Um bom casamento acalma os nervos, diz pesquisa
dezembro 18, 2006
Mulheres felizes no casamento, ameaçadas com choque elétrico, sentiam-se menos estressadas e sofriam menos quando seguravam a mão do marido.
Além disso, o efeito da mão do marido varia com a qualidade do casamento. (Estado)
Um bom casamento acalma os nervos, diz pesquisa
Mulheres felizes no casamento, ameaçadas com choque elétrico, sentiam-se menos estressadas e sofriam menos quando seguravam a mão do marido
WASHINGTON - Mulheres estressadas que seguram a mão do marido mostram sinais imediatos de alívio, de acordo com pesquisa realizada por um neurocientsita da Universidade de Virginia (EUA).
Segundo o autor do trabalho, James A. Coan, "este é o primeiro estudo sobre as reações neurológicas ao toque humano numa situação de ameaça, e o primeiro a medir como o cérebro viabiliza as propriedades saudáveis das relações sociais próximas". O trabalho está publicado na edição deste mês da revista especializada Psychological Science.
Coan realizou o estudo com a participação de casais que se declararam altamente satisfeitos com seus casamentos. O trabalho envolveu análises de ressonância magnética de 16 mulheres casadas, submetidas à ameaça de um pequeno choque elétrico, enquanto seguravam a mão do marido, a mão de um homem desconhecido ou nenhuma mão.
Os resultados mostraram uma ampla redução na resposta do cérebro à ameaça em função do apoio da mão do cônjuge. Além disso, o efeito da mão do marido varia com a qualidade do casamento. As mulheres nos casamentos de mais alta qualidade se beneficiaram mais, inclusive com redução no componente emocional da dor. (Estado)
Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0)