« anotacoes alemas |
o curso
| anotacoes alemas »
o curso
Existe um motivo para a falta de novidades neste blog: o curso de alemao é puxadíssimo. Como disse Frau Karatas, a coordenadora, no discurso inaugural: "o Daad nao pagou uma bolsa a voces para irem fazer compras". Provavelmente, nem para ver a cidade em que estamos hospedados. As aulas vao das 9h às 15h30 todos os dias, isso quando nao há alguma atividade extracurricular, como visitas a museus. O problema é que às 16h já comeca a escurecer na cidade. Nos finais de semana sempre há excursoes também. Assim, sobra pouco tempo para desfazer a impressao de que essen é uma cidade feia e levemente chata.
Até agora já fomos a um castelo sem-graca, porém rodeado de casinhas em estilo enxaimel, fizemos um city-tour de onibus com apenas uma parada — ou seja, nenhum sentido —, o Folkwangmuseum — que é muito bom, tem Monets, Rodins e Picassos em um espaco pequeno — e tivemos um passeio de orientacao no centro da cidade. Sábado passado o pessoal foi a Köln, mas fiquei em Essen, porque vou visitar meu pai na cidade em duas semanas. Domingo fui a Dortmund, em vez do castelo Linn, como programado, porque havia perdido completamente a fé nas excursoes coordenadas pelos "tutores" do programa. Eles nao sabem nada sobre os locais e às vezes nem conseguem se orientar direito. Pois é, desta vez parece que foi legal: Linn é um castelo que ainda tem reproducoes e até alguns originais dos móveis, ferramentas e armas medievais. E deixam voce experimentar as armas.
Dortmund, em todo caso, foi interessante. A cidade é simpática e pode-se subir em uma torre de 140 metros, onde há um restaurante giratório. Ve-se todo o vale do Ruhr de lá. Fomos também ao estádio do Borussia e no fim a um bar irlandes onde felizmente rolava um happy hour: € 3 a pint de Guinness.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews