Atletas gregos eram mais resistentes que os de hoje
fevereiro 12, 2007
Os gregos antigos tinham corpo e resistência de deuses gregos - pelo menos, os remadores - sugere estudo realizado pelo fisiologista Harry Rossiter, da Universidade de Leeds. (Estado)
Atletas gregos eram mais resistentes que os de hoje
Os remadores que impulsionavam os trirremes atenienses da época clássica seriam, hoje em dia, atletas de elite, de acordo com a análise científica
LONDRES - Os gregos antigos tinham corpo e resistência de deuses gregos - pelo menos, os remadores - sugere estudo realizado pelo fisiologista Harry Rossiter, da Universidade de Leeds.
Rossiter mediu a taxa metabólica de atletas contemporâneos remando uma versão reconstruída de um trirreme, um navio ateniense de 37 metros, impulsionado por 170 remadores, dispostos em três fileiras. O pesquisador mediu o consumo de energia de parte dos atletas, enquanto moviam a embarcação por diferentes distâncias, a fim de estimar a eficiência do motor humano do navio.
Comparando seus dados com textos clássicos que descrevem o desempenho dos gregos de 500 a.C., Rossiter concluiu que os remadores atenienses de então seriam, para os padrões de hoje, considerados atletas de elite, mesmo sem acesso ao conhecimento moderno sobre educação física e nutrição.
"Ou os antigos atenienses tinham um modo de remar mais eficiente, ou eles teriam de ser um grupo extremamente saudável. Nossos dados sugerem que esses atletas antigos eram geneticamente mais bem adaptados ao exercício de resistência do que n´s somos hoje", afirma Rossiter, que publica uma descrição de seu trabalho na revista britânica NewScientist. (Estado)
Walter Valdevino Esportes , Estudo Comentários (0)