« grêmio ou está no topo, ou na merda |
Nordeste já tem seus gaúchos
| picanha virtual »
Nordeste já tem seus gaúchos
Se por acaso um jornalista dos EUA, viesse cobrir o Show dos Rolling Stones e ao invés disso começasse a falar que o Rio de Janeiro era o paraíso dos traficantes e da desordem moral dos bailes funk, que no Rio de Janeiro existia uma polícia pervertida e um povo inculto e sem moral o que você acharia??? Qual seria a sua reação em relação a esse sujeitinho que não conhece a fundo a realidade fáctica-social do Rio de Janeiro e desse ênfase tão somente ao que ele tem de pior???? Apenas de despreso omissivo ou concordante??? É fácil falar quando a pimenta bateu nos "olhos" dos outros não acha???Eu acho que esse episódio deve ter servido pra algumas coisas, e em especial: 1) mobilizou todos os alagoanos em prol de um debate ou embate na defesa de Alagoas; 2) servirá (espero) pra que no futuro o Sr. alexandre Maynard Matias, ou quem quer que nos visite, não desprestigie nossa terra, tão ordeira e, apesar de provinciana, acolhedora!!!! Respeito é bom e é DIREITO de todos!!!! Reflitam!!!!!!
Além de servir para tudo isso, o episódio serviu para mostrar que não é só no Rio Grande do Sul que as pessoas fazem como Zé Victor Castiel e deixam o cérebro em casa na hora de defender os brios locais. Em uma atitude extremamente antidemocrática, criaram um perfil falso para o Alexandre Matias no Orkut. Não chegou a gerar muitos problemas, porque quem conhece o Matias sabe que ele não comete erros básicos de português. Porém, o caso mostra que a Internet não apenas não é um meio instrinsecamente democrático, como ainda dá espaço para toda sorte de linchamento simbólico. É menos grave do que a história da estudante de Marília, mas ainda assim emblemático.
Ou talvez o problema seja justamente a democracia intrínseca na Internet, que permite a qualquer imbecil dar sua opinião. Em um país onde estudantes quase saem com tochas atrás de uma menina que fez um simples ménage à trois, não se pode mesmo esperar debates inteligentes e respeito à liberdade de expressão.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews