« golpe baixo |
menos ônibus no centro
| o brasil de verdade »
menos ônibus no centro
A prefeitura apresentou um plano para desafogar o Centro de Porto Alegre do tráfego de ônibus.
À primeira vista, já agrada por terem resistido à tentação de construir um metrô. A essa altura, não parece ser uma obra que valha tanto a pena. A capital gaúcha não tem um trânsito assim tão complicado e os corredores de ônibus podem fazer o mesmo serviço dos trens subterrâneos sem causar grandes transtornos e sem exigir bilhões para cavar túneis por tudo. Na verdade, seria legal mesmo é se nunca tivessem desativado os bondes.
Outro ponto positivo do plano é que resistiram à tentação de fazer passar um corredor de ônibus sobre a esquina democrática. Isso interromperia a principal via de pedestres da cidade, a Rua da Praia, além de destruir um ponto tradicional de reunião da população. Infelizmente, essa preservação vai exigir que se cave um túnel do Mercado Público até o viaduto da Borges, mais ou menos. O Centro vai se tornar um caos por vários meses.
Só um problema: a obra será feita em "parceria com a iniciativa privada". Ou seja, nunca vai sair do papel, como a reforma do cais do porto.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews