Mulheres altas têm mais chance de gerar gêmeos, diz estudo
setembro 27, 2006
Em sua análise, Steinman comparou as alturas de 125 mulheres que tiveram gêmeos e 24 que deram à luz trigêmeos com as das mulheres americanas de estatura mediana, e descobriu que as que deram à luz duas ou mais crianças tinham altura, em média, dois centímetros acima da geral. (Estado)
Mulheres altas têm mais chance de gerar gêmeos, diz estudo
O obstetra comparou as alturas de 125 mulheres que tiveram gêmeos e 24 que deram à luz trigêmeos com as das mulheres americanas de estatura mediana
EFE
WASHINGTON - As mulheres altas têm mais chances de dar à luz gêmeos, segundo um estudo realizado por um obstetra especializado em gravidez múltipla e divulgado pela revista científica Journal of Reproductive Medicine.
As mulheres altas produzem uma substância similar à insulina, conhecida como IGF, que foi vinculada à gestação de gêmeos, afirma o estudo, realizado pelo obstetra Gary Steinman, do Centro Médico Judeu de Long Island (EUA).
Em sua análise, Steinman comparou as alturas de 125 mulheres que tiveram gêmeos e 24 que deram à luz trigêmeos com as das mulheres americanas de estatura mediana, e descobriu que as que deram à luz duas ou mais crianças tinham altura, em média, dois centímetros acima da geral.
A IGF é uma proteína que liberada pelo fígado em resposta aos hormônios do crescimento.
Esta proteína aumenta a sensibilidade dos ovários aos hormônios que aumentam a ovulação, afirma Steinman, em seu estudo.
Em um estudo anterior, Steinman disse que as mulheres que consomem laticínios têm cinco vezes mais chances de dar à luz gêmeos, pois as vacas, assim como os humanos, também produzem a IGF em resposta ao hormônio do crescimento. (Estado)
Walter Valdevino Estudo , Suspeitas Comentários (0)