« pinta lá, magrão |
estadão contra blogs
| 1337 »
estadão contra blogs
Muita gente boa já escreveu sobre a recente polêmica causada pela campanha publicitária do Estadão. É na verdade irônico logo o jornal que tem o melhor caderno de tecnologia do Brasil aceitar uma campanha tão imbecil quanto a produzida pela agência Talent. O gerente de marketing que teve a infelicidade de aprovar essa campanha poderia ter ido se aconselhar com a equipe do caderno Link.
Por outro lado, não fico ofendido com a campanha, como a maioria dos colegas de blogosfera. Fico até feliz. Um dos maiores jornais do país reconhecer os blogs como inimigos é uma grande vitória para os blogueiros sérios. O Estadão está admitindo que muita gente aprendeu a publicar e buscar informações por si mesmas na Web. Isso parece deixar os diretores do jornal preocupados, mas não deveriam. Não é em busca de notícias gerais que o público vai até os blogs, mas sim em busca de opinião embasada ou, pelo menos, estimulante, e dados sobre assuntos que só vão chegar aos jornais daqui meses ou anos.
Isso não acontece por incompetência dos repórteres. Ocorre que um jornal precisa veicular informações que interessem à massa de leitores, não apenas a meia dúzia de aficionados por tópicos específicos. E no campo dos tópicos específicos, os blogs são e continuarão sendo imbatíveis.
Além do mais, o jornalismo não precisa competir com os blogs. Leitores de blogs em geral podem ser considerados internautas que têm a malandragem de lidar com a Web, e gente assim costuma ler sobre o mesmo assunto em várias fontes, seja na blogosfera, seja nas versões digitais da mídia tradicional. O Estadão parece ter errado a mira na hora de atingir o inimigo — e não é o único representante da imprensa a fazer isso, apenas o que causou mais estardalhaço até agora. Em vez de gastar pólvora com os blogs, a imprensa poderia usar seus recursos para criar formas de fazer com que as versões digitais de suas publicações passem a recuperar o lucro que estão perdendo com as versões impressas.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews