Estímulo do cérebro cria assombração
setembro 21, 2006
Uma simples estimulação do cérebro pode levar a mente a pregar peças complexas em si mesma, descobriram neurologistas. Ao inserir eletrodos numa parte específica do cérebro, cientistas induziram uma paciente a sentir que uma "sombra" ilusória a perseguia e imitava seus movimentos. (Estado)
Estímulo do cérebro cria assombração
Mesmo depois de avisada de que o que sentia era efeito dos eletrodos, a paciente continuou a se dizer assustada
LONDRES - Uma simples estimulação do cérebro pode levar a mente a pregar peças complexas em si mesma, descobriram neurologistas. Ao inserir eletrodos numa parte específica do cérebro, cientistas induziram uma paciente a sentir que uma "sombra" ilusória a perseguia e imitava seus movimentos.
Médicos que tratavam da paciente, uma mulher epilética de 22 anos, descobriram que, quando estimulavam uma região do cérebro chamada junção tempoparietal esquerda, ela sentia a presença de uma criatura sinistra que imitava suas ações. Eles suspeitam que o efeito é provocado pela mente ao projetar seus próprios movimentos numa figura fantasma criada pelo cérebro, algo visto em alguns pacientes com sérios problemas psiquiátricos.
"Foi bem impressionante. Ela, definitivamente, percebeu essa ´pessoa´ assumindo a mesma postura, mas não fez a conexão", disse Olaf Blanke, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, que chefiou a pesquisa, ao serviço noticioso online news@nature. "Para ela, a sombra era uma pessoa diferente, um estranho - exatamente o que se vê na esquizofrenia".
A paciente não tinha histórico de distúrbio psiquiátrico. Os resultados sugerem que esse tipo de ilusão, a despeito de se manifestar como um sintoma complexo, pode ser liberado por uma chave muito simples no cérebro. Além de se ligar a situações de esquizofrenia, o fenômeno também pode estar ligado às chamadas "experiências extra-corporais".
A descoberta ocorreu enquanto a paciente era preparada para uma cirurgia para a remoção de um tecido cicatrizado no cérebro, que vinha causando surtos epiléticos. Acidentalmente, os médicos interferiram com uma região do cérebro que coordena informações dos sentidos para criar a sensação de localização no espaço.
Mesmo depois de avisada de que o que sentia era efeito dos eletrodos, a paciente continuou a se dizer assustada, e a se virar para garantir que a sombra não estava lá. Os pesquisadores agora pretendem tentar replicar os resultados em voluntários. (Estado)
Walter Valdevino Demência , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0)