Artigos: setembro 2006
setembro 29, 2006
Para seis entre dez homens ingleses não há problema algum se sua parceira tiver um romance extraconjugal com outra mulher. E mais, 30% dos que responderam ao questionário disseram que perdoariam a namorada se soubessem da traição.
No entanto, quando as posições são invertidas, os resultados são bem diferentes. As inglesas não ficam nem um pouco confortáveis ao pensarem em traição gay. 30% das entrevistadas disseram que, no mínimo, abandonariam o parceiro se soubessem de algo obscuro em seu passado.(Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Sexismo
, Sexo
Comentários (0)
setembro 28, 2006
Os autores do estudo destacam que a falta de bancos nas ruas das cidades francesas, e de elevador em alguns imóveis, pioram o isolamento.
"Às vezes gosto que haja problemas no edifício, porque (os vizinhos) são obrigados a falar conosco", afirma um dos entrevistados. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
A proporção pode ser apurada dividindo-se a medida de 2d pela de 4d
A proporção entre os dedos já foi relacionada a determinadas características nos homens, como habilidade cognitiva e contagem de espermatozóides. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Esportes
, Estudo
, Evolução
Comentários (0)
setembro 27, 2006
Experiências conduzidas por Piotr Winkielman, da Universidade da Califórnia, San Diego, e publicada na edição mais recente de Psychological Science, sugere que juízos sobre o quanto uma pessoa é atraente dependem na facilidade com que a mente processa a imagem, ou na "GOSTOSURA PARA A MENTE". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (1)
O sorriso mais famoso do mundo – o de Mona Lisa, na obra-prima de Leonardo Da Vinci – pode ser uma manifestação de alegria devido à gravidez ou ao nascimento de um filho da jovem retratada, afirma uma pesquisa de cientistas canadenses. (BBCBrasil, colaborou Rodrigo Roesler)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Intriga
Comentários (0)
Em sua análise, Steinman comparou as alturas de 125 mulheres que tiveram gêmeos e 24 que deram à luz trigêmeos com as das mulheres americanas de estatura mediana, e descobriu que as que deram à luz duas ou mais crianças tinham altura, em média, dois centímetros acima da geral. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
O ser humano é perfeitamente capaz de controlar o próprio automóvel com as mãos e os pés, ao mesmo tempo em que presta atenção no fluxo do tráfego - duas tarefas complexas e diferentes, mas realizadas sem grande dificuldade. Mas se duas pessoas começam a falar com uma terceira ao mesmo tempo, a que ouve fica com a percepção confusa. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
Como ratos e homens compartilham 90% dos genes, o mapa pode ser usado para avaliar descobertas genéticas sobre problemas em humanos. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Miolos
Comentários (0)
setembro 26, 2006
O flerte fora do casamento está ajudando muitos casais a manter a união estável e a relação viva na Grã-Bretanha, de acordo com uma pesquisa. Segundo levantamento da revista britânica Best, 70% dos britânicos dizem que um flerte inocente faz com que eles se sintam mais confiantes e sexy.
Os britânicos criaram até um termo para designar o tipo de flerte sem conseqüências: "flir-delity" (uma mistura das palavras "flerte" e "fidelidade" em inglês). (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Comportamento
, Sexismo
, Sexo
Comentários (0)
setembro 25, 2006
Durante a pesquisa, foi feita uma comparação entre um grupo de pessoas que realizava uma caminhada de 10 mil passos sem tempo fixo para sua conclusão e um outro cuja rotina era mais intensa, e que deixava os seus participantes ofegantes, apenas em condições de falar uma ou duas sentenças no final.
"Ao longo do dia, enquanto você estiver dando aqueles 10 mil passos, dê de 200 a 400 em um ritmo mais intenso." (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comentários (0)
Os gatos não devem provocar olhos vermelhos, espirros ou mesmo crises de asma que acometem as pessoas alérgicas, exceto nos casos mais graves.
A novidade deve encontrar uma grande demanda global em potencial. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Evolução
Comentários (0)
setembro 23, 2006
Almost 10% of men who said they were straight had had sex with at least one man during the last twelve months, according to a new study carried out by the New York City Department of Health and Mental Hygiene. 70% of them were married. Many of these men said they had not used a condom and had not been tested for HIV.
In fact, the researchers found that straight men who had had sex with another man during the previous year were less likely to use a condom than gay men who had had sex with another man during the previous year. (Medical News Today)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Sexo
Comentários (1)
setembro 21, 2006
De acordo com o estudo, publicado na semana passada na revista "Science", os seres humanos têm um grande desejo de se lavar, literalmente, após ter agido contra seus ideais, como se a água contribuísse de alguma maneira para lavar essa parte do cérebro onde se aloja a consciência.
"A associação entre a pureza moral e a física foi algo disseminado por tanto tempo que é surpreendente que ninguém ainda a tivesse provado empiricamente", disse Chen-Bo Zhong, pesquisador da Universidade de Toronto e co-autor do estudo. (Globo)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Intriga
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Uma simples estimulação do cérebro pode levar a mente a pregar peças complexas em si mesma, descobriram neurologistas. Ao inserir eletrodos numa parte específica do cérebro, cientistas induziram uma paciente a sentir que uma "sombra" ilusória a perseguia e imitava seus movimentos. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Demência
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
setembro 20, 2006
De acordo com recente pesquisa realizada pela Intermedia.NET com mais de mil profissionais, pessoas que trabalham com TI (Tecnologia da Informação) têm o dobro de possibilidades de usar camisetas de Heavy Metal.
O "estudo" também apresentou outras curiosidades:
# Jeans preto é 63% mais popular entre pessoas da área de TI do que de outras áreas
# Os trabalhadores de TI têm 32% menos chances de usar roupas limpas todos os dias da semana do que gerentes da área de negócios
Líder em hospedagem do Microsoft Exchange, a Intermedia.NET considera a pesquisa extremamente valiosa, como afirma Rurik Bradbury, vice-presidente de marketing da empresa.
"Os profissionais de TI estão rapidamente adotando o Microsoft Exchange, e esses estudos nos auxiliam para compreender melhor a mentalidade de nossos clientes".
Não causará supresa se o próximo "estudo" se concentrar no nivel de decibéis emitidos nas empresas de TI. (Terra)
Sabrina Fonseca
Comportamento
, Computadores
, Trabalho
Comentários (0)
Quando o ex-presidente americano George Bush declarou que detestava brócolis criou uma saia-justa com os agricultores do país.
Os testes foram feitos por Sandell e Breslin com 35 voluntários que experimentaram 27 vegetais diferentes, dos quais 17 contêm compostos chamados glucosinolatos. Eles estão presentes em brócolis, agrião, rabanete e outros alimentos. Os voluntários tiveram que comer todos os vegetais crus, pois o cozimento altera o gosto. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
, Evolução
Comentários (2)
ESTOCOLMO - Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo indica que o sexo oral freqüente aumenta o risco de contrair câncer de amígdalas, informa o jornal Svenska Dagbladet.
Os pesquisadores suecos relacionaram o aumento dos casos deste tipo de câncer com o das infecções pelo papilomavírus humano (HPV).
Segundo o estudo, a mudança nos hábitos sexuais, o aumento das relações com pessoas diferentes, o início da vida sexual cada vez mais cedo e a prática freqüente do sexo oral são fatores que favorecem a infecção pelo HPV.
Nas três últimas décadas, os casos deste tipo de câncer triplicaram na região de Estocolmo, e os casos de tumores ligados à infecção pelo HPV passaram de 23% a 68%.
No entanto, mais da metade dos pacientes com o vírus em seus tumores fica curada em três anos, enquanto que, entre os que não estão infectados, a parcela é de 21%.
Na pesquisa, que será publicada no International Journal of Cancer, foram utilizadas amostras de 237 dos 515 casos de câncer de amígdalas diagnosticados desde os anos 70 no centro sueco. (Estado de São Paulo)
Sabrina Fonseca
Câncer
, Sexo
Comentários (0)
setembro 19, 2006
A equipe da Universidade de Bath deu o medicamento para camundongos adolescentes por um período de seis semanas e monitorou seu comportamento.
Eles descobriram que apesar de não haver mudanças nas habilidades físicas dos camundongos, eles passavam muito mais tempo imóveis em uma série de análises de laboratório para testar suas respostas ao estresse.
Isso foi interpretado como um sinal de que os animais tinham sinais de depressão.
“Sem mais pesquisas será difícil dizer com certeza se os mesmos resultados se aplicam às pessoas que tomam o remédio”, diz a pesquisadora Sarah Bailey. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Depressão
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
setembro 18, 2006
Pessoas que alegam ouvir vozes são chamadas de 'loucas'
Ouvir vozes na cabeça, interrompendo seus pensamentos, é tão comum que é considerado normal, segundo psicólogos.
Uma pesquisa realizada na Holanda sugere que uma em 25 pessoas ouve vozes regularmente.
E pesquisadores britânicos na Universidade de Manchester afirmam que, ao contrário da crença tradicional, ouvir vozes não é necessariamente um sintoma de doença mental.
Na verdade muitos que ouvem vozes não procuram ajuda de médicos e afirmam que as vozes têm um impacto positivo em suas vidas, dando conforto e inspiração.
Diversidade
"Sabemos que muitos integrantes da população em geral ouvem vozes, mas muitos nunca sentiram a necessidade de pedir ajuda aos serviços de saúde mental", disse a pesquisadora Aylish Campbell.
Algumas pessoas que ouvem vozes descrevem o evento como se alguém as chamasse pelo nome, mas quando elas vão atender descobrem que não há ninguém.
As pessoas também ouvem vozes como se fossem pensamentos de fora entrando em suas mentes. Elas não têm idéia do que estas vozes vão afirmar e podem até iniciar uma conversa.
A equipe de pesquisadores de Manchester quer investigar a razão de algumas pessoas encararem o evento de forma positiva enquanto outras ficam angustiadas e procuram tratamento médico.
"Não parece que o fato de ouvir vozes em si cause o problema. O que parece ser mais importante é como as pessoas interpretam estas vozes", disse Campbell.
"Se uma pessoa está lutando para superar um trauma ou se vê como uma pessoa vulnerável e sem valor, ou ainda acredita que todas as outras pessoas são agressivas, elas podem vir a interpretar as vozes como hostis, poderosas ou danosas", disse a pesquisadora.
"Por outro lado, uma pessoa que tem experiências de vida mais positivas e uma imagem mais positiva de si mesma e de outros pode desenvolver uma visão mais positiva das vozes", acrescentou.
Estudos anteriores descobriram que as pessoas que ouvem vozes geralmente tiveram uma infância traumática.
Segundo Campbell a estigmatização também pode prejudicar.
"Se uma pessoa começa a ouvir vozes e também segue parte da sociedade, considerando isso como doença mental, ela ficará mais angustiada. Isso também pode levar esta pessoa a não falar sobre o problema", afirmou.
"Nosso trabalho de pesquisa mostrou que mais de 70% das pessoas que ouvem vozes podem ter tido um evento traumático que desencadeou as vozes", afirmou Marius Romme, presidente da Intervoice, uma organização de caridade britânica especializada em ajudar pessoas que relatam ouvir vozes.
"(Nosso trabalho também mostra) que falar sobre as vozes e o que significam é muito eficaz para reduzir a ansiedade e o isolamento. E que mesmo quando as vozes são vistas como algo que subjuga as pessoas e podem ser destrutivas, elas geralmente têm uma mensagem importante para a pessoa que ouve", acrescentou. (BBC)
Walter Valdevino
Comportamento
, Demência
, Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
O pênis do homem havia sido destruído num acidente, deixando-o com um toco de um centímetro, incapaz de urinar ou manter relações sexuais.
Exames não mostraram nenhum sinal de rejeição do órgão pelo corpo.
Em 2001, cirurgiões tiveram de remover a primeira mão transplantada do corpo do neozelandês Clint Hallam, que disse querer que mão, "hedionda e ressecada", retirada, porque ele se sentia "mentalmente desligado" dela. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
- Cerca de 50% se mostraram irritadas com pessoas que criticam o uso de Botox;
- Mais de 40% disseram ter vontade compulsiva de usar Botox várias vezes. (Terra; contribuiu: Fernanda)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
setembro 16, 2006
Pesquisa realizada com MOSCAS BÊBADAS sugere que o mesmo mecanismo molecular que regula a resposta do corpo ao calor também participa da tolerância ao álcool.
A geneticista Kristi Montooth imaginou se as proteínas ativadas quando o tempo está frio não poderiam ajudar as moscas a encarar melhor a bebida. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Álcool
Comentários (0)
setembro 14, 2006
O Discordianismo, definido como "uma religião disfarçada de piada, ou uma piada disfarçada de religião", foi criado na Califórnia, no final dos anos 50, e se vale de slogans como "SE A RELIGIÃO É O ÓPIO DAS MASSAS, O DISCORDIANSMO É A MACONHA DOS LUNÁTICOS". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Universo
Comentários (0)
Uma das últimas tentativas de negar a culpa da ação humana no aquecimento global parece ter caído por terra de vez. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Evolução
, Intriga
, Universo
Comentários (0)
O alerta é feito depois de anos de debate sobre uma possível ligações entre uso do aparelho e os riscos de câncer. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Computadores
, Câncer
, Estudo
, Stress
Comentários (0)
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira nos Estados Unidos mostrou que funcionários que bebem mais ganham mais dinheiro.
Segundo a revista Forbes aqueles que vão ao bar freqüentemente ganham em média de 10 a 14% mais que os empregados que não bebem. Homens que bebem socialmente, visitando bares ao menos uma vez por mês, trazem para casa ao menos 7% mais dinheiro, de acordo com o estudo.
"Beber socialmente traz mais capital social", afirma Edward Stringham, economista e professor da Universidade de San Jose, na Califórnia, co-autor do estudo. "Aqueles que bebem socialmente constroem mais relacionamentos, têm mais contatos, o que resulta em maiores salários", diz.
O nome original do estudo é "Journal of Labor Research and Reason Foundation". (Terra, contribuiu Ricardo Grzeca)
Sabrina Fonseca
Trabalho
, Álcool
Comentários (0)
The music we listen to can tell a lot more than you might think about what kind of people we are, according to research findings by a University of Leicester psychologist.
Now, Dr Adrian North is extending his research worldwide. He is looking for 10,000 people from all over the world to take part in an online survey at www.musicaltastetest.com, stating their preference from over 50 musical styles and completing a questionnaire. (Eurekalert, contribuiu Charles Pilger; versão em português disponível na BBCBrasil)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Comportamento
Comentários (0)
setembro 13, 2006
O Terra publicou um teste que avalia o nível de stress. Se ao completar o teste você não for considerado uma pessoa estressada, por favor nos conte como fez isso aí nos comentários.
Sabrina Fonseca
Stress
Comentários (2)
Este trabalho se distingue dos demais por envolver um número extraordinário de pessoas - 40.530 adultos
AP
CHICAGO, EUA - Será que chá verde realmente protege contra derrames e câncer? Um estudo envolvendo mais de 40.000 pessoas, no Japão, SUGERE UM SIM E UM NÃO: a bebida pode reduzir o risco de derrame, mas não salva ninguém do câncer.
Os autores do estudo dizem que suas descobertas poderão explicar por que os japoneses morrem menos de ataque cardíaco e derrame que os americanos. Mesmo assim, a resposta ainda não está definida: o chá verde já foi muito estudado, e muitas vezes, com resultados conflitantes.
Meses atrás, a Administração de Drogas e Alimentos (FDA) dos EUA havia informado que uma análise não havia revelado nenhuma evidência digna de crédito de benefícios do chá verde contra doença cardiovascular. Já o Instituto Nacional do Câncer dos EUA diz que estudos sobre o chá e a prevenção de câncer em seres humanos tiveram resultados contraditórios, mas ainda há esperança.
O trabalho atual foi financiado pelo governo japonês e será publicado na edição desta quarta-feira do periódico Journal of the American Medical Association. O médico Shinichi Kuriyama é o principal autor.
Este trabalho se distingue dos demais por envolver um número extraordinário de pessoas - 40.530 adultos japoneses. Os que bebiam mais chá verde tinham menos chance de morrer de problemas cardiovasculares do que os que bebiam pouco, mas as chances de morrer de câncer não foram alteradas pelo volume de consumo.
Como o consumo de chá verde é popular entre japoneses de todas as classes sociais, a pesquisa parece refutar uma crítica feita a trabalhos anteriores - de que os consumidores do chá são pessoas mais ricas e mais preocupadas com a saúde, fatos que poderiam distorcer os resultados.
A despeito disso, os bebedores de grandes quantidades de chá que tomaram parte no estudo também tinham a tendência de comer mais frutas e verduras, e esse tipo de dieta também pode reduzir o risco cardiovascular, disse John Folts, um professor de Medicina. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Coração
, Câncer
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Isso acontece porque muito poucos estudos sobre drogas e crianças são publicados em publicações médicas que ajudam os profissionais a formular tratamentos. O resultado é que às vezes são receitados remédios inadequados, ou em doses erradas.
Além disso, os pais relutam em permitir que os filhos tomem parte nos estudos. A pesquisa, assim, cada sendo feita em vários núcleos, cada um com poucas crianças. Isso complica o tratamento dos dados e a submissão para publicação. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
A descoberta não significa que pessoas com depressão devam fumar, ou mesmo usar um adesivo de nicotina, alertam os pesquisadores, destacando que os riscos do vício superam, em muito, os possíveis benefícios.
"Nosso estudo também traz evidência para a idéia de que as pessoas fumam, em parte, para melhorar o humor", disse ele. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Depressão
, Estudo
, Fumo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
O diclofenaco é uma das substâncias mais receitadas do mundo.
Em nota, a Novartis, fabricante do Voltaren e Cataflam afirmou que o tipo de estudo realizado "não é aceito pelos órgãos reguladores como evidência clínica para suporte de registro de produto". A nota afirma ainda que outros estudos científicos não indicam qualquer aumento de risco cardiovascular relacionado ao uso do diclofenaco. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Coração
, Estudo
, Intriga
Comentários (0)
setembro 12, 2006
* Batatas-fritas: o acompanhamento mais comum. Elas não fazem mal porque pertencem a um grupo cujos carboidratos devem ser consumidos diariamente e fornecem energia aproveitável pelo organismo. São ricas em potássio, um mineral que faz bem para o s que retêm líquidos ou têm problemas renais, e em vitamina C, um potente antioxidante. Podem conferir um aporte de energia extra àqueles com déficit nutritivo, que estão convalescentes ou magros, que estão submetidos a um grande desgaste físico ou que devem fazer frente a um esforço maior do que o habitual. (Terra, contribuiu Julio Col)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Colesterol
, Dieta
, Obesidade
Comentários (0)
setembro 11, 2006
Resultados do estudo indicam ainda que a presença de meios-irmãos ou irmãos adotivos também pode ser ligada à menarca antecipada. Meninas que vivem em ambientes urbanos tiveram menarca mais cedo que nos ambientes rurais, mesmo com os pais presentes em ambos os grupos. O pesquisador especula que, nas cidades, as meninas têm mais oportunidade de se afastar do pai e, por tabela, do efeito inibidor. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
Os pesquisadores admitiram que mais estudos têm que ser feitos para que se chegue a resultados conclusivos e pretendem continuar o trabalho pelos próximos cinco anos.
Ed Yong, da ONG britânica Cancer Research UK, disse que as pesquisas eram bem-vindas, mas fez ressalvas.
"O fumo e a cirrose causada pelo consumo excessivo de álcool podem ter um efeito maior nas chances de alguém desenvolver câncer de fígado. Ainda não está claro se frutas oferecem benefícios significativos", disse ele. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Coração
, Câncer
, Dieta
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
setembro 10, 2006
Um cientista coreano que foi o primeiro a produzir células-tronco embrionárias clonadas de pacientes. Um pica-pau considerado extinto que renasceu das cinzas em uma floresta alagada dos Estados Unidos. Um homem tetraplégico capaz de controlar um braço robótico apenas com o poder do cérebro.
Uma fraude completa, um bicho que ninguém nunca mais viu e um experimento de resultados limitados, obtidos com um único paciente.
As únicas provas visuais da existência do pica-pau são imagens de um vídeo feito a longa distância e com baixíssima definição. "A imagem é tão ruim que tiveram de fazer um desenho ao lado para explicar o que estão tentando mostrar", diz o ornitólogo André Nemésio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Não há evidência nenhuma, há apenas uma hipótese. É Deus, só vê quem acredita." (Estado, contribuiu: Parada)
Continue lendo
Walter Valdevino
Intriga
Comentários (0)
setembro 9, 2006
O Greenpeace do México pede que seja criada uma legislação para evitar que substâncias químicas tóxicas ponham em risco a saúde das pessoas e, neste caso, sua sexualidade.
Uma pesquisa realizada no México em 2004, citada na nota dos ecologistas, afirma que 9,5% dos mexicanos já usaram alguma vez brinquedos sexuais. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Sexo
Comentários (0)
setembro 8, 2006
Entre 20 milhões e 60 milhões de pessoas tentam se matar a cada ano, mas apenas cerca de 1 milhão conseguem, segundo José Manoel Bertolote, do setor de saúde mental da Organização Mundial da Saúde em Genebra.
Cerca de um terço de todos os suicídios no mundo são causados por pesticidas, segundo Bertolote. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Depressão
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (1)
Durante a experiência, os camundongos torceram o nariz para qualquer comida com cheiro e gosto fortes como queijo.
"Claramente, a suposição de que camundongos gostam de queijo é uma premissa popular"
"Os camundongos evoluíram quase inteiramente sem queijo ou coisa parecida", informaram os cientistas. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Dieta
, Estudo
Comentários (0)
setembro 7, 2006
A pesquisa foi realizada pelos professores Drew Pinsky, pesquisador em medicina, e Mark Young, especialista em comunicação da USC, que afirmaram ter feito "o primeiro estudo sistemático, empírico e erudito da personalidade das celebridades". (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
setembro 6, 2006
Declaramos o fim desse blog, pois os autores acabam de morrer de desilusão com essa notícia bombástica:
Sabrina Fonseca
Amor
, Aspirina
, Café
, Colesterol
, Comportamento
, Computadores
, Coração
, Câncer
, Demência
, Depressão
, Dieta
, Enxaqueca
, Esportes
, Estudo
, Evolução
, Fumo
, Intriga
, Leite
, Miolos
, Obesidade
, Ovo
, Próstata
, Religião
, Ronco
, Seios
, Sexismo
, Sexo
, Sono
, Stress
, Suspeitas
, Terapias Alternativas
, Tomate
, Trabalho
, Universo
, Álcool
, Ômega-3
Comentários (2)
Cientistas encontram área no cérebro que liga palavras a objeto
Jeremy Lovell
Cientistas acreditam que finalmente encontraram a região do cérebro que lida com a função crucial de relacionar palavras a objetos do dia-a-dia. Usando escaneamentos cerebrais de pessoas que sofrem de DEMÊNCIA SEMÂNTICA, o segundo tipo mais comum de demência depois do mal de Alzheimer em pessoas com menos de 65 anos, cientistas descobriram que a parte frontal do lóbulo temporal parece ser crucial para a aplicação de conceitos.
"As pessoas têm discutido sobre como o cérebro codifica conceitos há 150 anos. Acreditamos que descobrimos onde fica", disse Matthew Lambon-Ralph, da Universidade de Manchester, durante reunião anual da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, nesta quarta-feira.
