« leitura na escola é um fracasso |
o bananão nunca decepciona
| free the internet! »
o bananão nunca decepciona
Olhe bem para o rosto do homem acima. Este senhor de meia-idade, até um pouco simpático, é o inimigo público número um da Internet brasileira. Este homem, o senador tucano Eduardo Azeredo, é o responsável por um projeto de lei medieval que pretende controlar o fluxo de informação no ciberespaço.
De forma bem resumida, qualquer transação — no sentido informático do termo — feita entre servidores ou pessoas físicas e jurídicas brasileiras deverá ser armazenada por três anos, junto com dados como o CPF/CNPJ, endereço e telefone da pessoa. O Láudano dá uma explicação extensa e fala com muito mais propriedade sobre as conseqüências da aprovação desse projeto. Solon promete se mudar do Brasil, enquanto o Walter lembra que quem ganhará com isso serão os "cartórios" de autenticação digital.
Não há muito a acrescentar sobre os textos dos três, exceto que eles não se propõem a fazer nada. Como este é um blog de esquerda, é preciso inventar alguma comunistice. Logo, sugere-se usar os dados para contato com o senador para aporrinhar-lhe o saco. Aproveitem para pegar os dados da Comissão de Constituição e Justiça e enviar mensagens de apelo e informação a seus integrantes.
Abaixo, uma lista de endereços eletrônicos da CCJ e um modelo de cartinha.
acm@senador.gov.br
cesarborges@senador.gov.br
demostenes.torres@senador.gov.br
edison.lobao@senador.gov.br
jose.jorge@senador.gov.br
jbmotta@senador.gov.br
alvarodias@senador.gov.br
arthur.virgilio@senador.gov.br
juvencio.fonseca@senador.gov.br
ramez@senador.gov.br
neysuassun@senador.gov.br
webmaster.secs@senado.gov.br
romero.juca@senador.gov.br
amir.lando@senador.gov.br
simon@senador.gov.br
mercadante@senador.gov.br
paulopaim@senador.gov.br
fbezerra@senador.gov.br
magnomalta@senador.gov.br
antval@senador.gov.br
serys@senadora.gov.br
ideli.salvatti@senadora.gov.br
jefperes@senador.gov.br
eduardo.azeredo@senador.gov.br
---------------------------
Prezado Senador,
Gostaria de apelar à V.Sa. que não aprove o substitutivo dos projetos PLS 76/2000, PLS 137/2000 e PLC 89/2003, por entender que se trata de proposta extremamente deletéria ao direito à privacidade dos cidadãos brasileiros e, de uma forma geral, ignorante quanto ao funcionamento da Internet.
Além disso, pode ter impactos econômicos importantes, causando migração de empresas para outros países e o aumento dos custos de acesso do usuário aos provedores. Não é preciso lembrá-lo do quanto essas conseqüências seriam ruins para um país como o Brasil, onde a
exclusão digital é enorme.
Finalmente, se o bem da população não for motivo suficiente para sensibilizá-lo, gostaria de lembrar que os usuários da rede são muito eficientes em espalhar informação. Pode ter certeza de que o V.Sa. não se elegerá mais nem para síndico de seu prédio, se este projeto for aprovado nos moldes atuais. Nem V.Sa., nem nenhuma das excelências que votarem a favor.
Atenciosamente,
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews