A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« Mais de mil palhaços no congresso | Home | Por um 2007 com menos problemas de revizão »

Em algum lugar do passado

A professora de história que me absolva e o de religião que me perdoe, mas católicos como eu, não passam de judeus com um pé no modismo. Tanto que a nossa religião vem daí: acreditamos em alguém que se dizia messias e fomos na maré dos milagres. Para mostrar que estávamos à frente do tempo, ficamos até hoje rezando aos quatro ventos que ele voltará. É nossa fé indie de rosário na mão.

Essa tendência de incorporar o que aparece pela frente está nas nossas datas marcantes, inclusive no Natal. O símbolo que representa o nascimento de Jesus está ali, escondidinho embaixo da árvore. Geralmente um presépio com cabras de patas quebradas e faltando um Gaspar se esconde à sombra de uma árvore cheia de espuma pra simbolizar a neve. Ao lado, um Papai Noel gigantesco representa um santo do norte, que se sabe lá como veio parar na história.

Enquanto nossos primos judeus mantém a mesma dieta festiva dos últimos 3.500 anos, estamos mastigando um arroz à grega cheio de uvas passas e sem significado, que desceu o mediterrâneo para encontrar um salpicão do México ou Colômbia, e um peru que só cisca pra frente.

Nada disso é para reclamar do capitalismo ou pregar uma recriação no estilo linha direta daquela noite em Belém. Mas sim para lembrar, sem rancor, que alegorias mais atinadas com o nosso passado ajudam bastante na hora de manter o espírito natalino.

Adotar grande parte do mau gosto agudo dos norte-americanos é perigoso. Eta pessoal que gosta de uma cafonice – os discos de ouro para divas do pop não me deixam mentir. Se continuar assim, cuidado: você pode acabar ganhando um CD da Janet Jackson no amigo secreto.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus