Artigos: julho 2006

Cheiros podem afetar atração sexual, diz estudo

julho 31, 2006

Muitos animais respondem a sinais químicos na hora de procurar um parceiro, mas até agora pouco se sabe sobre como isso afeta as pessoas.

A pesquisa publicada na revista Nature sugere que é possível que sejamos igualmente influenciados pela química expelida por outras pessoas.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Masculinidade voltou à moda, diz professor de sociologia

"Não há nada errado em olhar sua mulher fundo nos olhos e dizer, sem medo: Sim, querida, em algumas situações, eu sou superior a você." Quem diz isso não é Zeca Bordoada, personagem que era o estereótipo do machão popularizado pelo extinto "TV Pirata", mas um dos titulares de filosofia política de Harvard, uma das universidades mais prestigiosas do mundo.

Harvey Mansfield é autor do recém-lançado "Manliness" (masculinidade, Yale University Press, 2006), em que defende os pontos da frase acima: homens são diferentes das mulheres, sim, em alguns aspectos superiores, e deveriam ter orgulho disso. Ah, e o metrossexual é uma aberração da natureza e deveria morrer. Em seu lugar, o retrossexual. Seu livro abriu caminho para uma série de outras manifestações culturais que vão na mesma linha e pregam uma certa renascença, vá lá, do "machismo esclarecido".


Continue lendo

Sabrina Fonseca Intriga , Sexismo Comentários (0) Comentários (0)



Figura do pai não é imprescindível para meninos, defende psicóloga

A psicóloga diz que as mães de seu livro têm a oportunidade de criar um tipo diferente de homem, forte e sensível, capaz de entender que as emoções são valiosas.

"Existe a percepção de que um menino precisa de um homem no quarto da mãe para se transformar em homem. Queria ver se isto é verdade.


Continue lendo

Walter Valdevino Amor , Comportamento , Estudo , Intriga , Sexismo , Sexo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Cientista acredita que invisibilidade é possível no futuro

Harry Potter conseguiu ficar invisível usando uma capa mágica. O homem invisível de H.G. Wells engoliu uma substância que o tornou transparente.

"O que a Mulher Invisível faz é entortar o espaço ao redor dela a fim de entortar a luz. Esses aparelhos conseguiriam imitar esse espaço curvado", disse Ulf Leonhardt, físico teórico da Universidade St Andrews, na Escócia.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Homens com fome preferem as gordinhas, diz estudo

julho 28, 2006

Um estudo da universidade inglesa de Newcastle, publicado no British Journal of Psychology, mostra que a fome pode mudar o gosto dos homens na hora de escolher que mulheres eles acham atraentes. A pesquisa, feita com 61 estudantes universitários, descobriu que os que estavam com o estômago vazio achavam mulheres gordinhas mais atraentes do que aqueles que estavam saciados.

Os homens com fome também prestavam menos atenção à forma e às curvas femininas. "Seu estado cognitivo, seus desejos e interesses dependem da sua fisiologia, seu nível de açúcar no sangue e seus níveis hormonais, e todos esses fatores dependem da fome", explicou Martin Tovée, da Universidade de Newcastle.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Evolução , Obesidade , Sexo Comentários (0) Comentários (0)



Universidade britânica cria "mapa da felicidade"

Segundo a Universidade de Leicester, apesar de o estudo abordar uma área muito subjetiva, a análise é bastante confiável.


Continue lendo

Walter Valdevino Depressão , Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Jennifer Aniston tem as pernas mais perfeitas, diz estudo

julho 27, 2006

A atriz Jenifer Aniston tem as pernas mais perfeitas de Hollywood, informou um estudo científico divulgado nesta quinta-feira nos sites internacionais como o Life Style Extra.

Segundo o estudo comandado pelo cientista Aric Sigman, Jennifer bateu as cantoras Jessica Simpson e Christina Aguilera por apresentar a melhor forma e textura em suas pernas.

Patrocinados pela empresa de eletrônicos Braun, os cientistas trabalharam com uma fórmula que multiplica as proporções das pernas e a textura da pele de algumas mulheres, tornando possível o cálculo do par perfeito de pernas.

O resultado ideal apresentado por Sigman e sua equipe mostra que Jennifer Aniston obteve a marca de 14,67, a mais alta entre todas as famosas que participaram do teste. (Terra, via Rodrigo Roesler)

Sabrina Fonseca Demência , Intriga , Sexo Comentários (0) Comentários (0)



Americanos estão 'gordos demais para raios-X'

Imagens de ultra-som foram as mais afetadas, porque as ondas sonoras precisam penetrar a pele e o tecido adiposo antes de chegar aos órgãos que precisam ser examinados.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Estresse crônico pode acelerar câncer de ovário, diz estudo

Um grupo de cientistas americanos descobriu que o estresse crônico acelera o câncer de ovário --esse efeito, porém, pode ser neutralizado com um remédio contra doenças cardíacas.


Continue lendo

Walter Valdevino Câncer , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Fumo pode reduzir efeitos de bebida alcoólica, diz estudo

A pesquisa, contudo, foi feita apenas em ratos de laboratório, que receberam diversas doses de nicotina e bebida alcoólica.

Mas, se o mesmo se aplicar aos seres humanos, os pesquisadores advertem que os fumantes provavelmente tenderão a beber mais para compensar a diminuição dos efeitos do consumo de álcool.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Fumo , Álcool Comentários (1) Comentários (1)



LONDON (AFP) - Three-quarters of British sport fishermen would rather go fishing than go to bed with their partners, a survey showed

julho 24, 2006

LONDON (AFP) - Three-quarters of British sport fishermen would rather go fishing than go to bed with their partners, a survey showed.

More than half of the 1,000 anglers surveyed by bookmaker Totesport also said they would rather catch a record-breaking trout or salmon than spend a night with a supermodel.

Fishermen who took part in the poll spent, on average, eight times as much money on fishing equipment than on gifts for their partners.

"It is odds on that there are fishing widows the length and breadth of the country that can relate to these results," Paul Petrie, a spokesman for Totesport, said.

Forty-six percent of respondents also said they lied about the real size of their catch to impress their peers
.
(Yahoo!, via Marcelo Träsel)

Sabrina Fonseca Comportamento , Sexo Comentários (0) Comentários (0)



Italians dig up 18th century castrato singer for research

julho 22, 2006

"We are looking for additional information about possible pathological signs in the singer, whether or not linked to the fact that he was castrated," said Professor Gino Fornaciari of Pisa University.

The remains were removed from a cemetery in the northern city of Bologna where the singer died in 1782.

Maria Giovanna Belcastro of the laboratory of bioarcheology of Bologna University told the newspaper La Repubblica analysis of the remains "could tell us about the circumference of his rib cage and the size of his mouth."


Continue lendo

Sabrina Fonseca Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Antivírus não são tão seguros, dizem pesquisadores

julho 21, 2006

Embora sem citar nomes, Graham Ingram, gerente geral do CERT, declarou que as ferramentas mais populares de proteção apresentam cerca de 80% de erro em sua tarefa principal: identificar vírus.

Aplicações de menos nome são um pouco mais eficientes, no entanto o nível de não-detecção chega a 60%.


Continue lendo

Walter Valdevino Computadores , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Dividir a cama afeta cérebro dos homens, diz estudo

Dividir a cama com uma outra pessoa pode, temporariamente, reduzir o poder mental dos homens. A conclusão foi sugerida por cientistas austríacos na revista New Scientist.

Independentemente de terem ou não consumado relações sexuais, os homens que passam a noite com alguém têm seu sono perturbado, diz o estudo, e isto prejudica sua habilidade mental no dia seguinte.

Mesmo afirmando que dormiram melhor com a presença da parceira, os homens tiveram um desempenho pior nos testes, sugerindo que eles tiveram, na verdade, um sono menos tranqüilo.

Já as mulheres, que declararam ter dormido melhor quando sozinhas, conseguiram dormir mais profundamente.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Ronco , Sexismo Comentários (1) Comentários (1)



"Bloggers" só se interessam por si mesmos, afirma pesquisa

E embora a maior parte do conteúdo dos blogs seja pessoal, a maioria dos consultados afirmaram que preferem publicá-los com pseudônimo, visto que o anonimato possibilita separar a vida "real" da vida "on-line", segundo a pesquisa.


Continue lendo

Walter Valdevino Computadores , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Estudo mostra que crianças precisam de mais exercícios

Os melhores indíces de saúde foram registrados em crianças de nove anos que fizeram em média 116 minutos de atividade moderada a intensa, e adolescentes de 15 anos que praticaram exercícios por 88 minutos diários.

As sementes da morbidez na idade adulta, como doenças vasculares e metabolismo alterado, são plantadas na infância.”


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Dieta , Esportes , Estudo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Medo de cobras pode ter impulsionado evolução humana

julho 20, 2006

A capacidade de identificar cobras venenosas pode ter desempenhado um papel fundamental na evolução de macacos e seres humanos, de acordo com uma nova hipótese sugerida pela antropóloga Lynne Isbell, e publicada na edição de julho do periódico Journal of Human Evolution.

"Há uma corrida armamentista evolucionária entre predador e presa. Primatas ficam melhores em ver e evitar cobras, então as cobras ficam melhores em se esconder, ou mais venenosas, e os primatas reagem a isso", explica Isbell.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Evolução Comentários (0) Comentários (0)



"Monalisa" é retrato de mulher morta, afirma estudioso

O lingüista Alinei define Monalisa como uma "medusa moderna e eterna, que não flerta conosco, nem nos assusta, que não nos petrifica quando a observamos, mas nos faz sentir o perfume do amor e depois nos leva a resvalar a morte deixando-nos, perdidos, à beira de um abismo".

Além disso, para Alinei, a posição de Monalisa e a simplicidade de sua vestimenta transmitem uma forte sacralidade que reforça a idéia da morte, assim como a assimetria da paisagem, "com o fundo dos montes, das águas da criação e do fim do mundo".


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Intriga , Suspeitas Comentários (1) Comentários (1)



Sexo na fase final da gravidez ajuda o parto, diz estudo

"Descobrimos que a mulher grávida que tem relações sexuais dá à luz com mais facilidade", disse o chefe da equipe.

O estudo médico também sustenta que as relações sexuais durante a gestação "não causam ruptura de membranas nem parto prematuro".


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexo Comentários (1) Comentários (1)



Estudantes 'não têm consciência de riscos de câncer de mama'

Tanto as entrevistadas nos Estados Unidos como as na Grã-Bretanha apontaram o estresse como um fator importante - apesar de sua influência ainda não ter sido completamente comprovada.

"É muito preocupante que informações como estar acima do peso, ingerir muito álcool e fazer poucos exercícios físicos não foram comunicadas com eficácia para mulheres jovens em nenhum país pesquisado."


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Câncer , Dieta , Estudo , Fumo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)



Gordinhas precoces têm mais chances de morrer cedo

julho 19, 2006

O estudo, do qual participaram 102,4 mil enfermeiras de 24 a 44 anos, determinou que as mulheres com problemas de obesidade desde os 18 anos e que fumavam, ingeriam bebidas alcoólicas ou não faziam exercícios suficientes tinham mais probabilidades de morrer antes. Quanto mais peso tinham a partir dos 18 anos, tinham mais de 50% de chances de morrer no período de 12 anos que durou o estudo.

De fato, 710 mulheres faleceram durante esse período por diversas causas, entre elas 258 de câncer, 55 de doenças cardíacas ou derrames e 61 devido a suicídios, segundo o estudo. As mulheres que não fumavam corriam maior risco de morte prematura se eram obesas aos 18 anos, indicaram os pesquisadores.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Obesidade , Sexismo Comentários (2) Comentários (2)



Especialistas descobrem origem do déjà vu

Cientistas acreditam ter descoberto uma explicação-chave para o déjà vu, aquela misteriosa sensação de estar diante de algo que já foi vivido, segundo um artigo que será publicado na edição de sábado da revista científica New Scientist.

De acordo com a pesquisa, as experiências sugerem que o déjà vu pode ser provocado de forma independente, sem haver uma memória real para acioná-lo.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Miolos Comentários (0) Comentários (0)



Cientistas criam mundo virtual para testar telepatia

Mas eles não acreditam que o teste vai provar definitivamente se a telepatia é um fenômeno real ou não.

"Nosso objetivo não é provar a sua existência, mas criar um método experimental que possa ser avaliado cientificamente" disse David Wilde, outro dos autores do estudo.


Continue lendo

Walter Valdevino Computadores , Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Pesquisa liga enxaqueca a doenças cardíacas

Os especialistas afirmam ainda que são necessárias mais pesquisas para estabelecer porque existe a ligação entre os sintomas e a condição.

Segundo o médico Tobias Kirth, "pesquisas futuras deveriam se centralizar numa melhor forma de entender a relação entre enxaqueca, vertigem e evento cardiovascular".

Segundo os médicos, também são necessárias mais pesquisas para determinar se remédios contra enxaqueca podem diminuir os riscos cardíacos.


Continue lendo

Walter Valdevino Enxaqueca , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Amamentar pode 'diminuir dor em bebês'

O estudo concluiu que amamentar no peito os recém-nascidos ajuda a aliviar a dor da agulhada dada no teste do pézinho, por exemplo, usado para examinar o sangue dos bebês.

Segundo o estudo, dar uma solução com açúcar para os bebês também pareceu ser eficiente.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Espalhar filtro solar na pele corta efeito protetor, diz estudo

A coordenadora da pesquisa, Rachel Haywood, disse: "A maioria das pessoas prefere espalhar o creme sobre a pele. Elas acham mais agradável e mais confortável dessa forma"

Os cientistas dizem que espalhar o creme pode, na verdade, aumentar os riscos.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Study: Internet partly to blame for your lack of close friends

julho 18, 2006

The number of people who say they have no one to talk to about important matters has more than doubled, according to a new study by sociologists at Duke University and the University of Arizona. The average number of people who respondents said they discuss important matters fell from about three to two. The more insular population is increasingly reliant on family members as confidants, the researchers say.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Computadores , Depressão Comentários (0) Comentários (0)



Estudo faz conexão entre piscina coberta e asma

Há três anos, um outro estudo publicado pela mesma equipe trouxe evidências de que o cloro nas piscinas pode reagir com o suor e a urina, criando gases tóxicos que podem danificar os pulmões.

Uma porta-voz para a entidade beneficente Asthma UK disse: "Nadar é uma forma excelente de exercício para crianças com asma".


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Clones 'teriam individualidade', sugere estudo

Os gêmeos idênticos disseram que ser gêmeos não compromete sua individualidade - embora as pessoas tenham uma impressão de que eles são um par e não indivíduos separados.


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Evolução Comentários (0) Comentários (0)



Alunos britânicos terão aulas sobre felicidade

julho 17, 2006

Os alunos de uma escola de Manchester (norte da Inglaterra) participarão de exercícios e jogos destinados a superar o estresse e as dificuldades da vida moderna.

Estas técnicas, importadas dos Estados Unidos, buscam proteger as crianças de males atuais, como a depressão, a falta de auto-estima e, inclusive, a tendência ao abuso físico e psicológico que é freqüente nesta faixa etária (10-12 anos) e os problemas em casa, como brigas dos pais.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Depressão , Stress Comentários (2) Comentários (2)



Neurocientista transexual ataca machismo em estudos cognitivos

julho 13, 2006

Ben Barres é neurobiólogo da Universidade Stanford, formado em medicina e com doutorado em Harvard. Isso já seria suficiente para qualificá-lo a argumentar contra uma idéia polêmica que vem ganhando força: a de que há menos mulheres cientistas porque elas são biologicamente pouco aptas para a ciência. Barres diz que isso não passa de B A L E L A.
Mas o que mais confere credibilidade a ele na discussão sobre a diferença entre homens e mulheres é que, ao longo da maior parte de sua vida acadêmica, Barres foi conhecido como doutora Barbara. Em 1997, ele trocou de sexo ao iniciar um tratamento com hormônios.
O principal argumento de Barres é que nem a palestra de Summers nem os artigos dos outros cientistas que defendem sua posição usaram dados significativos para dar suporte à idéia de que a biologia das mulheres é menos inclinada à matemática ou à ciência.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Demência , Intriga , Sexismo , Suspeitas Comentários (4) Comentários (4)



Jornada de trabalho longa prejudica mais as mulheres

julho 12, 2006

Os dois sexos consomem menos álcool se passam mais tempo trabalhando, disseram pesquisadores na quarta-feira. Mas as horas extras fazem com que aumente o desejo das mulheres por alimentos desaconselháveis.


Continue lendo

Walter Valdevino Café , Comportamento , Dieta , Estudo , Stress Comentários (2) Comentários (2)



Carreira de técnico de futebol é pura sorte, diz estudo

A teoria criada pelos cientistas a partir dos dados levantados sustenta que é a taxa de vitórias e derrotas que determina um índice de reputação, e que esse índice define a duração do "mandato" do técnico. Cada técnico ganha reputação com vitórias e perde com derrotas. Essa teoria é baseada num modelo de computador de sistemas complexos: o exame de eventos em larga escala para ver se surgem padrões a partir das ocorrências mais microscópicas.


Continue lendo

Walter Valdevino Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Unha revela dieta no Brasil e no mundo, diz pesquisa da USP

Os pesquisadores acionaram uma verdadeira rede de contatos para conseguir todas as amostras. Aproveitaram, por exemplo, um congresso científico no Nordeste para pedir a pesquisadores europeus pedacinhos de seus corpos em prol do conhecimento.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Enjôo é 'proteção' à mulher grávida, diz estudo

"Pode ser que a náusea que as mulheres sentem em relação a algumas comidas seja útil, e que apesar de ser inconveniente e miserável, esta náusea pode ser o modo de a natureza evitar problemas na gravidez tanto para a mãe como para o feto."

Também é importante tomar ácido fólico e evitar muita vitamina A.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Estudo comprova que cogumelos causam sensações místicas

julho 11, 2006

Um terço dos voluntários afirmou que a experiência foi a mais significativa em termos espirituais de toda sua vida. Muitos a compararam ao nascimento do primeiro filho ou à morte de um pai ou uma mãe.

E os efeitos foram duradouros.

Dois meses depois de receber a droga, 79 por cento dos voluntários disseram ter sentido um aumento de nível moderado ou elevado em seu bem-estar e na satisfação com a vida, segundo o relato publicado na revista Psychopharmacology.

A equipe testou 36 voluntários saudáveis e com boa escolaridade, que afirmassem manter uma vida espiritual ativa. A idéia é que pessoas espiritualizadas seriam menos perturbadas pelos efeitos da droga.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Comportamento , Demência , Terapias Alternativas Comentários (1) Comentários (1)



Maconha sintética criada por brasileiro reduz pressão

julho 10, 2006

Um substância sintética semelhante ao THC, o princípio ativo da maconha, se mostrou uma droga promissora contra a hipertensão. Em experimentos feitos na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, o brasileiro Yehoshua Maor, 35, conseguiu controlar a pressão arterial de ratos usando uma versão sintética alterada do canabigerol, uma outra molécula que a planta Cannabis sattiva produz.

Maor, descendente de judeus portugueses, é maranhense da cidade de Imperatriz. Ele começou a fazer pesquisa em farmacologia depois de passar por estudos para rabino, carreira que não seguiu. "Eu estava procurando algumas respostas filosóficas", diz.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Fumo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Was it Real or Did I Imagine It? Source Monitoring, Schizophrenia, and Our Grip On Reality

julho 8, 2006

In the past, I've often wondered how journalists pick which studies to write about. The obvious answer is that they pick studies that will get readers or viewers, but given how little their stories correspond with the research they're writing about, it seems to me like they could pick any study and make it sellable. So the question remains, how do they pick the studies they write about? I read an article this weekend that provides an answer: they write about a study when they can get the author to say stupid shit. But before I get to the article, let me tell you a little bit about the study it's ostensibly about. I'll start with some background.


Continue lendo

Sabrina Fonseca Comportamento , Demência , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Sociólogo banca o físico e ilude cientistas

Ao ler questões respondidas por cientista social e por físico "real", pesquisadores não conseguem distinguir um do outro

O sociólogo conseguiu confundir a cabeça de um time de nove físicos. Desses, sete acharam que ele também era do seu ramo e descartaram como impostor um físico de verdade, ao comparar as respostas dadas por ambos a uma série de questões cabeludas sobre ondas gravitacionais.


Continue lendo

Walter Valdevino Demência Comentários (0) Comentários (0)



Gel poderá ser novo medicamento para impotência

julho 6, 2006

A companhia agora vai tentar recrutar cerca de 1,5 mil homens para realizar mais três estudos clínicos.


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento Comentários (0) Comentários (0)



Gasto eleitoral pode superar Grã-Bretanha e Alemanha

Não sei mais o quê é Mondo Estudo e que é REAL...

Se a campanha brasileira tem potencial de ser mais cara do que na Europa, os valores são muito menores do que os gastos nos Estados Unidos.


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento Comentários (0) Comentários (0)



Estudo sugere que uso de Tylenol pode afetar fígado

julho 5, 2006

"Eu pediria que o público não ultrapasse quatro gramas por dia. Essa é uma droga com uma janela de segurança bastante estreita", disse um dos autores da pesquisa, Neil Kaplowitz, da Universidade do Sul da Califórnia.

Outro autor do estudo, Paul Watkins, da Universidade da Carolina do Norte, se disse menos preocupado com os resultados. Ele ressalta que o paracetamol, ingrediente ativo do Tylenol, é usado há mais de 50 anos com segurança.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Cavalo albino usa por dia 30 frascos de protetor solar

Para proteger o eqüino dos perigos solares, a polícia fez um apelo pela internet por doações de protetor solar fator 50, já que o consumo do animal é alto - em média, um cavalo pesa cerca de meia tonelada.

Na região de Hampshire, quem está precisando de protetor solar são os porcos, que vêm perdendo a proteção dos pelos por causa do calor.


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento Comentários (0) Comentários (0)



Aparelho japonês grava e reproduz odores

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, estão construindo um gravador de odores capaz de analisar aromas e reproduzi-los usando uma série de substâncias químicas atóxicas.

O dispositivo poderia ser utilizado para incrementar compras online ao permitir sentir o cheiro das fragrâncias antes de comprá-las, adicionar uma dimensão extra de realidade virtual a ambientes ou mesmo auxiliar médicos militares a recriar os odores de bile, urina ou sangue de forma a auxiliar em diagnósticos à distância.


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Britânica sofre infarto e acorda com sotaque jamaicano

A britânica Lynda Walker, 60 anos, acordou depois de um infarto falando com um sotaque jamaicano. Lynda sofre de uma doença chamada de síndrome do sotaque estrangeiro, de acordo com o jornal britânico Times Online.

Lynda diz que ficou muito chateada logo que descobriu. "Eu não me sinto a mesma pessoa. Não havia notado o sotaque, mas dei-me conta de como soava quando meu terapeuta me mostrou uma fita das nossas conversas. Fiquei devastada", disse ao jornal.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle estão estudando o caso de Lynda. Existem no mundo apenas 50 casos documentado da doença nos últimos 65 anos. A síndrome foi identificada em 1941 quando uma mulher norueguesa sofreu uma lesão cerebral e começou a falar com um sotaque germânico.

Estudiosos sugerem que uma pequena parte do cérebro que afeta a fala foi danificado. Esta lesão pode resultar em mudanças de tom, lentidão na fala ou erros de pronúncia, mudando o sotaque da pessoa. "É como perder uma grande parte de sua identidade", disse Lynda.

"Todos me perguntam de onde sou, quando respondo Newcastle, eles riem. Acham que estou mentindo. A pior coisa é não ter controle sobre o próprio sotaque. Eu quero minha voz de volta, mas não sei se vai acontecer." (Terra)

Sabrina Fonseca Comportamento , Demência , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Calor funciona como analgésico temporário, diz pesquisa

Calor alivia a dor

O calor desativa os receptores de dor dentro das células

Uma pesquisa da University College London (UCL), apresentada na Conferência da Sociedade Fisiológica, descobriu que a aplicação de calor efetivamente bloqueia a dor, provendo conforto aos pacientes.

Os pesquisadores queriam entender por que a aplicação local de bolsas de água quente ajuda a aliviar dores como cólicas e câimbras.

Eles usaram tecnologia de DNA para monitorar as células e concluíram que temperaturas acima de 40º C acabam bloqueando o efeito dos mensageiros químicos que fazem com que o corpo detecte a dor.

Efeito analgésico

O médico Brian King, do Departamento de Fisiologia da UCL, que liderou a pesquisa, afirmou que as informações moleculares revelaram que o calor pode aliviar a dor por um período de até uma hora.

"As dores das cólicas gástricas ou menstruais e da cistite são causadas por uma redução temporária no fluxo sangüíneo ou a distensão exagerada de órgãos como o intestino e o útero, causando dano aos tecidos e ativando os receptores de dor", disse King.

"O calor não tem apenas um efeito psicológico, oferecendo conforto, ele efetivamente desativa a dor num nível molecular, de uma forma bem parecida com a que os remédios analgésicos funcionam. Agora descobrimos como isso acontece", concluiu o médico.

A equipe de pesquisadores acredita que a descoberta pode ser usada no desenvolvimento de uma nova geração de analgésicos. (BBC)

Walter Valdevino Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)



Estudo mostra que população mundial tem ascendência real

julho 3, 2006

Todos habitantes do mundo descendem de alguém que viveu, provavelmente, há alguns milhares de anos, o que inclui qualquer linhagem real, de acordo com Steve Olson, professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e autor do livro "Mapeando a História Humana". O ascendente em comum viveu não muito tempo atrás e pode ter sido contemporâneo do faraó egípcio Tutancâmon ou até mesmo de Cristo.

"É uma certeza matemática que esta pessoa existe", disse Olson, cujo livro fala sobre a história da espécie desde suas origens na África, há 100 mil anos.

Com a ajuda de um estatístico, um cientista da computação e um supercomputador, Olson calculou o quão interconectada árvore da genealogia humana é. De acordo com seus cálculos, se voltarmos cerca de 5 ou 7 mil no tempo, toda população teria algum grau de parentesco com qualquer pessoa de hoje, ou sua linha morreu sem deixar descendentes.

Com sua constatação, Olson afirma que todo palestino suicida tem judeus no seu passado, assim como todo membro da KKK tem negros e todo muçulmano tem xiita.

A conta para se comprovar isto é muito simples. Todo mundo descende de duas pessoas, quatro avós e oito bisavós. Continua-se voltando gerações - 16, 32, 64, 128, 256 - em poucas centenas de anos já se está na casa do milhares e, por volta do século XIII, em um bilhão, e no século IX, um trilhão, que compreende mais que toda a população da época.

Mas como explicar que pelo século IX havia um trilhão de ancestrais? Acontece que existem pessoas que aparecem várias vezes na mesma árvore genealógica, como por exemplo uma mulher que seria ancestral de sua mãe e cujo filho do seu pai. Isto a colocaria em dois ramos de uma mesma árvore.

Então quando religiosos muçulmanos, cristão e judeus dizem que todos são filhos de Abraão, estão provavelmente certos. Tais afirmações também dariam 100% que todas pessoas descendem de algum rei e conquistador famoso da antiguidades, ou dos dois. (Terra)

Walter Valdevino Estudo Comentários (2) Comentários (2)



Café sem cafeína reduz risco de diabetes

julho 2, 2006

Estudo contradiz pesquisas anteriores

Beber café descafeinado está associado a um risco menor de desenvolver diabetes, segundo uma pesquina da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Um grande estudo reunindo 28 mil mulheres descobriu que beber mais de seis xícaras de café descafeinado ao dia estava associado a um risco 33% menor de desenvolver diabetes comparado com não beber café de jeito nenhum.

As mulheres que bebiam café com cafeína tinham uma redução no risco de desenvolver diabetes muito menor.

O estudo que levou 11 anos sugere, ao contrário do que outras pesquisas indicavam, que o consumo de cafeína não reduz o risco de diabetes.

As mulheres analisadas estavam no período pós-menopausa e participaram do projeto entre 1986 e 1997.

No início do estudo, nenhuma das mulheres tinha diabetes ou doenças cardiovasculares.

A conexão entre beber café descafeinado e a redução no risco de diabetes foi encontrada em mulheres com pesos e idades diferentes.

Outros ingredientes

Os pesquisadores procuraram entender se havia algum outro ingrediente no café descafeinado que pudesse estar contribuindo para isso.

Minerais encontrados no café como magnésio e ácido fítico podem ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, mas os pesquisadores não puderam estabelecer uma ligação com o material que eles tinham.

O café também contém uma série de fitoquímicos que aparentemente tem uma alta atividade antioxidante que, segundo pesquisadores, poderia proteger células que produzem insulina contra danos, prevenindo ou adiando o desenvolvimento de diabetes.

"Outros estudos sugeriam que a cafeína pudesse ser o ingrediente responsável pela proteção, mas agora o nosso estudo contradiz esses resultados", disse o líder do grupo, Dr Mark Pereira.

"Aparentemente, existe grande potencial no café para ajudar a reduzir o risco de diabetes. Identificar o ingrediente que proporciona isso deve, com certeza, ser objetivo de pesquisas futuras", afirmou Pereira.

O representante da Diabetes UK, Roopinder Brar, concorda que mais estudos são necessários para determinar qual o ingrediente no café descafeinado pode ajudar a reduzir o risco de diabetes.

"Beber mais de seis xícaras de café ao dia pode ter outros efeitos menos benéficos, levando, por exemplo, à desidratação", afirmou Brar.

"Se as pessoas realmente querer reduzir o risco de ter diabetes, então elas precisam fazer exercícios regularmente e manter uma dieta saudável. Essa é a receita mais segura até agora", completou. (BBC)

Walter Valdevino Café , Estudo Comentários (2) Comentários (2)