« insanus.org na mídia |
cada dia mais cabelos brancos
| duas seqüências é arriscar demais »
cada dia mais cabelos brancos
A palavra "velhice" tem aparecido constantemente em meus diálogos. Sempre em tom de brincadeira, mas o doutor de Viena já dizia que brincando se diz a verdade. É fato que há dois anos têm aparecido cabelos brancos na cabeça, no peito e na barba. Tudo dentro dos conformes biológicos: a adolescência, fisiologicamente falando, vai até os 24 anos. Depois disso, diminuem os níveis de hormônio e é só descida.
Os cabelos brancos foram acompanhados de irresistível vontade de evitar casas noturnas enfumaçadas e pela impossibilidade de ficar acordado após as 3h da madrugada. As ressacas pioraram muito, mas em compensação ficou mais fácil se manter dentro dos limites da embriaguez saudável. Apareceram dores em regiões do corpo antes completamente desconhecidas. Os estiramentos e mau-jeitos já não se curam sozinhos, muito menos após uma só noite de sono. Os jovens parecem a cada dia mais imbecis e pretensiosos.
Infelizmente, sei o quanto pode ficar pior. Graças a uma internação de 20 dias, em que a musculatura foi severamente atrofiada e os pulmões se encheram de líquido, pude ter um gostinho do que é ser muito velho. Quem nunca passou por uma situação dessas não pode ter a noção exata do que é seu corpo simplesmente não responder aos comandos. É mais ou menos como trocar um carro de motor 3.0 com turbo por um carro 1000 e ligar o ar-condicionado. Não anda, por mais que você pise no acelerador. Logo surge uma sensação insuportável de estar preso dentro de uma carcaça enferrujada. A primeira tentativa de caminhar pelos corredores do hospital foi deprimente. Depois, em casa, o problema era as pessoas não entenderem que simplesmente não dava para fazer certas coisas sem ajuda. Maior tolerância com idosos foi decorrência natural.
Isso durou cerca de um mês, até os pulmões se recuperarem e poder voltar a fazer algum exercício. Essa experiência, aliás, é o maior incentivo para se manter sempre em forma. É a única maneira de amenizar a decadência física.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews