« terapia conjugal |
pt enfia o pé na jaca
| sem vergonha! »
pt enfia o pé na jaca
Luiz Alberto Weber, de Carta Capital, faz uma boa tentativa de explicar como a corrupção tomou conta do PT. Mostra que Delúbio, Sílvio Pereira, Dirceu e Genoino aparelharam a cúpula do partido e depois tentaram fazer o mesmo com o Estado. No final das contas, acaba-se caindo na questão dos cargos de confiança, o maior absurdo da União:
De onde vem a força desse processo político com enorme poder gravitacional a ponto de atrair todos os partidos para o caixa 2 e para relações nebulosas com empresas? Autora do livro clássico Empresário, Estado e Capitalismo no Brasil, Eli Diniz, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ], enxerga na herança patrimonialista brasileira [o hábito de misturar o público com o privado] o epicentro da crise.
Para ela, os quase 20 mil cargos de livre nomeação da burocracia federal são campo fértil para as trocas e arranjos políticos de circunstâncias, que acabam por franquear o Estado aos corruptores. Eli Diniz prescreve uma ampla reforma do Estado [sem privatização e com mais profissionalismo] como receita.
De fato, mais do que travar batalhas contra o caixa 2 e o nepotismo, o fogo deveria se concentrar nos CCs. Preencher a maioria destes cargos por concurso público eliminaria a maior parte da capacidade de barganha de traficantes de influência como Delúbio e Valério. Bem como o próprio nepotismo e as indicações com objetivo de contatar empresários e formar caixa 2, como descrito por Roberto Jefferson.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews