« Estudo: todos os dados do mundo encheriam 2 bilhões de iPods | Página Principal | Psicólogos dizem que Sean Connery é o James Bond perfeito »

Teste de dietas populares não encontra cura para obesidade

março 7, 2007

Mas o trabalho acabou não se revelando uma comparação justa porque, no final, NENHUMA das participantes seguiu a dieta prescrita ao pé da letra.

O estudo "teve uma grande concepção e uma execução patética", declarou o criador da Dieta Zone, Barry Sears. "É muito mais fácil seguir uma dieta que manda comer bacon e queijo do que uma onde predominam frutas e verduras", disse Dean Ornish, criador da Dieta Ornish. (Estado)

Teste de dietas populares não encontra cura para obesidade

A Dieta Atkins foi a que produziu a maior perda de peso, mas o resultado não foi considerado significativo, e as participantes voltaram a engordar mais tarde

Associated Press

CHICAGO, EUA - A Dieta Atkins, com sua combinação de muita gordura e poucos carboidratos, conseguiu boas notas em um dos maiores e mais prolongados testes de técnicas de emagrecimento, batendo concorrentes como a Dieta Ornish - muita fibra e carboidrato, pouca gordura -, a Dieta Zone - pouco carboidrato - e, até mesmo, as recomendações nutricionais do governo americano.

Mesmo assim, críticos afirmam que os resultados mostram que perder peso e manter a forma continua a ser muito difícil.

Mulheres com excesso de peso, submetidas ao plano Atkins, perderam mais peso, ao longo de um ano, que as envolvidas na Dieta Zone. E mostraram leituras de pressão e colesterol um pouco melhores que as da Zone, da Ornish, e de uma dieta de baixa gordura e muito carboidrato, semelhante à sugerida pelo governo.

O pesquisador da Universidade Stanford, Christopher Gardner, principal autor do estudo, diz que o trabalho parece mostrar que a Atkins é mais saudável do que os críticos dizem. Mas o trabalho acabou não se revelando uma comparação justa porque, no final, nenhuma das participantes seguiu a dieta prescrita ao pé da letra.

O estudo "teve uma grande concepção e uma execução patética", declarou o criador da Dieta Zone, Barry Sears. "É muito mais fácil seguir uma dieta que manda comer bacon e queijo do que uma onde predominam frutas e verduras", disse Dean Ornish, criador da Dieta Ornish.

As seguidoras da Dieta Atkins perderam, em média, 4,5 kg ao longo de 12 meses, contra 1,6 kg das mulheres que fizeram a Zone. As praticantes da Ornish perderam 2,3 kg, e as que seguiram as recomendações do governo, 2,7 kg. Cientificamente, esses resultados não são distintos o bastante para garantir que a vantagem da Atkins não tenha sido gerada por puro acaso.

As participantes perderam mais peso no início do estudo, incluindo uma média de 6 kg para o grupo Atkins no primeiro semestre. Depois disso, a maioria das mulheres voltou a ganhar peso, uma tendência mais acentuada, exatamente, no grupo Atkins.

Com um peso inicial médio de 85 kg entre as participantes, mesmo uma perda de 6 kg significa que muitas mulheres continuaram acima do peso ideal. "Não se perdeu uma tonelada aí", reconhece Gardner. A Atkins "não é a solução para a epidemia de obesidade", disse ele. (Estado)

Walter Valdevino Dieta , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)