« geek pride |
o mundo terminará em reality show
| o povo quer saber »
o mundo terminará em reality show
Estamos cada vez mais perto de Spider Jerusalem e suas câmeras e computadores "vestíveis". Quando isso tudo realmente se concretizar e as conexões por satélite se tornarem mais baratas, qualquer jornalista poderá transmitir em tempo real suas matérias por vídeo, som e texto. Até lá provavelmente já se contará com um sistema de cobrança como o imaginado por Ted Nelson. Os repórteres, em tese, poderão viver destas matérias transmitidas ao vivo e in loco.
Estará realizado o sonho de relatar sem um editor mala ou corporação burocrática por trás, que embala todo jornalista. Só que aí o jornalismo provavelmente se transformará em reality-show. Se estas tecnologias seguirem o mesmo padrão de queda de preço das atuais câmeras digitais, computadores portáteis e largura de banda, provavelmente teremos toda a parte da humanidade com um nível de vida decente transmitindo sua vida em tempo real o tempo inteiro. O sucesso dos blogs pode ser um indício da tendência.
Pode parecer que um dia o jornalismo se diluirá em um eterno show de câmeras escondidas. Mas provavelmente será neste momento que o público se voltará para os repórteres, ansiando por alguém que lhes diga o que pensar do mundo que vêem.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews