março 18, 2007

Peru em chamas

O futebol peruano tornou-se uma bagunça infernal nos últimos dias. Tudo porque uma comissão jurídica da liga peruana (ADFP) determinou que o Sport Ancash seja rebaixado e o José Galvez suba para disputar o Apertura 2007. O grande problema é que a competição já está na oitava rodada.

A balbúrdia começou ainda em 2006. O José Galvez acabou a competição na antepenúltima posição, junto do Sport Boys. Na partida de desempate, o Galvez foi derrotado nos pênaltis e foi rebaixado junto com o Unión Huaral. No entanto, entrou na Justiça denunciando que o Sport Ancash havia inscrito atletas profissionais como se ainda fossem amadores.

Ninguém acreditou que haveria alguma punição pesada. Após muita demora, a ADFP determinou que o Ancash perdesse quatro pontos na tabela do Clausura. Dessa forma, a equipe cairia para a penúltima colocação e acabaria rebaixada. A equipe ainda pode recorrer. A grande dúvida que fica é como colocar o José Galvez no Apertura com a competição em andamento.

A solução mais fácil - e uma das mais descabidas - seria que o Galvez herdasse a campanha do Ancash. A mais justa - e difícil de executar - contaria com a nova realização das partidas do Ancash, desta feita com o Galvez. Acontece que não há datas no futebol peruano, já que as rodadas acontecem sempre na quarta-feira e no final de semana. Uma terceira via seria que o Ancash disputasse todo o Apertura e desse lugar ao José Galvez no Clausura, mas nenhuma das equipes deve achar muito interessante.

Outro problema, desta vez político. O presidente do Sport Ancash, José Mallqui, é membro da comissão da federação nacional que administra a seleção do Peru para a Copa 2010. Se o time for rebaixado, automaticamente ele perde o cargo. Fato que agrava a situação é que ele votou a favor da contratação de Júlio César Uribe para treinar o selecionado. Se for afastado, o próprio Uribe poderia correr riscos.

Sugiro que José Galvez e Sport Ancash disputem uma partida extra. Quem vencer, será declarado campeão do Apertura.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 5:10 PM | Comentários (9)
dezembro 28, 2006

Alianza Lima é o campeão peruano

Ao vencer o Cienciano por 3 a 1, o time de Lima conquistou o Campeonato Peruano dessa temporada. Esse é o 20º triunfo da equipe em competições nacionais.

O jogo disputado no Estádio Alejandro Villanueva foi movimentado. Disposto a reverter a vantagem obtida pelo Cienciano no primeiro jogo - 1 a 0 -, o Alianza partiu com tudo. Justamente quando o Cienciano igualou as ações e até levava mais perigo, a equipe de Lima marcou com Ernesto Arakaki, aos 22. O Cienciano perdeu-se e o Alianza pressionou até o atordoado Carlos Lugo marcar contra, anotando o segundo gol.

Na segunda etapa, o Cienciano tentou pressionar para reverter o resultado desfavorável e conseguiu descontar logo aos 4 minutos, com Juan Carlos Mariño. No entanto, três minutos depois, Flavio Maestri meteu o terceiro. Depois disso, o jogo ficou meio enrolado, sem grandes chances. O Alianza procurou reter a bola até o fim e ganhou o campeonato nacional.

Os campeões: Lima: George Forsyth; Guillermo Salas, Ernesto Arakaki, Santiago Salazar, Rodrigo Pérez; Rinaldo Cruzado, Marko Ciurlizza, Aldo Olcese (Juan Jayo), Martín Ligüera (Junior Viza); Flavio Maestri (Roberto Silva), Fernando Martel. T: Gerardo Pelusso.

Um até breve

Com o último dos campeões nacionais do continente, lhes digo um até breve para me banhar na água suja do litoral gaúcho e me afogar em litros das mais variadas bebidas.

Como não consigo me conter, deixei alguns textos que serão publicados nesses dias de ausência. Portanto, essa é a oportunidade de me xingar a valer, pois até segunda-feira não pretendo usar nada mais moderno que um isopor.

Desejo a todos um excelente final de ano e que em 2007 tenham saúde para me aturar. E dinheiro para investir no Impedimento. E alegria para comemorar com cada triunfo sul-americano. Hasta.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:44 AM | Comentários (2)
dezembro 22, 2006

Cienciano e Alianza Lima fazem a final no Peru

Na quarta-feira, o Cienciano bateu o Universitario por 2 a 1 e faturou o Torneio Clausura. Agora, os vermelhos disputam a final do campeonato nacional contra o Alianza Lima, campeão do Apertura.

Cienciano e Universitario acabaram a fase regular empatados com 41 pontos, o que forçou uma partida de desempate. No jogo, disputado na cidade de Trujillo, o time de Cuzco bateu la U por 2 a 1.

Segundo me disse o presidente peruano Alan García, o Universitario mostrou-se superior durante a partida, mas foi surpreendido pelos bons contragolpes cuzqueños. Aos 25 do segundo tempo, Edison Chará abriu o placar para o Cienciano. O empate da la U chegou sete minutos depois, com Piero Alva. Mas aos 44, Juan Mariño marcou o gol do título com um espectacular tiro desde unos 30 metros. O candidato derrotado nas eleições de junho, Ollanta Humala, discordou frontalmente e vai pedir a anulação da partida.

Com a vitória, o Cienciano garantiu vaga no Grupo 6 da Libertadores, onde enfrentará Boca Juniors, Toluca e Bolívar. Alianza Lima e Sporting Cristal também estão na Copa, enquanto Universitario e Coronel Bolognesi jogarão a Sul-Americana.

Cienciano e Alianza Lima enfrentam-se no sábado e na quarta-feira para decidir quem será o campeão nacional.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:21 PM | Comentários (4)
setembro 21, 2006

Universitario assume a lidernaça no Peru

Jogando grande parte da partida com dez homens, los cremas venceram ontem o San Martín por 1 a 0 e garantiram a liderança isolada do Clausura. O jogo estava pendente da oitava rodada.

Apesar de ser um jogo de extrema importância, os times atuaram de forma meio largada, segundo Fujimori me disse esta manhã. Aos 17 minutos, o Universitario marcou seu gol com Mauricio Mendoza. Pouco depois, Mayer Candelo tomou a inteligente atitude de agredir um adversário na frente do juiz e foi expulso.

Mas o San Martín foi incompetente demais para buscar a igualdade e continua ocupando um medíocre sétimo lugar na tabela.

O campeão do Apertura foi o Alianza Lima.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Classificação

1 Universitario de Deportes 19
2 Alianza Lima 18
3 Sport Boys 17
4 FBC Melgar 16
5 Cienciano 15
6 Coronel Bolognesi 14
7 Deportivo San Martin 14
8 Sport Ancash 14
9 José Galvez 12
10 Sporting Cristal 11
11 Alianza Atlético 8
12 Union Huaral 5

Publicado às 1:04 PM | Comentários (0)
agosto 22, 2006

Alianza lidera Clausura peruano

Joel Pinto garantiu triunfo do Alianza Lima.

O Alianza Lima bateu o Universitario por 1 a 0 e manteve a liderança no Clausura, após seis rodadas. O gol da vitória foi anotado por Roberto Silva, aos 17 minutos de jogo, diante de 20 mil espectadores.

Esse foi o confronto de número 310 entre os times mais populares do país. Parece que o agora famoso goleiro do Alianza, JOEL PINTO, fez uns milagres no fim do jogo e garantiu a liderança do campeonato.

Coronel Bolognesi segue firme na sua tática do "voto de cabresto".

Saudações,
Douglas Ceconello.

Resultados

San Martín 0 - 0 Melgar FC
Sport Ancash 1 - 1 Sporting Cristal
Bolognesi 1 - 0 Alianza Atlético
José Gálvez 2 - 1 Unión Huaral
Sport Boys 2 - 1 Cienciano
Alianza Lima 1 - 0 Universitario

Classificação

1. Alianza Lima 13
2. José Gálvez 12
3. Sport Boys 11
4. Bolognesi 10
5. Sport Ancash 10
6. Melgar FC 10
7. Cienciano 9
8. Universitario 9
9. San Martín 8
10. Sporting Cristal 4
11. Unión Huaral 4
12. Alianza Atlético 2

Publicado às 12:41 AM | Comentários (0)
agosto 8, 2005

Clausura peruano inicia com Bolognesi na liderança

O Coronel Bolognesi FC goleou o Melgar por 3 a 0 e lidera a competição pelo saldo de gols. A equipe nunca ganhou um título importante e espera que em 2005 finalmente consiga fazer valer a sua graduação. O Cienciano, campeão do Apertura desse ano, começou perdendo fora de casa para o San Martín por 2 a 0.

O campeão do Clausura garante a segunda vaga peruana na Libertadores 2006 e o direito a disputar o título nacional contra o Cienciano. A equipe rubra de Cusco já está garantida na Libertadores e será campeã peruana se vencer o Clausura. (DC)


Torneio Clausura Peruano - 1ª rodada

César Vallejo 1 x 0 Unión Huaral
San Martín 2 x 0 Cienciano
Sport Boys 0 x 0 Alianza Atlético
Bolognesi 3 x 0 Melgar
Atlético Universidad 3 x 1 Universitario
Sport Ancash 0 x 0 Sporting Cristal

Alianza Lima não jogou nessa rodada


Classificação

1. Bolognesi - 3
2. Atlético Universidad - 3
3. San Martín - 3
4. Unión Huaral - 3
5. A. Atlético - 1
6. Sport Boys - 1
7. Sport Ancash - 1
8. Sporting Cristal - 1
9. César Vallejo - 0
10. Universitario - 0
11. Cienciano - 0
12. Melgar FC - 0
13. Alianza Lima - 0

Publicado às 1:16 PM | Comentários (1)
agosto 1, 2005

Terminou o Apertura peruano

O Cienciano havia sagrado-se campeão na noite de quarta-feira e descansou nessa última rodada. Utilizando time misto, o Universitario empatou em um gol com o Unión Huaral e garantiu o segundo lugar. O Alianza Lima consolidou a terceira posição ao golear por 4 a 0 o Sport Ancash. No próximo fim de semana tem início o Torneio Clausura.

A conquista garantiu ao Cienciano a primeira vaga peruana na Libertadores 2006, além do direito de disputar o título nacional contra o vencedor do Clausura. (DC)


Resultados da última rodada

Unión Huaral 1 x 1 Universitario
Alianza Lima 4 x 0 Sport Ancash
Bolognesi 0 x 0 Sporting Cristal
Atlético Universidad 1 x 0 Alianza Atlético
César Vallejo 2 x 0 FC Melgar
San Martín 3 x 2 Sport Boys
Cienciano não jogou na rodada.


Classificação final

1. Cienciano - 51 (Campeão)
2. Universitario - 48
3. Alianza Lima - 38
4. Sporting Cristal - 36
5. Bolognesi - 35
6. Sport Ancash - 34
7. San Martín - 31
8. Sport Boys - 31
9. Melgar FC - 27
10. Atlético Universidad - 23
11. César Vallejo - 22
12. Unión Huaral - 21
13. Alianza Atlético - 19

Publicado às 12:10 PM | Comentários (1)
julho 28, 2005

Cienciano campeão peruano

A equipe cusqueña bateu o Unión Huaral por 1 a 0 e conquistou o Apertura 2005, na noite de quarta-feira. O Cienciano descansará tranqüilo na última rodada do torneio, pois alcançou diferença de quatro pontos sobre o Universitario, que venceu o Atlético Universidad por 3 a 2.

Precisando da vitória para garantir o Apertura, o Cienciano começou o jogo pressionando e chegou ao gol quando passavam 26 minutos do primeiro tempo. Mostto aproveitou o erro da defesa do Huaral e balaçou as redes no estádio Garcilaso, diante de 40 mil torcedores e 3.400 metros acima do nível do mar. No segundo tempo, os rubros procuraram controlar a bola e esperar o apito final do árbitro Víctor Hugo Rivera.

Esse é o segundo título nacional do Cienciano, que em 2002 havia conquistado o Clausura. Além disso, ostenta as conquistas da Copa Sul-Americana 2003 e da Recopa 2004. (DC)


Escalações

Cienciano (1): Oscar Ibañez, Giuliano Portilla, Carlos Lugo, Manuel Arboleda, Miguel Masías, César Ccahuantico, Juan Carlos Bazalar, Paolo De la Haza (Miguel Torres), Miguel Mostto (Carlos Orejuela), Sergio Ibarra (Roberto Silva) e Ramón Rodríguez.

Unión Huaral (0)
: Jorge Rivera, Jorge Reyes, Orlando Contreras, Javier Salazar, Renzo Guevara, Carlos Mogollón, Luis Cordero (César Goya), Ryan Salazar, Héctor Ramírez, Frank Aguirre (Rodrigo Gauna) e Daniel Maldonado.

Árbitro: Víctor Hugo Rivera

Estadio Garcilaso de la Vega, diante de 40 mil pessoas.

Publicado às 11:39 AM | Comentários (0)
julho 25, 2005

Cienciano vence e encaminha título no Peru

A equipe de Cusco bateu o Universitario por 2 a 0 e avança a passos largos para conquistar o Apertura 2005. Se vencer o Unión Huaral na próxima quarta-feira (27/07), jogando em casa, os rubros levantarão o caneco.

Com o resultado, o Cienciano abriu quatro pontos de vantagem para o Universitario, que tem mais duas partidas no campeonato contra uma do elenco cusqueño. Aproveitando-se de forma sub-reptícia da altitude, os rubros avançaram contra um adversário apenas aplicado e marcaram aos 45 minutos, através de Sergio Ibarra.

