Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« cadê a peta nessas horas? | duvido que funcione, mas... | pinta lá, magrão »

duvido que funcione, mas...

boycott_beijing_03.jpg

...não custa nada divulgar a campanha pelo boicote às Olimpíadas de 2008 na China. Motivos para isso abundam, o governo chinês é uma ditadura e as organizações jornalísticas em especial estão preocupadas com o controle das informações que seus enviados podem sofrer.

Porém, a razão principal por que esse boicote seria muito bom é o fato de a realização de uma Olimpíada sob uma ditadura ser uma excrescência. Um evento que desde os gregos celebra a paz e entendimento entre os homens, incentiva a civilidade, acaba sendo usado para legitimar justamente o contrário desses ideais. Não é a primeira vez e infelizmente não será a última em que as organizações esportivas internacionais prestigiam governos que deveriam condenar.

Alguém aí pode até argumentar que será bom ter montes de repórteres enxameando a China, porque alguma informação pode acabar ganhando a luz do dia. Só há dois problemas nesse raciocínio: primeiro, importante mesmo seria essas informações chegarem aos próprios chineses, mas isso continuará não acontecendo, porque, mesmo se evitar controlar os jornalistas estrangeiros, o governo certamente continuará controlando os chineses. Segundo, mais relatos de ataques aos direitos humanos na mídia internacional farão pouca diferença, notícias sobre isso não faltam por aí e a ditadura chinesa continua firme e forte.

Só resta mesmo é promover um boicote a essas Olimpíadas e às empresas que patrocinam o evento, procurando tirar lucros mesmo sob risco de endossar um governo duvidoso. Se o tilintar das moedas é a única linguagem que entendem, que se silenciem as moedas.

10 de agosto de 2007, 10:22 | Comentários (22)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.