« unsere uni brennt langer |
general inverno
| está no sangue »
general inverno
O inverno na Europa é realmente depressivo. Nao admira que muitos europeus se fascinem com o clima tropical e troquem todo o sistema de seguridade social daqui por uma vida caótica na América Latina. Nao pouca gente perguntou por que diabos viemos para cá em pleno inverno, ainda mais para passar dois meses na melhor candidata a cidade mais chata da Alemanha. Ninguém entende por que um sujeito trocaria a malemolencia tupiniquim pela rigidez teutonica.
Sempre achei que os relatos de depressao invernal fossem balela de gente fresca. Depois de agüentar os dias curtos e frios por dois meses, sou obrigado a admitir que o inverno dos climas temperados deprime mesmo. O frio nao chega a ser tanto um problema. Quem mora no sul do Brasil pode aguentar temperaturas até -10 Celsius tranqüilamente, bastando acrescentar uma ceroula às roupas normais e usar um casaco pesado e impermeável.
Problema mesmo é escuridao. No pico do inverno, anoitece às 16h. Em poucos dias o sujeito comeca a se sentir cansado, ter sono o tempo inteiro e vontade de ficar só em casa. A isso se segue um certo mau humor e má vontade geral com a vida. Se a pessoa nao está atenta para perceber o que se passa, pode jogar a culpa toda nos alemaes e na Alemanha. Em pouco tempo passa a odiar o país e todos os seus habitantes. O melhor remédio que conseguimos encontrar foi sair e encher a cara volta e meia. Lentamente, muita coisa na cultura européia comeca a fazer sentido.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews