« Atendi-mentes |
Home
| Inexplicável »
Malaisya endurance
Existe algo mais enfadonho do que acompanhar uma corrida de Fórmula 1 no rádio (onde eles colocam o som de carros passando atrás em loop, que claramente são identificados pelo ouvinte como algo falso), acompanhar em um blog. E isso acontecerá aqui a partir das 4 da manhã. Com a transmissão volta-a-volta do GP da Malásia de Fórmula 1.
Todas as atualizações serão feitas neste mesmo post. Portanto, para acompanhar, atualize a página a cada minuto e meio, mais ou menos. A prova é de F1, mas aqui quem comanda é o F5.
- Boletim das 2:30
O Grande Prêmio da Malásia entrou para a temporada regular da Fórmula 1 na crista da onda de provas asiáticas que inundou a competição nesse começo de século. O circuito de Sepang encanta por sua beleza, como mostra essa foto (e também essa), que dizem muito mais do que aquele mapa do circuito, que todos sabe, só tem valia em jogos de videogame.
A manutenção da prova atende aos anseios da gigante dos combustíveis Petronas, empresa malaia que investe pesado na F1 há muito tempo, bancando a equipe Sauber por muito tempo, até a BMW assumir o pepino na temporada passada. De resto, vale lembrar que a Malásia já foi tema do blog, quando dei uma dica sobre queimar bandeiras, em janeiro deste ano. Vale relembrar enquanto a largada não vem.
- Boletim das 2:57
A página do piloto brasileiro Rubens Barrichello indica que faltam 3 minutos para o começo da prova na Malásia. A prova não era às 4 da manhã? Por alguns minutos achei que iriam deixar o Rubinho largar uma hora antes. Depois me dei conta que era culpa do programador do www.barrichello.com.br.
O piloto, que na semana passada disse que Shumacher não era melhor que ele, fez o 19º tempo nos treinos oficiais, e como teve que trocar de motor, larga em 22º.
- Boletim das 3:40
Pouca gente na TV fala sabendo tanto do assunto quanto Reginaldo Leme. Talvez Sidnei Dal Rovere, o cara que fica explicando pro Galvão Bueno o que é um jab durante as lutas do Popó, chegue ao nível de entendimento, mas o resto é nível Franklin Martins pra baixo.
É tão bom saber que ele vai contrabalançar a ansiedade do Galvão que chego a ficar calmo quando ele entra no ar. E sim, um homem falando com a gente na madrugada que acalma. Caso raro. Tudo isso para dizer que estou me adiantando a ele e antecipando alguns detalhes da prova que podem ser úteis nas 56 voltas do GP. O Grid de largada.
01 - Felipe Massa - Ferrari
02 - Fernando Alonso - Mclaren-mercedes
03 - Kimi Raikkonen - Ferrari
04 - Lewis Hamilton - Mclaren-mercedes
05 - Nick Heidfeld - Sauber Bmw
06 - Nico Rosberg - Williams
07 - Robert Kubica - Sauber Bmw
08 - Jarno Trulli - Toyota
09 - Ralf Schumacher - Toyota
10 - Mark Webber - Red Bull Racing
Claro que só os 10 primeiros, já que o resto só serve quando tem alguém lá atrás que vai passar todo mundo numa corrida de recuperação. Ou ainda quando acontece um engarrafamento (mas isso não tem como prever). E como as Renault não tão com bala na agulha pra apavorar ninguém, ficamos por aqui.
- Corrida
Volta 01 - Largada - Alonso e Hamilton saltam na frente de Massa, que cai para terceiro. O tal do Sutil espalhou nos primeiros metros. Pior conjunto nome/maquina/carro.
Volta 02 - Hamilton faz a parede em cima do Massa e Galvão diz que ficou sem computador. Ele, não o piloto.
Volta 03 - Massa em chamas se atira pra cima de Hamilton, Kimi quase mordisca a posição do brasileiro.
Volta 04 - Galvão Bueno confunde replay com realidade. Hahehaheha!
Volta 05 - Massa vai pra grama... não faz isso rapaz. Bateu um complexo de Montoya e foi pra grama.
Volta 06 - As coisas se acalmam. Massa em quinto. Speed em 13°.
Volta 07 - Esses carros estão todos iguais. Tem uma porcaria de equipe que parece a Ferrari, e a Toro Roso e a Red Bull são iguais. Wurz passa Speed.
Volta 08 - Wurz passa Ralf, o irmão.
Volta 09 - Albers, da Spyker, tem o motor defumado. Bom pra Rubinho.
Volta 10 - McLaren de Alonso abre 10 segundos de todo mundo. Mudou de equipe na hora certa o bi-campeão. As Renaults continuam onde largaram.
Volta 11 - Como diz Atneor: os superiores torcem por equipes, não por pilotos.
Volta 12 - Confiram suas apostas: Rubens nos boxes na volta 12.
Volta 13 - Prova começa a dar sono. E acreditem, não é culpa do horário.
Volta 14 - O ministério da saúde adverte...
Volta 15 - Depois de Hakinen e Raikkonen, temos um Kovalainen. Contribuições de nomes simples devem ser enviadas para o Cartório Central da Finlândia.
Volta 16 - Não sei se é a volta 16 ou 17.
Volta 17 - Massa faz o pit no tempo previsto. Alonso também.
Volta 18 - Hamilton ganha o apelido de Robinho, e Galvão adora. Pronto, estou oficialmente irritado.
Volta 19 - Sério, já não basta um robinho pra encher o saco e encebar em campo? Só falta rolar um "pedala" Hamilton. O inglês, que não tem culpa de nada, lidera desde a parada de Alonso.
Volta 20 - Demência das paradas deixa Heidfeld em primeiro.
Volta 21 - Quando começam a filmar os intermediários é que a prova já está definida. Aqui entre nós, ninguém filmaria o Sato havendo algo minimamente mais empolgante para ver.
Volta 22 - Ciclo das paradas termina e nada se altera. Duas McLarens, Kimi, Heidfeld e Massa.
Volta 23 - Barrichello em 14º, atrás do sobrinho do Papa, o polaco Kubica e na frente do Ralf.
Volta 24 - Seis carros em fila indiana e um mecânico reclamando do Barrichello.
Volta 25 - Raikkonen dá uma passeada pela Zebra. Massa ganha 2 décimos de segundo. Agora vai!
Volta 26 - Coulthard é descrito como tiozão por Bueno. Ele para para sua primeira troca agora, 5 voltas depois de todo mundo.
Volta 27 - Ninguém passa ninguém.
Volta 28 - O retardatário Vitantonio Liuzzi atrapalha Alonso por duas voltas. Bom mesmo era quando atrapalhar significava fechar a porta sem vergonha alguma.
Volta 29 - Hamilton parece ter problemas de algo indescritível no motor.
Volta 30 - Como ficou feia essa nova Renault. A Willins e a BMW se separaram, mas o carro ainda parece o mesmo.
Volta 31 - Segue Alonso bem na frente, com Hamilton firme em segundo.
Volta 32 - 5 anos atrás, muitas corridas foram para a Ásia porque a legislação européia anti-tabagista proibiu anúncios de cigarro. Hoje, 5 anos depois, os carros sofrem a mesma restrição em toda a parte. O Marlboro da Ferrari é um monte de listrinha na asa traseira do carro.
Volta 33 - Massa 1,5 segundo atrás de Heidfeld.
Volta 34 - Ou alguém quebra, ou tudo acaba igual. Lembrando que temos ainda 20 carros na pista. Esses motores de duas provas parecem bem mais resistentes que os antigos.
Volta 35 - Coulthard aponta problema nos freios. Como o sujeito é gente fina, não torceremos para um acidente.
Volta 36 - Massa 0,7 segundo atrás de Heidfeld.
Volta 37 - Coulthard abandona. O problema de freio apavora qualquer um.
Volta 38 - Hamilton nos boxes. Tudo tranqüilo.
Volta 39 - Fui ao banheiro.
Volta 40 - Alonso nos boxes. Tudo ok no trabalho da McLaren. Agora é sentar e preparar os canapés.
Volta 41 - Paradas alucinadas.
Volta 42 - Heidfeld entra e sai dos boxes na frente de Massa. Por pouco.
Volta 43 - Nico Rosberg abandona. Quando informei que Hamilton tava com problema de pressão no motor, errei. Mas a TV errou. Na verdade era o piloto da Willians.
Volta 44 - Essas novas equipes pequenas são meio chatas. Bom mesmo era a Arrows, a Stewart e a Minard - certeza de pilotos corajosos e sem talento. O pessoal de resgata médico vai acabar perdendo o emprego.
Volta 45 - Dez voltas pro final. A Vida Mata a Pau, a gente se vê por aqui!
Volta 46 - Wurz e Webber lutam pelo nono lugar. Kubica dá um passeio longo pela brita.
Volta 47 - E volta pra pista, deixando uma curva totalmente imunda.
Volta 48 - Massa, de penus duros, passa a girar bem.
Volta 49 - Kovalainen dá uma passeada na grama. Nelsinho Piquet, reserva da equipe, deve estar fazendo um voodoo do rapaz para conseguir essa vaga na equipe.
Volta 50 - Rubinho vai tomar uma volta do Massa em breve.
Volta 51 - Massa vive o dilema entre atacar ou não Heidfeld, arriscar seria arriscado demais, como arriscou antes e deu com os burros na água.
Volta 52 - Heidfeld faz volta mais rápida da corrida e mostra que o quarto lugar é dele.
Volta 53 - Rá! Chamar o Hamilton de Robinho me lembra do atacante da Portuguesa chamado Paulinho McLaren.
Volta 54 - Alonso 22 segundos na frente do segundo colocado, cogita terminar a prova de patins.
Volta 55 - Dobradinha da McLaren vem ai. Depois de nenhuma vitória em 2006.
Volta 56 - Alonso ganha. Hamilton em segundo, Raikkonen completa o pódio. Foram 50 voltas para nada, depois de uma largada ruim de Massa a afobação que tirou a graça da corrida. Barrichello em 11º.
Valeu pela companhia dos corujões da F1. Agora vamos seguir com o Minuto-a-minuto Telecurso 2000 Mecânica, módulo 2, aula 23.