndidos negócios multinacionais. Em seu mandato, dobrou a quantidade de países nos campeonatos mundiais: eram dezesseis em 1974, serão trinta e dois em 1998. E pelo que se pode adivinhar através da neblina dos balanços, os lucros que esses torneios rendem multiplicaram-se tão prodigiosamente que aquele famoso milagre bíblico, o dos pães e os peixes, parece piada.
Os novos protagonistas do futebol mundial, países da África, Oriente Médio e Ásia, dão a Havelange uma ampla base de apoio, mas seu poder se nutre, sobretudo, da associação com algumas empresas gigantescas, como a Coca-Cola e a Adidas. Foi Havelange quem conseguiu que a Adidas financiasse a candidatura de seu amigo Juan Antonio Samaranch à presidência do Comitê Olímpico Internacional. Samaranch, que durante a ditadura de Franco soube ser homem de camisa azul e braço estendido, é desde 1980 o outro rei do esporte mundial. Ambos manejam enormes somas de dinheiro. Quanto, não se sabe. Eles são muito recatados em relação a isso.
Páginas 142 a 144 de Futebol ao Sol e à Sombra (L&PM Pocket, 2004 - 230 páginas), de Eduardo Galeano. Quando fala de futebol, Galeano é respeitável. Esse livro tem muitos textos geniais, sempre vale a pena relembrar.
Amanhã tem mais.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Havelange = pacto de imortalidade?
Publicado por: Rudi em agosto 25, 2007 2:33 PM
eu li em julho agora o "Invasão de Campo", que fala sobra a família Dassler, fundadores de Adidas e Puma, muito interessante também. fala sobre havelange, blatter, e todas as falcatruas por trás da guerra das marcas.
livrinho bem divertido.
Publicado por: bruno em agosto 25, 2007 3:02 PM
Não só quando fala de futebol, Douglas. "Veias abertas da América Latina" é uma obra-prima.
Publicado por: Giordano em agosto 25, 2007 3:28 PM
Ceconello, esse livro é o único "tragável" do Galeano. Apesar de ele destilar o seu costumeiro recalque, é sobre futebol. Pelo futebol agüento assistir Sapucaiense 3-0 Bagé num campo completamente alagado, que dirá um livro desse uruguaio...
P.S.: A TV COM passará um jogo da Segundona todos os sábados! Semana que vem, confronto de líderes na Boca do Lobo - Pelotas x Sapucaiense.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 25, 2007 5:38 PM
Sanchotene, és parente do prefeito de uruguaiana?
Publicado por: Rudi em agosto 25, 2007 7:06 PM
COLOMBIA EXPORT SALVA A PÁTRIA!!
Publicado por: Anonymous em agosto 25, 2007 8:02 PM
EM CHAMAS!!
Publicado por: VITOR VEC em agosto 25, 2007 8:03 PM
Inda bem qu eo Inter marcou esse gol no final.
PATÉTICO PARANAENSE = PIOR TIME
Publicado por: Vitor VEC em agosto 25, 2007 8:13 PM
Sou parente do "tio" Felice, sim, Rudi. Ele é primo do meu pai.
P.S.: Juizão colaborou com o Colorado hoje. Falta duvidosa a um metro da área e... "Cal"!
P.P.S.: Com o Grêmio, o gol no fim teve seu ponto polêmico. A bola bate no braço do Marcel (nenhuma intensão), escapa do goleiro e sobra para "são" Patrício, padroeiro da Irlanda. Gol e um pontinho quando não mais o merecíamos.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 25, 2007 8:15 PM
Gol do Gremio escandalosamente roubado.
Juiz do jogo do inter um completo pateta.
Temos q admitir, fomos muito, mas muito favorecidos pelos juizes...q são péssimos, todos.
Publicado por: Carlos em agosto 25, 2007 8:27 PM
A bola bateu no braço. Sinceramente, acho que deveria ter sido anulado, mas só acho. O raciocínio é do tipo "o futebol não poderia ser decidido assim", mas a regra só fala em intencionalidade e intenção não houve. E aí?!
Já intensão houve, basta ver a reação dos jogadores do Flu.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 25, 2007 8:40 PM
Carpeggiani demitido, e o dirigente me diz que a camisa do Corinthians joga sozinha.
Fala sério
ta facil ser dirigente
Publicado por: Matheus em agosto 25, 2007 9:01 PM
Pior entrevista da história do radio-jornalismo esportivo gaúcho, quiçá mundial, ocorre agora na Guaíba. Desliguei quando comecei a lacrimejar de tão ruim. Pegaram o Píffero e só fizeram perguntas rídiculas e impertinentes sobre a grandeza... do GRÊMIO!
PQP!
