Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« observatório da imprensa buick | ledo engano | nada mais triste que artista decadente »

ledo engano

Um bom artigo sobre o papel da mentira na sobrevivência e manutenção da sanidade humana:

Mentir para nós mesmos pode ser uma maneira de manter a saúde mental. Diversos estudos clássicos a respeito do assunto indicam que pessoas com depressão moderada na realidade enganam menos a si mesmas que aquelas ditas normais. Lauren B. Alloy, da Universidade de Temple, e Lyn Y. Abramson, da Universidade de Wisconsin-Madison, desvendaram essa tendência, manipulando clandestinamente o resultado de uma série de jogos. Indivíduos saudáveis que participaram dos jogos inclinavam-se a levar o crédito quando ganhavam e subestimavam sua contribuição para o resultado quando não se saíam bem. Os deprimidos, entretanto, avaliavam sua contribuição com muito mais precisão. Em outro estudo, o psicólogo Peter M. Lewisohn, professor emérito da Universidade de Oregon, mostrou que os depressivos julgam as atitudes das outras pessoas em relação a eles com maior exatidão que os não-depressivos. Além disso, essa habilidade na realidade degenera à medida que os sintomas psicológicos da depressão melhoram em resposta ao tratamento.

Talvez a saúde mental repouse no auto-engano, e ficar deprimido resulte de uma falha na habilidade de enganar a si mesmo. Afinal de contas, todos vamos morrer, todos os nossos entes queridos vão morrer, e grande parte do mundo vive em abjeta miséria. Portanto, quase não há razões para ser feliz diante desse cenário!

O artigo traz uma informação interessante: o cérebro só registra alguma atividade milésimos de segundo antes de tomarmos qualquer decisão. Isso pode provar duas coisas:

— Que o inconsciente é responsável por todas as nossas decisões, então todos os métodos de seleção de recursos humanos e discursos gerenciais estão equivocados — o que, pensando bem, não surpreenderia;

— Ou que o cérebro, embora seja o meio pelo qual os pensamentos são transmitidos ao organismo, não tem nada a ver com nossa consciência. Isso mais ou menos redundaria na existência de separação entre corpo e mente.

4 de novembro de 2005, 15:14 | Comentários (19)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.