A grande notícia dos últimos dias é a volta ao futebol do mito René Higuita. Afastado dos gramados desde 2004, o goleiro defenderá o Guaros de Lara, time venezuelano que recém subiu à Primeira Divisão.
O jogador tem quase 41 anos e em nada lembra o cabeludo que insistia em protagtonizar defesas escorpioninas debaixo das traves. Agora está com cara de ator de novela mexicana e deve andar pegando várias muchachas.
Higuita defendeu a seleção colombiana de 1987 a 1999, marcando 41 gols, sendo que 37 foram de pênalti. Passou por alguns sobressaltos também, como na vez em que teve seu nome ligado ao nada amistoso Pablo Escobar e quando encontraram vestígios de cocaína no antidoping em 2004.
O goleiro passou quase toda a vida jogando no Nacional de Medellin, onde venceu a Copa Libertadores de 1989 e o campeonato nacional de 1994. Mesmo (ou justamente por ser) louco, fez história na seleção nacional, mas em 1990 ajudou a eliminar os cafeteros ao perder uma bola enquanto tentava driblar o camaronês Roger Milla. Apesar disso, foi eleito o melhor jogador sul-americano de 1990.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Enquanto a Libertadores transcorre alucinante, os campeonatos nacionais também vão se encaminhando para o final. Na Venezula, o campeão é o Caracas. Colo Colo e Católica brigam pela ponta no Chile.
Venezuela
Em 13 de maio, o Caracas sagrou-se campeão nacional pela nona vez ao empatar sem gols com o sempre presente Maracaibo. A equipe é a maior vencedora da história do futebol profissional da Venezuela, que começou em 1957. O jogo foi disputado no Brígido Iriarte. A primeira partida havia acabado com vitória caraqueña por 1 a 0.
O campeão teve a seguinte formação: Javier Toyo; Leonel Vielma, José Manuel Rey, Oswaldo Vizcarrondo e Andrés Rouga; Luis Vera, Edder Pérez, César González (Jorge Rojas) e Alejandro Guerra (Jaime Bustamante); Iván Velásquez (Weymar Olivares) e Wilson Carpintero. Técnico: Noel Sanvicente.
Dias depois, a federação nacional anunciou que a partir de agosto, quando se inicia a temporada 2007/2008, a primeira divisão passará a ter 18 participantes e não mais 10 como era até agora. A forma de disputa continua sendo dividida entre Apertura e Clausura. Garantem vagas na Libertadores os dois campeões e mais a equipe que somar mais pontos na tabela anual.
Chile
Absolutamente espetacular. Na 18ª, disputada do final de semana, o agora famoso Audax Italiano violou o Colo Colo, vencendo por 1 a 0 e acabando com a virgindade de 17 jogos do Cacique. Quem se aproveitou foi a Universidad Católica, que venceu o O'Higgins por 4 a 1 e igualou-se ao Colo Colo na ponta do Apertura, com 40 pontos. Logo atrás vêm Huachipato, com 35, e Cobreloa, com 30. Faltam apenas duas rodadas. Quem chegar na frente, leva a taça. Para o Clausura, no segundo semestre, a fórmula muda e teremos playoffs.
Notícias sobre outros campeonatos do continente nos próximos dias.
Saudações,
Douglas Ceconello.
O Maracaibo venceu o Caracas por 3 a 1 e levantou o troféu do segundo torneio da temporada venezuelana. Dessa forma, a equipe garantiu vaga na Copa Libertadores de 2008 e fará a final do campeonato contra o próprio Caracas, vencedor do Apertura.
A última rodada foi sensacional. Maracaibo e Caracas encontraram-se no estádio "Pachencho" Romero no último domingo, ambos em condições de vencer o Clausura. Os marabinos precisavam ganhar por dois gols de diferença para levar a taça. Aos 30 minutos, Luis Vallenilla abriou o placar para o Maracaibo, mas César González empatou aos 36.
O time treinado por Jorge Pellicer voltou do vestiário disposto a marcar os gols que valeriam o título. Aos 15, novamente Luis Vallenilla anotou. O gol do torneio chegou aos 30 minutos, através do argentino Guillermo Beraza. Com o placar de 3 a 1, os marabinos igualaram com o Caracas em pontos e saldo, mas marcaram um gol a mais e levaram o Clausura.
As duas equipes disputam a final do campeonato nos dias 6 e 13 de maio.
Além de Caracas (vencedor do Apertura) e Maracaibo (vencedor do Clausura), também o Mineros de Guayana está garantido na Libertadores 2008 por ter apresentado a melhor campanha geral entre os outros clubes. Zamora e Carabobo disputarão a Sul-Americana 2007.
Os rebaixados Monagas e Trujillanos darão lugar a Atlético El Vigía e Guaros de Lara FC, que conquistaram a vaga na Primeira Divisão. As duas equipes acabaram empatadas com o Estudiantes de Mérida em 33 pontos, mas levaram vantagem nos critérios de desempate. Na dramática rodada final, quando a classificação foi decidida apenas no apito derradeiro, o Guaros de Lara bateu o Estudiantes por 2 a 1, enquanto o Atlético El Vigía igualou em zero com o Llaneros, fora de casa.
A foto que ilustra o post é de autoria de Juan Finol e mostra o zagueiro Juan Fuenmayor levantando a taça para o Maracaibo.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Classificação final - Clausura 2007
1 U.A. Maracaibo 32
2 Caracas F.C. 32
3 A.C. Mineros 27
4 Zamora 18 26
5 Carabobo 25
6 Monagas SC 21
7 Aragua 18 20
8 Deportivo Táchira 19
9 Portuguesa 19
10 Trujillanos 17
O Grêmio acerta mais um reforço. Desta vez para a lateral-esquerda.
Chávez sofre atentado virtual. A esquerda (política) sonda uma represália com banhos de petróleo nas celebridades de Hollywood.
Outra tentativa pela esquerda
Anunciado no fim de semana e chegando nesta segunda-feira na cidade, o lateral Lúcio é a nova promessa de solução para a carente e mal-tratada lateral-esquerda.
A posição que outrora foi defendida com orgulho e louvor por jogadores de classe ao longo da história como Ortunho, Roger, Gilberto e Everaldo, a estrela dourada, carece de qualidade há alguns anos. Beausejour, Wellington e Bruno Teles foram as últimas apostas. Do chileno eu não sei nem o paradeiro, Wellington foi estorvar o Leão no Corinthians e Bruno Teles continua quebrando o galho.
Aparentemente, este Lúcio vem a ser o mesmo Lúcio do Palmeiras e que ultimamente era reserva de Júnior no São Paulo. Quando começa assim, quando temos de puxar na memória, é sinal de que a figurinha não era carimbada. Mas há registros de bons desempenhos em jogos que não lembro mais.
Veremos. Aparentemente deve ser um decente reforço para a temporada. Pena que já vem tarde, justamente quando o time está por engrenar. Então temos uma peça nova que necessita ser ajustada e limada. Vai uma graxa preta aí?
Hackers, crackers e literatura
Ao tentar acessar a página da FVF, Fed. Venezolana de Fútbol, para acompanhar a subida do LA PICA FC na 3a.div. local, deparo-me com uma situação de espanto e choque.
A partir do sítio da Conmebol é que costumo fazer a garimpada clássica por sudamérica. E clicando no link correspondente, as primeiras palavras encontradas são:
"into the sea as it Gallies and sent into Hellespont of the officials, Italy, you shall finde the Theaters Chiron when hee appeased the f many simples."
Vai se saber, só sei que invadir a página da FVF é covardia, principalmente num domingo caliente na costa caribenha. Certamente é um ataque de 'nerds yankees' que na verdade queriam dizer: LARGA O OSSO, CHÁVEZ!
Se alguém souber quanto foi a partida de LA PICA, favor avisar. Meu desempenho sexual nesta semana depende disto.
Saúdos, Vitor VEC
Mostrando sua disposição em ocupar a ponta do futebol sul-americano, a Venezuela foi o primeiro país a iniciar o campeonato nacional. Nesse final de semana ocorreu a rodada de abertura do Clausura e o Caracas, patrão do futebol venezuelano, estreou com vitória. Mas a liderança ficou com o Carabobo FC. De bobo já basta o nome, diria um filósofo cheirador de loló.
Então, considero o futebol das canchas sul-americanas está oficialmente iniciado para 2007. Se vocês tivessem o prazer da minha companhia nesse exato momento veriam o brilho nos olhos, manifesção do mais puro prazer em começar mais uma temporada de jogos fantásticos e resultados imprevisíveis.
Bem, chega de POESIA.
A equipe caraqueña, atual campeã nacional, começou com uma difícil vitória sobre o Monagas Sport Club, fora de casa. Já o Carabobo venceu de forma tranqüila, por 3 a 0, o Unión Atlético Maracaibo, que teve a estréia do técnico chileno Jorge Pellicer.
Mas o destaque especial vai para o empate em 1 a 1 entre Aragua FC e Trujillanos FC, agora considerado por Impedimento como principal clássico do continente.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Resultados
Monagas Sport Club 0 - Caracas FC 1
Carabobo FC 3 - Unión Atlético Maracaibo 0
Zamora FC 3 - Portuguesa FC 2
Deportivo Táchira 0 - Mineros de Guayana 0
Aragua FC 1 - Trujillanos FC 1
Os caraqueños conquistaram sua oitava estrela ao bater o Maracaibo por 3 a 0, ontem, no Estádio Nacional Brígido Iriarte. A primeira partida havia sido 1 a 1. Carpintero (duas vezes) e Alejandro Guerra marcaram os gols que garatiram o título.
O Unión Atlético Maracaibo garantiu seu lugar na final por ter se sagrado campeão do Apertura, enquanto o Caracas qualificou-se por vencer o Clausura. Com o triunfo, a equipe da capital tornou-se a maior vencedora do futebol venezuelano.
O campeão confirmou presença na fase de grupos da Libertadores 2007, assim como o Maracaibo. O Deportivo Táchira disputará a primeira fase da copa.
Escalações:
Caracas FC (3): Javier Toyo; Daniel Godoy, Oswaldo Vizcarrondo, José Manuel Rey e Andrés Rouga; Weymar Olivares, Edder Pérez, Jorge Rojas (Giovanny Pérez) e César González (Jorge Casanova); Alejandro Guerra (Ronald Vargas) e Wilson Carpintero. Técnico: Noel Sanvicente.
Unión Atlético Maracaibo (0): Gilberto Angelucci; Dickson Díaz (Rubén Yori), Juan Fuenmayor, José González e Elvis Martínez (Rafael Castellín); Gregory Luzardo (Vicente Suanno), Andrée González, Guillermo Beraza e Darío Figueroa; Giancarlo Maldonado e Cristian Cásseres. Técnico: Carlos Maldonado.
Zamora e Portuguesa estão de volta à primeira divisão. O Zamora obteve destaque no futebol nacional nas décadas de 70 e 80. A Portuguesa, que acabou campeã pelo saldo de gols, foi o time com mais participações na Libertadores durante os anos 70 e volta à elite depois de quatro temporadas disputando o ascenso.
O Estudiantes de Mérida, que foi rebaixado pela primeira vez desde sua fundação em 1971, e o Deportivo Italmaracaibo jogarão a segunda divisão na próxima temporada.
Saudações,
Douglas Ceconello.
O primeiro líder do Clausura é o Mineros de Guayana, devido ao saldo de gols obtido na vitória de 2 a 0 contra Deportivo Italmaracaibo, fora de casa. No jogo mais esperado da rodada, Caracas e Deportivo Táchira empataram em zero.
No clássico disputado no estádio Brígido Iriarte, Caracas e Táchira buscaram o gol de maneira incessante, dando trabalho aos arqueiros Javier Toyo e Leo Morales, mas o zero do placar não foi removido. Alexander "Pequeño" Rondón, do Táchira, chegou a disperdiçar um pênalti.
O Mineros de Guayana venceu o Italmaracaibo por 2 a 0 e teve chances até para aumentar o marcador. O resultado colocou a equipe "negriazul", treinada por César Farias, na liderança do campeonato.
A próxima rodada do Clausura acontece no domingo.
Sudações,
Douglas Ceconello.
Resultados
Caracas 0 - 0 Táchira
Monagas 0 - 0 Unión Atlético Maracaibo
Italmaracaibo 0 - 2 Mineros de Guayana
Trujillanos 1 - 0 Aragua
Carabobo 3 - 2 Estudiantes de Mérida
Próximos jogos
Aragua - Estudiantes de Mérida
Mineros - Carabobo
Táchira - Italmaracaibo
Maracaibo - Caracas
Trujillanos - Monagas
O torneio que fecha a temporada futebolística da Venezuela começa já neste fim de semana. A competição vai até 14 de maio e proporciona duas vagas na Copa Libertadores de 2007, além de definir os dois representantes do país na Copa Sul-Americana de 2006.
O Clausura também define os times que serão rebaixados na próxima temporada. O último colocado disputará a divisão de acesso na próxima temporada, enquanto o penúltimo disputa a permanência contra o segundo colocado do acesso. O vencedor do torneio tem vaga garantida para enfrentar o Maracaibo (campeão do Clausura) na final do campeonato venezuelano, em 21 e 28 de maio. O destaque da primeira rodada é o clássico entre Caracas e Táchira.
Douglas Ceconello
Partidas
Caracas x Táchira
Monagas Sport Club x Unión Atlético Maracaibo
Trujillanos x Aragua FC
Deportivo Italmararacaibo x Mineros de Guayana
Carabobo FC x Estudiantes de Mérida
A temporada 2004/05 acabou em 18 de maio na Venezuela. O campeão do Torneo Clausura foi o Unión Atlético Maracaibo, que somou 39 pontos, 6 a mais que o Caracas FC, segundo colocado. O Maracaibo acabou campeão da temporada 2004/05, já que havia vencido o Torneo Apertura no segundo semestre de 2004. O Caracas, também havia sido o vice-campeão do Apertura. A primeira divisão Venezuelana conta com dez equipes.
Na tabela agregada, o Maracaibo acabou com 73 pontos e o Caracas com 65. Ambos os times estão garantidos na Copa Libertadores 2006. Em terceiro lugar com 62 pontos, o Deportivo Táchira jogará a seletiva pré-Libertadores. Mineros de Guayana em quarto (51 pts) e o Trujillanos (46 pts) estão na Copa Sudamericana.
O Deportivo Italchacao terminou em décimo lugar e foi rebaixado, somando apenas 27 pontos agregados. O Deportivo ItalMaracaibo - que no Apertura 2004 havia comprado a vaga do UD Marítmo, campeão da divisão de Ascenso 2003/04 - encerrou em penúltimo lugar, o que o levou a disputa do play-off com o segundo colocado da segunda divisão, o Deportivo Maracaibo. Com um empate em 0 a 0 em casa, e outro em 1 a 1 fora de casa, o ItalMaracaibo se manteve na primeira divisão. O Aragua FC foi o campeão da segunda divisão, e disputará o Torneo Apertura no segundo semestre deste ano.