Pôr ovos é atitude punida entre os insetos que vivem em sociedade
novembro 1, 2006
Matéria embargada até as 15h00 de Brasília (Terra)
Pôr ovos é atitude punida entre os insetos que vivem em sociedade
Matéria embargada até as 15h00 de Brasília /// PARIS, 1º nov (AFP) - As operárias das comunidades de insetos sociais, como as abelhas, têm a capacidade de colocar ovos, mas não o fazem por uma razão mal conhecida: elas são dissuadidas pelo resto do grupo, explicaram pesquisadores britânicos e belgas na edição desta quinta-feira da revista Nature.
O fato é que as operárias, sejam formigas, abelhas ou vespas, têm a capacidade de procriar pois possuem ovários em condições de funcionar, lembraram os pesquisadores.
O estudo, que utilizou nove grupos de vespas da família Vespidae e da abelha produtora de mel (Apis mellifera), mostrou que, de fato, as operárias renunciam a colocar ovos por saberem intuitivamente que estes serão destruídos pela rainha ou por outras operárias.
Sua atitude não é, portanto, verdadeiramente voluntária, destacaram os autores do artigo. Ao contrário, responde a uma forma de "coerção social".
Os pesquisadores concluíram no artigo que "entre os insetos que vivem em sociedade, são principalmente as sanções sociais que reduzem o número de operárias que agem de forma egoísta". (Terra)
Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0)