« blogs informativos têm de ser assinados por jornalistas, diz sindicato |
usando crowdsourcing para criar massa crítica em redes sociais
| abrindo o voto »
usando crowdsourcing para criar massa crítica em redes sociais
A Amazon.com criou em 2006 um sistema de distribuição de trabalho chamado Turco Mecânico. Funciona assim:
O objetivo do sistema é permitir às pessoas direcionarem seus "ciclos livres", como por exemplo a comutação de casa para o trabalho ou a fila do banco, para alguma atividade produtiva e ajudar empresas a realizar essas tarefas de que software não conseguem dar conta sozinhos. É o crowdsourcing, equivalente humano das experiências de computação distribuída como o SETI@Home.
Sem entrar no mérito das questões trabalhistas envolvidas -- aliás, o nome deve ser muito sugestivo na Europa --, a experiência é interessante e algumas start-ups norte-americanas encontraram um uso criativo: gerar massa crítica de usuários para projetos de mídia social. A Newsbeet, "uma plataforma para a construção de seu próprio site de notícias, focado em qualquer pauta ou assunto que você queira" lançou um pedido no Turco para busca, coleta e organização de feeds RSS. Pagam US$ 1 por agregador criado, mas dividem com o responsável o lucro em publicidade contextual se ele colaborar também na geração de links remetentes àquele site.
Trata-se de uma interessante estratégia para conseguir o mais difícil em qualquer projeto colaborativo na Web: reunir conteúdo e usuários o suficiente para atrair mais usuários, ultrapassar a massa crítica e atingir velocidade de cruzeiro. As pessoas não entram em redes sociais mortas, elas participam das redes onde seus amigos e/ou pessoas interessantes já estão. Ninguém gosta de estar numa festa vazia, ainda que seja open bar e ofereça boa música. Obviamente, também é uma estratégia que beira o black hat e inverte o princípio de espontaneidade da mídia social. Ainda assim, a idéia de delegar essa geração de conteúdo inicial é boa e talvez possa ser colocada em prática sem as características de spam do caso do Newsbeet.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews