« ainda existe gente que leva arte a sério |
o último a sair apague a luz
| fui! »
o último a sair apague a luz
Pela primeira vez na vida estou pensando em sair de Porto Alegre.
Minha opinião sempre foi que é tudo a mesma merda em todo lugar. O sujeito vai se sentir insatisfeito com a própria existência em Porto Alegre, Londres, Nova York ou Tóquio. As novidades são recursos perecíveis em qualquer cidade, mas as chatices são permamentes. Mais cedo ou mais tarde se cai em alguma rotina. Continuo achando tudo isso, mas agora algo me impele para longe.
Desde que voltei da Alemanha comecei a achar Porto Alegre chata. Sempre gostei da cidade. Há relativamente bastante o que se fazer aqui. A diferença agora é que gostei de passar dois meses convivendo com gente nova e conhecendo lugares novos. Sentimento que não tive ao voltar da minha viagem de seis meses com mochila nas costas. Talvez porque daquela vez a péssima sensação de estar sem casa tenha neutralizado o fascínio com uma possível vida diferente. Acho também que estou precisando de uma experiência em outra cidade ou país.
Além disso, pretendo fazer doutorado fora no ano que vem. A primeira opção é Berlim. A segunda, Londres. Caso não arranje vaga ou orientador em nenhum desses lugares, pretendo tentar no Rio de Janeiro ou Salvador.
Mas no fundo, no fundo, o grande motivo dessa vontade de morar em alguma cidade européia é poder andar na rua sem preocupações. Pegar metrô ou ônibus à noite, já que detesto dirigir. Não precisar olhar sobre o ombro o tempo inteiro para ver se alguma pessoa suspeita está por perto. Só quem já teve o peso da preocupação com a criminalidade retirado das costas percebe o quanto ele atrapalha.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews