Artigos: outubro 2006

"Sexonâmbulos" intrigam pesquisadores ingleses

outubro 31, 2006

O fenômeno é de pessoas que, sem se dar conta, procuram ou fazem sexo enquanto dormem, segundo a revista New Scientist

"Às vezes eles odeiam", acrescentou Pressman sobre as reações dos parceiros de quem sofre da doença. "Em outros casos, aprendem a conviver com o problema. Existem raros casos de pessoas que preferem esse tipo de sexo ao sexo quando os parceiros estão acordados".

Enquanto isso, Trajanovic está desenvolvendo procedimentos para diagnosticar a sexônia em processos jurídicos em que os sexonâmbulos sofrem acusações de abuso sexual. (G1)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Sexo , Sono Comentários (0) Comentários (0)



Estudo sugere que elefantes têm consciência de si mesmos

outubro 30, 2006

A elefanta asiática Happy encarou a própria reflexão num espelho e, repetidas vezes, usou a tromba para tocar um"X" pintado sobre seu olho (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Cérebro registra a banana como amarela, mesmo que ela seja cinza

Não adianta mostrar para o ser humano uma banana em em tons de cinza. Desde que essa pessoa já tenha visto a fruta com sua marcante cor amarela, ela praticamente não vai enxergar o objeto de outra maneira.

Por causa disso, ao enxergar novamente a fruta, existe uma espécie de retroalimentação dessa informação que é somado àquilo que os olhos estão realmente enxergando. "Então, a banana acaba aparecendo mais amarela do que nunca para aquela pessoa", disse.

Apesar de ter sido feito apenas na Alemanha, com pessoas nascidas naquele país, o estudo deve apresentar os mesmos resultados em outros locais do mundo, segundo o pesquisador. (Folha de São Paulo)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Miolos Comentários (0) Comentários (0)



China pretende enviar filósofo ao espaço

outubro 27, 2006

O programa espacial chinês, que está preparando sua terceira missão tripulada, estuda a possibilidade de enviar filósofo ao espaço para que desenvolvam (sic) novas teorias

"Um vôo espacial ajudará os pensadores a desenvolver novas visões filosóficas, e isso seria bom para a humanidade", argumentou o chefe da Administração Nacional do Espaço da China, Sun Laiyan. (Folha)


Continue lendo

Walter Valdevino Universo Comentários (0) Comentários (0)



Pais atraentes geram filhas sem sucesso sexual, diz estudo

Ter pais bonitos pode ser uma grande maldição. Uma pesquisa canadense revelou que, entre moscas-de-fruta, pais ‘gostosões’ geram filhas que passariam longe das passarelas do mundo animal. Da mesma maneira, mães atraentes têm filhos que não causam lá uma grande impressão no sexo oposto. Em seres humanos, a mesma coisa acontece com algumas características sexuais. Mas, calma. Com algumas, mas não com todas.

Para ele, esses problemas podem ser generalizados, especialmente em espécies com comportamento sexual promíscuo -- ou seja, quase todas. (G1)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Evolução , Sexo Comentários (1) Comentários (1)



Antes do Halloween, cientista alerta: vampiros não existem

Antes do Halloween, cientista alerta: VAMPIROS NÃO EXISTEM

MAIS DE 30% DOS AMERICANOS acreditam que UMA CASA PODE SER ASSOMBRADA

AP

WASHINGTON - Vampiros, fantasmas e zumbis podem fazer sucesso nas histórias de terror, MAS É PRECISO LEMBRAR QUE ESSAS COISAS NÃO EXISTEM NA REALIZADE (sic), adverte o físico americano COSTAS EFTHIMIOU. LONGE DE TEMER ESTAR REAFIRMANDO O ÓBVIO, Efthimiou, professor da Universidade Central da Flórida, cita pesquisas de opinião pública QUE INDICAM A CREDULIDADE DO POVO AMERICANO QUANDO O ASSUNTO É O SOBRENATURAL.

USANDO CIÊNCIA E MATEMÁTICA, Efthimiou explica que FANTASMAS NÃO PODEM CAMINHAR E ATRAVESSAR PAREDES AO MESMO TEMPO, como PATRICK SWAYZE NO FILME GHOST. Isso VIOLA A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO: SE FANTASMAS ANDAM, SEUS PÉS APLICAM UMA FORÇA NO PISO. MAS SE ATRAVESSAM PAREDES, ENTÃO NÃO TÊM SUBSTÂNCIA. "ENTÃO, QUAL É? FANTASMAS SÃO MATERIAIS OU IMATERIAIS?", pergunta ele.

ZUMBIS E VAMPIROS SE SAEM AINDA PIOR SOB UM EXAME CRÍTICO.

Efthimiou analisou O CASO MAIS FAMOSO DE CRIANÇA-ZUMBI: o de um MENINO HAITIANO QUE FOI DECLARADO MORTO EM 1989 E VOLTOU DO TÚMULO UM DIA DEPOIS DO FUNERAL, SENDO CONSIDERADO UM ZUMBI A PARTIR DE ENTÃO. O menino, DE ACORDO COM PESQUISAS POSTERIORES, NUNCA MORREU DE FATO: FOI PARALISADO PELO VENENO DE UM PEIXE.

O físico SE VALE DE UMA CALCULADORA para provar que, SE UM VAMPIRO SUGASSE O SANGUE DE UMA PESSOA AO MÊS, E ESSA PESSOA TAMBÉM SE TRANSFORMASSE NUM VAMPIRO - COMO REZA A LENDA - EM UNS DOIS ANOS SÓ HAVERIA VAMPIROS NO MUNDO.

Todos esses cálculos constam de UM "PAPER" - UM ARTIGO CIENTÍFICO - escrito por EFTHIMIOU E SOHANG GANDHI, e publicado no arquivo de trabalhos científicos ArVix.

Para Efthimiou e outros cientistas, O PÚBLICO AMERICANO NEM SEMPRE É TÃO CÉTICO QUANTO DEVERIA. O físico cita relatórios da Fundação Nacional de Ciências que indicam uma CRENÇA DISSEMINADA EM PSEUDOCIÊNCIAS, COMO VAMPIRISMO, ASTROLOGIA E PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL.

MAIS DE 30% DOS AMERICANOS acreditam que UMA CASA PODE SER ASSOMBRADA, de acordo com pesquisa Gallup realizada em 2005.

O professor de Física da Universidade de Maryland, Bob Park, autor do livro VOODOO SCIENCE, diz que OS CIENTISTAS PRECISAM CONTINUAR A CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO PARA O ÓBVIO. "HÁ COISAS QUE TEMOS DE MOSTRAR QUE É BOBAGEM", afirma. (Estado)

Walter Valdevino Demência Comentários (0) Comentários (0)



Cérebro dos adolescentes é mais resistente ao álcool

outubro 26, 2006

"Os pesquisadores examinaram as atividades sociais de ratos de diversas idades que receberam doses de álcool. "Encontramos tolerância aguda maior nos animais adolescentes que nos adultos, com um consumo de álcool comparável a uma bebedeira pesada em humanos", disse Varlinskaya. "O comportamento social dos animais adultos estava seriamente suprimido 30 minutos após a administração do álcool, mas o comportamento dos adolescentes era semelhante ao de animais que não haviam sido expostos". (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Álcool Comentários (0) Comentários (0)



Telescópios poderão sintonizar TVs de ETs

Radiotelescópios criados para estudar os primórdios do Universo poderão também funcionar como "gatos" nas transmissões de TV de civilizações extraterrestres semelhantes à nossa. "Por uma feliz coincidência", diz Abraham Loeb, da Universidade Harvard, "os telescópios serão sensíveis ao tipo exato de emissão de rádio que a nossa civilização joga no espaço".

"Distinguir ET da BBC será um desafio".


Continue lendo

Walter Valdevino Universo Comentários (0) Comentários (0)



Amassar medicamentos ´pode ter efeitos colaterais´

O grupo de especialistas, patrocinado pelo grupo farmacêutico Rosemont - fabricante de medicamentos líquidos - diz que médicos e enfermeiros que amassem ou incentivem familiares de pacientes a amassar remédios podem ser acusados judicialmente de negligência. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Gordura reduz resistência de ratos ao câncer, diz estudo

A equipe da Rutgers pôs rodas de exercício nas gaiolas de alguns ratos de laboratório. Eles adoraram o brinquedo, registrando corridas diárias equivalentes a de 3 a 5 km, de acordo com o pesquisador Allan Conney.

Outros especialistas advertem que o que funciona em ratos nem sempre funciona em humanos. Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Câncer , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Tom da pele afeta percepção de beleza e idade, diz estudo

Mulheres com cor desigual no rosto podem aparentar até 12 anos a mais.

"O tom da pele e a luminosidade podem ser sinais importantes para pretendentes sobre a beleza de uma mulher, bem como sua idade", declarou Grammer. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Intriga Comentários (0) Comentários (0)



Estímulo elétrico deixa ratos mais inteligentes

Cientistas conseguiram melhorar o desempenho de ratos num teste de memória, estimulando uma região nas PROFUNDEZAS DO CÉREBRO DOS ROEDORES com corrente elétrica.

Mas pouco se sabe sobre como o processo funciona. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Miolos Comentários (0) Comentários (0)



Cientistas descobrem parentes exóticos do próton e do nêutron

Há seis diferentes tipos de quark: up, down, strange, charm, bottom e top (u,d,s,c,b e t). Os bárions recém-descobertos são feitos de dois quarks up e um bottom, uma configuração representada pelas letras u-u-b, e dois quarks down e um bottom (d-d-b). Os prótons seguem a receita u-u-d, e os nêutrons, d-d-u.

Utilizando o colisor de partículas Tevatron do Fermilab, cientistas conseguem recriar as condições presentes nos estágios iniciais do Universo, reproduzindo a matéria exótica que era abundante pouco após o Big Bang. A matéria ao nosso redor é toda feita de quarks up e down, mas formas exóticas contêm outros quarks, também. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Universo Comentários (0) Comentários (0)



Mães maduras são 'tão capazes' quanto as jovens

outubro 24, 2006

Comentando o estudo, Bill Ledger, professor de obstetrícia na Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, disse ao jornal britânico Times: "O problema, para mim, não é o que acontece com mulheres entre 50 e 55."

"O que me preocupa é o que acontece quando os filhos chegam aos 18 anos e seus pais têm por volta de 70 ou 80 anos."

Em julho, uma psicóloga infantil de 62 anos tornou-se a mais velha britânica a ter um bebê. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Comentários (0) Comentários (0)



Uso de celular 'pode afetar número de espermatozóides'

Eles verificaram que aqueles que usavam celulares durante mais de quatro horas diariamente apresentaram o menor índice de espermatozóides, 50 milhões por mililitro. E os espermatozóides eram menos saudáveis, trazendo deformidades e movimentos mais lentos.

Allan Pacey, especialista em andrologia na Universidade de Sheffield, acha pouco provável que os celulares sejam a causa, já que quando estão em uso os aparelhos não ficam próximos dos testículos. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Sexo Comentários (1) Comentários (1)



Homem de olhos azuis prefere mulher de olhos azuis, diz estudo

outubro 23, 2006

Homens de olhos azuis preferem mulheres que também tenham olhos azuis, aparentemente porque a cor dos olhos pode ajudar a revelar se seu parceiro foi fiel, disseram pesquisadores nesta segunda-feira.

"Antes de requisitar um teste de paternidade, olhe por alguns minutos para a cor dos olhos de seus filhos" disse no estudo Bruno Laeng e seus colegas da Universidade de Tromso, na Noruega. (Terra, colaborou Julio COL)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Comentários (0) Comentários (0)



"Paris Syndrome" leaves tourists in shock

Around a dozen Japanese tourists a year need psychological treatment after visiting Paris as the reality of unfriendly locals and scruffy streets clashes with their expectations, a newspaper reported on Sunday.

"Fragile travellers can lose their bearings. When the idea they have of the country meets the reality of what they discover it can provoke a crisis," psychologist Herve Benhamou told the paper. (Yahoo! News, via Reddit)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Depressão , Universo Comentários (0) Comentários (0)



Pão pode elevar risco de câncer de rim, diz estudo

outubro 21, 2006

Tentação dos pães pode ser mais perigosa do que se imagina

Pessoas que comem muito pão podem ter mais risco de desenvolver câncer de rim, sugere um estudo de pesquisadores italianos.

Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de câncer, enquanto frango e vegetais reduziriam a tendência.

Eles compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de câncer de rim com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença.

Em artigo na revista especializada International Journal of Câncer, eles disseram que o alto nível de glicose – um tipo de açúcar – em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores.

Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como frango, carne processada e vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de câncer no rim.

Outros produtos, incluindo café, chá, ovos, carne vermelha, peixes, queijos, batatas e frutas não pareceram exercer qualquer efeito.

Alarme

A organização britânica Câncer Research UK disse que precisa de "mais evidências" para comprovar a validade do estudo.

O porta-voz da entidade, Ed Yong, disse que a metodologia da pesquisa pedia às pessoas que declarassem o que haviam comido nos últimos dois anos – o que pode ter gerado imprecisões.

"Precisamos de mais evidências de estudos mais amplos antes de dizer se esta relação (entre alimentos com alto teor de glicose e câncer de rim) de fato existe", ele afirmou.

"Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de câncer de rim é se estar acima do peso ou ter obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o fumo, que conta para um em cada cinco casos." (BBC)

Walter Valdevino Câncer , Dieta , Estudo , Intriga Comentários (0) Comentários (0)



Técnica psicológica aumenta disposição para votar

outubro 19, 2006

Dos estudantes que se imaginaram votando sob a perspectiva de terceira pessoa, 90% informaram ter votado. Em comparação, apenas 72% dos que fizeram a visualização em primeira pessoa foram às urnas.

Libby se disse surpresa com o tamanho da diferença que a perspectiva visual teve no grau de abstenção da amostra. O estímulo da visualização em terceira pessoa foi o mesmo entre os estudantes que declararam apoiar Bush e nos que apoiavam o candidato da oposição, John Kerry. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Fumar cigarro impede cura de tendões do ombro, diz estudo

Sabe-se que o reparo do rotator pode falhar dias após a cirurgia. A taxa de recorrência pode chegar a 90%, dependendo do tamanho da ruptura, natureza do ferimento e idade do paciente.

O estudo atual mostra que, quando os ratos eram expostos a nicotina após a cirurgia para reparar o rotator, a inflamação persistia por mais tempo na junta, o que prejudica a cicatrização. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Fumo Comentários (0) Comentários (0)



Pílula da juventude não funciona, diz estudo

outubro 18, 2006

A fonte da juventude ainda não vem numa pílula. Suplementos hormonais de DHEA e adesivos de testosterona não produzem os benefícios esperados contra o envelhecimento, de acordo com um dos primeiros estudos rigorosos realizados para testar essas alegações.

Mas há poucos estudos rigorosos em seres humanos. Um estudo francês, realizado em 2000 com 280 idosos, encontrou, como único benefício, um aumento na libido feminina. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Evolução , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Viciados em Internet escondem problema, diz estudo

Mais de um entre oito adultos dos Estados Unidos encontram dificuldades para passar mais do que alguns dias longe da Internet, e cerca de um em cada 11 tenta ocultar seu vício de ficar online. São conclusões de um estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina da Stanford University, na Califórnia.

A pesquisa determinou que 12,4% das pessoas ocasionalmente passavam mais tempo do que pretendiam online, e mais de 12% consideravam que era necessário reduzir seu uso de Internet, enquanto 8,7% tentavam esconder seu uso "não essencial" da Web dos olhos da família, amigos e empregadores. Proporção um pouco inferior dos entrevistados, 8,2%, afirmou que usa a Internet para escapar de problemas ou do mau humor, e 5,9% disseram que seus relacionamentos haviam sofrido devido ao uso exagerado da Web. (Terra)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Computadores Comentários (0) Comentários (0)



Humanidade atingirá o ápice dentro de 1.000 anos, diz estudo

outubro 17, 2006

apicehumano.jpg
Homens "superior" e "inferior" do ano 100.000

Na alvorada do próximo milênio, os seres humanos terão entre 1,80 m e 2,10 m de altura, viverão 120 anos, serão belos, esbeltos, morenos e - informação que não poderia faltar numa pesquisa encomendada por um canal masculino - os homens terão pênis maiores. Os seios das mulheres também se beneficiarão.


Depois, cerca de 100.000 anos no futuro, a humanidade poderá se ver dividida em dois grupos - os "com-genética", de boa aparência, saúde e inteligência, e os "sem-genética", menores, troncudos e menos espertos. Essa elitização seria fruto de seleção sexual: o fato de as pessoas mais bonitas e saudáveis procurarem parceiros apenas entre si. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Estudo , Evolução Comentários (3) Comentários (3)



Estudo aponta que 461 doenças podem ser tratadas pela acupuntura

outubro 15, 2006

O doutor Du Yuanhao, do Centro de Pesquisa de Acupuntura Chinesa de Tianjin, afirmou que a maioria das doenças nas quais esta prática é eficaz está relacionada com o sistema nervoso, o digestivo, o genitourinário, os músculos, os ossos e a pele. Males como a apoplexia, a diarréia, a enterites, a demência e as brotoejas cutâneas podem ser tratadas pela acupuntura. (Folha)


