Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« l'esprit d'escalier | acabou o governo lula | nova corja »

acabou o governo lula

Ontem, Duda Mendonça, que não é bobo não, abandonou o navio. Hoje, com três meses de atraso, Lula finalmente se pronuncia sobre a crise, em um discurso que teria ficado ótimo há três meses atrás. Agora, só rindo da cara de pau do presidente. Ainda que ele estivesse falando a verdade quando diz que não sabia de nada e foi traído por seus correligionários mais próximos, ninguém mais acreditaria a esta altura.

Lula, afinal, sabia de tudo.

Se este fosse um país decente, como a Argentina, estaríamos todos lotando ônibus em direção a Brasília, para queimar o Congresso, o Planalto e, de quebra, o TSE. Como não é, teremos de suportar ao menos um ano e meio de agonia do governo e paralisação total do Congresso — o que, pensando bem, pode ser uma boa, pois os parlamentares só fazem pegar nosso dinheiro e nos dão em troca um caralho enorme no rabo.

O impeachment seria a medida mais apropriada a esta altura. Motivos, há tantos quantos houve em 1992. No entanto, como José Alencar aparentemente sabia da compra do PL, não poderia assumir. O próximo na linha sucessória é Severino Cavalcanti. O Walter tinha razão.

O PT, ou o que restar dele após este governo, vai insistir que a má vontade das elites para com um governo do povo causou seu fracasso. Foi tudo uma conspiração. Os predadores da riqueza nacional não suportam ver um operário sem escolaridade no poder. É tudo verdade, mas infelizmente a culpa não é da elite. A culpa é do Partido dos Trabalhadores e, principalmente, de Lula, seu líder máximo. Lula trocou seus ideais por trinta dinheiros e uma faixa verde-amarela. É risível vê-lo declarar que perdeu três eleições e ganhou a quarta mantendo seus ideais.

Toda essa lambança comprova teses que a militância combateu por 20 anos:

  • A primeira, evidentemente, é que um ignorante tem capacidade de governar o país. Lula nunca foi burro e pensou-se que sua inteligência compensaria a falta de escolaridade. Pois é, não compensou.

  • A segunda tese comprovada é que o PT nunca teve projeto de governo. Tinha era projeto de poder. Os fatos atuais o ilustram muito bem.

  • Lula sempre teve um ranço autoritário típico de sindicalistas. Acreditava-se que, uma vez presidente, abandonaria esta personalidade e agiria como um estadista. Não agiu. Neste quesito, aliás, é um dos piores presidentes até hoje. Grosso e intempestivo.

  • Finalmente, comprovou-se que o poder corrompe até as pessoas mais bem-intencionadas.

    Agora, só resta o aeroporto ou o anarquismo.

    12 de agosto de 2005, 14:23 | Comentários (16)



  • Sugestão da
    Livraria Cultura

    silverspoon.jpg

    mãos de cavalo,
    por daniel galera

     

    Stumble Upon Toolbar

     

     

    somerights20.gif

     

    Get Firefox!

     

    Sindicalize:

    rss_1.gif

    rss_2.gif

    rss_atom.gif

     

    Site Meter


    Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.