Antes da nova pesquisa, cientistas acreditavam que a parte do cérebro que lida com conceitos era a região de Wenicke, que está mais atrás no lóbulo temporal, mas exames e experimentos mostram que uma degradação da parte frontal parece ser a chave.
Pacientes com o problema, apesar de serem capazes de fazer atividades mecânicas diárias como fazer uma xícara de chá, desde que desempenhadas na mesma ordem a cada vez, são incapazes de casar idéias abstratas a ações concretas.
Nos experimentos, uma mulher desenhou com precisão um pato quando uma fotografia ficou mantida na frente dela, mas, um minuto após a imagem ser removida, ela conseguiu esboçar apenas uma criatura de quatro patas com traços de galinha e gato.
"Eles conseguem identificar tipos gerais, mas não específicos", disse Lambon-Ralph, citando que o mesmo se aplica a cheiros e toques quando os pacientes são colocados sob isolamento.
"Sempre fui fascinado sobre como o cérebro atribui significado. Conseguimos alguns avanços em direção a isso", disse o cientista.
Pacientes com DEMÊNCIA SEMÂNTICA demonstram progressiva deterioração na capacidade de entender e reconhecer palavras, enquanto outras funções frequentemente ficam intactas.
Apesar das descobertas, muito ainda falta ser compreendido sobre essa função particular do cérebro.
Os cientistas não somente não sabem qual dos dois lóbulos temporais está envolvido, como também não sabem se outras partes do cérebro tomam parte do processo de atribuição de conceitos.
Somente quando eles descobrirem as respostas a essas questões fundamentais eles serão capazes de trabalhar para desenvolver terapias que combatam os efeitos destrutivos da doença progressiva que pode matar. (Terra)
Walter Valdevino
Demência
, Estudo
, Miolos
Comentários (0)
O tamanho pequeno da amostra e a possibilidade de fraude fazem com que o resultado seja visto com grande ceticismo
Carlos Orsi
SÃO PAULO - O biólogo britânico Rupert Sheldrake diz ter realizado experimentos que mostram que a sensação de que alguém vai lhe telefonar ou enviar um e-mail (e que leva ao conhecido comentário "estava pensando em você agora mesmo!") pode não ser, afinal de contas, mera coincidência: em um trabalho realizado com 50 voluntários, Sheldrake afirma ter conseguido um índice de adivinhações corretas bem superior ao que seria de se esperar pelo acaso.
O estudo foi realizado da seguinte maneira: cada voluntário citou quatro amigos ou parentes (no caso dos que não chegaram a citar quatro, desconhecidos foram usados). Pesquisadores então marcaram um horário no qual um dos quatro deveria enviar um e-mail para um voluntário. Um minuto antes da hora marcada, o voluntário deveria mandar uma mensagem aos cientistas prevendo quem seria o autor do e-mail.
A escolha entre os quatro possíveis remetentes era feita num lance de dado. O "ganhador" do lance era informado do fato pelos pesquisadores alguns minutos antes da hora marcada.
Segundo artigo assinado por Sheldrake e Pamela Smart, o total de acertos, numa seqüência de dez testes com cada voluntário, chegou a 45%, bem acima dos 25% que seriam esperados se o efeito se devesse apenas ao acaso.
O tamanho pequeno da amostra (apenas 50 voluntários) e a possibilidade de fraude - nada teria impedido o amigo selecionado no lance de dados de, por exemplo, telefonar para o colega antes de mandar o e-mail - fazem com que o resultado seja visto com grande ceticismo.
Dos mais de 500 testes - alguns voluntários abandonaram o programa e foram substituídos, enquanto outros realizaram mais de uma bateria de 10 tentativas -, apenas cinco foram filmados, e em seu artigo Sheldrake e Smart reconhecem que nem mesmo a filmagem poderia ter impedido trapaça: o voluntário poderia ter um cúmplice fora do campo de visão da câmera, por exemplo.
