« façam o que eu digo |
plágio em dissertação da ufrgs
| mulher quadrinista »
plágio em dissertação da ufrgs
A UFRGS cassou o diploma de mestre de Gilberto Kmohan por conta de plágio. Ele recorreu. Conforme o leitor Roger, isso significa que a sentença está suspensa até que o caso transite em julgado, sem mais nenhuma possibilidade de recurso. Na dissertação "O conceito de aura em Walter Benjamin", ele fez uma colagem de diversos autores, conforme a perícia. Acabou aprovado com louvor pela banca, mas foi denunciado pelo professor Luís Milman — o que aliás fez com que alguns doutores apelassem para a ignorância mais de uma vez — seu título está em jogo. Espera-se que o processo não leve muito tempo, porque a academia só tem a ganhar punindo este tipo de fraude.
O Cisco acha que não apenas Kmohan, mas toda a banca e a direção da Fabico têm de ser punidos. Não concordo. A direção fez seu trabalho, dando início ao processo administrativo. Houve cinco anos de espera, mas o fato é que se inicou o processo e o diploma já está na berlinda. Ponto final. Já pretender culpar a banca e o orientador é desconhecer o funcionamento de uma pós-graduação. O orientador não tem total controle sobre o aluno e, neste caso, nem mesmo era especialista na área. Kmohan teve atritos com seu orientador original e Capparelli provavelmente aceitou orientá-lo para não prejudicar o PPGCOM.
Uma banca nem sempre é formada por pessoas que conheçam toda a bilbiografia usada. Parece que muitos livros plagiados eram estrangeiros e só quem fosse muito especializado no assunto poderia conhecê-los a ponto de identifcar o plágio. Seria preciso conhecer de cor os trechos plagiados. Não teriam por que duvidar da boa fé de Kmohan. Além disso, o papel de uma banca é mais verificar a coerência argumentativa interna do trabalho, cotejar com outras obras não é o foco.
Quem quiser conhecer o lado do Luis Milman, pode acessar o dossiê. Já as respostas da direção da faculdade e da comissão que avaliou a questão do plágio estão nos links ao final deste texto.
b a l a
kuro5hin
slashdot
wikinews