Artigos: março 2007
março 31, 2007
Um novo estudo explica por que nem todos têm a beleza de um Brad Pitt ou de uma Angelina Jolie, informou o site de notícias LiveScience nesta quarta-feira. (Folha de São Paulo)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Evolução
, Genética
, Sexo
Comentários (0)
Estudo vai analisar dança com a tradicional cabeçada para a frente e para trás.
Governo do país deu apoio e verba ao projeto.
O governo da Nova Zelândia acaba de destinar uma verba de US$ 68 mil (R$ 140 mil) para que um pesquisador estude a cabeça e os hábitos dos fãs de heavy metal - especialmente os head-bangers, aqueles que jogam a cabeça para a frente e para trás ao som de rock pesado.
Durante três anos, o universitário Dave Snell conduzirá a pesquisa, que já tem até nome: "O Dia-a-dia da Ralé: Identificação e Comunidade dos Fãs de Heavy Metal". Antes que algum metaleiro fique bravo, ele explica que tem orgulho de dizer que faz parte dessa ralé e que ama heavy metal.
"O estereótipo desses caras são os jeans pretos apertados, camiseta do Metallica, cabelo raspado ou com mullet (comprido atrás) - e o amor por cerveja e carros", disse o pesquisador em entrevista à rádio New Zealand na sexta-feira (30).
Ele vai estudar os tipos de dança praticados por essa tribo - como o head-banging e o moshing (jogar o corpo sobre a galera). Também vai analisar a importância das tatuagens e dos piercings.
A bolsa foi concedida pela Tertiary Education Commission. "A pesquisa vai nos ajudar a entender nossas comunidades e nossos jovens", defendeu Frannie Aston, gerente da entidade. (G1)
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
Mulheres infectadas pelo HIV que alimentam seus filhos apenas com leite materno podem reduzir de maneira significativa o risco de transmitir o vírus causador da Aids para as crianças, revela um estudo publicado na edição desta sexta-feira da revista médica britânica "The Lancet".
O artigo diz, entretanto, que as estimativas de risco não distinguiam entre a amamentação exclusiva e a alimentação mista, na qual a criança é parcialmente amamentada e parcialmente alimentada com comida sólida ou fórmula infantil.
Estas diretrizes recomendam às mulheres infectadas com HIV que amamentem exclusivamente seus bebês nos primeiros seis meses de vida, a menos que haja disponibilidade de comida substitutiva de boa qualidade, segura e acessível. (Folha de São Paulo)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Leite
, Seios
Comentários (0)
março 30, 2007
"São figuras incrivelmente formosas. A maioria das mulheres estilizadas apresentam curvas sutis na área dos seios e bastante exageradas na região das nádegas. A cabeça, porém, é desenhada em dimensões realmente pequenas", afirmou Schild, co-autor da pesquisa, que será publicada na Antiquity. (Terra, enviado por Julio C. Oliveira)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Sexo
Comentários (0)
Além do fenômeno conhecido como jetlag, os distúrbios ocasionados pelas mudanças de fusos horários, um desajuste no relógio biológico pode levar a distúrbios emocionais e psicóticos.
Os pesquisadores encontraram relatos de tripulantes com diminuição do desempenho cognitivo e problemas de saúde mental, inclusive breves episódios de psicose - perda do contato com a realidade. E aeromoças disseram que têm distúrbios no ciclo menstrual ligados à irregularidade de seu trabalho. (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Stress
Comentários (0)
março 29, 2007
"Preservativos evitam o HIV. Qualquer coisa que melhore o sistema imunológico é benéfica para as pessoas com o HIV, mas chá verde não pode ser substituto para a medicação apropriada e para as técnicas de prevenção", disse Lisa Power, da instituição britânica de luta contra a Aids Terrence Higgins Trust. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
De acordo com a pesquisa, a falta de sono muitas vezes causa estresse no relacionamento dos pais, especialmente porque as mães reclamam que seus parceiros são muito lentos para acordar quando o bebê chora.
Quase metade das mães disse responder ao choro do filho em menos de 30 segundos, enquanto 68% delas acreditam que seus parceiros levam cinco minutos ou mais para levantar da cama. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sono
Comentários (0)
Mulheres têm problemas em ficar sem roupa em frente ao parceiro
Um terço das mulheres acha que está gorda demais para ficar pelada na frente de seu parceiro, de acordo com um estudo realizado na Grã-Bretanha.
A pesquisa, encomendada por uma empresa de artigos de banho, ouviu 3,5 mil mulheres e homens.
Uma em dez mulheres entrevistadas disse que apaga a luz antes de se despir na frente do parceiro e tranca a porta do banheiro para evitar ser surpreendida sem roupa.
O banheiro parece ser uma área delicada para as mulheres, com um quarto dizendo que nunca entra lá acompanhada do marido ou namorado.
Vergonha
As entrevistadas disseram que têm vergonha de mostrar o corpo também à outras mulheres. Na academia de ginástica, 79% disseram que têm problemas em se trocar e tomar banho nos vestiários públicos.
A tendência não é observada, no entanto, entre os homens. Mais de dois terços deles disseram que andam regularmente pelados pela casa.
Os homens, segundo a pesquisa, passam duas vezes mais tempo sem roupa do que as parceiras.
O estudo mostra ainda que as mulheres gostariam de agir como os homens (46%), mas um terço jamais ficaria andando sem roupa na companhia do parceiro.
Apesar disso, 90% dos entrevistados acham importante que casais se sintam confortáveis em ficar pelados juntos.
“É chocante o quanto as pessoas são preocupadas em ficarem peladas em frente aos parceiros, principalmente no banheiro”, disse Jill Parkinson, da Shuc, a empresa que encomendou a pesquisa.
“Essa pesquisa revelou o quanto as pessoas pensam seriamente sobre sua imagem corporal”, disse Parkinson. (BBC)
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
Cientistas mostram que ler, falar o telefone, estudar e usar o computador ao mesmo tempo aumenta a chance de erros e o tempo de execução de cada tarefa (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Esportes
, Miolos
Comentários (0)
março 28, 2007
Procurado pela reportagem, o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), preferiu não se manifestar sobre o estudo, mas segundo a assessoria de imprensa, o órgão tem regras próprias para o assunto. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Dieta
, Estudo
Comentários (0)
Mas ela admitiu que a equipe de pesquisa não tinha dados específicos sobre quais as substâncias contidas na carne, e que pode haver outras causas para a baixa fertilidade, tais como a exposição a pesticidas e fatores ligados ao estilo de vida não podem ser descartados.
Alastair Hay, especialista em toxicologia ambiental da Universidade de Leeds, disse que uma das falhas do estudo foi se apoiar na memória das mulheres - em sua lembrança do quanto de carne consumiam anos antes, durante a gravidez. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
A solução que ele criou para o problema tem o tamanho de um punho fechado: uma superpílula batizada de "Bolus", composta de substâncias microbióticas que se dissolvem no estômago das vacas durante vários meses, ajudando na digestão. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Na sua opinião, dado que os estudos cada vez associam mais propriedades saudáveis ao cogumelo, e do ponto de vista médico, "o ideal seria uma ingestão de cinco quilos per capita". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Baixinhos como Romário têm fama 'injusta' de agressivos
Um estudo científico da Universidade de Central Lancashire, encomendado pela BBC, afirma que – ao contrário da crença popular – homens altos são mais agressivos do que os baixinhos.
Os pesquisadores pediram a 20 homens de diferentes alturas que participassem de brigas com bastões de madeira, mas em cada par, um dos participantes, previamente instruído, provocava o outro com pancadas nos dedos.
Os aparelhos que monitoravam os batimentos cardíacos dos homens acusaram que os homens mais altos perderam o controle antes do que os mais baixos.
O estudo foi encomendado para testar a teoria do "complexo de Napoleão", também conhecido como "síndrome dos baixinhos", que afirma que os baixinhos tendem a ser mais agressivos para tentar dominar os mais altos.
A experiência foi apelidada de "Jogo dos Palitinhos" e envolveu dez homens com menos de 1,67m e dez com altura por volta de 1,80m.
Apenas o "brigão" que provocava o outro com pancadas nas mãos sabia o verdadeiro objetivo do teste. Os outros acreditavam que os seus atributos físicos, reflexos e coordenação motora é que estavam sendo testados.
O coordenador dos estudos, Mike Eslea, disse que os resultados indicam que a chamada "síndrome do baixinho" não passa de um mito.
Para ele, quando as pessoas vêem um baixinho sendo agressivo, é mais provável que prestem atenção porque a altura dele lhes tenha chamado atenção. (BBC; dica da matéria: Daniel Gallas)
Veja também:
Baixinhos eram os preferidos das mulheres pré-históricas
Os Australopithecus mantiveram as pernas curtas durante dois milhões de anos porque um físico compacto e mais estável ajudava os varões a combater pelas mulheres", revela o professor em sua pesquisa, e explica que os homens mais baixos eram os mais agressivos.
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
março 27, 2007
Mesmo assim, especialistas ouvidos pela BBC salientaram que por maiores que sejam os níveis de antioxidantes, uma dieta à base de pizzas não é saudável.
"Preferiria que as pessoas comessem as suas cinco porções de frutas, legumes e verduras todos os dias", afirmou Jacqui Lowdon, da Associação Dietética da Grã-Bretanha. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
Comentários (0)
Robert Bussar, físico nuclear nos Estados Unidos, disse que "OS JOVENS ESTÃO ESTUDANDO COISAS MUITO MAIS ÚTEIS DO QUE NAS PESQUISAS DE BILHÕES DE DÓLARES QUE O NOSSO PAÍS GASTA". (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
Comentários (0)
A pesquisa coordenada pelo cientista David Voas não encontrou qualquer vestígio de prova que justificasse a suposta afinidade entre signos prevista pelos astrólogos.
Embora o resultado do estudo da Universidade de Manchester não deixe dúvidas sobre a inconsistência estatística das afinidades previstas pelo zodíaco, David Voas diz não "ter ilusões de que (o estudo) vá minar a popularidade da astrologia." (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
Técnica alternativa, cuja meta era aumentar o HDL, não baixou risco de enfarte
Associated Press
NOVA ORLEANS - A estratégia de aumentar o nível de colesterol bom a fim de combater problemas cardíacos recebeu nesta segunda-feira, 26, um novo revés: uma série de estudos revelou que as técnicas alternativas utilizadas com esse fim não só mostraram-se ineficazes como têm problemas de segurança.
A notícia foi difundida após a empresa farmacêutica Pfizer ter abandonado um investimento de US$ 800 milhões no medicamento torcetrapib, pois este aumentava o risco de ataques cardíacos e de morte.
Os especialistas agora querem saber se os problemas se estendem a todas as drogas desse tipo. "Precisamos entender em que falhou o torcetrapib para seguir adiante", disse o presidente do American College of Cardiology, Steven Nissen.
Os novos estudos, apresentados em uma conferência, ofereceram uma resposta variada. A droga da Pfizer aparentava ser a única perigosa, mas outros remédios também têm problemas. E, mesmo elevando o nível do colesterol bom (HDL), como se esperava, os fármacos não conseguiram diminuir a possibilidade de ataques cardíacos ou mortes.
Há tempos os médicos enfocam na diminuição do colesterol ruim, o LDL, para reduzir os riscos de enfartes. As estatinas diminuem o LDL, que transporta a gordura dos alimentos pela corrente sanguínea.
Porém muitas pessoas que ingeriram estatina sofreram ataques cardíacos. Por isso os médicos tentaram aumentar o colesterol bom - que transporta o gordura do sangue até o fígado, onde ela é eliminada - com o objetivo de diminuir os riscos.
Outra droga chamada Niaspan, produzida pela Kos Pharmaceutical, cumpre essa função, mas pode gerar uma sensação de irritação que para algumas pessoas é intolerável. Pfizer, Merck& e a Roche estão pesquisando drogas que melhorem o HDL de uma maneira inovadora.
Os estudos sobre colesterol foram publicados nas revistas especializadas New England Journal of Medicine e Journal of the American Medical Association. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Colesterol
, Estudo
Comentários (0)
março 26, 2007
A aspirina em doses pequenas ou moderadas pode reduzir o risco de morte em mulheres, particularmente nas de mais idade e com risco de contrair doenças cardíacas, informou um estudo feito com aproximadamente 80 mil mulheres durante 24 anos.
Mesmo assim especialistas advertiram que os resultados não são definitivos e que as mulheres não devem tomar aspirina como medicamento preventivo sem antes consultar um médico. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Aspirina
, Coração
, Estudo
Comentários (0)
Estes relatos de comportamento agressivo ocorriam independentes da qualidade da creche ou dos cuidados dispensados às crianças observadas.
Mas os pesquisadores destacaram que o comportamento destas crianças era considerado normal. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
A proficiência com um estetoscópio --e a capacidade em identificar o som de um coração anormal -- é uma habilidade necessária para reconhecer perigosas condições cardíacas e minimizar a dependência de testes, por vezes, de alto custo, afirmou o pesquisador Michael Barrett, professor associado em medicina e cardiologia no hospital da Temple University School of Medicine. "E a gente não aprende isso por osmose", acrescenta. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (1)
março 23, 2007
O álcool é quase tão prejudicial quanto a heroína, e o tabaco é mais perigoso que a maconha, o LSD e o ecstasy.
"O álcool e o tabaco estão no topo da tabela, sendo que o álcool não está muito longe dos verdadeiros terrores das ruas, como a heroína", disse. (G1)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (1)
março 22, 2007
Segundo o psicólogo Glenn Wilson, da universidade King’s College, de Londres, a enquete deixa claro que o "peso é um importante aspecto do que torna alguém atraente". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Dieta
, Estudo
, Obesidade
Comentários (0)
“Talvez a Justiça não seja tão cega assim”, disse a pesquisadora. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (2)
Um acadêmico britânico considerou que as universidades que oferecem diplomas em homeopatia e outras formas de medicina alternativa estão agindo de forma enganosa, ao fazer os estudantes acreditarem que as técnicas são uma área da ciência. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Terapias Alternativas
Comentários (0)
março 21, 2007
Os estudantes, embora afirmassem não se considerarem "metaleiros", disseram se identificar com alguns aspectos dessa subcultura. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
"Há alguns céticos que dizem que o sol tem algum efeito."
"Nós demonstramos que há um grau significativo de danos só pelo fumo."
E ela acrescentou que aumentam as evidências de que "fumar não é bom para você".
Segundo a pesquisadora, são necessários mais estudos para mostrar exatamente como o fumo danifica a pele. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Fumo
Comentários (0)
março 19, 2007
Cummin sugeriu que os jogos de corrida poderiam ter um alerta em forma de “pop-up” piscando na tela antes do início da partida, listando os potenciais riscos para os motoristas. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Computadores
, Estudo
Comentários (0)
março 18, 2007
Em artigo publicado na revista "Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics", Andresen --do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague-- afirma que o conceito de "temperatura global" é uma IMPOSSIBILIDADE TERMODINÂMICA E MATEMÁTICA.
Segundo os cientistas, existem duas formas de calcular as médias, a aritmética e a geométrica. Ambos dão resultados diferentes e ambos estão corretos. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Universo
Comentários (0)
março 15, 2007
Pesquisadores do Exército americano descobriram que soldados tinham dificuldade de tomar decisões repentinas em situações emocionalmente extremas depois de terem ficado sem dormir por duas noites. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sono
Comentários (0)
março 14, 2007
Em São Paulo, a taxa de mulheres que estão acima do peso chega a quase 43%. Este foi o terceiro maior índice encontrado nas 27 capitais pesquisadas. As autoridades afirmam que estão preocupadas. "O índice é maior do que o que gostaríamos", disse Deborah Malta, uma das coordenadoras da pesquisa.
A pesquisa ainda mostrou que entre 42% e 52% dos homens nas grandes cidades estão acima do peso e que um terço bebe excessivamente. A maior taxa foi encontrada em Salvador, onde 33% afirmaram que consomem mais de cinco bebidas alcoólicas por dia. No Rio de Janeiro, um em cada quatro homens bebe demais freqüentemente. (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Dieta
, Obesidade
, Álcool
Comentários (1)
Os homens de baixa estatura eram irresistíveis para as mulheres na pré-história, pelo menos até que descobriram as armas. Essa diferença em relação aos cânones atuais de beleza é a tese central de um estudo da universidade norte-americana de Utah.
"Os Australopithecus mantiveram as pernas curtas durante dois milhões de anos porque um físico compacto e mais estável ajudava os varões a combater pelas mulheres", revela o professor em sua pesquisa, e explica que os homens mais baixos eram os mais agressivos. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Evolução
, Sexismo
Comentários (1)
É difícil imaginar uma organização inserida no mundo contemporâneo que ainda ponha em dúvida o uso da tecnologia da informação como um vetor para a agilidade e produtividade, então não chega a ser uma surpresa uma nova pesquisa confirmar a contribuição que a computação traz para as empresas, ainda mais quando o estudo é - claro - apoiado por empresas que vendem tecnologia. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
Comentários (0)
março 13, 2007
Estudos anteriores mostraram que luz ultravioleta (UV) do sol pode causar a liberação de endorfinas, que são associadas com a sentimentos de prazer e bem-estar.
Hornung e sua colega Solmaz Poorsattar questionaram 385 universitários sobre bronzeamento e perguntaram se era a primeira coisa que pensavam pela manhã.(UOL; contribuiu: Maíra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
O estudos (SIC) será publicado no New Zealand Medical Journal.
Eu acho que isto está trazendo problemas físicos às pessoas porque elas não estão se exercitando, mas também problemas psicológicos porque não estão interagindo com seus colegas ou se enturmando com os colegas cara a cara." (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Trabalho
Comentários (0)
Marilyn Monroe tinha as proporções corretas e rebolava bem
Cientistas da Universidade de Nova York afirmaram ter descoberto o segredo do que atrai os homens a uma mulher: a forma de andar.
Há muito tempo acredita-se que o corpo no formato de violão seja o ideal para uma mulher que quer atrair olhares, mas para isso realmente acontecer, ela tem que se mover de um jeito feminino, balançando os quadris.
O artigo publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences também reconheceu o andar de homens mais atraente para as mulheres: balançando os ombros.
Proporção
A proporção entre cintura e quadris há muito é tida como determinante na percepção ocidental de atração. Cintura pequena e quadris amplos fazem a combinação considerada ideal.
A atriz Marilyn Monroe e agora as cantoras Beyoncé e Jennifer Lopez são exemplos famosos de mulheres com este formato de corpo.
Sua popularidade pode se dever a imagens nos meios de comunicação ou ao fato de mulheres ocidentais não precisarem ter corpos fortes e musculosos para realizar trabalhos manuais, diferentemente de mulheres de países em desenvolvimento.
Mas a pesquisa dos Estados Unidos indica que elas nunca conseguiriam o status de símbolo sexual se não caminhassem da forma certa.
Medidas
A equipe realizou uma série de estudos envolvendo mais de 700 participantes que observaram vários vídeos e desenhos animados de pessoas caminhando.
Em alguns deles não era possível identificar se se tratava de um homem ou de uma mulher.
Independentemente do formato usado, os participantes consideraram mulheres ou "figuras femininas" mais atraentes quando os seus quadris se balançavam ao caminhar – o popular rebolado –, enquanto os homens eram tidos como mais atraentes, quando moviam os ombros ao caminhar.
A pesquisa também confirmou a tese da proporção cintura/quadris.
Mas Kerri Johnson e Louis Tassinary, que coordenaram a pesquisa, dizem que o seu trabalho mostra que a percepção da atratividade de uma pessoa não é só uma diferença entre as medidas.
No artigo, os pesquisadores disseram: "O formato do corpo e o movimento provocam percepções sociais básicas, sexo biológico e gênero, por exemplo, masculinidade e femininidade respectivamente."
Segundo eles, é "a compatibilidade" destes elementos que indica o grau de atratividade de uma pessoa.
A equipe disse que o resultado que obtiveram só se aplica às culturas ocidentais, e outras sociedades julgam atratividade dependendo do que consideram as características femininas e masculinas mais valiosas.
George Fieldman, especialista em psicologia da Buckinghamshire Chilterns University College, disse: "É bem plausível. É o movimento que atrai, não só a proporção cintura/quadril."
E ele acrescentou: "Seria interessante ver qual é a combinação ideal entre medidas e rebolado." (BBC)
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
Comentários (0)
Em estudo publicado ontem pela revista "Nature Neuroscience", os cientistas mostram como deixaram ratos traumatizados com o som de uma campainha --aplicando choques no animal cada vez que o ruído soava-- e depois usaram uma droga para "curá-los".
Para saber se as cobaias estavam esquecendo apenas o trauma alvejado pelo tratamento --sem perder outras memórias--, os cientistas induziram nelas o medo de uma segunda campainha, com som diferente. (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Miolos
Comentários (0)
março 12, 2007
Segundo Grimble, estudos com uma maior amostragem precisam ser feitos sobre o assunto. "Minha opinião é que não podemos chegar a nenhuma conclusão clara até que um teste apropriado seja feito."
"Esses pedacinhos fracos de informação apenas confundem as pessoas", disse. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Miolos
, Ômega-3
Comentários (1)
Entre o povo Kuna, do Panamá, que pode beber até 40 copos de suco de cacau por semana, a incidência de derrame, doenças cardíacas, câncer e diabete é inferior a 10%.
Os Kuna parecem ainda ter uma vida mais longa do que outros habitantes do Panamá, e não desenvolvem demência, disse relatório dos cientistas americanos na publicação Chemistry and Industry.
Mas os especialistas destacam que a herança genética e outros fatores ligados ao estilo de vida também desempenham um papel na saúde das pessoas.
Ele admite que seus estudos são baseados em observações, então não podem fornecer provas irrefutáveis.
(BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Câncer
, Demência
, Dieta
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
março 10, 2007
O sexólogo português Nuno Monteiro Pereira no seu novo livro: «O pénis - da masculinidade ao órgão masculino», confirma alguns e desmente outros mitos sobre este órgão masculino.
Trata-se de investigações que revelam, por exemplo, como andam insatisfeitos alguns homens portugueses com o tamanho do seu órgão sexual, mesmo que em algumas situações não existam razões (tamanhos) que o justifiquem. Outras há que as legitimam e exigem mesmo intervenções, do foro médico e psicológico.
Nuno Monteiro Pereira sintetiza nesta obra a investigação realizada sobre a dimensão peniana do homem português, concluindo que o comprimento médio do pénis português é de 9,85 centímetros, quando flácido, e de 15,82 centímetros, em estado erecto. Medidas que não ficam por aqui, pois nem todos os pénis portugueses se revelam iguais, ou não fosse este «um dos mais aperfeiçoados órgãos copuladores da natureza», conforme lembra o autor.
Na sua pesquisa, Nuno Monteiro Pereira confirmou o mito popular que atribui um pénis maior aos homens de raça negra, já que estes possuem, em média, um falo com 11,90 centímetros, em flacidez, e 17,64 centímetros em estiramento (alongado).
Pelo contrário, o especialista deitou por terra «o mito popular de que os homens mais baixos possuiriam um pénis maior», pois os mais baixos contam com menos centímetros (também no falo) do que os altos, da mesma forma que os mais gordos «possuem uma dimensão peniana inferior aos homens mais magros».
Os pénis têm, contudo, muitos mais tamanhos e feitios. Há o micropénis (6,2 centímetros flácido e 10,9 centímetros em estiramento), o pénis pequeno (entre 6,3 e oito centímetros em flacidez e 11 e 13 centímetros em estiramento), o pénis normal (entre 8,1 e 11,7 centímetros em flacidez e 13,1 e 17,2 centímetros em estiramento), o pénis grande (entre 11,8 e 13,5 centímetros flácido e 17,3 e 19,4 centímetros em estiramento) e o mega-pénis, com mais do que 13,6 centímetros flácido e mais do que 19,5 centímetros em estiramento.
Existem pénis em Portugal com todos estes tamanhos. Contudo, apenas um por cento da população (cerca de 50 mil portugueses) possui um megapénis, e muitos gostariam de o não ter. Já pénis exagerados (cujo perímetro em flacidez ultra passa os 11,6 centímetros) encontram-se em 4,8 por cento da população masculina (240 mil portugueses).
Nuno Monteiro Pereira esclarece que «o excesso de dimensão peniana tem alguns inconvenientes». «O coito entre uma mulher com vagina curta ou estreita e um homem com o pénis volumoso pode ser difícil e bastante doloroso, especialmente para a mulher», afirma o sexólogo, pormenorizando que «podem acontecer erosões da vagina, hemorragias vaginais, contusões do colo uterino, escoriações da glande, rotura do freio peniano, especialmente nos primeiros coitos».
Em alguns casos, existe uma relação directa entre o grande volume peniano e a disfunção eréctil e é nestes casos que os homens com megapénis recorrem ao médico com vista à correcção da anomalia. É, contudo, muito mais comum o recurso à medicina pelo motivo oposto: um pénis pequeno demais.
PortugálDiário/Lusa (Pravda)
Walter Valdevino
Estudo
, Sexo
Comentários (0)
'Heteropolitano' é o novo homem moderno, diz revista
José Mourinho é exemplo de 'heteropolitano'
Uma pesquisa realizada pela revista britânica Men’s Health descobriu que há um novo tipo de homem moderno surgindo, o “heteropolitano”.
O “heteropolitano” trabalha duro, mas coloca a família em primeiro lugar. Ele lava a louça e conta histórias aos filhos, mas durante a juventude teve experiências com drogas.
“O ‘heteropolitano’ é o ‘lad’ (expressão usada na Grã-Bretanha, que poderia ser traduzida como garotões, caras) dos anos 80 e 90, que finalmente cresceu e virou um marido respeitável e provavelmente um pai”, diz a revista.
Segundo a pesquisa realizada com mil homens entre 18 e 55 anos, 80% dariam prioridade à parceira e aos filhos, em detrimento de um aumento salarial.
O “heteropolitano” trabalha até mais tarde uma vez por semana e aprecia uma cervejinha de vez em quando. Ele está lendo O Apanhador no Campo de Centeio e gosta de cozinhar seguindo receitas do livro do chefe Jamie Oliver.
Assim como o jogador de futebol David Beckham era o mais conhecido metrossexual (homem sensível, que cuida da aparência), os representantes dos “heteropolitanos” são o técnico de futebol José Mourinho, o jogador Thierry Henry e o líder do partido conservador britânico, David Cameron.
Uma das celebridades preferidas desse tipo de homem é “Daniel Craig, o novo Bond (…), durão por fora, doce por dentro”, segundo a revista. (BBC)
Walter Valdevino
Comportamento
, Sexismo
Comentários (0)
março 9, 2007
No entanto, não basta simplesmente ter o mesmo tipo de flor na sala de aula e no quarto para garantir que a lição seja bem apreendida: o odor de rosas só ajudou a fixar as memórias quando a exposição se deu numa fase específica do ciclo do sono. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Miolos
, Sono
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
Após analisar os resultados, o estudo concluiu que os homens que haviam consumido pelo menos 12 doses de bebida alcoólica no ano anterior tiveram melhor desempenho nos testes físicos do que os abstêmios. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Esportes
, Estudo
, Terapias Alternativas
, Álcool
Comentários (0)
Em experimentos planejados para aprofundar a compreensão de como a cooperação evolui, pesquisadores descobriram que os bonobos, um parente especialmente sociável do chimpanzé, são mais bem-sucedidos do que os chimpanzés na hora de cooperar para conseguir comida, a despeito do fato de chimpanzés terem um forte comportamento de cooperação para caçar, na natureza. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
março 8, 2007
Ratos que foram confrontados com um ´exame escolar´ só aceitaram fazê-lo se soubessem que suas cahnces (SIC) de passar eram boas, mostra pesquisa. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
A pesquisa foi baseada em informações colhidas entre 1992 e 2002, as mulheres tendem a manter os mesmos amigos ao longo da vida. Já os homens costumam basear as amizades no ato de beber socialmente e pensam mais nos benefícios que podem tirar de seus relacionamentos.
O estudo mostrou que apenas 25% das pessoas têm melhores amigos do sexo oposto. "A amizade entre mulheres parece ser fundamentalmente diferente da amizade entre homens. É muito mais profunda e mais moral: é sobre a relação em si em vez de ser sobre o que você pode tirar da relação", disse. Segundo o estudo, mulheres tendem a manter as amizades, apesar de mudanças geográficas ou sociais. (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Comportamento
, Sexismo
Comentários (0)
março 7, 2007
Os voluntários que foram forçados a não pensar em ursos brancos gastaram, em média, US$ 4,05. Os que tinham tido liberdade de pensar o que quisessem gastaram US$ 1,21. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Dieta
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
"'Sex And The City" é tão sexual que quando entram os comerciais você já está boquiaberto, exausto de tanto apelo." (Folha Online)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Sexo
Comentários (0)
da Ansa, em Londres
O James Bond perfeito tem um rosto mais semelhante ao do ator Sean Connery do que ao de Daniel Craig, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira e realizado por psicólogos britânicos.
Para determinar exatamente como pensou o inglês Ian Fleming quanto ao espião secreto 007, os professores Rob Jenkins, da Universidade de Glasgow, na Escócia, e Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire (Inglaterra), empregaram uma técnica inovadora conhecida como 'protótipo".
A maioria das pessoas não sabe como descrever um rosto que tem em mente, mas podem escolher facilmente fotografias que se assemelhem a essa face, formando uma imagem mais nítida.
Pesquisas demonstraram que ao juntar várias fotografias de rostos, é possível criar um rosto bastante parecido com o da pessoa procurada. A mesma técnica foi utilizada para encontrar o rosto do James Bond perfeito.
Em 1961, Fleming considerou uma série de atores de Hollywood que serviriam para protagonizar o papel do agente 007. O professor Jenkins conseguiu encontrar essa lista, composta pelos atores Cary Grant, David Niven, James Mason, Patrick McGoohan, Rex Harrison, Richard Burton e Stewart Granger. Graças a programas de computação muito sofisticados, ele mesclou todas as imagens em uma só fotografia.
"Utilizamos o sistema de protótipo e mescla de imagens para criar o rosto do James Bond perfeito na mente de Ian Fleming, como ele havia imaginado em seus livros", explicou Wiseman.
"A imagem mostra um rosto muito mais semelhante ao de Connery do que ao de Craig. Talvez essa seja uma nova forma de resolver o problema de quem é o melhor James Bond", brincou.
Para Jenkins, a nova imagem de mesclas "nos permite retroceder no tempo e entrar na mente de Fleming, para ver como ele imaginou Bond quando escrevia suas histórias".
Essa mesma técnica de protótipo pode ser empregada pela polícia para encontrar criminosos depois de depoimentos de testemunhas. Também pode ser utilizada nos sites para encontrar namorado, nos quais os participantes identificam o rosto que consideram mais atraente.
Os pesquisadores britânicos discutirão suas conclusões nesta quarta-feira durante um debate intitulado "The Scientist who Loved Me" (O Cientista que me amava), no Centro Dana do Museu de Ciências Naturais de Londres. (Folha Online)
Walter Valdevino
Estudo
Comentários (2)
Mas o trabalho acabou não se revelando uma comparação justa porque, no final, NENHUMA das participantes seguiu a dieta prescrita ao pé da letra.
O estudo "teve uma grande concepção e uma execução patética", declarou o criador da Dieta Zone, Barry Sears. "É muito mais fácil seguir uma dieta que manda comer bacon e queijo do que uma onde predominam frutas e verduras", disse Dean Ornish, criador da Dieta Ornish. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Dieta
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
março 6, 2007
Se tudo isso fosse impresso, seria o equivalente a 12 pilhas de livros que iriam da Terra ao Sol. Por outra ótica, é o mesmo que 3 milhões de vezes toda informação contida em livros durante todos os tempos, segundo a empresa. Seriam necessários 2 bilhões de iPods de última geração para armazenar tudo isso. (Terra)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Computadores
Comentários (0)
A pesquisa "Sono na América" descobriu que 74% das mães que ficam em casa sofrem de insônia pelo menos algumas noites por semana, e 59% dizem que levantam sentindo-se cansadas. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Sexo
, Stress
Comentários (0)
Por que outras espécies de passarinhos aceitam passivamente que o chupim deixe ovos em seus ninhos, e ainda criam os filhotes do parasita? Por que os hospedeiros não jogam os ovos estranhos para fora? A resposta, segundo uma pesquisa científica recente, é: além de aproveitador, o chupim se vale de uma estratégia de intimidação típica do crime organizado. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)
março 5, 2007
Os machos de uma variedade de aranha conhecida como aranha-vespa não têm como evitar que cada fêmea encontre inúmeros parceiros sexuais. Eles podem, no entanto, garantir que nenhum filhote nasça das indiscrições femininas: o macho simplesmente põe um cinto de castidade na parceira, durante a cópula: a ponta do órgão genital masculino se quebra no intercurso, bloqueando o orifício da dama. O mecanismo é descrito em detalhes na revista especializada Behavioral Ecology.
"A ponta fica no orifício, como uma rolha, bloqueando-o". (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Estudo
, Sexo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
O "CALOR MOLHADO" afetaria a produção de espermatozóides
Uma pesquisa feita por uma universidade americana indica que homens que tomam longos banhos quentes de banheira podem perder fertilidade.
No estudo de três anos, foi feita a contagem de espermatozóides produzidos por 11 homens com problemas de fertilidade que, por pelo menos três meses antes da pesquisa, se submeteram a mais de 30 minutos por semana de "calor molhado" em banheiras de hidromassagem ou banheiras comuns.
Em cinco deles, a quantidade de espermatozóides produzidos aumentou quase cinco vezes (491%) depois que eles ficaram longe das banheiras por um período que variou entre três a seis meses.
Além disso, a mobilidade dos espermatozóides aumentou de 12% a 34% nos homens que pararam com os banhos.
Fumo
Dos seis homens que não mostraram melhora na fertilidade, cinco eram fumantes. Isto, segundo os pesquisadores, PODE TER influenciado os resultados.
Os pesquisadores americanos afirmam que, apesar de se acreditar há décadas que o "calor molhado" pode prejudicar a fertilidade, pouca pesquisa foi realizada neste campo.
Sabe-se que os espermatozóides se desenvolvem melhor em ambientes mais frescos, o que explicaria o fato de os testículos estarem situados do lado de fora do corpo do homem.
"Estas atividades (os banhos) poderão ser adicionadas à lista de recomendações de 'coisas a serem evitadas' para homens que estão tentando ter filhos", disse Paul Turek, diretor do Centro de Saúde Masculina na Universidade da Califórnia, São Francisco, e líder do estudo.
Allan Pacey, professor de andrologia na Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, afirmou que parece ser claro que banhos quentes podem contribuir para reduzir o número de espermatozóides, mas ainda não é possível dizer com certeza que eles diminuem a fertilidade.
"Este estudo precisa ser repetido com um número muito maior de pacientes e com um grupo de controle claramente definido antes que possamos dizer com certeza que banhos quentes são um fator de risco genuíno para queda na fertilidade masculina", disse.
Outra pesquisa, relatada na Revista Brasileira da Sociedade de Urologia, mostrou que o calor gerado por um notebook colocado no colo e o uso de roupa de baixo apertada podem reduzir a fertilidade. (BBC)
Walter Valdevino
Estudo
, Sexo
, Suspeitas
Comentários (0)
Segundo a publicação especializada "Pediatrics", a pesquisa reforça o crescente volume de evidências que sugerem que obesidade infantil está causando uma tendência à puberdade prematura em meninas. (Folha)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Obesidade
, Sexismo
Comentários (0)
março 2, 2007
(Terra, via Ricardo Grzeca)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Evolução
Comentários (2)
Karen Sterheimer, socióloga da Universidade de Southern California que pesquisa o assunto desde 1999, disse que culpar os videogames pela violência dos jovens deixa de considerar outros fatores importantes.
"O problema é complicado e merece mais que uma solução simples", afirmou. (Terra, via Rodrigo Roesler)
Continue lendo
Sabrina Fonseca
Comportamento
, Computadores
Comentários (2)
Em vez de socar travesseiros, gritar ou jogar objetos inanimados para longe, os pesquisadores sugeriram respirar fundo e tentar relaxar para dissipar a raiva. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Terapias Alternativas
Comentários (0)
março 1, 2007
A pesquisa descobriu que o crescimento das pernas parecia ter a ligação mais forte com o colesterol mais baixo. Os cientistas sugerem que características do ambiente em que a pessoa cresceu, nutrição, infecções e estresse podem afetar o crescimento das pernas e o risco cardiovascular. (Terra)
Continue lendo
Walter Valdevino
Colesterol
, Estudo
Comentários (0)
A advertência usual para o público é de que os maiores riscos de infecção pelo vírus são através de relações sexuais sem proteção e por meio de sangue infectado.
A pesquisa realizada na Universidade Celar Bayar, na Turquia, sugere que, em algumas circunstâncias, o suor de uma pessoa infectada pode ter uma quantidade de vírus semelhante ao sangue. (BBC)
Continue lendo
Walter Valdevino
Esportes
, Estudo
, Suspeitas
Comentários (0)
Se uma pessoa que está prestes a fazer um teste tem um vislumbre mínimo da cor vermelha, sua performance sofre de forma significativa, afirmam pesquisadores americanos e alemães.
Os pesquisadores advertem, porém, que o significado das cores pode mudar com o contexto, mas aconselham cuidado no uso do vermelho em ambientes que envolvam performance intelectual. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
, Miolos
Comentários (0)
Na pesquisa, as mães foram orientadas a ensinar a seus bebês de seis meses algumas tarefas, como puxar um carro por uma corda e virar a página de um livro
As pesquisadoras mediram a persistência das crianças gravando seu comportamento e usaram uma escala padrão de teste para avaliar memória, capacidade de solucionar problemas e outras habilidades. (Estado)
Continue lendo
Walter Valdevino
Comportamento
, Estudo
Comentários (0)