« Pesquisa indica vômito como o pior som do planeta | Página Principal | Aranhas namoram melhor com luz ultravioleta, mostra estudo »

Tratamento para câncer de próstata pode encurtar pênis, diz estudo

janeiro 25, 2007

Pesquisadores turcos estudaram 47 homens que estavam recebendo tratamento. Dezoito meses depois, eles avaliaram os homens novamente e descobriram uma redução no tamanho médio do pênis esticado de 14,2 centímetros para 8,6 centímetros. (BBC)

Tratamento para câncer de próstata pode encurtar pênis, diz estudo

Tratamento com radiação é usado em casos de câncer de próstata

Homens submetidos a radioterapia e a tratamentos hormonais para câncer de próstata podem enfrentar um encurtamento no pênis, segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Urology.

Pesquisadores turcos estudaram 47 homens que estavam recebendo tratamento. Dezoito meses depois, eles avaliaram os homens novamente e descobriram uma redução no tamanho médio do pênis esticado de 14,2 centímetros para 8,6 centímetros.

Os homens, que tinham uma idade média de 68 anos, foram tratados com supressores de hormônio masculino e radioterapia para câncer de próstata entre 2000 e 2005.

Os especialistas afirmam que os homens deveriam ser informados sobre os possíveis efeitos colaterais antes do tratamento.

Efeitos sobre o tecido peniano

Os pesquisadores dizem que não está claro como o tratamento afeta o comprimento do pênis, mas sugerem que ele pode ter efeitos sobre o tecido peniano.

“Nossas descobertas comprovam observações sobre a redução do comprimento peniano após terapia hormonal mais terapia com radiação externa para câncer de próstata local ou avançado”, diz o artigo da equipe liderada pelo médico Ahmet Haliloglu.

“Os pacientes deveriam ser avisados antes da terapia de que o encurtamento do pênis pode ocorrer’, diz Haliloglu.

Chris Hiley, chefe de política e pesquisa da ONG britânica Prostate Cancer Charity, diz temer que os resultados da pesquisa levem os homens a evitar o tratamento para o câncer de próstata.

“Pedimos aos homens que não posterguem o tratamento ou o diagnóstico de câncer de próstata por causa disso, mas que conversem com seus médicos em detalhe sobre todos os efeitos colaterais de cada tratamento em particular”, disse ela.

“Os homens podem ter preocupações desnecessárias sobre mudanças inesperadas que têm impacto em sua qualidade de vida. Isso precisa sempre ser levado em consideração seriamente”, afirmou. (BBC)

Walter Valdevino Câncer , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)