Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« bizarrices à pampa | panóptico | conversa de cafeteria »

panóptico

A empresa norte-americana ZabaSearch oferece um sistema de buscas que permite encontrar quase qualquer pessoa que more naquele país. O sistema se
utiliza, aparentemente, de registros públicos e fichas que o cidadão preenche ao fazer compras online e coisas do gênero.

A ferramenta de busca imediatamente levanta a questão da privacidade. Se a sua ex-namorada prometeu lhe matar a tesouradas se o encontrar, talvez não seja uma boa ter seu nome listado. Talvez você tenha ganhado a Mega Sena e não queira dividir o dinheiro com os parentes. Ou pode ser que simplesmente não queira gente lhe enchendo o saco. Felizmente, só funciona para os Estados Unidos por enquanto.

O jornalista David Lazarus comenta o serviço, dando a entender que os proprietários estão longe de ser pessoas idôneas. De acordo com ele, o que tona o ZabaSearch ótimo é oferecer uma notável quantidade de dados sobre qualquer pessoa de maneira simples e sem custos. E o que torna o Zabasearch amedrontador é é oferecer uma notável quantidade de dados sobre qualquer pessoa de maneira simples e sem custos.

18 de abril de 2005, 10:12 | Comentários (9)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.