A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Tudo que você sempre quis saber sobre os Beatles mas tinha vergonha de perguntar por achar a dúvida simples demais. Parte 1. | Home | Tudo que você sempre quis saber sobre Beatles mas tinha vergonha de perguntar por achar a dúvida simples demais - parte três »

Tudo que você sempre quis saber sobre Beatles mas tinha vergonha de perguntar por achar a dúvida simples demais - parte II

Eles eram inimigos os Rolling Stones?


Não. Inclusive a primeira música dos Stones foi composta por Lennon e McCartney. Até é capaz de ter rolado uma troca de farpas, mas quem disputava musicamente com os Beatles eram os Beach boys. E com essa rivalidade quem ganhou foram nossos ouvidos. Já os Stones, fazem as mesmas músicas há 40 anos.

Por que “Hey Jude”não está em nenhum disco?


Por ser um single. Sim, um compacto. Aqueles pequeninos com uma música de cada lado. Na época muita coisa que saia como single não entrava no disco subsequente. E isso aconteceu com umas 30 músicas.

Todas orfãs foram compiladas em dois discos: Past Masters I e II. Com beatles escrito em branco numa capa preta e preto numa capa branca. Não tem erro.

Existe algum disco fundamental?

Varios. Essa seria a resposta mais certa. Mas como estamos aqui para simplificar, tome como referência o Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band. Aquele com a capa meio vermelha e com muita gente num pátio. Ele retrata o auge da hiponguisse sem ser chato, ainda uma idéia nova, de um disco com canções encadeadas para formar uma obra completa, e não recortes socados como os anteriores.

Importantissimo para música pop, é pródigo em experimentalismos e cuidados especiais com a gravação. Coisa que hoje não chega a espantar, mas nos anos 60 as coisas eram diferentes. Bem diferentes. Pra ter uma idéia, na época o Gerson fumava nos intervalos dos jogos do Fluminense.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus