foteenhas
Vejam aqui o resultado de uma tarde passeando com uma Canon Ixus V pelo Fórum Social Mundial.
31 de janeiro de 2005, 3:06 | Comentários (10)
ei, ei, ei, chávez é nosso rei!Hugo Chávez fez a conferência mais concorrida do Fórum Social Mundial de 2005. Pelo menos 12 mil pessoas lotaram o Gigantinho e inacreditáveis 13 mil ficaram na rua, sem conseguir entrar. Bem mais do que Lula. É um fenômeno.
Chávez é de fato singular. Ao assumir o poder na Venezuela, dava impressão de ser mais um caudilho populista clichê latino-americano. Populista ele é, para mais de metro. Caudilho, em certo grau. Em todo caso, os oligarcas da mídia que o combatem são bem piores neste sentido.
O presidente venezuelano demonstra enorme capacidade de se perpetuar no poder. Isto cheira a pouca afeição pela democracia — muito embora Fernando Henrique Cardoso tenha usado os mesmos expedientes no Brasil e nenhum defensor da democracia liberal reclame muito —, mas talvez seja a opção menos pior para a Venezuela. A alternativa seria largar o país aos tubarões do grupo Cisneros, que até golpe de estado já patrocinaram. De qualquer modo, observadores confirmaram a lisura do referendo e o povo de lá já deu mostras de que prefere mantê-lo no poder.
Acusam-no de populista devido a seu carisma e arroubos de misturança com o povo, mas sobretudo pelos investimentos pesados em saúde e educação nas periferias. Não admira que o povo o apóie, mas se investir em serviços ao cidadão virou populismo, deveríamos rezar para que Lula se inspire em seu colega.
Chávez ainda por cima tem ótimo senso de humor. Na conferência em Porto Alegre, cantou músicas, contou anedotas e fez montes de piadas com George W. Bush. Ele falou em tom irônico que o presidente Bush é um "superman lutando pela justiça", só para arrematar com "o que acontece é que nós temos criptonita vermelha e da boa". Disse não ter aprendido ainda o "portunhol" — e "english, muito menos". Semana passada, disse que Condoleezza Rice parecia ter alguma questão mal-resolvida com ele e, se fosse o caso, até se oferecia para casar com ela.
Tudo isso contribui para tornar Chávez um ícone da esquerda. Mas determinante é o fato de estar tendo algum sucesso em seu enfrentamento das elites e dos EUA. A economia e os indicadores sociais melhoraram e a Venezuela não foi excluída do circuito financeiro — assim como a Argetina e sua moratória, aliás. Sofreu um golpe e sobreviveu devido ao apoio popular, mostrando que é possível um rompimento radical com as elites. É pragmático — chegou a dizer que a idéia de guerrilha de Che Guevara na Bolívia era despropositada —, pero sin perder la ternura. Chávez se tornou uma luz no fim do túnel para a esquerda.
31 de janeiro de 2005, 2:34 | Comentários (11)
fórum social mundial é...Encontrar um ex-colega de faculdade e ser informado de que ele está fundando uma comunidade alternativa em São José dos Ausentes. Depois de dizer isso, o sujeito pede licença e vai buscar a namorada para assistir à oficina de biodança.
Sentir pena dos escandinavos no calor de Porto Alegre em janeiro. Ainda por cima, escutar uma visitante do Mato Grosso comentar "como é quente por aqui, né?". Isso que o tempo está seco e eles não puderam provar ainda o freqüente bafo escaldante.
Perguntar-se como pode existir gente que goste de se hospedar em campings.
Ouvir frases como "Porto Alegre é grande; aqui tem muito mais baitolas", ou "Pedro, favor comparecer à Radiohm para resolver a questão da oficina de biodança".
Provar aluã, uma bebida africana de frutas cítricas e gengibre, comer cupuaçu in natura e encarar um tenebroso chope Exxtra, porque bebidas produzidas por multinacionais estão vetadas.
Perceber que muito pouca gente vem pelas oficinas.
29 de janeiro de 2005, 19:35 | Comentários (8)
picardia social mundialO Solon chegou primeiro e já indicou o Picardia Social Mundial como uma das melhores coberturas do FSM 2005. É tudo o que a cobertura do Insanus deveria ser, caso os blogueiros fossem menos vagabundos e entendessem alguma coisa a mais de economia — ou ao menos tivessem mais tempo, coisa que anda faltando ao MARTELADA por estes dias.
29 de janeiro de 2005, 0:45 | Comentários (1)
contra tudo isso que está aíVeja Lula sendo vaiado pelos comunistas do Fórum Social Mundial. Quem te viu, quem te vê. Como foi escrito em um post anterior, em 2003 ele era a maior esperança dos socialistas do mundo inteiro. Hoje é mais um político que irrita os movimentos sociais com seu pragmatismo. Lula definitivamente colocou o Brasil no primeiro mundo político, eliminando a diferença entre esquerda e direita. FHC deve morrer de inveja.
27 de janeiro de 2005, 21:08 | Comentários (6)
bolchevismo, família e propriedadeTem sido notícia a cisão da TFP, gerando renovado interesse em todos quantos conhecem e acompanham a trajetória desta entidade.
Após sete anos de litígio judicial, entre a antiga diretoria e mais de 80% dos membros, o Judiciário deu ganho de causa a estes sucessivas vezes concedendo o direito de voto a todos os sócios da entidade.
Os sócios fundadores, ao invés de acatarem as decisões judiciais e se harmonizarem com a imensa maioria dos associados, preferiram afrontar o Judiciário e seguir o caminho da ilegalidade.
Espera aí, a TFP está reclamando de autoritarismo da diretoria? Os comunistas de fato tomaram conta de tudo, como denuncia o Olavo de Carvalho.
27 de janeiro de 2005, 21:02 | Comentários (0)
marcha pela pazMelhor palavra de ordem em todas as edições do Fórum Social Mundial até agora:
Sexo!
Anal!
Derruba o capital!
Cortesia dos ativistas homossexuais, durante a marcha de abertura.
27 de janeiro de 2005, 1:50 | Comentários (7)
fim de uma eraMelara é encontrado com a boca cheia de formigas em Dois Irmãos. Era o único bandido com algum estilo no Rio Grande do Sul. Levou cinco tiros no rosto e teve de ser identificado pelas digitais. Termina a esperança de nova invasão do saguão do hotel Plaza São Rafael por um táxi.
26 de janeiro de 2005, 23:40 | Comentários (6)
juremir comandaDepois da coluna de hoje de Juremir Machado da Silva no Correio do Povo, não há mais nada a ser escrito sobre o vai-ou-fica do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Vale a pena até publicar a íntegra. Clique aí embaixo para ler.
Continue Lendo...26 de janeiro de 2005, 21:36 | Comentários (10)
para entender o fórum"Cem homens cultos" reunidos sob um tema comum, segundo Barzun, surtem um efeito "diretamente proporcional ao quadrado da distância viajada, multiplicada pela papelada ao cubo". Essa combinação de "proximidade, caras novas e mudança de cena" alicia "os nervos" dos conferencistas, garantindo que todos saiam dali dizendo que a ocasião foi "estimulante".
Deu vontade ler Jacques Barzun, mesmo o livro tendo 900 páginas.
24 de janeiro de 2005, 21:30 | Comentários (6)
e chegou o fórumOs primeiros efeitos do Fórum Social Mundial atingem Porto Alegre já desde a semana passada. Na avenida André da Rocha, onde fica a sede de MARTELADA, estrangeiros vêm e vão dos quatro hotéis pelo menos desde a quarta-feira. Na manhã desta segunda-feira, em um supermercado da Fernando Machado, estranhos barbudos, de bermudas, sandálias e sotaques estrangeiros se aglomeravam no corredor das bebidas alcoólicas. E só no corredor das bebidas alcoólicas.
Lindo de se ver é o prefeito José Fogaça elogiando o evento, praticamente suplicando para que siga na capital gaúcha. Até o Busatto já defende o FSM. Melhor que isso, só o PT precisar negociar para que Lula não seja vaiado. Em 2001, o presidente foi um dos que reuniu a maior platéia e foi certamente o mais aplaudido.
24 de janeiro de 2005, 20:07 | Comentários (5)
do larMulher do Lar é um excelente blog temático. Trata da mudança do casal Larissa e Rodrigo para um apartamento e do início da vida de casados deles. Expressa muito bem a sensação causada pelas inevitáveis descobertas alegres e irritantes ao se começar a vida adulta — sem cair no umbiguismo piegas. Embora quase pareça uma letra do Wando — no bom sentido — quando fala das cenas românticas do casal.
24 de janeiro de 2005, 2:33 | Comentários (4)
vote no reiRei do futebol por rei do futebol, seria muito melhor ter o Maradona, em vez daquele bundão semi-analfabeto e vaselina do Pelé. A entrevista em que ele se arria no escrete canarinho de 1990 alça Dieguito à altura de MESTRE ABSOLUTO do universo futebolístico. Não basta ter talento, é preciso ter senso de humor.
24 de janeiro de 2005, 1:54 | Comentários (15)
jerônimooooooooAgora é oficial. Em duas semanas deixo o mundo corporativo, para me dedicar ao mestrado e a frilas em jornalismo e traduções. Saio por vontade própria, o que exige uma certa coragem, quando se tem uma casa para sustentar. Ou seja, possíveis empregadores que achem MARTELADA interessante estão livres para se manifestar pelo marcelo [ponto] trasel [arroba] gmail [ponto] com.
21 de janeiro de 2005, 1:53 | Comentários (17)
aos amigos, tudoÉ bom ver gente competente e honesta se dando bem para variar. Por isso é preciso comemorar a escolha de Daniel Galera para a Coordenação do Livro e da Literatura da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Estava esperando o anúncio oficial para comentar, mas o Cardoso já está espalhando. Com isso e com a manutenção do Fumproarte, até que esse início de governo Fogaça não parece tão mal. A conferir.
18 de janeiro de 2005, 1:57 | Comentários (11)
jornalismo colaborativoO Wikinews se propõe a ser uma agência de notícias gratuita para veículos ao redor do mundo. A idéia é que qualquer cidadão possa participar da difusão de informações jornalísticas. Ainda está em fase de testes e de discussão dos processos operacionais. Por enquanto, utiliza as línguas inglesa e alemã. É necessário que ao menos cinco pessoas se interessem em participar ativamente, para que se abra uma comunidade em determinada língua. Alguém se propõe a criar e editar notícias em português, sem ganhar nenhum dinheiro e tendo trabalho à beça?
17 de janeiro de 2005, 2:56 | Comentários (7)
trabalhadores anônimos"Ah, então você odeia o seu trabalho? Pois existe um grupo de apoio para isso. Chama-se TODO MUNDO. Eles se encontram no boteco da esquina."
Frase genial pescada pelo Suruba.
15 de janeiro de 2005, 21:41 | Comentários (5)
viagem ao fim do estrato socialÉ grande a diferença entre o Zaffari - uma rede de supermercados escancaradamente classe A e B de Porto Alegre - e o Carrefour. A começar pela localização: enquanto Zaffaris se encontram apenas em bairros centrais e de alto IPTU, os dois Carrefours de Porto Alegre ficam ou perto de um morro, ou na entrada da Zona Norte - espécie terra de ninguém entre Porto Alegre e as periféricas Alvorada e Cachoeirinha.
Uma viagem ao Carrefour serve para o sujeito perder qualquer esperança na capacidade de mobilidade social da canaille trabalhadora. Para começo de conversa, é imundo. As paredes são imundas. O chão é coalhado de sacos de bolachas e latas de refrigerante abertas pelos clientes antes de chegar ao caixa. Diversos setores fedem a víveres lá derrubados há tempos. Até os clientes fedem, freqüentemente.
É barulhento. Alguns dos habitués deveriam ser enviados a cursos de reciclagem do Detran, pelo jeito que dirigem seus carrinhos. Os carrinhos, aliás, estão sempre precisando de geometria nas rodinhas.
As caixas do Carrefour são ignorantes e lerdas. Uma delas insistia em perguntar de que tipo eram as maçãs, as bananas e as uvas. Se bem que neste caso a culpa é mais da ignorância da gerência. Decidiram que os hortifrutigranjeiros devem ser pesados nos caixas. Esqueceram-se de que a maioria das caixas nunca teve aqueles produtos em suas mesas, muito menos em variedade de espécies. Dá pena das moças. Exceto que elas são mesmo burras, como evidencia o fato de não passarem mercadorias iguais em conjunto. Não seria um problema tão sério, se o leitor do código de barras não insistisse em falhar, obrigando a operadora a digitar os números.
É triste ver como as pessoas sem dinheiro são tratadas neste país. É mais triste ainda perceber que elas em geral se esforçam em piorar as coisas para si mesmas, sendo mal-educadas, dando encontrões, furando filas. Um imbecil chegou a esperar 15 minutos no caixa para conferir o preço de um produto, sendo que tudo já estava pago. Quando os outros clientes na fila ameaçaram enfiar o tal produto em seu aparelho digestivo, o sujeito decidiu ir embora sem ele.
O único obstáculo até a liberdade daquele local deprimente era um sujeito com um galão de 20 litros de água. Fácil. Aí ele começou a pagar carnês. Até a impressora dos caixas é lerda.
Se houvesse saído de lá no mesmo momento em que o sujeito segurava a fila esperando descobrir o preço de um produto e fosse ao Zaffari, teria perdido menos tempo. Ou seja, pobre neste país não perde apenas a dignidade. Perde muito mais tempo do que os outros.
E o Carrefour nem é tão barato assim.
15 de janeiro de 2005, 21:09 | Comentários (32)
déspota cachaceiroO que Lula conseguiu com o Conselho Federal de Jornalismo e a palhaçada da quase-expulsão de Larry Rohter? Um relatório da Human Rights Watch indicando ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Muito bem. Todo esforço feito pelo Itamaraty de um lado, inclusive mandando nossos soldados para o Haiti e ajuda à Ásia, Lula consegue neutralizar com decisões infelizes que levam menos de um dois minutos.
14 de janeiro de 2005, 2:52 | Comentários (8)
hogwarts über allesOur local Jewish Community Center is co-sponsoring a Harry Potter party with our local Borders bookstore. The flyer for this party states that children will receive a free thunderbolt tattoo [on their foreheads].
[...]
Also, the same evening I picked up this Jewish Community Center flyer at Borders, I came across a Time-Life book about Hitler's Nazi Germany. It had a number of shocking photos of Hitler's Youth Corps. What jumped out at me, were the number of photos depicting the thunderbolt symbol - mainly on Youth Corps flags but also on some ritual Youth Corps shields.
Harry Potter enquanto propaganda nazista. De acordo com David C. Mosher, fundador da Christ to the Cults Ministry - que por sinal cita vários outros exemplos anticristãos na cultura pop - Deus condenará milhares de pais ao inferno por dar estes livros dignos de Belzebu a suas crianças.
12 de janeiro de 2005, 23:12 | Comentários (4)
o triste mundo da burocraciaO aspecto mais trágico do tsunami que atingiu a Ásia é o patético desempenho dos burocratas ao redor do mundo, resumido na revista Carta Capital desta semana.
O comandante de uma base aérea na Índia, quando soube que um tsunami havia atingido Nicobar, enviou um fax ao ministro de Ciência e Tecnologia. O pessoal do Centro de Advertência de Tsunamis no Havaí não tinha o número de ninguém da Ásia na agenda. O serviço meteorológico da Malásia levou 3 horas para enviar um fax às filiais da costa, que a essa altura estavam embaixo d'água. Sismólogos tailandeses estavam em um congresso quando receberam a notícia, mas decidiram não fazer nada, porque em 1998 deram um alarme de um tsunami que jamais chegara e todo mundo foi demitido.
Um terremoto enviar a energia de 30 mil megatons sobre praias em dez países e matar mais de 160 mil pessoas como se tira o pó de cima da mesa já seria chato o suficiente para seres conscientes de sua própria impotência ante a natureza. Agora, saber que uma boa parte das pessoas morreu porque um sujeito no Havaí não pensou em ligar para o 102 é profundamente desestimulante. Isso para não falar nos burocratas pusilânimes tailandeses, temerosos de perderem seus empregos no Estado - o que seria um ótimo argumento pela privatização, se funcionários do setor privado não fossem ainda piores. Nada pior do que perceber-se nas mãos de completos imbecis.
12 de janeiro de 2005, 2:46 | Comentários (3)
he'll be backE se o Exterminador do Futuro fosse enviado a Israel para evitar a morte de Jesus Cristo? Assista ao trailer mais hilário da cristandade. Meio antigo, dizem, mas ainda assim vale mais uma referência. Cortesia do Solon.
11 de janeiro de 2005, 2:23 | Comentários (6)
mais uma ameaça às famíliasAdoradores do demônio aliciam meninas para rituais satânicos em Porto Alegre. Usam o sangue delas como oferendas para demônios. Até aí, tudo bem. O problema é que o líder do grupo, integrante de uma banda de black metal, oferece drogas e lê poesias para seduzir as gurias. Poesia black metal? Só o nosso Senhor Jesus Cristo pode nos salvar.
10 de janeiro de 2005, 1:38 | Comentários (12)
casa nova, cara novaA mudança para o Insanus pedia um novo desenho para o MARTELADA. Na verdade, há tempos o site estava precisando de uma boa recauchutada. A nova cara é uma homenagem ao design soviético. Nunca a arte para cartazes atingiu um ponto tão alto quanto nos países do antigo bloco comunista. Quem duvida pode ver exemplos russos aqui e poloneses aqui.
O código, devidamente avacalhado pelo signatário cambaleante em HTML, é cortesia do Nova Corja, com pitacos do Gabriel. O sujeito com o martelo foi cortado de um pôster russo daquele link ali em cima. A fonte foi roubada desses designers, apresentados pela Sabrina.
9 de janeiro de 2005, 18:52 | Comentários (12)
copyrightRegistre-se que o trocadilho "Somália come a bola", referindo-se ao novo atacante gremista, foi publicado pela primeira vez neste veículo de comunicação pessoal.
9 de janeiro de 2005, 3:52 | Comentários (2)
leve-me, senhor!Este domingo pode proporcionar aos gaúchos a desagradável experiência de uma sensação térmica de até 48ºC. O clima é o maior defeito deste Estado e, sobretudo, de Porto Alegre - onde ainda se pode contar com as águas do Guaíba para elevar a umidade do ar a níveis desumanos. Quem tem de trabalhar e não pode ir à praia só pode se consolar com o ar-condicionado da firma e encher a cara na saída.
8 de janeiro de 2005, 20:27 | Comentários (10)
transtorno bipolar"Nunca vi tanta gente jovem tomando tanto remédio tão cedo", comentou uma carioca em visita a Porto Alegre. É verdade. Um colega de boemia ajudou a cunhar o termo "gangue da tarja preta" para designar a legião de gurias chapadas de Prozac e outros medicamentos menos cotados que perambulam pelos bares mudérrnos. Numa conversa hoje, a Tainá matou a charada: Grêmio e Inter, frio e calor, PT e antipetistas, tradicionalistas de CTG e fãs de Drum and Bass, RBS e Fórum Social Mundial, contra e a favor, sim e não - todas essas oposições tornam a cidade um lugar perfeito para a produção de gente com problemas. Assim como uma pessoa com problemas psiquiátricos, que alterna euforia e depressão no comando da consciência, Porto Alegre é uma cidade bipolar.
6 de janeiro de 2005, 1:11 | Comentários (16)
no coração da tempestadeFoi-se o Will Eisner. Para quem gosta de histórias em quadrinhos, é mais ou menos como a morte de Shakespeare. Eisner simplesmente inventou as graphic novels, álbuns mais longos, com uma história completa. Algo como um romance em quadrinhos. Antes havia apenas histórias em série ou tiras. Um dos meus álbuns preferidos é Um Sinal do Espaço. Eisner também escreveu uma enciclopédia dos quadrinhos, aparentemente esgotada em português. Mais sobre o homem no site oficial.
4 de janeiro de 2005, 19:51 | Comentários (8)
feliz 2005Ano-novo, blog em casa nova. Com o passamento do valoroso Exquisite, MARTELADA inaugura nova fase no Insanus.Org. Em ótima companhia, diga-se de passagem. Coleguinhas pelo menos tão bons quanto os da antiga casa.
b a l a
exile
kuro5hin
slashdot
wikinews