Artigos: fevereiro 2007
fevereiro 28, 2007
Pesquisadores americanos desenvolveram um MODELO MATEMÁTICO que indica que as pessoas tendem a se relacionar melhor com seus primos do lado materno do que com os primos do lado paterno.
Segundo o estudo, publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society, a variação se explica por adaptações psicológicas influenciadas pelo grau de incerteza em relação à paternidade dos primos. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
Mas especialistas britânicos insistem que há poucas evidências de uma ligação entre os dois fatores.
"Eu não estou convencido da existência de qualquer razão para mulheres que tentam conceber para alterar sua dieta a menos que sejam obesas, e eu não recomendaria a nenhuma mulher que faça isso." (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
Comentários (0)
Ao analisar dezenas de estudos anteriores, especialistas da Universidade de Copenhagen sugerem que estas substâncias aparentemente, ao contrário do que se espera delas, aumentam, e não diminuem, o risco de morte.
Embora suplementos de vitaminas sejam populares há várias décadas, não se sabe ao certo se oferecem benefícios, e quais seriam, apesar de centenas de projetos de pesquisa sobre o assunto.
Mas Ann Walker, do Serviço de Informações de Suplementos para a Saúde, disse que as conclusões do estudo são "inúteis". (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Os jovens norte-americanos da faixa etária de 20 anos que passam horas em portais como Youtube, MySpace e Facebook são muito mais narcisistas do que a geração anterior. Ao menos foi o que divulgaram psicólogos em um estudo de quatro universidades norte-americanas. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Computadores
, Estudo
Comentários (0)
fevereiro 27, 2007
De acordo com especialistas, quem já possui o problemas (SIC) pode recuperar a rotina sexual se iniciar um programa de exercícios físicos. Os resultados podem aparecer em menos de dois anos. (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Sexo
, Stress
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
RAQUEL WAN
da BBC Brasil, em Tóquio
Freqüentadores de karaokês no Japão ficaram preocupados depois que médicos alertaram que o excesso da atividade tem levado a um aumento dos casos de pólipos nas cordas vocais.
Batizado de "pólipo de karaokê", o problema é definido como uma inflamação nas cordas vocais causada pelo uso excessivo e incorreto da voz.
A inflamação dá origem a pequenos caroços que precisam ser removidos por cirurgia. Sem a operação, os pólipos não chegam a evoluir para algo mais grave, como câncer, mas o paciente corre o risco de ficar sem voz.
Os médicos advertiram ainda que a garganta sofre por causa cigarro (sic) e do ar condicionado das salas de karaokê – que deixam as cordas vocais secas – e do álcool, que agride a membrana e facilita a formação do caroço.
"Abusar do karaokê uma noite já basta para o aparecimento de pólipos", diz o médico otorrino Toshiyuki Kusuyama, do Centro de Voz de Tóquio.
O karaokê é a diversão preferida de 47 milhões de japoneses, um terço da população do país.
Esforço
Em uma conversa trivial, as cordas vocais, que têm forma de V, cerca de 1,5 cm de comprimento por 0,5 cm de largura, vibram de 100 a 250 vezes por segundo.
Mas no karaokê, dependendo do tom da música, as vibrações podem chegar a mil por segundo – próximo do desempenho de um soprano.
O esforço é grande demais para quem não ganha a vida na ópera.
"Depois de cantar três músicas, o melhor é largar o microfone e descansar por alguns minutos", aconselha o otorrino Hiroyuki Fukuda, diretor da Universidade Internacional de Saúde e Bem-estar, em Tóquio, e criador do termo "pólipo de karaokê".
Ele recomenda que os cantores amadores chupem uma bala e evitem conversar com os amigos enquanto esperam a vez de cantar novamente.
O limite, diz o médico, é dez músicas por noite, no máximo três de tom alto.
Pop afinado
As cirurgias para retirada dos pólipos se multiplicam. Apenas no ano passado, foram 170 no Centro de Voz de Osaka, o dobro de 2004.
Fukuda diz que notou uma diferença entre o perfil de seus pacientes no início dos anos 80, quando ele diagnosticou o "pólipo de karaokê", e hoje.
Naquela época, o paciente típico era o funcionário de escritório que soltava a voz no karaokê depois do trabalho para aliviar o estresse. O problema também atinge profissionais que costumam forçar a voz, como professores, advogados e cantores.
Agora, segundo os médicos, um número cada vez maior de jovens estudantes e donas de casa aparecem roucos nos consultórios com pólipos nas cordas vocais causados por excesso de karaokê.
A culpa, desconfiam os médicos, pode ser das músicas de notas altas que fazem sucesso no pop japonês.
Cantores como Ken Hirai, cujos agudos fariam inveja aos Bee Gees, dominam os rankings de popularidade das salas de karaokê. A maioria dos fãs querem cantar igualzinho aos ídolos.
"Jamais tente imitar o tom de voz de seus cantores favoritos", avisa Fukuda. "As cordas vocais deles não são iguais às suas." (Folha Online)
Walter Valdevino
Esportes
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Alho não melhora o hálito e não reduz o colesterol. Esta é a conclusão do ESTUDO MAIS RIGOROSO feito até agora sobre o uso de alho cru e de suplementos naturais à base de alho, a despeito de diversas alegações em contrário.
Mas os benefícios da alicina para o organismo podem ser diluídos quando o alho é digerido, disse Gardner. A despeito disso, o pesquisador, um apreciador do alho, estava otimista no início do estudo. Ele classificou o resultado como frustrante, mas disse que é possível que benefícios apareçam com o consumo de doses maiores ou por pessoas com problemas mais graves. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Colesterol
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 26, 2007
Síndrome do intestino irritável causa diarréia, dor e inchaço
Pessoas perfeccionistas têm mais probabilidade de desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável (SII) após uma infecção intestinal, de acordo com um estudo britânico.
Os pesquisadores da Universidade de Southampton estudaram 620 pacientes com gastroenterite e avaliaram a relação dos níveis de estresse e a doença.
O objetivo do estudo, publicado na REVISTA GUT, era descobrir porque apenas algumas pessoas desenvolvem a SII depois de problemas intestinais.
Na Grã-Bretanha, um em cada dez pacientes apresenta sintomas da síndrome depois de infecções como a gastroenterite.
Os pacientes responderam a questionários três e seis meses após o surto inicial de gastroenterite para descobrir se também sofriam de Síndrome do Intestino Irritável, que causa sintomas como diarréia, dor e inchaço abdominal.
Perfeccionismo
Ao todo, 49 pessoas apresentavam a SII nas duas entrevistas. As mulheres apresentaram o dobro da probabilidade de desenvolver a síndrome.
As pessoas sofrem da síndrome são as que relatam os maiores níveis de estresse e de sintomas psicossomáticos.
Esses pacientes eram também os mais perfeccionistas e os que continuaram a trabalhar mesmo doentes.
“Essas são pessoas que têm grande expectativa de sempre fazer a coisa certa, e faltar ao trabalho vai contra as crenças delas. São pessoas ‘tudo ou nada’ com altas expectativas de si mesmas”, disse Rona Moss-Morris, que coordenou a pesquisa.
“Elas não são hipocondríacas. Mas têm uma atitude negativa diante dos seus sintomas”, disse.
Segundo Moss-Morris, os médicos poderiam investigar possíveis traços de personalidade, como a ansiedade e o perfeccionismo, em pessoas que apresentam problemas durante a recuperação da gastroenterite.
Ela afirmou que terapias cognitivas poderiam ser usadas no tratamento da síndrome.
Mas, segundo a médica, o estudo não indica que a síndrome do intestino irritável seja totalmente de ordem psicológica.
Para o professor Robin Spiller, especialista na síndrome e editor da REVISTA GUT, existem duas explicações possíveis para a relação entre o perfeccionismo e a SII.
“Pode ser que o estresse e a ansiedade afetem o sistema imunológico. Mas pode ser também que, se você não descansar, piore”, disse. (BBC)
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
Fingir mal-estar para faltar ao trabalho pode ficar mais difícil
Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, disseram ser capazes de identificar uma mentira contada por email.
Analisando cinco características comuns a textos falaciosos, eles identificaram 'pistas' que usuários cometem ao tentar passar adiante suas lorotas no texto escrito.
Segundo eles, a margem de acerto nos testes é de cerca de 70%.
De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Daily Mail, os conhecimentos podem ser condensados em um programa de computador disponível já a partir do próximo ano.
Pistas
Textos falsos têm, por exemplo, 28% mais palavras que textos verdadeiros, descobriram os cientistas.
No entanto, a ocorrência de frases casuais, que possam despertar ambigüidade, é bem menor nos primeiros que nos segundos, eles observaram.
Mais detalhadas que as verdades, mentiras são contadas através do que os pesquisadores chamaram de "expressões de sentido" – como "sentir", "ver", e "tocar" – usadas para criar um cenário que nunca existiu.
Mentirosos desconfortáveis com sua pirraça tendem ainda a usar palavras com sentido negativo, como "triste", "estressado", "irritado", afirmaram os cientistas.
E, finalmente, tentam se distanciar de seu embuste usando pronomes de terceira pessoa, como "ele" e "ela".
Jeff Hancock, coordenador do estudo, disse que, mais que ajudar as pessoas a identificar mentirinhas privadas contadas por seus parceiros amorosos, a pesquisa pode ter diversos usos públicos.
Ao anunciar a destinação de US$ 680 mil (quase R$ 1,5 milhão) para a pesquisa, o jornal da Universidade, Cornell Chronicle, disse que o 'detector digital de mentiras' poderia ser usado para identificar fraudes financeiras e criminosos planejando crimes online. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Computadores
, Intriga
Comentários (0)
fevereiro 23, 2007
A maioria dos voluntários falhou consistentemente em descobrir o que havia nos envelopes.
O Ministério da Defesa disse que o estudo serviu para analisar argumentos feitos em círculos acadêmicos e descobriu que essas teorias tinham “pouco valor”.
Durante os testes, especialistas em defesa tentaram recrutar 12 “renomados” psíquicos que haviam anunciado suas habilidades na internet.
Porém eles se recusaram a participar da pesquisa, e voluntários “novatos” acabaram sendo utilizados.
Porém a maioria dos participantes fizeram palpites que não chegavam nem perto do conteúdo do envelope, e um dos voluntários até mesmo adormeceu ao tentar se concentrar. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 21, 2007
O terceiro lugar registrou empate: as usinas nucleares, a televisão e o Sinclair C5 (tipo de carro compacto) foram votados por 9% dos entrevistados cada.
A lista das dez piores invenções tem ainda os automóveis e os cigarros (6% dos votos), comidas fast food (3%), câmeras digitais (3%) e religião (2%). (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (2)
fevereiro 20, 2007
De acordo com os pesquisadores, o consumo da hortelã havia sido associado a uma redução na libido de homens em uma cidade chamada Isparta, no sudoeste da Turquia.
A coordenadora do estudo, Mehmet Numan Tamer, disse que é preciso fazer mais pesquisas sobre o assunto.
"Este estudo mostra que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural para mulheres com sintomas leves". (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
O simples ato de olhar para tela, independentemente do conteúdo exibido, pode fazer mal à saúde. (Folha On-line)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
Mas que nenhum adolescente tente usar esse estudo para convencer os pais a passar infindáveis horas à frente do console.
"Os pais não devem considerar este estudo benéfico se a criança está jogando videogames por mais de uma hora por dia", disse Gentile. "Passar tanto tempo jogando videogames não vai ajudar nas chances da criança de entrar na faculdade de medicina." (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Computadores
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
"Mas precisamos de outras pesquisas para comprovar as associações feitas neste estudo. As investigações podem, no futuro, dar outro sentido à velha expressão 'os olhos são o espelho da alma'". (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
Entre os exemplos usados pelo relatório está um comercial de tênis que mostra a cantora Christina Aguilera vestida com uniforme escolar com a camisa desabotoada, lambendo um pirulito. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Miolos
, Sexo
Comentários (0)
fevereiro 16, 2007
A pesquisa foi encomendada por uma organização chamada Watercress Alliance (Aliança do Agrião). (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Câncer
, Dieta
, Esportes
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Novas evidências fósseis mostram que povos pré-históricos das Américas, do sul do Peru ao Caribe, cultivavam variedades de pimenta malagueta milhares de anos antes de Colombo levar o condimento para as mesas do resto do mundo.
"Isso nos diz muito do que acontecia ao redor da fogueira pré-histórica", acrescenta a co-autora Deborah Pearsall. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
, Evolução
Comentários (0)
Mas o estudo publicado na revista científica Psychosomatic Medicine não conseguiu demonstrar se estas mulheres ficaram mais suscetíveis a doenças.
(BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
Comentários (0)
A mesma pesquisa observou, porém, que o lugar mais fértil para a proliferação de bactérias são as carteiras dos homens.
Eles dizem que o hábito das mulheres de manter alimentos em suas gavetas poderia explicar por que suas mesas têm mais germes. Além disso, loções e material de maquiagem também ajudariam a atrair bactérias.
“Eu tinha certeza de que os homens teriam mais germes”, disse o pesquisador-chefe, Charles Gerba.
Segundo ele, 75% das mulheres pesquisadas mantinham alimentos em sua mesa de trabalho. “Eu fiquei realmente surpreso de ver quanta comida havia na mesa de uma mulher”, disse. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexismo
Comentários (0)
Um estudo da Santa Casa de São Paulo mostra que 41% dos idosos tomam remédios inadequados ou em doses excessivas para a faixa etária. Em razão disso, sofrem efeitos colaterais como perda de memória, sonolência, pressão baixa, quedas, distúrbios psiquiátricos, tremores intensos, entre outros.
Embora muitos dos idosos estivessem tomando os remédios com prescrição médica, Gorzoni afirma que havia alternativas mais seguras para tratar as doenças. Ou seja, faltariam informações aos médicos de outras especialidades sobre como medicar os idosos.
Segundo Gorzoni, o paciente idoso costuma entrar na chamada "cascata medicamentosa". (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 15, 2007
Os resultados foram surpreeendentes. De cada 200 mulheres, aquelas que se declararam adeptas dos games faziam sexo 4,3 vezes por semana, enquanto que as não jogadoras apenas 3,2 vezes na semana. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Computadores
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
fevereiro 14, 2007
O amor realmente é como uma droga, diz estudo. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Amor
, Estudo
Comentários (0)
O ensaio chamado How Visual Images of Chocolate Affect the Craving and Guilt of Female Dieters ("Como Imagens de Chocolate Afetam o Desejo e a Culpa de Mulheres em Dietas", em tradução livre), será publicado na revista Appetite em março. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
Comentários (0)
Os pesquisadores acompanharam 1,4 mil bebês nascidos de 1937 a 1939 durante 60 anos.
Os que foram amamentados no seio da mãe tiveram uma probabilidade 41% maior de subir de classe social do que os alimentados com mamadeira.
Martin disse que são necessárias mais pesquisas para uma explicação mais específica. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Leite
, Seios
Comentários (3)
"A imagem na moeda está longe de ser a de Elizabeth Taylor e Richard Burton", afirmou a diretora de museus arqueológicos da universidade, Lindsay Allason-Jones.
Acredita-se que a moeda de prata foi cunhada por Marco Antônio. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Intriga
Comentários (0)
As fêmeas de um grupo que viu machos com espadas mais longas amadureceram mais cedo que as de outro grupo, em até quatro meses. Já machos jovens que viram machos mais velhos com espadas avantajadas demoraram mais para atingir a maturidade, em relação a jovens que viram competidores mais fracos. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
fevereiro 13, 2007
Segundo a pesquisa liderada pelo médico Androniki Naska, da Escola de Medicina da Universidade de Atenas, esse benefício é especialmente notório nos homens que trabalham. O estudo acompanhou o histórico médico de 23.681 pessoas de entre 20 e 86 anos que não tinham problemas cardíacos ou outra doença grave de 1994 até 1999. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Coração
, Estudo
, Sono
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
A divulgação dos estudos, nesta segunda-feira, coincide com o início da Semana de Moda de Londres.
O coordenador da pesquisa, Björn Meyer, disse: "Os resultados não significa que as modelos são mentalmente perturbadas. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Depressão
, Estudo
, Trabalho
Comentários (0)
Para explorar a dinâmica do início de um envolvimento romântico, os pesquisadores arranjaram sete sessões rápidas de paquera, para um total de 156 estudantes. Os participantes tiveram encontros de quatro minutos com grupos de nove a 13 membros do sexo oposto. Após cada encontro, os voluntários preenchiam questionários contendo afirmações como "Gostei de meu parceiro na interação" e "Senti-me atraído sexualmente por meu parceiro". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Amor
, Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
"O ócio é o pai de todos os vícios", afirmou o cientista. "Em outras cidadezinhas no meio do nada não há nada para fazer além de sair e se embebedar."
"Alguns pais dizem que querem que os seus filhos aprendam a beber em casa, como parte das refeições", denuncia Regis. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Álcool
Comentários (0)
Quase 21% dos entrevistados disseram que têm suas melhores idéias entre as 9h00 e o meio-dia. Já a parte menos criativa do dia é a madrugada, entre 3h00 e 6h00.
Com o resultado da pesquisa, a agência Cornwall Enterprise sugeriu que os trabalhadores britânicos tirem um intervalo de 15 minutos para terem novas idéias no meio da manhã, sem distrações de colegas, telefone ou e-mail. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Trabalho
Comentários (0)
As autoridades da área de saúde nos Estados Unidos alertaram nesta terça-feira que alguns cremes usados para adormecer a pele em operações de cirurgia plástica podem ser mortais para o paciente. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 12, 2007
Os gregos antigos tinham corpo e resistência de deuses gregos - pelo menos, os remadores - sugere estudo realizado pelo fisiologista Harry Rossiter, da Universidade de Leeds. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Esportes
, Estudo
Comentários (0)
"Descobrimos que o Palb2 ajuda a segurar o Brca2 em áreas importantes do núcleo da célula, onde o Brca2 conserta o DNA defeituoso", disse Xia. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Câncer
, Estudo
, Próstata
, Seios
Comentários (0)
O trabalho, desenvolvido no Instituto Nacional para Saúde Mental dos Estados Unidos, em Bethesda, no Estado de Maryland, indica que a esquizofrenia, condição psicótica que afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo, pode ser o risco que determinadas pessoas têm de correr, pelo desenvolvimento extraordinário de capacidades intelectuais.
“Seria o equivalente neurológico de uma autoestrada terminando num beco sem saída”, comparou o pesquisador Daniel Weinberger. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Miolos
Comentários (0)
De acordo com o estudo, realizado pela empresa Unilever, 61% das norte-americanas considera que seria mais traumático perder uma peça de roupa favorita do que ficar sem sexo durante um mês.
A média das indagadas entre os 18 e 54 anos mantiveram no armário sua peça de roupa favorita durante doze anos e meio, um ano a mais do que durou sua relação sentimental mais longa. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Mulheres, sua sorte está em suas mãos ou, mais precisamente, em suas bolsas.
Com a aproximação do Ano Novo lunar chinês, os asiáticos procuram todas as maneiras possíveis de atrair a boa sorte. Um especialista em feng shui de Cingapura aconselha as mulheres a não deixar de prestar atenção a suas bolsas.
"A bolsa é algo muito pessoal", disse à Reuters John Lok, consultor principal da Feng Shui 0011 (www.fengshui0011.com).
"A cor da bolsa, como a mulher a segura e o que carrega nela, tudo isso pode afetar a sorte", acrescentou. O novo ano lunar começa em 18 de fevereiro.
O feng shui é a antiga tradição chinesa de estudo da geomancia, ou energias naturais.
De acordo com Lok, para promover sorte e riqueza deve-se segurar a bolsa do lado esquerdo do corpo ¿ isso aumenta o que entra nela e diminui o que sai.
O lado direito do corpo é um "tigre branco" forte, e o esquerdo é "dragão verde" e atrai poder.
É bom tomar cuidado onde se coloca a bolsa. Se você está sentada, é melhor colocá-la a seu lado esquerdo, a não ser que esteja com amigos.
Talismãs tais como três moedas presas juntas e objetos em cores da sorte são ímãs que atraem a sorte.
E, se é a sorte que você procura, esqueça as tendências ou grifes da moda. A geomancia chinesa é baseada nos elementos fogo, terra, água, metal e madeira.
Lok diz que o vermelho, rosa, roxo e as formas angulares são fogo. Assim, escolha uma bolsa com essas características se quiser uma promoção no trabalho, já que elas irradiam confiança.
Formatos quadrados e amarelo, laranja e marrom são terra, apropriados para os dias em que você quer parecer uma pessoa acessível.
Bolsas redondas e brancas, prateadas, douradas, bronze, cromadas ou cinzentas são metal e inspiram pureza de pensamento e força.
Formas retangulares verdes ou azuis claras são madeira, boas para a harmonia. Formas curvas em preto ou azul escuro são classificadas como água e promovem a prosperidade, além de anunciar ao mundo que a dona da bolsa deve ser tratada com respeito.
De acordo com a Feng Shui Info (www.all-about-feng-shui.info), algumas combinações de cores positivas são preto e branco, vermelho e dourado, roxo e prateado. Entre as combinações negativas estão branco e vermelho, verde e amarelo e azul e vermelho.
Quanto ao tamanho, o feng shui recomenda algo que a maioria das mulheres já sabe: quanto maior a bolsa, melhor, especialmente quando você está fazendo compras, já que dessa maneira a bolsa "captura" mais do que você quer comprar. (Terra)
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 11, 2007
Apesar de todas as previsões sombrias que seus pais costumam fazer, os jogos não deixam as pessoas cegas. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
fevereiro 6, 2007
De acordo com os pesquisadores americanos, mais de 200 espécies de bactérias foram identificados em amostras de tecido retiradas de antebraços de seis voluntários e pelo menos 8% delas eram desconhecidas anteriormente.
A escolha do antebraço foi feita porque se trata de uma área do corpo que não seria lavada com a mesma freqüência e intensidade que outras áreas.
“Muitos dos organismos naturais que estão presentes na pele ajudam a protegê-la. Por isso, concluímos que não é uma boa idéia ficar se lavando o tempo todo”, afirmou Blaser, em entrevista à Reuters. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
Comentários (0)
fevereiro 5, 2007
"A promiscuidade das fêmeas aumenta quando o número de machos se reduz. Mais parceiras leva à fadiga nos machos, que passam a produzir quantidades menores de esperma", explica a bióloga Sylvain Charlat, que liderou o estudo. "Infelizmente, as fêmeas instintivamente percebem que há menos esperma, e que as chances de engravidar, após cada acasalamento, são menores. Isso só as torna mais ativas". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
O mito do italiano "bom amante" agora se tinge de rosa: as italianas conquistaram o primeiro lugar na Europa no quesito erótico: elas são as mulheres mais ativas sexualmente do velho continente.
As italianas se revelaram as mais "calientes" da Europa: 59% delas têm mais de uma relação sexual por semana, a média mais alta da Europa. Depois delas, vêm as tchecas (com 57% registrando uma ou mais relações sexuais por semana), as russas com 56%, as francesas com 55% e as espanholas com 54%. As austríacas ficaram em último, com uma média de 38%. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
fevereiro 3, 2007
Segundo a Organização Mundial de Saúde, basta que as mulheres tomem quatro doses de álcool (o equivalente a quatro taças de vinho ou quatro latas de cerveja) numa única ocasião e, os homens, cinco doses, para serem considerados "bebedores pesados".
As mulheres bebem mais quanto maior o nível de escolaridade --39% das "bebedoras pesadas" têm mais de 15 anos de estudo. Já entre os homens, a incidência de "bebedores pesados" aumenta conforme cai a escolaridade. (Folha)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Álcool
Comentários (0)
fevereiro 2, 2007
Dos mil britânicos consultados, 13% dos homens e 6% das mulheres asseguraram que trocariam seu parceiro ou parceira por um iPod, uma TV widescreen ou um home theater para a casa.
Apenas 2% têm entre 55 e 64 anos, e 3% têm acima de 65 anos. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Amor
, Comportamento
, Computadores
, Estudo
Comentários (0)
fevereiro 1, 2007
Produtos que contêm essência de lavanda e óleo de melaleuca estão aparentemente vinculados ao desenvolvimento de seios em meninos, uma anomalia conhecida como ginecomastia pré-púbere. A descoberta foi revelada em um estudo em pequena escala, publicado nesta quarta-feira na revista médica New England Journal of Medicine.
Cientistas do Instituto Nacional de Saúde americano (NIH) e do departamento de pediatria da Escola de Medicina do Colorado destacaram que seus trabalhos se basearam em três casos e que devem ser objeto de pesquisas mais profundas. (Terra; contribuiu: Marcelo Träsel)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Intriga
, Suspeitas
Comentários (1)