Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« fnord! | homero falou, homero avisou | ovo de páscoa »

homero falou, homero avisou

Incrível. Aparentemente, uma pesquisa com o fim de provar a existência ou não do inconsciente coletivo, ou noosfera, resultou em uma máquina que pode prever com algumas horas de antecedência grandes eventos, como o 11 de Setembro ou o tsunami na Ásia — prevê que algo está para acontecer, mas não diz o que é. Trata-se do Global Consciousness Project.

Pode ser bobagem, pode ser que não. A Universidade de Princeton está por trás do projeto, bem como dezenas de cientistas sérios. A princípio, a física diz que o tempo pode fluir em ambas as direções. Além disso, o cérebro gera campos eletromagnéticos ao operar. Teoricamente, estes campos poderiam influenciar a matéria, que afinal não passa de forças eletromagnéticas em interação. Os físicos estão a todo momento descobrindo novas partículas. Quem sabe? Os orientais, que treinaram as capacidades mentais mais do que qualquer outra civilização, juram há milênios que a mente pode interferir no mundo concreto.

Caso este projeto chegue a provar alguma coisa, tem potencial para mudar o mundo. No mínimo, explicaria a intuição e os dèja-vus. Possivelmente, fenômenos como o efeito placebo e somatizações também. Mas como sempre, todo avanço científico traz riscos. Caso os padrões criados pelos Geradores de Eventos Aleatórios possam ser traduzidos em linguagem humana, ou caso se descubra uma maneira de as próprias pessoas enxergarem seu futuro, cabe se perguntar se realmente queremos isso. Homero achava uma péssima idéia.

Cortesia de Daniel Pellizzari.

15 de agosto de 2005, 12:33 | Comentários (12)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.