« Bronzeamento pode viciar como álcool e cigarro | Página Principal | Baixinhos eram os preferidos das mulheres pré-históricas »

Estudo diz - QUEM DIRIA - que PCs aumentam a produtividade

março 14, 2007

É difícil imaginar uma organização inserida no mundo contemporâneo que ainda ponha em dúvida o uso da tecnologia da informação como um vetor para a agilidade e produtividade, então não chega a ser uma surpresa uma nova pesquisa confirmar a contribuição que a computação traz para as empresas, ainda mais quando o estudo é - claro - apoiado por empresas que vendem tecnologia. (Estado)

Estudo diz - QUEM DIRIA - que PCs aumentam a produtividade

A análise aponta que a computação melhora a qualidade de produtos e serviços

Alexandre Barbosa, com Agências Internacionais

SÃO PAULO - É difícil imaginar uma organização inserida no mundo contemporâneo que ainda ponha em dúvida o uso da tecnologia da informação como um vetor para a agilidade e produtividade, então não chega a ser uma surpresa uma nova pesquisa confirmar a contribuição que a computação traz para as empresas, ainda mais quando o estudo é - claro - apoiado por empresas que vendem tecnologia.

Contudo, a novidade fica por conta do dimensionamento da produtividade oriunda do investimento em tecnologia e que chega a ser três a cinco vezes maior do que a de outros investimentos. Intitulado ´Prosperidade Digital´, a análise, realizada pela Fundação para a Tecnologia da Informação e Inovação (ITIF na sigla em inglês, veja o site da organização aqui), faz um levantamento sobre o papel do setor de TI na economia e aponta os benefícios que a computação pode trazer às diversas áreas de negócio como saúde, energia e transportes, entre outros.

A análise conclui ainda que a tecnologia aumenta a produtividade, melhora a qualidade final de produtos e serviços e contribui para a inovação das empresas e que esse efeito ainda deve se manifestar nas companhias por pelo menos uma década.

Paradoxalmente, outra conclusão do estudo é que o setor de tecnologia em si não gera tantos empregos quanto os possíveis nas outras áreas de atividade econômica graças às vantagens oferecidas pela tecnologia. (Estado)

Walter Valdevino Estudo Comentários (0) Comentários (0)