Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« all your base are belong to us | proposta indecente da abril blogs | finalmente chego à idade que sempre tive »

proposta indecente da abril blogs

Anteontem recebi da equipe da Abril Blogs um convite para me juntar à "área VIP" do serviço. Pedi mais detalhes e a resposta segue abaixo (grifos meus):

Oi, Marcelo. Tudo bem?

Basicamente, é o seguinte: estamos montando um ambiente onde os blogueiros e fotógrafos mais relevantes do país possam ter um espaço maior para expor as suas opiniões e visões de mundo. Como a Aline comentou, essa seleção será feita pelo próprio usuário – mas começa conosco, aqui no I-Group.

Como parte desse time da Abril Digital (batizado de Área VIP), os blogueiros terão acesso prático a informação em primeira mão (perdoe a rima), audiência (via destaques periódicos na home da Abril), workshops gratuitos com especialistas, promoções específicas apenas para esse time e assim por diante. Se quiser, tem mais informação no http://blogs.abril.com.br/areavip

Para fazer parte, você precisará transferir o seu blog para o ambiente da Abril Digital. E, para tanto, basta "criar" um blog no http://blogs.abril.com.br (algo como blogs.abril.com.br/seublog ) e começar a postar. Esse será o endereço que divulgaremos nos ambientes da Abril Digital e pelo qual você terá acesso aos benefícios.

Te peço também que você me envie um email tão logo crie o blog novo. Convidamos, inicialmente, um número extremamente seleto de blogueiros – e o controle que estamos fazendo aqui está bem rígido sobre quem recebe e quem não recebe o acesso à área VIP.

Alem disso, estamos estruturando um evento de apresentação dos blogueiros VIP (dentre os quais, esperamos, você) para a imprensa. Será um coquetel na noite do dia 1 de outubro, no prédio da Abril (aqui em SP).

Essas são apenas as primeiras das ações que faremos com os membros desse time. Se tem uma coisa que podemos garantir é que, caso você decida fazer parte desse grupo, certamente não se arrependerá. ;-)

Bom.... estou deixando os meus contatos abaixo, caso você queira esclarecer qualquer ponto. Podemos contar contigo?

Tenho uma proposta muito melhor: a Abril me paga honorários de consultor e eu ajudo esse projeto a não fracassar miseravelmente. Algumas dicas:

Solicitar a transferência de um blog demonstra total desconhecimento da blogosfera e da própria Web. O projeto visa trazer autores de qualidade e conhecidos para a Abril Blogs, que emprestarão sua credibilidade e darão um pontapé inicial na audiência. O problema é que esses blogueiros são os menos interessados em fazer qualquer parceria. Eles andam sobre as próprias pernas há meses ou anos. Provavelmente já ganham dinheiro com anúncios e programas de filiação. Por que se mudariam para uma hospedagem nos servidores da Abril, perdendo esse faturamento? Não faz sentido algum.

A Abril Blogs não sabe com quem está falando. Literalmente. O assunto da primeira mensagem de correio eletrônico era "sobre o seu blog". Completamente genérico. O texto era padrão, em momento algum citava o nome do blog ou os assuntos abordados. Isso provavelmente explica o fato de terem oferecido a um jornalista a possibilidade de escrever de graça para uma editora, sendo que para isso ainda teria o trabalho de mudar meu blog para o ambiente deles. Também saberiam que resido em Porto Alegre e, portanto, o evento em São Paulo não tem qualquer apelo -- e nem ofereceram uma passagem e estadia.

Os benefícios são vagos e não-contabilizáveis. A Abril quer que as pessoas fechem seus blogs atuais e abram novos apenas para assistir a workshops e ter "informação em primeira mão". Bem, se um blogueiro é considerado importante, provavelmente ele já sabe como conseguir informação em primeira mão, ou a recebe diretamente das fontes. E o que seria essa informação? Documentos aos quais apenas os repórteres da Veja tiveram acesso? Relatórios de escutas telefônicas? Ou poder ler antes da publicação alguma idiotice requentada da Boa Forma? Porque, francamente, até o blogueiro mais lamer sabe que pode ler tudo o que sai na imprensa nacional bem antes e em outras línguas, navegando na Web. Blogs são, afinal, veículos de filtragem da Web. E esses workshops, quem serão os ministrantes? Fernando Henrique Cardoso? Diogo Mainardi? Ou, com todo respeito, algum repórter semidesconhecido da editora? Tampouco se sabe quantos serão os workshops e a quanta informação o blogueiro terá direito. Enfim, é bem claro que o sujeito tem de fazer concessões importantes, mas nada claro o que receberá em troca.

Os templates são ruins. E a pessoa nem pode mudar e configurar da forma que quiser, ou instalar plugins e widgets.

Finalmente, mas não menos importante, participar desse projeto é trabalhar de graça para a Abril, como se pode verificar nos Termos de Serviço. Observe-se esses dois trechos:

9. Publicidade nos blogs

O Usuário concorda que a Abril pode publicar banners e/ou anúncios publicitários nos blogs que utilizam sua ferramenta de publicação.

Esses anúncios podem ser da Abril, dos produtos e serviços da Empresa, ou ainda de qualquer terceiro a quem a Abril tenha cedido espaço publicitário, a seu exclusivo critério.

10. Direitos autorais

[...]

A Abril é proprietária de todas as compilações, trabalhos coletivos ou derivados criados pela Empresa, e que podem, eventualmente, incorporar o conteúdo dos blogs criados pelos Usuários.

O Usuário concede licença de uso irrevogável, perpétua, global e livre de royalty para uso, exposição pública, publicação, exibição pública, reprodução, distribuição, transmissão, adaptação, alteração e promoção de seu conteúdo publicado nos blogs em qualquer mídia da Abril.

Ou seja, a editora pode se aproveitar do conteúdo criado pelo usuário para veicular publicidade e auferir lucro dessa atividade e, ainda, detém os direitos de uso de todo o material criado pelos blogueiros, sem pagar um centavo por eles. Para que contratar jornalistas e outros profissionais para produzir conteúdo, quando os indivíduos conectados em rede estão aí para serem explorad... -- perdão! -- crowdsourceados?

4 de setembro de 2008, 16:00 | Comentários (128)


follow trasel at http://twitter.com

 

Sindicalize:





 


somerights20.gif

 

Get Firefox!



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.