IPod ajuda médicos a reconhecerem problemas cardíacos
março 26, 2007
A proficiência com um estetoscópio --e a capacidade em identificar o som de um coração anormal -- é uma habilidade necessária para reconhecer perigosas condições cardíacas e minimizar a dependência de testes, por vezes, de alto custo, afirmou o pesquisador Michael Barrett, professor associado em medicina e cardiologia no hospital da Temple University School of Medicine. "E a gente não aprende isso por osmose", acrescenta. (Folha Online)
IPod ajuda médicos a reconhecerem problemas cardíacos
da Folha Online
Médicos podem melhorar consideravelmente suas habilidades de audição no estetoscópio e, conseqüentemente, o diagnóstico de problemas do coração ouvindo repetidamente a batidas de coração em seus iPods.
Pesquisas anteriores já revelaram que a taxa média de identificação correta das batidas de um coração pelos médicos é de 40%.
Em novo estudo, 149 residentes ouviram 400 vezes os cinco sons mais comuns produzidos por um coração, durante uma sessão de 90 minutos utilizando seus iPods. Depois da sessão, a média dos resultados de identificação aumentou para 80%.
A proficiência com um estetoscópio --e a capacidade em identificar o som de um coração anormal -- é uma habilidade necessária para reconhecer perigosas condições cardíacas e minimizar a dependência de testes, por vezes, de alto custo, afirmou o pesquisador Michael Barrett, professor associado em medicina e cardiologia no hospital da Temple University School of Medicine. "E a gente não aprende isso por osmose", acrescenta.
O médico apresentou hoje sua pesquisa em um encontro anual do American College of Cardiology, nos EUA. (Folha Online)
Walter Valdevino Estudo , Terapias Alternativas Comentários (1)