Calor funciona como analgésico temporário, diz pesquisa
julho 5, 2006
Calor alivia a dor
O calor desativa os receptores de dor dentro das células
Uma pesquisa da University College London (UCL), apresentada na Conferência da Sociedade Fisiológica, descobriu que a aplicação de calor efetivamente bloqueia a dor, provendo conforto aos pacientes.
Os pesquisadores queriam entender por que a aplicação local de bolsas de água quente ajuda a aliviar dores como cólicas e câimbras.
Eles usaram tecnologia de DNA para monitorar as células e concluíram que temperaturas acima de 40º C acabam bloqueando o efeito dos mensageiros químicos que fazem com que o corpo detecte a dor.
Efeito analgésico
O médico Brian King, do Departamento de Fisiologia da UCL, que liderou a pesquisa, afirmou que as informações moleculares revelaram que o calor pode aliviar a dor por um período de até uma hora.
"As dores das cólicas gástricas ou menstruais e da cistite são causadas por uma redução temporária no fluxo sangüíneo ou a distensão exagerada de órgãos como o intestino e o útero, causando dano aos tecidos e ativando os receptores de dor", disse King.
"O calor não tem apenas um efeito psicológico, oferecendo conforto, ele efetivamente desativa a dor num nível molecular, de uma forma bem parecida com a que os remédios analgésicos funcionam. Agora descobrimos como isso acontece", concluiu o médico.
A equipe de pesquisadores acredita que a descoberta pode ser usada no desenvolvimento de uma nova geração de analgésicos. (BBC)
Walter Valdevino Suspeitas Comentários (0)