Continue lendo

Walter Valdevino Demência , Enxaqueca , Miolos , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Doar por caridade libera dopamina, diz estudo

outubro 14, 2006

Com este dilema em suas mentes, os pesquisadores foram capazes de examinar o que acontecia na cabeça de cada participante enquanto realizavam decisões baseadas em critérios morais. A parte do cérebro ativada quando uma doação acontecia seria o centro de recompensa do cérebro, -- o caminho mesolímbico--, responsável por liberar dopamina, uma mediadora da euforia associada ao sexo, dinheiro, comida e drogas, afirma a reportagem. (Folha)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Miolos Comentários (0) Comentários (0)



Mulheres se vestem melhor no período fértil, diz estudo

outubro 11, 2006

No trabalho, publicado na revista Hormones and Behavior, Haselton e sua equipe disseram que os resultados contradizem a percepção de que as mulheres são capazes de esconder, mesmo de si mesmas, quando estão ovulando.

As fotos foram então analisadas por um grupo de 42 homens e mulheres, que tinham de responder à pergunta: "Em qual foto a pessoa está tentando parecer mais atraente?" (Terra)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexo Comentários (0) Comentários (0)



Descoberta proteína ligada a demência

outubro 9, 2006

"É fascinante ter descoberto este vínculo entre a demência e uma doença neurológica motriz". (Terra; contribuiu: Daniel Gallas)


Continue lendo

Walter Valdevino Demência , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Pesquisas “viciadas”

outubro 8, 2006

A revista americana Advertising Age, umas das mais conceituadas publicações sobre propaganda, informa: a população dos EUA está cansada de pesquisas de mercado. Os especialistas chamam isso de “fadiga de opinião”. Mais de 50% das respostas estão vindo sempre de menos de 5% da população. Assim, as pesquisas deixam de ser tradutoras estatísticas da realidade. (IstoÉ)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Pesquisa mostra que dinheiro traz felicidade a ingleses

outubro 7, 2006

O estudo feito por especialistas da Universidade de Nottingham consultou pessoas que ganharam na loteria e constatou que 97% delas se consideram felizes ou mais felizes em relação à época em que não tinha ganhado dinheiro.

Os pesquisadores também aplicaram questionários a pessoas que não ganharam na loteria. (Terra, colaborou Rodrigo Roesler, de novo)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Depressão , Evolução Comentários (0) Comentários (0)



Inibir parte do cérebro reduz desejo de punir, mostra estudo

outubro 6, 2006

A equipe de pesquisadores concluiu que o córtex dorsolateral pré-frontal, quando funciona adequadamente, participa de sistemas do cérebro que promovem a justiça e ajudam a equilibrar o desejo egoísta de aceitar qualquer oferta, por menor que seja. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Miolos , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)



Volvo é o melhor carro para fazer sexo, diz pesquisa

Os ingleses escolheram a perua Volvo como o melhor carro para se fazer sexo, segundo pesquisa da seguradora Yes Insurance.

Para os cerca de 4 mil entrevistados, o Volvo é a primeira opção na hora de escolher um carro para se fazer sexo por causa de seu grande espaço interno.
(Terra, contribuiu Rodrigo Roesler)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Sexo Comentários (0) Comentários (0)



Motoristas ingleses pensam em sexo no trânsito

Mais de um milhão de motoristas ingleses pensam em sexo em vez de prestar atenção no trânsito e muitos outros milhões, que não pensam nisso, se preocupam com o trabalho ou com suas famílias, segundo uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (5) na Inglaterra. (G1)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexo Comentários (1) Comentários (1)



Estudo sobre imunidade dos pica-paus à dor de cabeça vence prêmio IgNóbil

Estudo sobre imunidade dos pica-paus à dor de cabeça vence prêmio IgNóbil

da France Presse, em Nova York

O esforço de cientistas que se debruçaram sobre complexas questões como porque os pica-paus não têm dor de cabeça enquanto bicam os troncos das árvores à procura de besouros, ou o papel da massagem retal na cura do soluço foi reconhecido nesta quinta-feira com o prêmio IgNóbil, uma sátira ao Nobel, entregues em Cambridge (Massachussets) apresentados por ganhadores do prestigiado prêmio concedido pela Academia Real Sueca.

Ivan Schwab, da Universidade da Califórnia Davis, e Philip May, da Universidade da Califórnia Los Angeles, foram premiados com o "Ig" de Ornitologia por seu trabalho pioneiro sobre a capacidade dos pica-paus em evitar dores de cabeça.

Wasmia al-Huty, da Universidade do Kuwait, e Faten al-Mussalam, da Autoridade Pública do Kuwait para o Meio Ambiente, levaram para casa o prêmio de Nutrição por mostrarem que besouros comedores de estrume são na verdade exigentes na escolha de sua refeição.

Os prêmios são entregues para "honrar as experiências que primeiro fizeram as pessoas rir, e que depois as fizeram pensar", segundo os organizadores. Aos vencedores é dado um minuto para fazerem seu discurso de agradecimento, com o limite de tempo estritamente regulado por uma falante menina de oito anos.

As solenidades envolvem tradicionalmente espectadores atirando aviõezinhos de papel no palco enquanto o professor de Harvard Roy Glauber voluntariamente varre tudo, como faz há 10 anos. Glauber insistiu em se manter no serviço de faxina para a 16ª cerimônia anual deste ano, mesmo tendo sido o vencedor do Prêmio Nobel de Física do ano passado.

Apesar do tom irreverente da cerimônia, os prêmios são levados cada vez mais a sério pela comunidade científica, com oito dos 10 vencedores deste ano pagando do próprio bolso para comparecer à cerimônia.

Um deles, incapaz de comparecer à cerimônia por motivos familiares, foi Howard Stapleton da Merthyr Tydfil, em Gales, que foi contemplado com o Prêmio da Paz por ter inventado um repelente eletromecânico de adolescentes. O aparelho emite um barulho irritante projetado para ser ouvido apenas por adolescentes, e não por adultos. Anteriormente ele usou a mesma tecnologia para fazer ligações telefônicas ouvidas unicamente por adolescentes e não por seus professores.

Três cientistas americanos, Lynn Halpern, Randolph Blake e James Hillenbrand, foram reconhecidos com o Prêmio Acústico por conduzirem experimentos para saber porque as pessoas não suportam o som de unhas arranhando o quadro negro.

E dois pesquisadores da Australia's Commonwealth Scientific and Research Organisation, que descobriram quantas fotos você precisa tirar para assegurar que ninguém em um grupo pisque, receberam o Prêmio de Matemática.

Francis Fesmire, da Universidade do Tennessee, recebeu pessoalmente o "Ig" de Medicina por seu trabalho "Tratamento de soluços com massagem digital retal", enquanto que o de Física ficou com Basile Audoly e Sebastien Neukirch, da Universidade de Paris, por terem, enfim, desvendado a tendência do espaguete seco em se quebrar em mais de dois pedaços.

Enquanto as conclusões de um grupo de cientistas da Universidade de Valência e da Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) não estão totalmente claras, os juízes consideraram seu estudo sobre a "velocidade ultra-sônica no queijo cheddar quando afetado pela temperatura" merecedor do Prêmio de Química.

Também premiado pela pesquisa com queijos, Bart Knols, da Universidade Agrícola de Wageningen (Holanda), conquistou o "Ig" de Biologia por sua contribuição para a pesquisa que mostra que os mosquitos fêmea da malária são atraídos pelo odor do queijo limburger e do chulé.

Os últimos vencedores do prêmio foram Don Featherstone, criador do flamingo rosa de plástico; Kees Moeliker, que registrou o primeiro caso cientificamente comprovado de necrofilia homossexual em patos; e Stefano Ghirlanda, co-autor do estudo "Galinhas Preferem Humanos Bonitos". (Folha)

Walter Valdevino Intriga Comentários (1) Comentários (1)



Esteróides podem matar células cerebrais, diz estudo

outubro 5, 2006

O uso de esteróides para aumentar os músculos pode também desencadear uma perda "catastrófica" de células cerebrais, segundo pesquisadores.

"Na próxima vez que um sujeito musculoso 'fechar' alguém em uma estrada, não fiquem bravos, apenas respirem fundo e percebam que pode não ser culpa daquele sujeito", disse Barbara Ehrlich, pesquisadora-chefe.

A equipe de Yale expôs células nervosas em cultura à testosterona e descobriu que o processo desencadeava a morte programada de células (apoptose). (...) quando células saudáveis se transformam em células suicidas, podem causar graves problemas. (BBC Ciência e Saúde)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Comportamento , Demência , Miolos Comentários (0) Comentários (0)



Cigarros y sexo, para vivir más

El alto número de ancianos centenarios que viven en Cuba atribuyen su longevidad a evitar el alcohol y al consumo de café, cigarros y al interés en el sexo.

El descubrimiento es el resultado de un estudio que analizó las vidas de 54 de las casi 100 personas de cien años o más que viven en la provincia de Villa Clara.

Ninguno de ellos es alcohólico, y afirma consumir café y cigarros en grandes cantidades. Además, tenían un interés saludable en varias áreas, incluyendo el sexo, dijo la doctora Nancy Nepomuceno, quien llevó a cabo el estudio. (BBCMundo)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Fumo , Sexo , Álcool Comentários (0) Comentários (0)



Hormônio altera comportamento da mulher em leilões, diz estudo

Durante a menstruação, as mulheres disputam em leilões ou em negociações com entusiasmo semelhante ao dos homens, mas no resto do mês tendem a ser mais cautelosas, afirma um estudo divulgado pela Universidade de Michigan.

Nos leilões, assim como em outras situações de concorrência, as mulheres costumam apostar mais nas licitações de primeiro preço, mas depois ficam cautelosas e, por isso, os homens terminam disputando os valores mais altos. O estudo, porem, mostra que essa diferença desaparece em certos períodos do mês. (Folha de São Paulo)


Continue lendo

Sabrina Fonseca Sexismo Comentários (0) Comentários (0)



Estudo nega que leite materno estimule a inteligência

outubro 4, 2006

Apesar de amamentar trazer muitos benefícios aos recém-nascidos, a inteligência não é um deles, segundo médicos do Conselho de Pesquisa Médica (MRC, em inglês) e a Universidade de Edimburgo (Escócia), que publicam seu estudo na revista.

No entanto, a pesquisa chegou à conclusão de que as mães que amamentam tendem a ser mais inteligentes, mais qualificadas e oferecem um meio ambiente estimulante para os pequenos. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Dieta , Estudo , Miolos Comentários (0) Comentários (0)



Comer demais vicia obesos como droga, diz estudo

outubro 3, 2006

Não acho que seja surpreendente que eles tenham encontrado um elo entre o vício de drogas e comer demais. De certa forma, você pode encarar o ato de comer como uma ‘necessidade que vicia’ – se nós não fossemos viciados em comer, a maioria pararia de comer.” (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Dieta , Estudo Comentários (0) Comentários (0)



Especialista dá dicas de como sobreviver a acidente aéreo

Especialista dá dicas de como sobreviver a acidente aéreo

90% dos acidentes aéreos têm sobreviventes

A queda do avião da Gol, que deixou 155 mortos na sexta-feira, reforçou o mito de que é praticamente impossível sobreviver a um acidente aéreo. Mas, de acordo com especialistas em segurança de vôo, isso não é verdade.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos já fazem com que cerca de 90% das colisões de avião tenham sobreviventes. E as chances de sair vivo deste tipo de acidente aumentam dramaticamente se alguns cuidados básicos forem tomados.

O professor Ed Galea, da Universidade de Greenwich, em Londres, liderou um estudo que analisou 105 acidentes aéreos e ouviu relatos de mais de 2 mil sobreviventes.

Ele acredita que estar preparado para uma emergência pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

"A idéia de que se houver um acidente todos vão morrer vem do fato de que a mídia só nos bombardeia com tragédias e não com as histórias bem-sucedidas", afirma Galea.

"Isso é muito perigoso porque faz com as que as pessoas desistam de tomar medidas que podem aumentar suas chances de sobrevivência no caso de um acidente."

Assentos

A pesquisa feita pela Universidade de Greenwich mostrou que a maioria dos sobreviventes de acidentes aéreos estava sentada até sete fileiras de distância da saída de emergência mais próxima.

Escolher um lugar no corredor - ou quando possível na primeira classe ou executiva, onde há menos gente e mais espaço - também facilitaria a saída da aeronave em caso de problemas.

Mas Galea frisa que mesmo que o passageiro esteja sentado em outra parte do avião, ele pode tomar algumas precauções simples para aumentar suas chances de sobrevivência.

A primeira delas é contar o número de assentos até as saídas de emergência mais próximas e planejar o que fazer no caso de um acidente. Desta forma, seria possível deixar o avião mesmo que ele esteja tomado por fumaça e os sinais que indicam o caminho não estejam visíveis.

Prestar atenção às instruções de emergências e se lembrar de como desafivelar o cinto de segurança são outros cuidados básicos.

"Quando estão nervosas, as pessoas tendem a achar que os cintos de segurança dos aviões funcionam como os dos carros e tentam apertar um botão que não existe", diz ele.

A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos acidentes aéreos acontece durante a decolagem e a aterrissagem.

Seria importante, portanto, estar calçado nestes momentos, já que isso facilitaria a saída do avião, caso seja necessário andar em meios às ferragens.

Ed Galea aconselha também que famílias viajem sempre juntas. No momento do acidente, o mais comum é que as pessoas tentem reunir os familiares antes de sair do avião, o que pode fazer com que eles fiquem para trás ou tentem ir contra o fluxo dos demais passageiros.

"A família deve ter um plano. Por exemplo, a mãe pode ficar responsável por levar um dos filhos e o pai, o outro. Eles podem combinar de se dirigir a saídas diferentes ou à mesma. O importante é planejar com antecedência o que se vai fazer em caso de emergência", aconselha o especialista.

Sem sobreviventes

Apenas um em cada dez acidentes aéreos não tem sobreviventes. Nos demais, a chance de um passageiro sair vivo é de mais de 70%.

Ed Galea acredita que o acidente envolvendo o avião da Gol na Amazônia se encaixa na categoria mais perigosa, quando a aeronave já está em altitude de cruzeiro e o piloto perde o controle da aeronave.

Para o professor da Universidade de Greenwich, a asa do jato Legacy - que conseguiu pousar numa base aérea no Pará - pode ter atingido alguma parte fundamental do Boeing, o que teria feito o piloto da Gol perder o controle da aeronave.

"Quando isso acontece, a velocidade no momento da colisão é muito grande e as chances de sobrevivência são praticamente nulas. Se o piloto ainda tem algum controle, ele pode minimizar os danos causados pelo impacto."

Neste caso, a posição do passageiro no assento pode ser crucial. Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.

Mas apesar de defender que todos esses cuidados são essenciais, Ed Galea lembra que o avião ainda é um dos meios de transporte mais seguros e que a chance de um passageiro se ver em uma dessas situações é mínima.

Guia do sobrevivente

Esteja preparado para uma emergência

Escolha assentos no corredor e perto de uma saída de emergência

Conte o número de fileiras até saída de emergência mais próxima

Não tire os sapatos durante pouso e decolagem

Lembre-se de como desafivelar o cinto de segurança

Em caso de pouso forçado, coloque a cabeça entre as pernas

Se sobreviver ao impacto, saia do avião o mais rápido possível

Nunca infle o colete salva-vidas dentro do avião (BBC)

Walter Valdevino Comportamento , Demência , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (3) Comentários (3)



Trabalhar à noite encurta a vida e prejudica casamento, diz estudo

Os trabalhadores noturnos perdem cinco anos de vida para cada quinze dias de jornada de trabalho, segundo um estudo divulgado pela Unidade do Sonho do Instituto Dexeus de Barcelona, juntamente ao Serviço de Neurofisiologia do Hospital da Paz de Madri, ambos na Espanha.

Segundo a pesquisa, aqueles que trabalham à noite se divorciam três vezes mais que o restante das pessoas e têm 40% mais possibilidades de ter transtornos neuropsicológicos, digestivos e cardiovasculares.

O estudo, citado pelo site Espaço Vital, tem como objetivo, segundo os pesquisadores, explicar os "riscos de tentar contradizer o sol". (Terra)

Sabrina Fonseca Sexismo , Sono Comentários (1) Comentários (1)



Homens também são compradores compulsivos, mostra estudo

outubro 2, 2006

Pessoas que sofrem do distúrbio freqüentemente sentem-se acometidas por um impulso para comprara que é irresistível, intrusivo e sem sentido. Vítimas costumam acumular produtos desnecessários e indesejados em grandes quantidades, além de juntar dívidas e mentir para a família sobre os gastos em que incorrem. (Estado)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexismo Comentários (0) Comentários (0)



Homens que pagam por sexo têm parceiras, diz estudo

Sexo sem proteção é uma prática rara, segundo o estudo, mas é mais comum entre homens que tiveram relações sexuais com prostituta no exterior. (BBC)


Continue lendo

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Sexo Comentários (0) Comentários (0)