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 25, 2007 9:07 PM
Pois é Vitor, quero ver algum gáucho admitir que a dupla GRENAL foi FAVORECIDA pela arbitragem. Quanto é time de outro estado vcs descem a lenha, e agora, como fica ?
Publicado por: Eduardo Augusto em agosto 26, 2007 1:22 PM
No clicrbs de hoje "..Jonas foi derrubado quase na risca da grande área. O juiz marcou pênalti erroneamente e Alex não desperdiçou: 1 a 0", bando de cegos, na risca é piada, foi muito e muito fora da área... depois vcs reclamam quando são garfados, quero ver agora
Publicado por: Eduardo Augusto em agosto 26, 2007 1:25 PM
Na minha opinião, o Galeano tem outros textos bem respeitáveis sim, não apenas sobre o futebol. Eu fico irritado com essa assepsia intelectual que grassa por aí, nas faculdades de jornalismo inclusive. Tudo que soa um pouco "panfletário", é tratado como lixo. Mas, como diz um amigo meu, é a miiiiiiiiiiinhaaaa opinião.
Publicado por: Cassol em agosto 26, 2007 1:35 PM
O gol do Grêmio foi legal. Ponto!
Publicado por: LARÁPIO DO SANCHOTENE em agosto 26, 2007 2:52 PM
As arbitragens andam um lixo completo, cada jogo é uma desgraça. Gols muito irregulares de Inter e Grêmio. Nenhum problema em admitir.
Se eu gostei? É claro que sim. Por mim o Inter pode ser favorecido sempre pela arbitragem que eu vou gostar. Mas não tenho problema em admitir que tenha ocorrido um erro grosseiro.
Vitor em chamas! Sensacional.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 26, 2007 3:16 PM
Douglas, se vc pensa assim, então consideremos que o Corinthians foi o legítimo campeão de 2005, afinal quem torce pelo time paulista deve ter gostado, mesmo admitindo o erro do penalti não marcado (E vamos considerar que o penalti seria gol, já que penalti marcado não é sinônimo de gol, afinal o batedor pode errar a cobrança), assim como vc gostou pelo gol de ontem.
Agora, no jogo do Grêmio, a regra de futebol no RS permite o atacante tirar a bola do goleiro com mão, e não venha com essa de INvoluntário.
Publicado por: Zé Carlos em agosto 26, 2007 3:27 PM
Uma coisa é os corintianos terem gostado do título, outra bem diferente é ter sido legítimo. Ontem o Inter ganhou, eu fiquei feliz, mas não foi legítimo.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 26, 2007 4:06 PM
o gol do gremio nao foi legal, o gol foi muito massa.
gostinho de roubado eh ainda melhor...hehe
Publicado por: Anonymous em agosto 26, 2007 4:18 PM
erro do juiz nos 2 lances, SIM
inter merecia vitória pelo volume de jogo? SIM
grêmio merecia empate pelo volume de jogo? SIM
ou seja, dane-se... hehehe
Publicado por: Rudi em agosto 26, 2007 4:45 PM
Sanchotene, morei 2 anos lá e conheci teu tio
me explica essa história de são patrício, padroeiro da irlanda, perdi a piada
Publicado por: Rudi em agosto 26, 2007 4:49 PM
O gol salvador foi do Patrício. Só isso.
Rudi, eu gosto de Uruguaiana, é uma coisa minha e tal, e por isso mesmo te pergunto: que m*rd* fizeste para ficar DOIS ANOS lá?!
Eu falo sério quando afirmo que o gol do Grêmio foi regular. Até escrevi antes que deveria ter sido anulado. Mudei de idéia.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 26, 2007 6:11 PM
Eu fui a trabalho, trabalhei 2 anos lá, depois vim trabalhar aqui em brasília, faz ano e meio...
Eu achava um lugar simpático, com lugares legais, e adorava o X do joão pedro... e a maionese do cambroa... comer no alejandro e comprar bud de litro em libres... enfim...
Mas era longe demais das capitais... hehehe
Publicado por: Rudi em agosto 26, 2007 6:23 PM
Sancho, o jornalismo esportivo da Guaíba está em entropia faz alguns anos, vai de mal a pior.
Qualquer matéria esportiva da Guaíba-AM-Reino de Deus é ruim e mal-feita. É impressionante.
Publicado por: Luciano em agosto 26, 2007 8:05 PM
Eu faço uma grande diferença entre o juiz errar e o resultado ser legítimo.
Douglas e Zé Carlos, eu realmente não encaro o campeonato de 2005 como "roubado". Aquele lance do penal em tinga foi erro, sim. Como outros que aconteceram, pros dois times, durante o jogo.
E como estava impedido o gol do inter contra o brasiliense, rodadas antes, e que, se não tivesse sido gol, o Corinthians já teria sido campeão antes do confronto.
Douglas, se eu considerasse o título como "roubado" não estaria feliz. Se fosse comprovada uma máfia, compra de juiz e etc, ia querer ver o time punido (como juventus, milan e etc ano passado). Acho que boa parte dos corintianos não ficaria "feliz" com um título ilegítimo. Mas com o título que veio depois de jogos com erros, para todos os lados como sempre, CLARO que tou feliz.
Sinceramente, acho ridículo quando toda a discussão pós jogo está baseada no erro ou não (roubo ou não) do juiz.
É como fazer a análise do 3x1 botafogo e Corinthians baseado no erro do Gaciba (2° gol do botafogo). O gaciba errou (e vem errando sempre). Foda-se. O corinthians perdeu. Não há volta nisso. Agora é tentar vencer em casa por 2x0.
E, voltando aos elogios que fiz no post do seu Altemir, só pra falar MINHA opinião: essa discussão juiz-ladrão-que-facilita- pros-"pauli-cariocas" é ficar na mesmice. É dizer o que toda a mídia vai dizer.
(pra me deculpar com os paulistas e caricoas que lêem isso aqui: essa expressão "pauli-carioca" não é minha. sei que é risível. conheço a rixa que distancia cada item desse binômio. como gaúcho-catarina ou baiano-pernambucano).
Publicado por: izabel em agosto 26, 2007 8:30 PM
erros acontecem sim, o problema do campeonato de 2005 não ficou nas arbitragens que favoreceram mais um time ou outro ou enfim... o problema foi que anularam-se 11 jogos baseados na palavra de um cara que não tinha confiança... eu acho que faltou critério na anulação destes jogos, e neles o corinthians foi beneficiado...
de qualquer maneira não foi a primeira vez que um campeonato ficou manchado pelas mais diversas coisas... como a copa união de que a cbf fez uma confusão e tem 2 times que comemoram como campeão, a copa jh que foi uma das coisas mais bizarras que eu já vi... enfim, a questão não é dizer "o corinthians ou qualquer outro time não vale nada pq ganhou em lance roubado e tals" isso é bobagem, mesmice e até ingenuidade
futebol se analisa jogo a jogo... a soma de erros pode mudar o resultado de um campeonato? pode, mas assim como os erros de um atacante que manda 10 bolas pra fora em 10 jogos diferentes que poderiam representar 30 pontos pra sua equipe...
acho temerário colocar toda essa responsabilidade sobre conquistas de títulos ou não em arbitros, o futebol é mais do que isso, a arbitragem brasileira é uma merda? sim, é, mas não é pior que a francesa ou a italiana, por exemplo.
Publicado por: Rudi em agosto 26, 2007 8:54 PM
ah izabel, mas não foge do que foi questionado em tópicos anteriores, e cadê o ensaio da árbitra do impedimento? hehehe
Publicado por: Rudi em agosto 26, 2007 8:57 PM
Bah, izabel...eu sou gremista, mas dizer q o titulo de 2005 não foi roubado por vcs é piada...piada total...nunca em nenhum planeta se viu anular jogos jogados, terminados por um depoimento de um cara totalmente vendido...assim como em 2006 comprovadamente venderam-se resultados pro teu time tão amado não cair...palhaçada...
Publicado por: Carlos em agosto 26, 2007 11:29 PM
em nenhum planeta mesmo, Carlos?
primeiras páginas do google. tava atrás de um jogo anulado ano passado na europa, mas essa internet 2.0 fica me dando notícias brasileiras. pena. seguem aí umas curiosidades antigas:
jogo anulado em 47. Atlético e Coritiba
http://www.millarch.com.br/ler.php?id=4824
trapalhada da federação paranaense, que anulou, depois voltou atrás.
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2006/interna/0,,OI955946-EI6200,00.html
Esse foi um flaflu bem antigo. Bem bizarra essa história.
http://br.geocities.com/so_quer_futebol/flaflu.htm
no mais, se foi piada, ótimo. senta aí e dá risada.
Publicado por: izabel em agosto 27, 2007 12:20 AM
é preciso saudar a volta da pancadaria em grenais apenas DENTRO DE CAMPO, como foi citado pelo Impedimento em 1/nov/06.
Publicado por: Luís Felipe em agosto 27, 2007 9:38 AM
Gosto muito de Galeano. Complementando o comentário do Giordano, "As mulheres" também é um livro delicioso.
Sobre o "Futebol do Sol à Sombra", adoro demais a piadinha que ele faz quando comenta os fatos que marcaram o mundo em cada um dos anos que tiveram Copas do Mundo e cita a mesma notícia, da expectativa dos órgãos internacionais quanto a queda de Fidel "em questão de horas". Daqui pra próxima Copa, ele acerta. Não pra felicidade dele, claro.
Publicado por: Gabriel Ramalho em agosto 27, 2007 10:14 AM
Gosto muito de Galeano. Complementando o comentário do Giordano, "As mulheres" também é um livro delicioso.
Sobre o "Futebol do Sol à Sombra", adoro demais a piadinha que ele faz quando comenta os fatos que marcaram o mundo em cada um dos anos que tiveram Copas do Mundo e cita a mesma notícia, da expectativa dos órgãos internacionais quanto a queda de Fidel "em questão de horas". Daqui pra próxima Copa, ele acerta. Não pra felicidade dele, claro.
Publicado por: Gabriel Ramalho em agosto 27, 2007 10:17 AM
Tu vês, Gabriel, foram as partes que eu achei mais ridículas...
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 27, 2007 10:19 AM
Sei o quanto isso é improdutivo, mas não consigo me segurar com essa choradeira dos colorados em 2005. Duas verdades:
1) Zveiter fez o certo
Diante das circunstâncias, tinha algo mais correto do que repetir todos os jogos sob suspeita do campeonato? Ou queriam que julgassem se cada um foi mais ou menos roubado para ver se repete? Se não tivessem repetido todos, aí sim dava margem pra meia dúzia de times desacreditarem o campeonato.
2) O Inter perdeu pra ele mesmo
Foi um absurdo aquele não-pênalti no Tinga? Claro que foi. Mas o Inter perdeu aquele Brasileirão mesmo depois de derrotas patéticas na reta final do campeonato. Três em especial: virada do Juventude no Jaconi, derrota de 3 pro Paraná em um jogo armado em Cascavel pro Inter jogar em casa (alguém aí nega esse vexame?) e, na última rodada, a 3 pontos do Corinthians, não tiveram a decência de vencer um Coritiba JÁ REBAIXADO.
Vale aqui o conselho que o Douglas deu outro dia pro Botafogo: se não quer ser prejudicado vira-e-mexe como todo mundo, organiza um campeonato e joga sozinho.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 10:30 AM
Cauê, sou colorado, mas diante das circunstâncias eu radicalizaria um pouco mais, ANULARIA O CAMPEONATO... simples, afinal, quem garante que foram só aqueles 11 jogos? e quem garante que o cara não falou falou falou e não fez nada em nenhum? se a credibilidade tinha ido pro ralo, qualquer tentativa de continuar o campeonato seria fraca.
apenas achei que foi precipitada a questão da anulação dos jogos sem uma analise mais aprofundada... e se o que estivesse em jogo era só a credibilidade mesmo, porque continuar com o campeonato?
Publicado por: Rudi em agosto 27, 2007 10:36 AM
"Eu falo sério quando afirmo que o gol do Grêmio foi regular. Até escrevi antes que deveria ter sido anulado. Mudei de idéia."
Pra quem já disse que aquele pênalti contra o Grêmio na Batalha dos Aflitos NÃO EXISTIU... nenhuma surpresa.
Publicado por: Otávio Niewinski em agosto 27, 2007 10:47 AM
Rudi, e mandaria quem pra Libertadores em 2006? Aquela que vocês ganharam, lembra?
Meio radical essa tua alternativa de "se eu não ganho, ninguém mais ganha".
E sobre o sem-vergonha do Edilson, provavelmente ele fez isso mesmo: falou falou e não fez nada. Mas fato é que nesse caso não podia ter margem para dúvida. Se estava sob suspeita, tinha de ser repetido.
Não existe meio roubo. Naquela situação o Zveiter fez o que restava a ele fazer.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 11:04 AM
Caue, tão certa foi a decisão que o Inter foi ameaçado de não jogar a Libertadores se continuasse brigando pelo título na justiça, que MUITO PROVAVELMENTE reverteria a decisão.
E faltou lembrar dos tropeços do Corinthians também.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 27, 2007 11:08 AM
Não posso concordar com a idéia de que o Zveiter fez a coisa certa. Mas concordo que não foi o único fator a determinar o não-campeonato do Inter. Geralmente, ao final do campeonato, toda torcida do time que chegou perto do título mas não conseguiu, lamenta os 3 pontos perdidos pro Fulano, o empate no último minuto obtido pelo Ciclano, etc. Mas isso acontece sempre.
O Otávio não pode estar falando sério.
Publicado por: Gustavo em agosto 27, 2007 11:13 AM
Tá, então se o Inter ganhar o campeonato por 1 ponto de diferença, então vamos considerar que não foi legitimo pq são pontos corridos, e da mesma maneira que o Corinthians ganhou com ajuda do juiz o jogo do Inter, o colorado tb ganhou algumas no apito
Publicado por: Eduardo Augusto em agosto 27, 2007 11:27 AM
Como assim, Douglas? Se a decisão de refazer os jogos foi do STJD, em que instância da Justiça restava ao Inter recorrer?
À Justiça comum. E quem ingressa nessa é punido pela Fifa com toda a razão, pois aquele teu "muito provavelmente" vai ficar a critério de um juizão amigo que vai impor uma sentença tendo o mesmo discernimento de futebol que eu, tu ou a torcida do Mengão temos da questão.
É claro que não foi bom mandar repetir mais de 10 jogos por causa de um juiz ladrão, mas não consigo pensar em alternativa que poderia ter sido melhor. Ou mais justa.
Sobre os tropeços do Corinthians, tropeçou menos que todos os outros, logo foi campeão. Simples assim.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 11:27 AM
Otávio, nos Aflitos, houve dois pênaltis: um cometido pelo Domingos (assinalado e perdido); e outro pelo Galatto (não-assinalado). O do Nunes NÃO foi pênalti, mesmo!
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 27, 2007 12:10 PM
Para completar, o campeonato de 2005 foi uma vergonha. Não se poderia anular NENHUM dos jogos (procedimento da Série B, por exemplo). Óbvio que o Inter poderia ter sido campeão contra tudo isso, mas, convenha-se, ficara MUITO MAIS DIFÍCIL.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 27, 2007 12:18 PM
Douglas,
por que a justiça MUITO PROVAVELMENTE reverteria a decisão?
Publicado por: André K. em agosto 27, 2007 12:30 PM
Douglas,
por que a justiça MUITO PROVAVELMENTE reverteria a decisão?
Publicado por: André K. em agosto 27, 2007 12:31 PM
Claro, nenhum dos jogos apitados comprovadamente por um juiz inidôneo deveria ter sido anulado. Por que? Pra colorado não chorar. Melhor argumento.
Na série B os jogos não foram anulados porque, embora apitados por um filhodaputa, não entravam no bolão que ele estaria ajudando a manipular.
Bom senso às favas nesses comentários, pelamordedeus...
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 12:41 PM
"Douglas,
por que a justiça MUITO PROVAVELMENTE reverteria a decisão?"
Pela interferência externa em resultado de campo, no mínimo. Ou ações de torcedores alegando prejuízo na condição de consumidor. Qualquer coisa, mas é provável que houvesse uma escaramuça muito grande, uma briga de liminares, algo assim. Muitos juízes já haviam decidido antes pela não anulação dos jogos. No STJD era muito fácil, já que era o Zveiter avaliando uma decisão do Zveiter. Magistrado que acabou se mostrando incapacitado, pois acumulava funções em diferentes cortes.
"Claro, nenhum dos jogos apitados comprovadamente por um juiz inidôneo deveria ter sido anulado. Por que? Pra colorado não chorar. Melhor argumento."
Caue, me diga em que campeonato de que lugar no mundo houve uma decisão semelhante? E todos sabemos que o BRASIL não é exatamente o BASTIÃO DA JUSTIÇA E DA CORREÇÃO JURÍDICA.
Não questiono o direito dos corintianos em festejarem o campeonato, mas não sou obrigado a admitir que foi legítimo.
"É claro que não foi bom mandar repetir mais de 10 jogos por causa de um juiz ladrão, mas não consigo pensar em alternativa que poderia ter sido melhor. Ou mais justa."
Aguardo ansiosamente os teus argumentos defendendo a real existência do Papai Noel e do Coelho da Páscoa.
Convenhamos que, se recentemente levantou-se a suspeita de favorecimento do Corinthians para não ser rebaixado, não é nenhum descalabro imaginar que possa ter ocorrido algo semelhante em 2005.
E o que mais me irrita nesta história não é nem o fato de ter perdido o campeonato de 2005, mas sim os gremistas que não conseguem enxergar além da rivalidade e se contentam em rotular a história como "choro de colorado" e fazem força para avaliar a coisa toda como "normal e justa".
Reparem que em nenhuma vez nesta discussão eu falei do pênalti no Tinga, que, por mais absurdo que tenha sido, é situação de jogo.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 27, 2007 1:07 PM
"Caue, me diga em que campeonato de que lugar no mundo houve uma decisão semelhante?"
vários jogos já foram anulados por problemas de arbitragem. já li um artigo sobre isso e não me lembro da lista, mas o último foi nas eliminatórias asiáticas da última copa do mundo.
houve irregularidade na cobrança de um pênalti. o juiz, ao invés de mandar voltar a cobrança, deu falta em dois lances para a seleção que defenderia o pênalti. A FIFA anulou o jogo, que teve qu ser jogado novamente.