Segundo a agência de notícias Reuters, Sheldrake pretende levar a pesquisa adiante, agora com telefones móveis e mensagens de texto, do tipo "torpedo". (Estado)
Walter Valdevino
Computadores
, Estudo
, Intriga
, Miolos
Comentários (0)
setembro 5, 2006
Participaram da pesquisa 55 voluntários de 18 a 70 anos monitorados com um equipamentos para medir seu ritmo cardíaco durante o passeio.
A freqüência cardíaca dos participantes passou de 89 batimentos em média por minuto para 155 batimentos em 64 segundos e casos de arritmia foram constatados em 24 dos 55 participantes. Os resultados --alertam os pesquisadores-- demonstram o "stress" provocado pela atração. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Coração
, Estudo
Comentários (0)
"Não se trata de falta de conhecimento, ou de uma distorção motivacional provocada pelo fato de que as pessoas querem mentir (sobre o quanto comem). É uma distorção da percepção, internalizada e que não conseguimos controlar", disse Pierre Chandon, um dos co-autores do estudo.
Chandon, em entrevista à Associated Press, sugere que as pessoas dividam suas porções em componentes diversos e tentem estimar as calorias de cada parcela, em vez de olhar para o prato todo de uma vez. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Colesterol
, Comportamento
, Dieta
, Estudo
Comentários (0)
A pesquisa encontrou problemas no ouvido interno e em algumas medidas de função cerebral que afetam a audição em mulheres que usam a terapia hormonal com progestina, disse Frisina. Muitas pílulas anticoncepcionais também contêm progestina, mas o médico disse desconhecer estudos para determinar se isso tem algum efeito na audição das mulheres. O assunto "deveria ser estudado", de acordo com ele. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Intriga
, Miolos
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
setembro 2, 2006
Os pesquisadores colocaram os ratos em uma gaiola especial e emitiram um determinado som durante 10 minutos, que terminava com um segundo de um choque elétrico de baixa intensidade nas patas do animal. Um dia depois, os ratos foram recolocados nas mesmas gaiolas e a sua reação de congelamento (típica expressão de medo e apreensão) foi observada quando o som foi tocado, mesmo sem a presença do choque ao final. (Ciência Hoje On-line; contribuiu: Maíra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Depressão
, Estudo
, Miolos
, Terapias Alternativas
Comentários (1)
setembro 1, 2006
Por engano, uma dose concentrada de um medicamento padrão de quimioterapia foi programada para ser administrada à paciente durante quatro horas em vez de quatro dias, explicou Tony Fields, vice-presidente do Conselho do Câncer de Alberta.
Fields afirmou que o episódio foi um incidente muito trágico. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Câncer
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
"O principal objetivo foi identificar os correlatos neurais da experiência mística", diz Beauregard. "Isso não diminui o valor dessas experiências, nem confirma ou desconfirma a existência de Deus".
Esse tipo de pesquisa foi muito popular nos anos 90, quando alguns estudiosos chegaram a sugerir a existência de uma região no cérebro dedicada a manter comunicação com a divindade. O trabalho de Beauregard reduz a credibilidade dessas alegações. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Miolos
, Suspeitas
Comentários (0)
A dificuldade para engolir um medicamento é um dos motivos apontados por mulheres diagnosticadas com câncer de mama, na Grã-Bretanha, para abandonar temporariamente o tratamento contra a doença.
Muitas simplesmente esquecem de tomar a medicação, mas outras decidem deixar o tratamento deliberadamente.
As razões para isso incluem a dificuldade para engolir os remédios, o desconforto com os efeitos colaterais e o fato de que o medicamento é uma constante lembrança da doença. (BBCBrasil)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Câncer
, Depressão
, Evolução
, Seios
Comentários (0)
Uma molécula presente no sêmen pode elevar a velocidade de propagação de câncer de útero e de colo de útero, revela um estudo divulgado nesta sexta-feira.
Para o professor da organização britânica Cancer Research UK, John Toy, o estudo é “interessante, mas de pouca relevância para mulheres já diagnosticadas com câncer de útero e colo de útero, que já estão recebendo tratamento adequado”. (BBCBrasil, via Láudano)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Câncer
, Sexo
Comentários (0)