Embora o Universitario tenha partido para a pressão na segunda etapa, o Cienciano fechou-se e aproveitou os contragolpes, consolidando o placar quando faltavam cinco minutos para o término do jogo. Roberto Silva foi quem desferiu o golpe de misericórdia que praticamente definiu o título.


Resultados

Bolognesi 3 x 1 Melgar FC
Cienciano 2 x 0 Universitario
San Martín 1 x 0 Sport Ancash
César Vallejo 1 x 1 Sport Boys
Atlético Universidad 1 x 2 Sporting Cristal
Unión Huaral 2 x 3 Alianza Atlético

Alianza Lima não jogou nessa rodada


Classificação

1. Cienciano - 48
2. Universitario - 44
3. Alianza Lima - 35
4. Sporting Cristal - 34
5. Sport Ancash - 34
6. Bolognesi - 31
7. San Martín - 28
8. Sport Boys - 28
9. Melgar FC - 24
10. Unión Huaral - 20
11. Atlético Universidad - 20
12. Alianza Atlético - 19
13. César Vallejo - 18

Publicado às 8:17 PM | Comentários (0)
julho 23, 2005

Rodada pode encaminhar título no Peru

O confronto entre Cienciano e Universitario deve começar a definir o campeão do Apertura 2005. A equipe rubra do Cienciano tem um ponto de vantagem sobre o oponente, mas ainda faltam duas rodadas para o término da competição.

A importância do confronto é aumentada pelo fato de que o Cienciano jogará apenas mais uma partida contra duas a serem disputadas pelo Universitario. Para consolidar sua liderança, os cusqueños tentarão fazer valer o fator local e a altitude de 3.400 metros acima do nível do mar.

Na última rodada, quando o Universitario descansou, o elenco dirigido pelo técnico Carlos Daniel Jurado empatou fora de casa com Alianza Atlético. Em sua última participação pelo Apertura, o Univesitario, treinado por José Basualdo, venceu justamente o Alianza Atlético. (DC)


Partidas da rodada

Coronel Bolognesi x FBC Melgar.
Cienciano x Universitario
Universidad San Martín de Porres x Sport Ancash
Atlético Universidad x Sporting Cristal
Universidad César Vallejo x Sport Boys
Unión Huaral x Alianza Atlético

Alianza Lima não joga nesta rodada.


Classificação

1. Cienciano - 45
2. Universitario - 44
3. Alianza Lima - 35
4. Sport Ancash - 34
5. Sporting Cristal - 31
6. Sport Boys - 27
7. Bolognesi - 27
8. San Martín - 25
9. Melgar FC - 24
10. Unión Huaral - 20
11. Atlético Universidad - 20
12. César Vallejo - 17
13. Alianza Atlético - 16

Publicado às 2:06 PM | Comentários (0)
julho 11, 2005

Universitario e Cienciano brigam pelo Apertura no Peru

O Universitario consolidou a liderança ao golear o Melgar por 4 a 0 no estádio Monumental, localizado no distrito de Ate. O Cienciano segue no encalço do líder depois da vitória de 3 a 0 sobre o Sport Boys, em Cusco. A diferença entre as duas equipes é de apenas dois pontos. O Alianza Lima venceu o Atlético Universidad por 1 a 0, mas está oito pontos distante do Universitario.

A próxima rodada, que se realizará na próxima quarta-feira (13/7), reserva confrontos difíceis para os dois ponteiros do torneio. O Universitario visitará o Sporting Cristal, enquanto os "rojos" do Cienciano enfrentarão o Melgar, em Arequipa.

O campeão do Apertura garante vaga na taça Libertadores 2006 e assegura participação na final do campeonato peruano, contanto que se classifique entre os seis primeiros colocados do Clausura. Dois clubes serão rebaixados ao final da temporada, depois de analisada a média dos torneios de 2003, 2004 e 2005.


Classificação

1. Universitario - 40
2. Cienciano - 38
3. Alianza Lima - 32
4. Sport Ancash - 28
5. Sporting Cristal - 27
6. Sport Boys - 23
7. San Martín - 21
8. Bolognesi - 21
9. Unión Huaral - 20
10. Melgar FC - 20
11. Atlético Universidad - 18
12. César Vallejo - 16
13. Alianza Atlético - 15


Próxima rodada - 13/7

Melgar x Cienciano
Sport Boys x Unión Huaral
Sport Áncash x Atlético Universidad
Alianza Lima x Coronel Bolognesi
San Martín x César Vallejo
Sporting Cristal x Universitario


Publicado às 1:31 PM | Comentários (2)

Busca


Categorias

Arquivos