« mais algumas respostas para o FAQ |
aqui também se elogia
| algum jornal dê uma coluna a essa moça »
aqui também se elogia
Meus cumprimentos à Zerohora.com por usar links externos nessa matéria a respeito da cobertura da revista The Economist sobre o Brasil.
A maior falha do webjornalismo, especialmente o brasileiro, é não direcionar o leitor para sites e páginas que não sejam de sua empresa proprietária -- exceção para sites do governo, e nem sempre. Alguns portais chegam ao cúmulo de escrever o link na matéria, mas não deixá-lo ativo, obrigando o leitor a copiá-lo e colar na barra de endereços do navegador. É a total capitulação do dever jornalístico de informar às estratégias comerciais mais ignorantes.
Fingir que a concorrência não existe não vai fazê-la desaparecer. Pior, não fornecer links denota total desconhecimento sobre como funciona a Web. As vinculações eletrônicas são a base da arquitetura hipertextual que tornou a Internet útil para toda humanidade, não apenas meia dúzia de geeks.
Se o leitor realmente estiver interessado num assunto, ele vai ao Google e encontra a página cujo link um webjornal está deixando de fornecer. Mas ele ficará mais feliz se o webjornal facilitar sua vida oferecendo um link ativo.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews