« Ultra-som pode afetar desenvolvimento do cérebro do bebê | Página Principal | Anestésico pode tratar depressão em horas, diz estudo »

Basta uma refeição gordurosa para prejudicar as artérias

agosto 8, 2006

Três horas depois de comer o bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo de sangue

Basta uma refeição gordurosa para prejudicar as artérias

Três horas depois de comer o bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo de sangue

AP

CLEVELAND, EUA - Comer uma única refeição altamente gordurosa - no caso, bolo de cenoura e milk-shake - pode rapidamente evitar que o "colesterol bom" proteja o corpo contra o entupimento das artérias, mostra um pequeno estudo.

O resultado da pesquisa não chega a surpreender especialistas, mas eles disseram que ela reafirma algo que as pessoas deveriam manter em mente: "O que você põe na boca faz muita diferença no que diz respeito à sua saúde", de acordo com o médico Charles McCauley, um cardiologista que fez a revisão do estudo, embora não tenha participado do trabalho.

Na pesquisa, conduzida no Instituto de Pesquisa do Coração em Sydney, Austrália, 14 pessoas, com idades entre 18 e 40 anos, comeram duas refeições de bolo de cenoura e milk-shake, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda. Uma refeição era rica em gordura saturada - usando óleo de coco - e a outra, alta em gordura poliinsaturada - com óleo de girassol.

A gordura saturada vem sendo ligada, há tempos, ao acúmulo de placas que podem levar a ataques cardíacos e derrames. O HDL, ou "bom colesterol", protege as artérias da inflamação que leva à formação das placas.

Os pesquisadores descobriram que, três horas depois de comer o bolo de gordura saturada, o revestimento das artérias não era capaz de se expandir para aumentar o fluxo de sangue. Após seis horas, as qualidades antiinflamatórias do bom colesterol estavam inibidas. Já o bolo com gordura poliinsaturada pareceu estimular essas qualidades antiinflamatórias.

O cardiologista James O´Keefe disse que o estudo mostra um "conceito importante: quando você come o tipo errado de comida, a inflamação e o dano aos vasos sangüíneos acontece imediatamente depois".

O estudo será publicado na edição de 15 de agosto do periódico Journal of the American College of Cardiology. (Estado)

Walter Valdevino Colesterol , Coração , Dieta , Estudo Comentários (0) Comentários (0)