« Cheiro do pai pode atrasar maturidade sexual da filha | Página Principal | Uso de antiinflamatório aumenta riscos cardíacos em 40% »

Aspectos favoráveis do fast food

setembro 12, 2006

* Batatas-fritas: o acompanhamento mais comum. Elas não fazem mal porque pertencem a um grupo cujos carboidratos devem ser consumidos diariamente e fornecem energia aproveitável pelo organismo. São ricas em potássio, um mineral que faz bem para o s que retêm líquidos ou têm problemas renais, e em vitamina C, um potente antioxidante. Podem conferir um aporte de energia extra àqueles com déficit nutritivo, que estão convalescentes ou magros, que estão submetidos a um grande desgaste físico ou que devem fazer frente a um esforço maior do que o habitual. (Terra, contribuiu Julio Col)

Os especialistas explicam os aspectos favoráveis dos alimentos rápidos mais consumidos e uma série de táticas para tornar mais saudável e leve esse tipo de comida:

* Batatas-fritas: o acompanhamento mais comum. Elas não fazem mal porque pertencem a um grupo cujos carboidratos devem ser consumidos diariamente e fornecem energia aproveitável pelo organismo. São ricas em potássio, um mineral que faz bem para o s que retêm líquidos ou têm problemas renais, e em vitamina C, um potente antioxidante. Podem conferir um aporte de energia extra àqueles com déficit nutritivo, que estão convalescentes ou magros, que estão submetidos a um grande desgaste físico ou que devem fazer frente a um esforço maior do que o habitual.

* Hambúrguer: prato-símbolo. Podem ser saudáveis porque seu principal componente, a proteína da carne de vaca, é proteína de alta qualidade biológica, rica em ferro e vitamina B12. É boa para combater a anemia e recomendada para pessoas com problemas digestivos, já que é bem digerida. Se o hambúrguer é feito com carne de peru ou frango, mais magras, podem ser consumidos por pessoas com problemas de colesterol. O pão garante a quantidade de carboidrato que é preciso consumir diariamente, e as sementes de gergelim são muito ricas em cálcio. É um alimento barato e transportável, que fornece energia em casos de maior desgaste físico e mental.

* Pizza: um prato muito equilibrado. Se seus ingredientes, que incluem frutas, pescados, carnes, derivados lácteos e hortaliças, forem bem selecionados e considerando o azeite e o cereal de sua massa, temos um prato equilibrado, cujas calorias e nutrientes não precisam ser complementadas. É fácil de preparar e de transportar.

* Cachorro-quente: o prazer do sabor. Consumidos esporadicamente, quando se tem pressa, para substituir uma refeição ou satisfazer o paladar, não fazem mal, e suas proteínas contêm bons aminoácidos. Seu perfil nutricional melhora se consumidos com purê de batatas, chucrute ou cebolas. Seus componentes são muito macios e fáceis de mastigar, por isso é uma comida boa para pessoas com problemas nos dentes ou gengivas. A salsicha é rica em proteínas, assim como em ferro e vitamina B12. Se for recheada com queijo, também fornece cálcio.

Para que todos os pratos sejam mais saudáveis, é aconselhado restringir molhos como o ketchup, a mostarda, a maionese e os condimentos fortes. Em seu lugar, é recomendado usar azeite de oliva, limão e vinagre. Também é recomendado diminuir as calorias do jantar, para compensar as ingeridas nas refeições rápidas. Também deve-se evitar os produtos fritos e empanados, assim como os ingredientes extras ricos em gorduras saturadas.
(Terra, contribuiu Julio Col)

Sabrina Fonseca Colesterol , Dieta , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)