« email bizarro da semana |
comunicação não existe
| e no entanto, move-se »
comunicação não existe
David Foster Wallace e Daniel Galera estão certos: é admirável que as pessoas consigam entender, mesmo que mal, umas às outras. Quando se começa a estudar lingüística, semiótica ou cognição humana, parece que tudo concorre para fazer com que ninguém seja capaz de estabelecer contato com as outras pessoas. E, no entanto, conseguimos nos entender.
Infelizmente, muito pouco. Maturana & Varela mostram como nossos sistemas nervosos se constroem de forma totalmente única dependendo da pessoa e como isso determina diferenças em maneiras de reagir ao mundo, de forma que seja impossível duas pessoas enxergarem as coisas exatamente da mesma forma. Por outro lado, mostram que a mente tem caráter relacional, ou seja, não está exatamente dentro de nossas cabeças, mas nas interações que estabelecemos com as coisas e os outros seres. Um pardoxo: estamos condenados à solidão em um mundo particular, mas este mundo só existe por causa de nossas relações com os outros.
O problema da comunicação é sentido em especial quando se tenta explicar seus sentimentos a alguém que você ama e depende disso magoar ou não a pessoa. Simplesmente desesperador notar que é impossível transmitir com exatidão o que se passa dentro de si. Nesses casos, as ações possivelmente sejam melhores do que palavras.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews