« Tom da pele afeta percepção de beleza e idade, diz estudo | Página Principal | Amassar medicamentos ´pode ter efeitos colaterais´ »

Gordura reduz resistência de ratos ao câncer, diz estudo

outubro 26, 2006

A equipe da Rutgers pôs rodas de exercício nas gaiolas de alguns ratos de laboratório. Eles adoraram o brinquedo, registrando corridas diárias equivalentes a de 3 a 5 km, de acordo com o pesquisador Allan Conney.

Outros especialistas advertem que o que funciona em ratos nem sempre funciona em humanos. Estado)

Gordura reduz resistência de ratos ao câncer, diz estudo

Cientistas advertem que ainda há um longo caminho antes que se possa provar que menos gordura também significa menos câncer em seres humanos

AP

WASHINGTON - O tecido gorduroso reduz a capacidade do corpo de matar tumores, diz um estudo que descobriu que tornar ratos mais magros - via exercício ou cirurgia - parece ajudá-los a enfrentar o câncer.

Cientistas já sabiam, há tempos, que o excesso de peso aumenta a vulnerabilidade a certos tipos de câncer. A questão é por quê, e se perder peso ajuda a reduzir o risco, ou a combater a doença, se o tumor já estiver presente.

Cientistas da Rutgers University analisaram a questão usando ratos manipulados geneticamente para desenvolver câncer de pele, e informam que as células gordurosas podem secretar substâncias que atrapalham uma das principais formas de defesa do corpo contra tumores.

Quando as células são danificadas, como no dano ao DNA causado pelos rios ultravioleta do Sol, elas deveriam se autodestruir. É esse processo, chamado apoptose, ajuda a eliminar células ruins antes que se tornem tumores.

A equipe da Rutgers pôs rodas de exercício nas gaiolas de alguns ratos de laboratório. Eles adoraram o brinquedo, registrando corridas diárias equivalentes a de 3 a 5 km, de acordo com o pesquisador Allan Conney. Depois de duas semanas, os animais não haviam perdido peso, mas trocado massa gorda por músculo. Mais importante, os ratos em exercício tinham um nível maior de apoptose, tanto na pele queimada de Sol quanto nos tumores já existentes. Os pesquisadores então testaram a remoção de gordura de ratos cirurgicamente, em vez de esperar que os animais emagrecessem por exercício.

A eliminação cirúrgica da gordura também estimulou a morte de células de tumor, informam os cientistas no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Esse resultado sugere que algo na gordura reduz a taxa normal de apoptose em células cancerosas. Connely, agora, dedica-se a descobrir exatamente o quê. Outros especialistas advertem que o que funciona em ratos nem sempre funciona em humanos, e que ainda há um longo caminho antes que se possa provar que menos gordura significa menos câncer. (Estado)

Walter Valdevino Câncer , Estudo Comentários (0) Comentários (0)