Publicado por: fabão em agosto 27, 2007 2:07 PM
Achar que os juizes decidem campeonato é paranóia. Achar que eles não decidem é ingenuidade. Ou seja, é claro que os juizes sentem a pressão do campo. É claro que eles também torcem. É claro que os que comandam a arbitragem protegem Corintias e Flamengo (foi por isso que o juiz deu o pênalti para o Inter). É claro quer o Zveiter tinha na mão a tabela e uma calculadora quando resolveu repetir os jogos. É claro também que o Inter poderia ter vencido tudo isso. Mas é claro que, mesmo asim, não foi justo. Fazer o que então? Tentar resistir ao roubo, denunciando. Ver que muitas vezes é simples erro da arbitragem, que muitas vezes nos favorece. Encarar que faz parte do futebol, é um fator a mais a ser vencido. O que não dá é pra aguentar o choro eternamente. Se não tem que trazer também o pessoal do Nacional pra chorar, que mais justamente do que qualquer outro caso foi vergonhosamente roubado (intencionalmente?). Se não o fosse, só haveria até hoje um campeão do mundo no RS. Ou não?
Publicado por: João em agosto 27, 2007 2:08 PM
"O que não dá é pra aguentar o choro eternamente. Se não tem que trazer também o pessoal do Nacional pra chorar, que mais justamente do que qualquer outro caso foi vergonhosamente roubado (intencionalmente?). Se não o fosse, só haveria até hoje um campeão do mundo no RS. Ou não?"
"mais justamente do que qualquer outro caso"
"mais justamente do que qualquer outro caso"
"mais justamente do que qualquer outro caso"
"Se não o fosse, só haveria até hoje um campeão do mundo no RS. Ou não?"
"Se não o fosse, só haveria até hoje um campeão do mundo no RS. Ou não?"
"Se não o fosse, só haveria até hoje um campeão do mundo no RS. Ou não?"
Parei de discutir.
Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 27, 2007 2:19 PM
Douglas, sobre outros jogos anulados, eu escrevi um post ontem, respondendo ao Carlos. Como tinha uns links, tá preso aí no filtro do impedimento, aguardando que vc avalize o pedido ;-)
O fato da FIFA impedir chegar na justiça comum é justificado em seu próprio comentário: "mas é provável que houvesse uma escaramuça muito grande, uma briga de liminares, algo assim". Vamos tentar calcular EM QUE SÉCULO terminaria o campeonato de 2005. E quem iria pra liber, sulamericana e etc.
João:"É claro que os que comandam a arbitragem protegem Corintias e Flamengo".
Juro que pra mim não é tão claro assim. Fica menos claro ainda quando penso que fomos os últimos a conquistar um brasileiro, dentre todos os que escrevem neste Impedimento (fora o Felipe catarina, claro ;-)
Menos claro ainda quando lembro que foram 22 anos de jejum. Mesmo assim já éramos líderes em audiência, e maior torcida no sudeste. Terminamos essa fase com uma bela capa na revista Veja. Único time até hoje.
E o que tá menos claro ainda é o porquê do Inter ter votado novamente no Ricardo Teixeira. Se é tão desfavorecido assim, por que não tentou mudar? Depois de assistir à cena patética do Fernandão dando a volta olímpica em 2005 e ainda respondendo ao repórter "tamos dando a volta porque o diretor mandou". Aí o diretor (sei q é outro) vai lá e vota no mesmo cara.
Mas o Corinthians é que é o imoral da história.
JURO, que não consigo entender essa lógica.
Publicado por: izabel em agosto 27, 2007 2:25 PM
Não pode ir para a Justiça porque, nesse caso, não vai ganhar quem se quer que ganhe, oras. O campeonato de 87 foi parar lá e o Sport levou com pompa e circunstância.
Publicado por: Paulo Roberto Sanchotene, RS em agosto 27, 2007 2:31 PM
"Fica menos claro ainda quando penso que fomos os últimos a conquistar um brasileiro": Só pra completar: e nos anos de jejum, quando ainda não tínhamos um brasileiro, perdemos uma final justamente para o Inter. Por que o favorecimento não veio aí?
1976, 21 anos sem títulos. Eliminamos o Flu, da "máquina tricolor", de Rivelino e Paulo Cesar Caju, em pleno Maracanã, na famosa "invasão corintiana", que ficou marcada na história, registrada tanto no Guiness, quanto pelo tricolor Nelson Rodrigues. Jogo da final num Morumbi lotado. E o Inter foi campeão. Deve ter sido um desespero pra imensa massa corintiana. Normal. No ano seguinte quebrou-se o jejum num paulista. Foi o suficiente. O brasileiro chegou em 90 com Neto.
Só é estranho não termos sido favorecidos já em 76. Custava pouco. E é sempre assim, não é?
Publicado por: izabel em agosto 27, 2007 2:35 PM
Izabel, em 2005 não foi lance de torcedor. Foram outro$ motivo$.
Publicado por: Gustavo em agosto 27, 2007 2:39 PM
colorado, quando reclama, é "chorão".
gremista, ao contrário, é "copeiro" e "peleador".
legau.
abraço a todos.
Publicado por: dante em agosto 27, 2007 3:06 PM
"O Otávio não pode estar falando sério."
Sobre o quê, exatamente? Sobre o fato de eu achar que foi pênalti ou sobre o fato do Sanchotene achar que não foi?
"vários jogos já foram anulados por problemas de arbitragem. já li um artigo sobre isso e não me lembro da lista, mas o último foi nas eliminatórias asiáticas da última copa do mundo.
houve irregularidade na cobrança de um pênalti. o juiz, ao invés de mandar voltar a cobrança, deu falta em dois lances para a seleção que defenderia o pênalti. A FIFA anulou o jogo, que teve qu ser jogado novamente. "
É claro, pois aí a FIFA considera que houve ERRO DE DESCONHECIMENTO DA REGRA por parte do juiz. Só nesses casos eles anulam jogos. NUNCA em casos de erro normal de arbitragem.
O que o Sveiter não levou em consideração ao tomar a sua decisão bizarra foi que JUÍZES ERRAM. INTENCIONALMENTE OU NÃO. Se for seguir a lógica dele, da próxima vez que eu me sentir prejudicado pelo juiz, vou pedir anulação do jogo do meu time porque acho que o juiz estava de má fé. Entro na justiça e mando parar o campeonato. Seria "bem legal".
Publicado por: Otávio Niewinski em agosto 27, 2007 3:16 PM
Tu não pode estar falando sério por achar que foi penalti, no jogo dos Aflitos. Eu TENHO CERTEZA que não foi. Como o Sanchotene disse, houve um, do Galatto, que era legítimo e não foi marcado. Mas AQUELE do Nunes, não foi nem em Recife, nem em ITAQUAQUECETUBA.
Publicado por: Gustavo em agosto 27, 2007 3:20 PM
É gremista falando que o gol de sábado foi legítimo, é gremista dizendo que o Zveiter estava certo em anular os jogos porque um juíz do TURCOMENISTÃO errou e também teve jogo anulado, é gremista dizendo que o Nacional tem a reclamação mais justa.
Aí um colorado reclama e vira chorão.
Ah, tá.
Publicado por: Francisco Luz em agosto 27, 2007 3:25 PM
"Tu não pode estar falando sério por achar que foi penalti, no jogo dos Aflitos. Eu TENHO CERTEZA que não foi."
Ah, bom! Se TU TEM CERTEZA, quem sou eu pra discutir, não é mesmo?
Publicado por: Otávio Niewinski em agosto 27, 2007 3:27 PM
Pra esclarecer meu comentário à Izabel: o Zveiter não tomou a decisão que tomou, em 2005, por causa de paixão clubística ou pressão de dirigentes/torcedores corintianos. Certamente foi por BUFUNFA, ainda mais que o Corinthians estava respaldado pela MSI, que provou não ser um oceano de ética e integridade.
Acho que os erros dos jogos de sábado (tanto do Grêmio como do Inter) são espécies de provas de que os árbitros não estão errando por motivos escusos, e sim, por ruindade mesmo. Erram contra e a favor de TODOS os times, incluindo Corinthians e Flamengo.
Publicado por: Gustavo em agosto 27, 2007 3:28 PM
Rumo aos 100 comentários. Uh-hu!
Como disse bem a Izabel, respondendo ao Douglas, é para evitar guerras de liminares na Justiça comum que a Fifa proíbe clubes de usarem esse recurso.
Sobre a LISURA do STJD, concordo contigo, Douglas, que não é das melhores. Mas nesse caso, especificamente, não achei a atitude do Zveiter incorreta. Espero uma sugestão melhor (sem ironias) do que repetir tudo o que estava sob suspeita, doa a quem doer.
Dizer que o Zveiter tomou a decisão na sede da Gaviões com a calculadora em uma mão e dólares iranianos na outra é um argumento tão absurdo quanto aqueles que te fizeram parar de discutir.
Antes de me dar pedradas, pendurem a camisa vermelha no cabide e pensem: se o Inter tivesse perdido para o Coritiba e o Zveiter tivesse decidido não repetir jogo nenhum, a choradeira não seria a mesma de agora? Aposto que haveria um juiz prontinho para emitir liminar mandando repetir.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 4:01 PM
é evidente que o campeonato de 2005 estava na gaveta, por dois simples detalhes:
- se o esquema era tão forte, por que havia apenas UM árbitro envolvido?
- por que este ÚNICO árbitro teve os jogos anulados, sendo que a CBF evita ao máximo esta alternativa - incluindo aí o campeonato de 1997, que também tinha jogos na gaveta e apenas os clubes foram punidos?
só que a bola puniu, o Inter passou por cima e levou duas taças ainda maiores, o Corinthians hoje sofre para sair da zona da desgraça e ainda pode - deve - ser punido pela dívida de 8 milhões de euros com o Lyon.
Publicado por: Luís Felipe em agosto 27, 2007 4:08 PM
Autismo às ganha...
"- se o esquema era tão forte, por que havia apenas UM árbitro envolvido?"
que esquema forte? era um juiz chinelão que ganhava R$ 10 mil por jogo roubado (só o dobro do que ele recebia apitando honestamente, diga-se) e um turco bicheiro que apostava em um site...
"- por que este ÚNICO árbitro teve os jogos anulados, sendo que a CBF evita ao máximo esta alternativa"
¬¬
porque "este ÚNICO árbitro" estava envolvido no esquema
entender isso só é complexo dentro de uma camisa vermelha
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 4:22 PM
autista é aquele que não consegue ler o final do meu post.
o esquema de apostas era forte, sim senhor. Tanto que tu não lembra, mas o árbitro Romildo Corrêa também foi escanteado pela CBF antes de conseguir apresentar a sua defesa. Isso fez com que ele largasse o futebol.
vem cá, bem que tu poderia ler um pouco mais a respeito do assunto, recuperar, procurar as revistas e tudo o mais, antes de dar tua opinião não acha!??
Publicado por: Luís Felipe em agosto 27, 2007 4:28 PM
Caue = Gremista recalcado.
Inter e Grêmio = mesmos títulos.
Ah não, perdão. O Grêmio tem a taça da Série B. Talvez more aí toda essa onda que o cara - Caue - fez em um assunto em que até outros gremistas admitem que a mão grande e a sacanagem foram intensas.
Publicado por: Ernesto em agosto 27, 2007 5:28 PM
O Romildo só foi citado pelo falcatrua do Edilson, sem prova alguma. O nome dele não foi citado em uma escuta sequer e o próprio turco aquele inocentou o cara. Por via das dúvidas, a FPF fritou ele.
Falta a ligação com o Edilson-Zveiter-Corinthians para provar a teoria da conspiração de vcs.
Eu continuo acreditando que o campeonato foi vencido pelo Corinthians devido ao Tevez, ao Nilmar e pq o Inter resolver fazer biquinho enquanto ainda tinha (muita) chance de vencer o campeonato na bola. E teve até na última rodada.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 5:33 PM
Ah vou cantar um samba pra vocês então...
"Não, não adianta lamentar, amor
Deixa de lado, o que passou, passou
Pra que sofrer?
Pra que chorar se nada vai mudar?
Não
Não vale a pena alimentar a dor
No fundo todo mundo é pecador
Acho melhor pra aliviar
Fazer você cantar
Bota de lado o sacrifício
Isso é cavaco do ofício
E deixa o barco correr
A vida, amor, sempre é difícil
Mas não é por causa disso, viu
Que ninguém vai morrer"
Roberto Ribeiro
Mazááááá
Publicado por: fino em agosto 27, 2007 5:34 PM
"Falta a ligação com o Edilson-Zveiter-Corinthians para provar a teoria da conspiração de vcs"
É tudo puta. Pronto, taí a ligação.
shshahah
Publicado por: Lila em agosto 27, 2007 5:40 PM
hshshshshs
Nesse ponto todos concordamos, Lila...
Ernesto, não vou cair no grenal de 5ª série, nem provoca.
Publicado por: Caue em agosto 27, 2007 5:49 PM
Queriam que não se fizesse nada após um juiz ter admitido roubar vários jogos e também haver provas concretas (como escutas telefonicas)?
Na italia, se "anulou" jogos também. Não se repetiram porque o esquema só foi descoberto após o termino do campeonato. mas o Milan perdeu pontos no campeonato seguinte e a Juventus foi pra segunda divisão. Ou seja, mudaram o sagrado "resultado de campo"
Publicado por: André K. em agosto 27, 2007 5:57 PM
talvez a diferença foi porque na itália os clubes estavam envolvidos na sujeira...
eu estava sendo irõnico quando falei em anular o campeonato, o que passou passou, foda-se... de repente foi até melhor mesmo ter ido pra liber com tudo do que ter ido até hoje na justiça comum...
a "punição" ao corinthians foi dos deuses do futebol, com a parceria da msi ruindo e o time cada vez pior
Publicado por: Rudi em agosto 27, 2007 10:02 PM
como puta paga, porra?
Publicado por: Rudi em agosto 27, 2007 10:05 PM
Vão ler um livro!!
Publicado por: Juliana em abril 4, 2008 4:36 PM