Gene explica tipo empreendedor, diz estudo
junho 7, 2006
Tipos empreendedores já nascem assim, diz um grupo de cientistas.
Em outras palavras, de acordo com um novo estudo, a herança genética de uma pessoa é fator crucial para determinar se ela será empreendedora e se tem grandes chances de se tornar um profissional autônomo.
A pesquisa foi feita em conjunto pela Twin Research Unit do St Thomas Hospital, em Londres, a Takaka School of Business do Imperial College, em Londres, e a Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos.
Segundo ela, quase a metade da propensão de um indivíduo para se tornar um profissional autônomo se deve a fatores genéticos.
E ao contrário do que se pensava, ambiente familiar e criação influenciam pouco se uma pessoa vai ser um profissional autônomo ou não.
Além da herança genética, fatores que podem influenciar um espírito empreendedor são eventos aleatórios, do acaso, como a perda do emprego, ganhar uma grande quantia de dinheiro ou um encontro inesperado.
Os pesquisadores estudaram 609 duplas de gêmeos idênticos (univitelinos) e 657 duplas de gêmeos do mesmo sexo não univitelinos na Grã-Bretanha.
Gêmeos univitelinos (do mesmo óvulo) têm o mesmo genoma, ou seja, têm 100% de semelhança genética.
Já os gêmeos não univitelinos têm 50% de semelhança genética.
A proporção de indivíduos empreendedores entre os gêmeos era igual à da população em geral.
Mas os pesquisadores queriam saber se a existência de um gêmeo empreendedor aumentava a probabilidade de o outro gêmeo ser também um tipo empreendedor.
Ao comparar as variações nos graus de similaridade genética entre gêmeos idênticos e não idênticos, os cientistas foram capazes de estabelecer a importância dos fatores genéticos e de meio ambiente. (BBC)
Walter Valdevino Estudo Comentários (0)